ROBÓTICA


ROBÓTICA - 2017

PROJETO: SOCIEDADE, GENTILEZA E DIVERSIDADE

OBJETIVOS
Pesquisar, reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de inclusão e respeito, resgatando e fomentando atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças. 

Utilizar a tecnologia como ferramenta para ampliar seu pensamento e estimulando novos mecanismos de aprendizagem.

Enfrentar situações-problema: pesquisar, selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas de diferentes formas.

Construir argumentação.

Construir, programar e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas utilizando a robótica como instrumento.

Estudar e propor soluções para algumas Inclusões Sociais (acessibilidade e deficiência).

Ser produtor de tecnologias, e não apenas consumidor.

Construir mecanismos que facilite a vida de um deficiente (visual, físico e auditivo).

Histórico do trabalho

Ao estudarmos com as turmas dos 2ºs anos do Ciclo II (5ºs anos) conteúdos relacionadas com SOCIEDADE, GENTILEZA E DIVERSIDADE, os alunos levantaram a questão de que muitas pessoas com necessidades especiais ainda sofrem por não poderem se movimentar e se comunicar com autonomia, devido aos obstáculos que encontram no dia a dia. Nas aulas de Robótica Educacional, foi lançado o desafio de que cada grupo pensasse numa solução para os problemas dos deficientes físicos, auditivos e visuais.
A partir daí, as crianças trouxeram ideias e possibilidades para o desenvolvimento de algo robótico que melhorasse a vida de alguém com necessidades especiais. Ao longo do projeto, trabalhamos com tecnologias como o Arduino, Scratch e mBlock, para que, além de criar, os alunos pudessem programar. As crianças aprendem melhor quando estão trabalhando ativamente em projetos que sejam significativos para elas, em que possam criar seus protótipos, testá-los e aperfeiçoá-los se necessário.
Durante o projeto foram realizadas pesquisas sobre o tema, bem como entrevistas com portadores de necessidades especiais. Também foram criados documentários e feita uma campanha pedindo doação de sucatas de equipamentos tecnológicos, para que pudéssemos desmontar e reaproveitar as peças. Parcerias foram buscadas na comunidade para nos auxiliar com eletrônica e programação utilizando a linguagem C.
Os alunos construíram vários protótipos, como bengala eletrônica, cadeira de rodas com esteira, braço mecânico, sinais de trânsito sonoros, que podem vir a ser produzidos em larga escala, ajudando pessoas com necessidades especiais em suas tarefas diárias.
No final do ano, todo esse material produzido pelos alunos foi socializado com a comunidade na Mostra Cultural, onde os alunos puderam mostrar os conhecimentos adquiridos durante o processo.





































ROBÓTICA 2018 



PROJETO: SUSTENTABILIDADE, ARTE E ROBÓTICA EDUCACIONAL

JUSTIFICATIVA
Considerando a necessidade que temos de conscientizar e melhorar a qualidade ambiental do lugar em que vivemos como também preservar os recursos naturais e exercer nossa cidadania quanto ao cuidado com o meio Ambiente, propomos este projeto.

OBJETIVOS:
O principal objetivo deste projeto é propor a educação ambiental por meio da Arte. A ideia central é trabalhar a criatividade reaproveitando materiais e mostrar para as crianças que o lixo também pode ser útil, conscientizando os alunos dos danos que muitos materiais causam ao solo e aos rios, bem como realizar a prática artística através da reciclagem.
Propiciar ao educando o desenvolvimento crítico em relação ao meio ambiente e uma posição de ação e mudança frente aos problemas relacionados ao tema.
Utilizar as diferentes linguagens – corporal, musical, plástica– ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.
Por meio do contato com objetos e materiais artísticos, ampliar o conhecimento de mundo da criança, além de explorar as diversas formas de expressão artística, trazendo para ação reflexiva a educação ambiental e a sustentabilidade.
Utilizar materiais sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação.
Produzir trabalhos por meio da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção e, assim, desenvolver o gosto e o respeito pelos processos de criação.
Integrar os conteúdos do projeto com Robótica Educacional.

ETAPAS
 Divulgação do projeto para os alunos, professores e comunidade escolar.
 Trabalhar com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma postura crítica diante da realidade, das informações e valores comportamentais, bem como a expressão por meio da arte.
 Para que os estudantes possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes, além da maior diversidade possível de experiências, uma visão abrangente que englobe diversas realidades e, ao mesmo tempo, uma visão contextualizada da realidade ambiental, o que inclui, além do ambiente físico a suas condições sociais e culturais.
 Os conteúdos do Meio Ambiente serão integrados ao currículo através da transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental.
 As pesquisas devem ser feitas relacionando a multidisciplinaridade através de utilização de livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas, Internet, etc.
 Ao buscar informações, o educando deverá portar-se como um verdadeiro pesquisador: questionando e desmistificando a veracidade dos fatos.
 Cada turma do ciclo II, deverá escolher um dos temas propostos de acordo com seu nível de interesse, demonstrando interação entre conhecimento e criatividade.
 Releitura de obras de arte de Vik Muniz.
Dividido em grupos os alunos criarão robôs relacionado ao tema sustentabilidade e meio ambiente.


ETAPAS DO TRABALHO