1ºS ANOS
APRENDENDO E SE DIVERTINDO ATRAVÉS DOS JOGOS DIGITAIS
Utilizamos os jogos por serem fontes importantes de auxilio dentro do processo de alfabetização, desenvolvimento do raciocínio e construção de novos conhecimentos pelos alunos.
1º ANOS DO CICLO I
TEMPO ESTIMADO: ANO LETIVO DE 2018.
JUSTIFICATIVA: Considerando a infância a fase mais importante para uma educação alicerçada em uma aprendizagem lúdica, escolhemos a musicalização no primeiro ano do Ensino Fundamental como proposta anual – a fim de nortear as nossas ações na Alfabetização e interdisciplinaridade. Vale ressaltar que a lei nº 11.769/2008; alterou a LDB, tornando a Música, componente curricular da educação. Sendo assim, a musicalidade fará parte do cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos pedagógicos e prazerosos, desenvolvendo sensibilidades.
OBJETIVO GERAL: Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto musical. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resgatar cantigas e parlendas do folclore brasileiro;
Resgatar músicas infantis brasileiras;
Apreciar as músicas infantis do grupo Palavra Cantada, Vinicius de Moraes; Sítio do Picapau Amarelo, entre outros.
Cantar e dramatizar as cantigas e musicais infantis.
Identificar as rimas presentes nas musicas e cantigas.
Ordenar os versos de uma cantiga ou musica.
Enumerar a sequência numérica através da música com números.
Recitar e cantar o alfabeto através da música que apresente as letras.
Explorar o movimento corporal que o ritmo oferece.
Integrar e motivar as crianças.
Brincar, imitar, inventar e reproduzir sons.
Fazer estudo da letra das cantigas e musicas infantis, realizando rodas de conversa e registros.
ETAPAS:
Encontro na biblioteca, três vezes na semana, para apreciar, ouvir, cantar e representar as cantigas ou músicas infantis a serem trabalhadas na semana.
Realizar atividades no caderno localizando as rimas, as letras, os números ou palavras que compõem a musica ou cantiga.
Realizar atividades de ordenação de palavras ou versos sobre as cantigas ou musicas.
Realizar atividades de estudo de texto .
Ensaios de dramatizações das cantigas ou musicas.
Apresentação para a família.
AVALIAÇÃO: A avaliação é feita pela participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
ILUSTRAÇÃO DAS MÚSICAS "MENINO MALUQUINHO E LINDA ROSA JUVENIL, O CRAVO E A ROSA, PELOS ALUNOS DOS 1ºS ANOS A, B, C & D NO PROGRAMA ARTPAD
PROJETO "CANTANDO E APRENDENDO"
1º ANOS DO CICLO I
TEMPO ESTIMADO: ANO LETIVO DE 2018.
JUSTIFICATIVA: Considerando a infância a fase mais importante para uma educação alicerçada em uma aprendizagem lúdica, escolhemos a musicalização no primeiro ano do Ensino Fundamental como proposta anual – a fim de nortear as nossas ações na Alfabetização e interdisciplinaridade. Vale ressaltar que a lei nº 11.769/2008; alterou a LDB, tornando a Música, componente curricular da educação. Sendo assim, a musicalidade fará parte do cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos pedagógicos e prazerosos, desenvolvendo sensibilidades.
OBJETIVO GERAL: Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto musical. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resgatar cantigas e parlendas do folclore brasileiro;
Resgatar músicas infantis brasileiras;
Apreciar as músicas infantis do grupo Palavra Cantada, Vinicius de Moraes; Sítio do Picapau Amarelo, entre outros.
Cantar e dramatizar as cantigas e musicais infantis.
Identificar as rimas presentes nas musicas e cantigas.
Ordenar os versos de uma cantiga ou musica.
Enumerar a sequência numérica através da música com números.
Recitar e cantar o alfabeto através da música que apresente as letras.
Explorar o movimento corporal que o ritmo oferece.
Integrar e motivar as crianças.
Brincar, imitar, inventar e reproduzir sons.
Fazer estudo da letra das cantigas e musicas infantis, realizando rodas de conversa e registros.
ETAPAS:
Encontro na biblioteca, três vezes na semana, para apreciar, ouvir, cantar e representar as cantigas ou músicas infantis a serem trabalhadas na semana.
Realizar atividades no caderno localizando as rimas, as letras, os números ou palavras que compõem a musica ou cantiga.
Realizar atividades de ordenação de palavras ou versos sobre as cantigas ou musicas.
Realizar atividades de estudo de texto .
Ensaios de dramatizações das cantigas ou musicas.
Apresentação para a família.
AVALIAÇÃO: A avaliação é feita pela participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
ILUSTRAÇÃO DAS MÚSICAS "MENINO MALUQUINHO E LINDA ROSA JUVENIL, O CRAVO E A ROSA, PELOS ALUNOS DOS 1ºS ANOS A, B, C & D NO PROGRAMA ARTPAD
APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTOS DE REPETIÇÃO
Contos
selecionados:
Os três porquinhos
Os três cabritos cabritões
A dona Baratinha
A galinha Ruiva
Etapas
previstas:
1 1- Levantamento
dos conhecimentos prévios:
- Lista de histórias conhecidas
- Reconto coletiva de um dos contos
citados pelos alunos
- Levantar o que conhecem dos contos:
como começa, como termina, como são os personagens, onde se passa a história, o
que quer nos ensinar...)
2 2- Levantamento
dos conhecimentos prévios de personagens dos contos
- Leitura de falas característica de
alguns personagens para identifica-los ( lobo mau, cabritinhos, Dona Baratinha,
Ogro...)
3 3- Ampliação
de repertório
- Escrever outras possibilidades da fala
do Ogro e dos Cabritinhos;
- Levantar as diferentes maneiras de
iniciar um conto;
- Levantar expressões temporais;
-Reescrita coletiva da fala da Baratinha;
- Escrita de lista dos pretendentes;
- Análise do diálogo entre a Baratinha e
um pretendente (pontuação, parágrafo)
- Escrita em dupla de diálogo (objetivo
reescrever a história em partes, ou seja cada dupla reescreve um trecho)
4- Produção
Coletiva
- Leitura do conto a galinha Ruiva e reescrita.
- Leitura do conto a galinha Ruiva e reescrita.
5 5- Produção
em dupla
- Escolher um dos contos estudados e
reescrever.
PROJETO: Aprendendo a Programar
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
*Língua Portuguesa, Matemática
JUSTIFICATIVA: Saber programar é uma habilidade importante em um mundo digital. Hoje em dia não basta saber usar computadores, criar textos, planilhas, usar internet. As crianças também devem saber como as coisas funcionam. Aprender a programar não é útil apenas se você quiser ser um programador no futuro. Programar ajuda em outras habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso, programar é muito divertido! Fonte:https://www.codeclubbrasil.org.br/sobre-o-projeto/ E para iniciar o conceito de programação com os alunos utilizaremos a plataforma CODE.ORG, onde os alunos realizarão as atividades apropriadas para a idade deles (curso 1), em seguida faremos dinâmicas e atividades desplugadas e como última etapa do projeto os alunos farão a animação do nome no Scratch.
CONTEÚDOS:
Noções de medidas de ângulos
Noções de medidas de velocidade
Noções de probabilidade
Noções de linguagem de programação
Escrita e leitura do nome
OBJETIVOS: Favorece o desenvolvimento da criatividade, raciocínio lógico e a aprendizagem a partir dos erros; Conhecer, interagir e explorar um software de programação; Desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos de movimentação;
ETAPAS:
1- Apresentação aos alunos da plataforma COD.ORG ;
2-Exploração e realização pelos alunos do curso 1;
3-Os alunos com os comandos do scratch deverão guiar um colega com a máscara de gato, menina ou menino que deverá seguir um trajeto e alcançar o objeto que pode ser um peixe, boneca, carrinho...
4-Apresentação do Scratch e explicação de alguns comandos;
5- Seguindo as instruções da PAPP os alunos irão escolher um pano de fundo, inserir as letras do nome e animar o nome.
REFERENCIAIS TEÓRICOS
MALTEMPI, M. V. Construcionismo: pano de fundo para pesquisas em informática aplicada
à Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. DE C. (Eds.). . Educação
Matemática: pesquisa em movimento. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 1–344.
PAPERT, S. A máquina das crianças. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul, 1994.
SÁPIRAS, F. S.; VECCHIA, R. D. Propostas de atividades utilizando Scratch para o ensino
de Matemática em sala de aula. Educação Matemática em Revista, v. 2, p. 137–149, 2015.
LIFELONG KINDERGARTEN GROUP.ReferenceGuide Scratch
MIT Media Lab, 2011. Disponível em: <http://info.scratch.mit.edu/Support/>,acesso: março 2016.
REGISTROS
Obs. A cada dia me surpreendo mais com a capacidade dos nossos alunos, muitos foram além do que eu tinha imaginado com a programação do nome deles, sem que eu dissesse nada eles foram inserindo figurinhas e programando, quando a proposta era somente programar o nome.
2ºS ANOS
PROJETO: "CONTANDO E APRENDENDO"
JUSTIFICATIVA: Considerando que os alunos do 2º ano do ciclo I estão na faixa etária entre 7 e 8 anos de idade, acreditamos que a educação necessita oferecer uma aprendizagem lúdica, e assim escolhemos a dramatização no segundo ano do Ensino Fundamental como proposta anual – a fim de nortear as nossas ações na Alfabetização e interdisciplinaridade, especificamente na oralidade e produção de texto. Sendo assim, o teatro fará parte do cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas encenação ou com fantoches, sempre pautada em objetivos pedagógicos e prazerosos.
OBJETIVO GERAL: Criar condições para que a criança possa refletir, entender e recontar a história através do teatro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Recontar histórias;
Reescrever histórias;
Criar histórias;
Dramatizar as histórias por meio de encenação ou teatro de fantoches.
Integrar e motivar as crianças.
Brincar, imitar, inventar e reproduzir sons.
ETAPAS:
7- Leitura realizada pela professora das histórias a serem trabalhadas.
8- Leitura realizada pelos alunos.
9- Realizar atividades no caderno localizando os parágrafos, narrador e personagens.
10- Realizar levantamento de boas palavras para bons textos: palavras para iniciar o parágrafo, no meio e final de texto.
11- Realizar atividades de ordenação de texto.
12- Realizar atividades de estudo de texto.
13- Realizar produções de texto coletiva, utilizando as palavras do cartaz boas palavras para bons textos.
14- Realizar escritas individuais de pequenos trechos da história, utilizando as palavras do cartaz boas palavras para bons textos.
15- Realizar escritas individuais da história, utilizando as palavras do cartaz boas palavras para bons textos.
16- Ensaios de dramatizações das histórias.
17- Apresentação para a família.
AVALIAÇÃO: A avaliação é feita pela participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.
DESENVOLVIMENTO
- MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
- O POTE VAZIO
- E O DENTE AINDA DOÍA
- ERA UMA VEZ UM CÃO
CONTAÇÃO E ILUSTRAÇÃO DAS HISTÓRIAS
APRESENTAÇÃO DAS PEÇAS NO TEATRO LAURO GOMES
T
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM CONTOS DE ARTIMANHA
Você sabe o que são contos de Artimanha?
No segundo trimestre os alunos dos 3° anos aprenderam muito
sobre essas narrativas e se divertiram lendo, ouvindo e contando esses contos.
Os contos de Artimanha ou Esperteza são narrativas
geralmente curtas e a personagem utiliza-se de truques, armadilhas, disfarces,
malandragens e gambiarras para conseguir o que deseja.
Com o objetivo de analisar o discurso direto e indireto que
aparecem nas narrativas, ler para aprender e se deleitar e levar histórias da
nossa cultura á outros colegas da escola elegemos o trabalho com esse gênero textual.
Os alunos narraram e ensaiaram alguns efeitos sonoros para
trazer esses contos para você.
Espero que goste.
Fique atento que daqui algumas semanas você poderá ouvir
outras histórias de Artimanha.
"A CUMBUCA DE OURO"
A PANELA MÁGICA
PROJETO: SUSTENTABILIDADE
Título: A Ciência por trás dos brinquedos
JUSTIFICATIVA
“... em
estágios relativamente precoces do desenvolvimento da atividade lúdica, uma
criança descobre no objeto não apenas as relações do homem com este objeto, mas
também as relações das pessoas entre si…. As relações sociais já surgem nesses
jogos de forma explícita - sob a forma de relações dos jogadores entre
si"(Leontiev, 1988, p.135).
Desde muito
pequenas as crianças interagem com o mundo através de brinquedos, brincadeiras
e jogos. Piaget e Vygotsky através de seus estudos deram grandes contribuições
para compreendermos a importância destas atividades lúdicas no desenvolvimento
intelectual e social das crianças, pois nestas atividades se evidenciam um
processo de criação, de socialização e interação com o meio. Brincar é a linguagem que as crianças usam para se
manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro adquirindo novas
habilidades e desenvolvendo a imaginação e a autonomia.
“As
brincadeiras transformam e demandam o aparecimento de novas necessidades e de
novas oportunidades de consciência sobre o mundo. Por isso, o brincar é
considerado uma atividade teórica baseada em atividades reais. Neste processo
está contida a sociedade com a qual a criança se relaciona emocional e
cognitivamente, pois "... a situação objetiva imaginária desenvolvida é
sempre, também, uma situação de relações humanas" (Leontiev, 1988, p.136).
Kishimoto
(1993) ressalta que o brinquedo assume a função lúdica e educativa. Como função
lúdica o brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer. E como função
educativa, ensina tudo àquilo que complete o indivíduo em seu saber, seus
conhecimentos e sua apreensão do mundo.
Assim
quando trazemos para as salas de aula atividades lúdicas como: brinquedos,
brincadeiras, jogos, músicas, teatro, passeios, pinturas estamos promovendo o
desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças embasando nossas
práticas pedagógicas em teorias da aprendizagem que afirmam que as crianças
aprendem enquanto brincam.
Brinquedos e brincadeiras são formas privilegiadas
de desenvolvimento e apropriação do conhecimento pela criança, portanto são
instrumentos indispensáveis da prática pedagógica e componente relevante de
propostas curriculares. (KISHIMOTO, 1999, p.11)
Nossa intenção pedagógica está justamente em
tornar estes momentos lúdicos e singulares para as crianças em situações
privilegiadas de uma aprendizagem significativa. É ao brincar que estaremos
direcionando nossa prática educativa para aquilo que queremos que nossos alunos
não só aprendam, mas guardem para a vida. Pretendemos criar oportunidades de
refletir sobre o meio ambiente e para isso promoveremos situações em que possam
conhecer, avaliar e tirar conclusões sobre a ação do Homem no meio ambiente,
bem como tomadas de decisões importantes, pautadas na consciência, na moral e
nos valores mediados pelo grupo social, no que se refere a sustentabilidade.
Procuraremos introduzir um elemento de consciência em atividades extremamente
prazerosas e repleta de significados. E este elemento consciente surge da
própria atividade da criança, da sua prática e não sob forma de uma máxima da
moral abstrata que ela tenha ouvido.
Considerando os saberes citados anteriormente e
a riqueza que promove o brinquedo na construção do conhecimento optamos por
eleger o brinquedo como disparador de curiosidades e motivador de explicações
científicas quanto ao seu funcionamento e reutilizar materiais na confecção
desses brinquedos levando a uma ação que reflita nas relações infantis as
práticas da cidadania e do respeito ao meio ambiente.
Assim
sendo, temos como premissa no desenvolvimento deste projeto oportunizar
situações didáticas que valorizem o processo investigativo para definir
conceitos científicos e a valorização de um sujeito mobilizador de ações
positivas no cuidado com o meio ambiente. Colocando-o assim como sujeito ativo
e articulador da sua aprendizagem, valorizando o compartilhamento de saberes
entre eles norteados pelo conhecimento científico e pelos valores éticos.
OBJETIVO GERAL
Utilizar
alguns brinquedos tradicionais como disparadores de curiosidades e motivadores
de explicações científicas quanto ao uso do seu funcionamento;
Promover
oportunidades para que os alunos observem, levantem hipóteses, pesquisem em
diversas fontes, questionem, investiguem, experimentem e registrem conceitos
definidos.
Posicionar-se de maneira crítica, responsável
e construtiva nas diferentes situações sociais presentes nas brincadeiras,
utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões
coletivas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
● Compreender a Ciência como um processo de
produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana;
● Formular questões, diagnosticar e propor
soluções para problemas reais, a partir de observações do funcionamento de
brinquedos;
●
Organizar e registrar informações
adquiridas a partir de investigações;
● Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de
ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
●
Reconhecer e utilizar diferentes
linguagens - verbal, escrita, corporal, artística - para descrever,
representar, expressar e interpretar fenômenos físicos observados;
●
Valorizar as explicações baseadas nos
fenômenos da física para o funcionamento de alguns brinquedos;
●
Entrar em contato com fenômenos físicos,
mesmo que de maneira não formal;
● Comunicar por meio de experiências, cartazes,
desenhos, construções, relatos, vídeos, fotos os conhecimentos adquiridos;
●
Incentivar a curiosidade e o gosto pela
pesquisa;
●
Pesquisar em diferentes fontes
● Incentivar o respeito ao meio ambiente;
● Capacitar o aluno para desenvolver a consciência
da importância de sua participação social para o exercício pleno da manutenção
do meio ambiente;
● Reconhecer ações que contribuem para a
sustentabilidade;
● Promover ações que cooperem com o meio ambiente;
● Desenvolver ações que contemplem a educação
ambiental e o desenvolvimento da consciência ecológica;
● Identificar em objetos descartáveis
possibilidades de novas construções;
● Reconhecer o meio ambiente como um patrimônio da
humanidade.
ÁREAS DO CONHECIMENTO E
CONTEÚDOS
Multidisciplinar:
• Ciências: fenômenos físicos no
funcionamento dos brinquedos
• Língua
Portuguesa: leitura, escrita de textos.
•
Matemática: medidas: comprimento, massa, formas geométricas, operações
fundamentais.
• Aprendizagem
criativa: confecção de brinquedos
• Educação
Física: exploração dos brinquedos estudados e produzidos e participar de jogos
e brincadeiras.
• Tecnologia:
pesquisa, vídeos, construção de infográfico.
•
Biblioteca: Pesquisa no acervo, vídeos
Etapas
Sensibilização para o projeto:
Leitura e
discussão da história Lolô Barnabé de Eva Furnari, sobre tecnologia e suas
consequências sociais;
Assistir vídeo produzido
pelos alunos que participaram do projeto em 2017;
Explorar brinquedos já construídos por alunos
participantes do projeto em anos anteriores;
Atividades de investigação científica;
Explorar o brinquedo ioiô com o grupo em todas as suas possibilidades;
Explorar o ioiô novamente observando e
buscando respostas para as indagações da professora: Por que o ioiô sobe? O que faz subir e descer pela
mesma corda?
Com as respostas
intuitivas dos alunos surgirá a oportunidade de levantarem curiosidades que
apresentam agora sobre o funcionamento do ioiô;
Leitura e explicações
científicas sobre o funcionamento do ioiô;
Experiências que expliquem
a energia potencial, energia cinética, movimentos de rotação e translação;
Construir o brinquedo
ioiô, utilizado material reciclável e descobrir a diferença entre tipos de
energia (elástica e potencial).
Construir, brincar e
investigar o funcionando dos brinquedos: peteca, estilingue e spinner;
Nossas etapas para este
momento seguirão estas estratégias de explorar, observar, investigar,
questionar, classificar, verificar,
generalizar para definir e futuramente aplicar os conceitos elaborados buscando
informações científicas para validar as
suas teorias. Além de confeccionar brinquedos tradicionais;
Aplicação dos conceitos construídos ao longo
do processo em confecção de brinquedos garantindo a sustentabilidade e a sua
função social;
Nesse momento a
partir dos conhecimentos adquiridos, os alunos irão escolher através de um
processo de votação a construção de brinquedos que poderão compor uma caixa
para o recreio da escola, uma caixa a ser doado para uma creche pública ou uma
coleção de brinquedos que poderão ser utilizados para fins de pesquisa. No
final do processo os alunos através de uma oficina investigativa apresentarão
para a comunidade escolar o fruto do protagonismo de cada um.
Vídeos:
Livros: Coleção –
Vamos explorar ciências: Força e Movimento, O ar e você, David Evans e
Claudette Williams, Ed. Ática; Ciência
divertida – Movimento, Brenda Walpole, Ed. Melhoramentos.
Brinquedos e engenhocas- Atividades lúdicas com sucatas), Luise Weiss,
Ed.Scipione
Lixo e Reciclagem, Barbara James, Ed.Scipione
(pesquisar vídeos e livros que
trazem a sustentabilidade)
Explicitar estudo do meio
Explicitar parcerias com os especialistas – Artes, EF e LAB
Fontes
de Consulta
KISHIMOTO, T.M.. Jogos infantis: o jogo, a criança e a
educação.Petrópolis,RJ: Vozes,1993
KISHIMOTO, Tizuko Morchida.
( org) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5 ed. São Paulo: Cortez,
2001.
revistaescola.abril.com.br › ... › Jogos e brincadeiras.
TAILLE, Yves de L., OLIVEIRA, M. K., DANTAS, H., Piaget, Vygotsky,
Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. Pág. 23-36, São Paulo, ed. Summus,
1992.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
REGISTROS
Leitura, pesquisa e explicações científicas sobre o funcionamento do brinquedo para compararem com a hipótese levantada pelo grupo e para construírem uma ficha técnica do brinquedo estudado.
Entre as etapas os alunos realizaram uma visita ao
Museu Catavento para aprofundarem um pouquinho mais os conhecimentos sobre a
física.
Confecção dos brinquedos (lego, tampinhas, palitos,
etc.) e exploração para verificar se seu funcionamento é semelhante aos
brinquedos estudados.
OBS: À medida que iam se
familiarizando com os princípios da física como: gravidade, aceleração,
velocidade, força, massa, aerodinâmica, rotação, percurso, peso, entre outros,
o levantamento das hipóteses se tornava mais específicos, pois conseguiam
generalizar e questionar fazendo uso dos conhecimentos que foram construindo no
decorrer do processo.
Ampliamos os conceitos partindo para definições mais
elaboradas de gravidade, energia potencial, energia cinética, energia elástica,
pesquisando na Internet, em livros de física destinados a estudantes
principiantes. Durante um dos vídeos os alunos ouviram sobre Isaac Newton,
aproveitando a curiosidade apresentada pelos alunos iniciei a leitura de alguns
trechos do livro Isaac Newton e sua maçã o que resultou em uma produção
bibliográfica deste cientista bem interessante. Conhecer a vida de um
cientista, mesmo sem antes ter a intencionalidade apresentada no projeto acabou
aproximando muito mais os alunos aos conceitos, pois perceberam que as
descobertas partem de pessoas comuns, mas dispostas a compreender e explicar os
fenômenos do mundo. É muito
significativo para o professor, ainda mais quando se depara com pesquisas que
nos revelam que nosso país apresenta um desempenho tão baixo com relação ao
conhecimento científico comparado com outros países com uma economia inferior a
nossa, avaliar que crianças tão pequenas conseguem realizar definições tão
complexas a partir de momentos de brincadeira, da atitude curiosa e da postura
investigativa. Os alunos vivenciaram atividades investigativas que contribuíram
para desenvolver a autonomia no pensar e agir, na relação entre sujeitos em que
cada um a seu modo contribuiu para a construção de um saber coletivo envolvendo
fenômenos físicos, que no coletivo resinificam o mundo e aprendem a importância
do saber compartilhado como condição singular de construção de conhecimento, eu
enquanto professora pude vivenciar e construir uma prática pedagógica muito
próxima do que acredito, professor como orientador da aprendizagem dos alunos,
criando situações significativas e aproveitando oportunidades oferecidas pelos
alunos para ir além do planejado, para nos surpreendermos e tornarmos este
espaço educativo de fato como um espaço de aprendizagem.
APRENDEMOS E NOS DIVERTIMOS MUITO!!!
4ºS ANOS
PROJETO
ELETROPAULO NAS ESCOLAS
- Conscientizar sobre a importância de preservar a natureza.
AS ETAPAS DESENVOLVIDAS DO TRABALHO ESTÃO NO DOSSIÊ
PARÓDIA DA MÚSICA - "O SOL", VITOR KLEY
PARÓDIA DA MÚSICA - "DIN, DIN, DIN", DE LUDMILA
JORNAL NAEE OTÍLIO
PEÇA TEATRAL: "ELETRICIDADE E SEGURANÇA"
ANIMAÇÕES CRIADAS NO SCRATCH
PROJETO: CONTOS DE AVENTURA
JUSTIFICATIVA:
OBJETIVOS:
- Apreciar a leitura de um clássico da literatura.
- Apropriar-se da linguagem típica de contos de aventura.
- Contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.
- Produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor: planejar o que vai escrever considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero.
- Revisar escritas (próprias e de outros), em parceria com os colegas, assumindo o ponto de vista do leitor com intenção de evitar repetições desnecessárias (por meio de substituição ou uso de recursos da pontuação).
CONTEÚDOS:
- Leitura
- Produção de textos
TURMA: 4ºs anos
TEMPO: 10 aulas
5ºS ANOS
KHAN ACADEMY
A Khan Academy é o maior site para
aprender matemática do mundo. O site
oferece ensino personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e
quais ainda ele precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato
ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um.
Alunos do mundo todo, cada um com
sua história única, aprendem no seu próprio ritmo na Khan Academy todos os dias.
Pensando numa forma mais dinâmica e divertida de aprender matemática aceitamos
o desafio de dar continuidade ao trabalho com a Khan Academy iniciado o ano passado. Neste ano de 2018 os alunos irão ampliar seus conhecimentos sobre os conteúdos de matemática fazendo uso da Khan Academy.
PROJETO: SUSTENTABILIDADE, ARTE E ROBÓTICA EDUCACIONAL
JUSTIFICATIVA
Considerando a necessidade que temos de conscientizar e melhorar a qualidade ambiental do lugar em que vivemos como também preservar os recursos naturais e exercer nossa cidadania quanto ao cuidado com o meio Ambiente, propomos este projeto.
OBJETIVOS:
O principal objetivo deste projeto é propor a educação ambiental por meio da Arte. A ideia central é trabalhar a criatividade reaproveitando materiais e mostrar para as crianças que o lixo também pode ser útil, conscientizando os alunos dos danos que muitos materiais causam ao solo e aos rios, bem como realizar a prática artística através da reciclagem.
Propiciar ao educando o desenvolvimento crítico em relação ao meio ambiente e uma posição de ação e mudança frente aos problemas relacionados ao tema.
Utilizar as diferentes linguagens – corporal, musical, plástica– ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.
Por meio do contato com objetos e materiais artísticos, ampliar o conhecimento de mundo da criança, além de explorar as diversas formas de expressão artística, trazendo para ação reflexiva a educação ambiental e a sustentabilidade.
Utilizar materiais sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação.
Produzir trabalhos por meio da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção e, assim, desenvolver o gosto e o respeito pelos processos de criação.
Integrar os conteúdos do projeto com Robótica Educacional.
ETAPAS
Divulgação do projeto para os alunos, professores e comunidade escolar.
Trabalhar com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma postura crítica diante da realidade, das informações e valores comportamentais, bem como a expressão por meio da arte.
Para que os estudantes possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes, além da maior diversidade possível de experiências, uma visão abrangente que englobe diversas realidades e, ao mesmo tempo, uma visão contextualizada da realidade ambiental, o que inclui, além do ambiente físico a suas condições sociais e culturais.
Os conteúdos do Meio Ambiente serão integrados ao currículo através da transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental.
As pesquisas devem ser feitas relacionando a multidisciplinaridade através de utilização de livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas, Internet, etc.
Ao buscar informações, o educando deverá portar-se como um verdadeiro pesquisador: questionando e desmistificando a veracidade dos fatos.
Cada turma do ciclo II, deverá escolher um dos temas propostos de acordo com seu nível de interesse, demonstrando interação entre conhecimento e criatividade.
Releitura de obras de arte de Vik Muniz.
Dividido em grupos os alunos criarão robôs relacionado ao tema sustentabilidade e meio ambiente.
MATERIAIS DE APOIO
Filme “Lixo extraordinário”
Vídeo “Forró da reciclagem” CESM
Documentário “ Obras de artes” (sucata)
Livros:
Revista gestão escolar
Coleta seletiva – Karina Padial
Reciclagem e as crianças – literatura de Vilma Medina
Músicas “reciclagem”
A Paz – Roupa Nova
Um mundo bem melhor – oficial Hd
É preciso reciclar – turma da Mônica
Pesquisas em: Jornais, revistas, internet, livros, reportagem
REFERÊNCIAS
FERRAZ, Maria Heloisa. FUSARI, Maria Felisminda. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS, Mirian Celeste. GUERRA, M. Terezinha. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: 2009.
PILLAR, A. D. A educação do olhar no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações no ensino da arte / Ana Mae Barbosa (org.). São Paulo: Cortez, 2008.
ROSA, Altair. Rede de governança ambiental na cidade de Curitiba e o papel das tecnologias de informação e comunicação. Dissertação de mestrado. Gestão Urbana. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2007.
ARAÚJO, C. A. P.; RICARDO, J,; MAFRA, S. Robótica e Educação: Ensaios Teóricos e
Práticas Experimentais. Curitiba-PR: Editora CRV, 2015. PROL, L. C. A. Diferentes Materiais para uso na Robótica Educacional: a Diversidade que
pode Promover o Desenvolvimento de Diferentes Competências e Habilidades. In:
MARCUSSO, N.; BRITO, P.; TELLES, M. (orgs.). A Tecnologia Transformando a Educação -
Casos de Aplicação. São Paulo-SP: Fundação Bradesco, p. 133-139, 2006.
PESQUISAS, REGISTROS E SOCIALIZAÇÕES
JUSTIFICATIVA
Considerando a necessidade que temos de conscientizar e melhorar a qualidade ambiental do lugar em que vivemos como também preservar os recursos naturais e exercer nossa cidadania quanto ao cuidado com o meio Ambiente, propomos este projeto.
OBJETIVOS:
O principal objetivo deste projeto é propor a educação ambiental por meio da Arte. A ideia central é trabalhar a criatividade reaproveitando materiais e mostrar para as crianças que o lixo também pode ser útil, conscientizando os alunos dos danos que muitos materiais causam ao solo e aos rios, bem como realizar a prática artística através da reciclagem.
Propiciar ao educando o desenvolvimento crítico em relação ao meio ambiente e uma posição de ação e mudança frente aos problemas relacionados ao tema.
Utilizar as diferentes linguagens – corporal, musical, plástica– ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.
Por meio do contato com objetos e materiais artísticos, ampliar o conhecimento de mundo da criança, além de explorar as diversas formas de expressão artística, trazendo para ação reflexiva a educação ambiental e a sustentabilidade.
Utilizar materiais sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação.
Produzir trabalhos por meio da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção e, assim, desenvolver o gosto e o respeito pelos processos de criação.
Integrar os conteúdos do projeto com Robótica Educacional.
ETAPAS
Divulgação do projeto para os alunos, professores e comunidade escolar.
Trabalhar com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma postura crítica diante da realidade, das informações e valores comportamentais, bem como a expressão por meio da arte.
Para que os estudantes possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é fundamental oferecer-lhes, além da maior diversidade possível de experiências, uma visão abrangente que englobe diversas realidades e, ao mesmo tempo, uma visão contextualizada da realidade ambiental, o que inclui, além do ambiente físico a suas condições sociais e culturais.
Os conteúdos do Meio Ambiente serão integrados ao currículo através da transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental.
As pesquisas devem ser feitas relacionando a multidisciplinaridade através de utilização de livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas, Internet, etc.
Ao buscar informações, o educando deverá portar-se como um verdadeiro pesquisador: questionando e desmistificando a veracidade dos fatos.
Cada turma do ciclo II, deverá escolher um dos temas propostos de acordo com seu nível de interesse, demonstrando interação entre conhecimento e criatividade.
Releitura de obras de arte de Vik Muniz.
Dividido em grupos os alunos criarão robôs relacionado ao tema sustentabilidade e meio ambiente.
MATERIAIS DE APOIO
Filme “Lixo extraordinário”
Vídeo “Forró da reciclagem” CESM
Documentário “ Obras de artes” (sucata)
Livros:
Revista gestão escolar
Coleta seletiva – Karina Padial
Reciclagem e as crianças – literatura de Vilma Medina
Músicas “reciclagem”
A Paz – Roupa Nova
Um mundo bem melhor – oficial Hd
É preciso reciclar – turma da Mônica
Pesquisas em: Jornais, revistas, internet, livros, reportagem
REFERÊNCIAS
FERRAZ, Maria Heloisa. FUSARI, Maria Felisminda. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2010.
MARTINS, Mirian Celeste. GUERRA, M. Terezinha. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo. São Paulo: 2009.
PILLAR, A. D. A educação do olhar no ensino da arte. In: BARBOSA, Ana Mae. Inquietações no ensino da arte / Ana Mae Barbosa (org.). São Paulo: Cortez, 2008.
ROSA, Altair. Rede de governança ambiental na cidade de Curitiba e o papel das tecnologias de informação e comunicação. Dissertação de mestrado. Gestão Urbana. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2007.
ARAÚJO, C. A. P.; RICARDO, J,; MAFRA, S. Robótica e Educação: Ensaios Teóricos e
Práticas Experimentais. Curitiba-PR: Editora CRV, 2015. PROL, L. C. A. Diferentes Materiais para uso na Robótica Educacional: a Diversidade que
pode Promover o Desenvolvimento de Diferentes Competências e Habilidades. In:
MARCUSSO, N.; BRITO, P.; TELLES, M. (orgs.). A Tecnologia Transformando a Educação -
Casos de Aplicação. São Paulo-SP: Fundação Bradesco, p. 133-139, 2006.
PESQUISAS, REGISTROS E SOCIALIZAÇÕES
PESQUISANDO, EXPERIMENTANDO, CRIANDO TESTANDO E AJUSTANDO
JOGOS CRIADOS NO SCRATCH