No inicio do ano letivo de 2011, preparamos uma atividade para levantar as expectativas dos nossos alunos com relação á nossa escola. Foi um momento muito importante para toda a nossa equipe, pois os alunos tiveram a oportunidade de expressar as suas vontades, seus desejos, seus anseios. Confira conosco os registros destas atividades...
1º ANO A - INICIAL - CICLO I
Os alunos desenharam seus autorretrato e através da expressão dos mesmos demonstraram a escola dos seus sonhos para 2011.
1º ANO B - INICIAL - CICLO I
Cantando e ilustrando a música Aquarela os alunos expressaram a escola dos seus sonhos.
2º ANO A - INICIAL - CICLO I
Os alunos e professora do 2º ano A - Inicial mostraram através de desenhos e textos o que esperam da escola para o ano letivo de 2011.
2º ANO B - INICIAL - CICLO I
A união entre as pessoas era o desejo mostrado pelos alunos e professora na dança circular apresentada.
2º ANO A - CICLO I
Com essa atividade os alunos mostraram o que esperam da escola através de desenhos e frases escritas.
2º ANO B - CICLO I
Animados os alunos mostraram através de desenhos e textos a escola dos sonhos para o ano de 2011.
1º ANO A - CICLO II
Através da atividade de dobraduras os alunos fizeram a dobradura de um barquinho e dentro dele colocaram a escrita de como gostariam que fosse a escola, transmitindo a mensagem de que estamos no mesmo barco e para que possamos chegar ao destino desejado temos que trabalhar seguindo os objetivos e metas com harmonia, cooperação e compartilhando os resultados.
1ºANO B - CICLO II
POESIA: A ESCOLA
Nossas férias terminaram
Agora vamos estudar
Temos muitas expectativas
Para o ano começar.
Queremos dar boas vindas
Aos que estão a chegar
Por favor sejam pacientes
Até a reforma terminar.
Teremos muitas atividades
Rodas de conversa também
Para as aniversariantes
Só vamos cantar parabéns.
Esperamos que a escola
Promova muito conhecimento
Vamos ler, socializar, aprender
Demonstrar muito envolvimento.
Nessa escola também queremos
Novos amigos fazer
Muita paz e harmonia
Para todos vamos querer.
Vamos fazer nossa parte
Dando contribuição
Estudar, estar sempre presente
E fazer nossa lição.
1º ANOS C e D - CICLO II
2º ANO A - CICLO II
Apresentando várias atividades físicas ao som da música (Hyde Park) tema do Esporte Espetacular, os alunos demonstraram seus desejos por novas quadras, onde fosse possível desenvolver suas atividades corporais e físicas sem interrupção por mudanças climáticas.
2º ANO B - CICLO II
Foi elaborado e apresentado pelos alunos um jogral, falando como deveria ser a escola dos sonhos deles.
2ºS ANOS C e D
Usando recorte e colagem os alunos apresentaram como devia ser a escola dos seus sonhos.
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
FESTIVAL DE MARCHINHAS (MARÇO)
No início de março com o objetivo de realizar um resgate cultural de marchinhas que é um gênero da música popular que esteve no carnaval dos brasileiros dos anos 20 aos anos 60 do século XX, altura em que começou a ser substituída pelo samba enredo em razão de que as escolas de samba não queriam pagar os altos preços cobrados pelos compositores musicais. A primeira marcha foi a composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. Na origem foi, no entanto, um estilo musical importado para o Brasil. Descende diretamente das marchas populares portuguesas, partilhando com elas o compasso binário das marchas militares, embora mais acelerado, melodias simples e vivas, e letras picantes, cheias de duplo sentido. Marchas portuguesas faziam grande sucesso no Brasil até 1920, destacando-se Vassourinha, em 1912, e A Baratinha, em 1917. A verdadeira marchinha de carnaval brasileira começou a surgir no Rio de Janeiro com as composições de Eduardo Souto, Freire Júnior e Sinhô, e atingiu o apogeu com intérpretes como Carmen Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, Jorge Veiga e Blecaute, que interpretavam, ao longo dos meados do século XX, as composições de João de Barro, o Braguinha e Alberto Ribeiro, Noel Rosa, Ary Barroso e Lamartine Babo. O último grande compositor de marchinha foi João Roberto Kelly.
Este festival se tornou um momento cultural muito gostoso, onde os nossos alunos curtiram bastante e a nossa equipe também... Confira:
PESQUISAS
REGISTROS
Produção coletiva de histórias em quadrinhos com as informações obtidas através das pesquisas realizadas sobre o carnaval feita pelos alunos dos 2ºs anos A, B, C, D do Ciclo II.
Clique nos links para ler as histórias criadas
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=815376
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=813920
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=841040aspx?idHistoria=841040
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=801360
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=815376#
APRESENTAÇÃO DA PARÓDIA CRIADA E APRESENTADA PELOS ALUNOS DO 1º ANO A - CICLO II
Clique no link para ver o vídeo da apresentação.
PARÓDIA CRIADA E APRESENTADA PELOS ALUNOS E PROFESSORA DO 1º ANO B - CICLO II
Paródia - Melodia - A Jardineira
No carnaval tem muita alegria.
Tem fantasia, tem emoção.
Eu vou pular.
Eu vou cair no samba.
A noite inteira.
Não vou mais parar.
Dance comigo e.
Vem se alegrar.
O carnaval uma festa cultural.
Se você participar.
Vai ficar muito legal.
Clique para ver a apresentação.
Clique para ver a apresentação.
PARÓDIA CRIADA PELOS ALUNOS DO 1º ANO C - CICLO II
Oh! Cidade
Por que estás feliz?
Mas o que foi que aconteceu?
È o carnaval que está chegando
E todo mundo se alegrando!
È o carnaval que está chegando
E todo mundo se alegrando!
Vem São Bernardo.
Vem minha cidade.
Para mostrar.
PARÓDIA CRIADA PELOS ALUNOS DO 1º ANO D - CICLO II
CARNAVAL 1 by radiodootilio
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
PROJETO CIRCO
O circo é uma das manifestações artísticas e populares mais antiga, através da comunicação e expressão corporal seus artistas encantam o público, principalmente o infantil. Optamos por trabalhar com o projeto circo neste primeiro trimestre letivo por acreditar que através do resgate histórico do circo e de atividades lúdicas e pedagógicas envolvendo as disciplinas de Arte, História e Língua Portuguesa,possamos propiciar aos nossos alunos o desenvolvimento de competências lingüísticas como: falar, escutar, ler e escrever. Assim como saber apreciar e valorizar a arte circense e cultura contida nela.
Encante-se você também com a magia e beleza da arte circense através das pesquisas realizadas pelos nossos alunos, bem como com os registros do nosso sábado letivo dia 16/04/2011, que contou com a participação de profissionais de diversas áreas como nossos parceiros auxiliando a enriquecer este dia. A alegria e encantamento é perceptível em cada sorriso, em cada olhar, em cada gesto de todos os que participaram deste dia (alunos, pais, equipe escolar e toda a comunidade). Entre nessa magia com a gente...
1º ANO A INICIAL- CICLO I
Após terem feito várias pesquisas sobre os profissionais que trabalham no circo, os alunos criaram no laboratório de informática utilizando o programa Tux Paint desenhos dos profissionais pesquisados e na sala de aula escreveram frases sobre eles, que juntos transformarmamos em um vídeo do trabalhorealizado.
Clique no link para ver o vídeo
2ºS ANOS INICIAIS DO CICLO I
Os alunos pesquisaram sobre a vida dos palhaços de circo no Brasil e no mundo e para concluir o trabalho os alunos fizeram textos e ilustrações no laboratório de informática produzindo no final um livro. Vejam os trabalhos produzidos.
2º ANO A INICIAL - CICLO I
2º ANO B INICIAL - CICLO I
2ºS ANOS DO CICLO I
Como vivem as famílias no circo, foi o tema de estudo dos alunos dos 2ºas anos do Ciclo I, no Projeto Circo. Basta folear o livro para ver como ficou o trabalho final das turmas.
2º ANO A DO CICLO I
2º ANO B DO CICLO I
1ºS ANOS DO CICLO II
Os alunos dos 1ºs anos do ciclo II, estudaram sobre a história do circo, a diferença entre o circo tradicional e o moderno e sobre os saltimbancos. No final dos estudos cada turma registrou seus conhecimentos em forma de vídeo ou livro.
Veja como ficou.
1ºA ANO A - CICLO II
1ºA ANO D - CICLO II
1º ANO A INICIAL- CICLO I
Após terem feito várias pesquisas sobre os profissionais que trabalham no circo, os alunos criaram no laboratório de informática utilizando o programa Tux Paint desenhos dos profissionais pesquisados e na sala de aula escreveram frases sobre eles, que juntos transformarmamos em um vídeo do trabalhorealizado.
Clique no link para ver o vídeo
2ºS ANOS INICIAIS DO CICLO I
Os alunos pesquisaram sobre a vida dos palhaços de circo no Brasil e no mundo e para concluir o trabalho os alunos fizeram textos e ilustrações no laboratório de informática produzindo no final um livro. Vejam os trabalhos produzidos.
2º ANO A INICIAL - CICLO I
2º ANO B INICIAL - CICLO I
2ºS ANOS DO CICLO I
Como vivem as famílias no circo, foi o tema de estudo dos alunos dos 2ºas anos do Ciclo I, no Projeto Circo. Basta folear o livro para ver como ficou o trabalho final das turmas.
2º ANO A DO CICLO I
2º ANO B DO CICLO I
1ºS ANOS DO CICLO II
Os alunos dos 1ºs anos do ciclo II, estudaram sobre a história do circo, a diferença entre o circo tradicional e o moderno e sobre os saltimbancos. No final dos estudos cada turma registrou seus conhecimentos em forma de vídeo ou livro.
Veja como ficou.
1ºA ANO A - CICLO II
1ºA ANO B - CICLO II
1ºA ANO D - CICLO II
2ºS ANOS DO CICLO II
Os alunos dos 2ºs anos do ciclo II pesquisaram sobre a história do circo, o uso de animais nos espetáculos circenses, os direitos dos animais e a lei que proíbe o uso de animais no circo. E o resultado dessas pesquisas você poderá ver clicando nos vídeos ou nos links abaixo.
2º ANO A - CICLO II
ENCERRAMENTO DO PROJETO COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE
SHOW COM PALHAÇOS PERNA DE PAU
Ações educativas
Dia da luta indígena
A nossa escola recebeu uma visita muito importante, proporcionada pela Secretaria de Educação da PMSBC através do setor de Programas Educacionais e Valorização do Setor de Magistério. Esta visita foi muito importante, pois se tornou um momento formativo tanto para os alunos quanto para toda a equipe. O índio Calmi Carere pajé de uma tribo da Amazonia conversou com todos esclarecendo várias curiosidades sobre a cultura indígena. Acompanhe um pouco do que foi esta visita...
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
PROJETO ECO ARTE
Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também parte integrante do processo de construção de conhecimento. A nossa intenção
é falar da importância da preservação ambiental, através do estudo de obras de arte dos artistas que retrataram o meio ambiente brasileiro em suas obras e ao término do projeto
os alunos expressarem o conhecimento aprendido através da arte.
1ºS ANOS - CICLO I
Os 1ºs anos do ciclo I pesquisaram sobre os animais da Floresta Amazônica, a biografia e obras de Romero Britto. E para concluir fizeram releituras da obra do artista escolhida pela turma.
1º ANO A INICIAL - CICLO I
2ºS ANOS - CICLO I
Os 2ºs anos do ciclo I pesquisaram sobre o ecossistemas da Mata Atlântica, as espécies da fauna e flora que estão na lista ameaçadas de extinção. Após este estudo, os alunos foram desafiados a pintarem as cores da Mata Atlântica (inspirados em obras e técnicas do Rugendas e Tarsila do Amaral), usando o Tux Paint no laboratório de informática.
2º ANO A INICIAL - CICLO I
2º ANO A - CICLO I
Publish at Calaméo or browse others.
1ºS ANOS - CICLO II ( WEBGINCANA)
Para os alunos dos 1ºs anos do ciclo I, a PAPE criou uma webgincana onde os alunos utilizaram a pesquisa na internet de forma lúdica e desafiadora para entender a relação do homem com o meio ambiente em que vive, relacionaram à existência do lixo as enchentes nas grandes cidades, entenderam a relação entre consumo e produção de lixo. Perceberam que mudança de hábito é essencial para a preservação do meio ambiente.
Para acessar a webgincana é só clicar ni link abaixo:
RESPOSTAS DA WEBGINCANA
1º ANO A - CICLO II
1º ANO B - CICLO II
TEXTO SOBRE A PARÓDIA
Muitas coisas aconteceram antes de criarmos a paródia:
──Compartilhamos nossos conhecimentos prévios nas rodas da conversa;
──Na biblioteca, assistimos ao vídeo do “lixo” pesquisamos e escrevemos histórias Cidade limpa e Cidade Suja;
──No Laboratório de Informática não foi diferente: vimos um vídeo “Ilha das Flores”, pesquisamos na Internet, socializamos, registramos nossas pesquisas, criamos desenhos com Arte,
──Em sala de aula lemos muitos textos sobre lixo e reciclagem; socializamos as pesquisas que trouxemos de casa, conversamos, demos opiniões, enfim aproveitamos e exploramos o máximo esse assunto que certamente não vai se esgotar. Até visitamos a Associação dos Catadores de Lixo “Raio de Luz”.
Encontramos na música um jeito fácil e prazeroso de retermos alguns conhecimentos tão necessários para praticarmos no nosso dia – a dia. Ainda mais se tratando de um ritmo tão apreciado no Brasil.
Todos nós precisamos ajudar. É urgente. É uma prática saudável para nosso Planeta.
Obrigado por estar presente.
PARÓDIA PRESERVANDO A NATUREZA
(MELODIA DA MÚSICA: O PEQUENO BURGUÊS)
A natureza
Vamos todos preservar
Faça sua parte
Todos têm que ajudar
Prá preservar
{Todos tem que ajudar}2x
Latas vazias
Tantas caixas pelo chão
Todo lixo misturado
Pois não houve seleção
Está faltando
{Muita colaboração}2x
Na nossa casa,
Na nossa comunidade
Nós podemos nos unir
E ajudar a nossa cidade
Muito lixo acumulando
Isso tem que acabar
O problema e muito sério
Mas podemos cooperar
Incentivar, para reutilizar (2x)}
Diminuir
O consumo exagerado
Combater desperdício
Um processo demorado
Os recursos naturais
Poderão se esgotar
Aparelhos eletrônicos
E comum se descartar
O que fazer?
{Tem que reaproveitar}2x
E depois de tanto tempo
Muita gente reciclando
Cada um por sua vez
Vai se conscientizando
Tantas vezes eu ouvi
Que o planeta tem que ser cuidado
E quem reciclar como eu
Aprendeu e está preocupado
Bem preocupado
{Está muito preocupado}4x
1º ANO C - CICLO II
1º ANO D - CICLO II
PROJETO IMIGRARTE
Muitos dos hábitos que permanecem no dia a dia dos brasileiros são heranças de povos que participaram da formação do nosso país. Alguns herdamos da cultura indígena, portuguesa, africana, alemã, italiana e japonesa. São eles: culinaria, eventos, hábitos, influencias, linguas, música, dialetos. O Brasil é um verdadeiro país de todos, onde diversos povos e culturas se encontram. É imprescindível que os alunos conheçam o processo de formação do seu povo, bem como as contribuições de outros povos nos nossos hábitos e costumes.
Os alunos do 1º ano A - Inicial, pesquisaram sobre a Região Centro-Oeste do Brasil e para concluir suas pesquisas elaboraram tirinhas sobre as brincadeiras típicas desta região com os personagens da turma da Mônica usando próprio site da turma. E na Mostra Cultural apresentaram a dança do Siriri uma dança típica da região estudada.
Para ler as tirinhas clique nos links abaixo:http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1137218#
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1126107#
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1124452#
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1124438#
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1111351#
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1111344#
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1111348#
FOTO DA DANÇA
1º ANOS B, C - INICIAL- CICLO I
Os alunos do 1º anos C, D - Inicial, pesquisaram sobre a Norte do Brasil. Concluída as pesquisas os alunos orientados pelas professoras escolheram uma lenda e fizeram as ilustrações no programa ArtPad para montagem de um vídeo. Na mostra cultural apresentaram a dança tema das pesquisas durante o projeto que foi "Boi-Bumbá."
1º ANO INICIAL B - CICLO I
1º ANO INICIAL C - CICLO I
FOTO DA DANÇA
2º ANOS A, B - CICLO I
A Região Nordeste do Brasil foi tema de estudo para os alunos dos 2ºs anos do ciclo I que após terem realizado várias pesquisas, leituras e assistido vídeos sobre a a influência de vários povos na cultura nordestina, as professoras escolheram junto com os alunos um tema para fazer uma produção no laboratório de informática e escolher um ritmo musical dentro dessa cultura para apresentar na Mostra Cultural da escola. E o ritmo escolhido foi Axé, Forró, Frevo, Capoeira, Cantigas de roda do nordeste.
2º ANO INICIAL A - CICLO I
FOTO DA DANÇA (FORRÓ)
2º ANO INICIAL B - CICLO I
FOTO DA DANÇA ( FREVO)
FOTO DA DANÇA (CAPOEIRA)
2º ANO B - CICLO I
FOTO DA DANÇA ( CANTIGAS )
1º ANOS A, B, C, D - CICLO II
Os alunos realizaram pesquisas diversas sobre os hábitos e costumes do povo desta região bem como as influências de outras nações na sua caracterização. Entre as apresentações que serão realizadas na situação comunicativa estão apresentações de músicas de artistas do Sul, contemporâneos como Família Lima e Teodoro e Sampaio e apresentações culturais de danças típicas como catira e dança do pau de fita. No laboratório de informática os alunos produziram vídeos, história em quadrinhos, folder explicativo e blog sobre com os itens das pesquisas.
1º ANO A - CICLO II
FOTO DA DANÇA ( VIOLINO E XOTE )
1º ANO C - CICLO II
Para ler nossas historinhas é só clicar nos links abaixo:
FOTO DA DANÇA (PAU DE FITAS)
1º ANO D - CICLO II
Para ler nossas pesquisas acesse o blog:
FOTO DA DANÇA (PAU DE FITAS)
2º ANOS A, B, C, D - CICLO II
Os alunos estudaram a Região Sul e realizaram pesquisas diversas sobre os hábitos e costumes do povo desta região bem como as influências de outras nações na sua caracterização. No entanto este ano ciclo teve como foco as influências de outras nações mais especificamente no Município de São Bernardo do Campo, onde os trabalhos retrataram a história do município. Com os registros os alunos criaram livros, revistas, rap e paródias.
2º ANO A - CICLO II
FOTO DA DANÇA (RAP MEMÓRIAS DE SBC)
PARA OUVIR O RAP É SÓ CLICAR.
2º ANO B - CICLO II
Publish at Calaméo or browse others.
PARA OUVIR A PARÓDIA É SÓ CLICAR.
2º ANO C - CICLO II
Publish at Calaméo or browse others.
FOTO DA APRESENTAÇÃO (HIP HOP)
PROJETO COMUNIDADE
Vivemos hoje na era da tecnologia da informação e do conhecimento e muitas pessoas ainda não fazem uso com autonomia dos aplicativos do Office e da Internet. É de grande importância favorecer a comunidade escolar e local a efetiva inclusão digital, através de cursos oferecidos gratuitamente no laboratório de informática.
Os cursos oferecidos tem com objetivo oportunizar aos moradores da comunidade o contato e interação com a tecnologia, estimulando o interesse pela busca e aprendizagem e dela tirar proveito para o seu dia- a- dia.
Noções Básicas dos Aplicativos do Office (Word, Power Point, Excel)
Para ensiná-los a usar o aplicativo do Word e sabendo que descarregar as fotos da máquina fotográfica era uma dificuldade e ao mesmo tempo algo que queriam aprender, fizemos juntos esse e outros tutoriais.
Publish at Calaméo or browse others.
EDIÇÃO DE IMAGENS
No curso edição de imagens iniciamos editando através dos recursos disponíveis no aplicativo do Power Point, em seguida trabalharamos com máscaras e para concluir o trabalho usamos o programa FotoMix.
EDIÇAÕ NO POWER POINT
EDIÇÃO USANDO MÁSCARAS
Os alunos do 2º ano do ciclo II, tem na grade de horário 1 aula de Robótica semanalmente. Durante essas aulas os alunos participam de pesquisas, montagens, programações, discussões sobre evolução tecnológica e conceitos. Integramos o trabalho de Robótica com o tema (projeto) desenvolvido pela turma. No ano de 2011 o tema foi “ Acidade que queremos”, dentro desse tema as professoras desenvolveram com as turmas o projeto “Memórias de São Bernardo”, onde os pesquisaram, entrevistaram moradores e autoridades, produziram livros, revistas, rap, poesias e no final participaram do desafio de robótica no ROBOFESTI 2011.
FOTOS DE ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ANO
Mostra Projeto Imigrarte
Festival de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente
Passeio à Pinacoteca
Atividades Maio
Atividades Abril
Carnaval
Inauguração da Quadra
Oficina Meio Ambiente
Dia da Luta Indígena
Circo Teatro
MONITORIA 2011
Os alunos monitores atuaram junto a comunidade interna e externa, junto aos alunos e participaram de projetos e eventos.
Projetos desenvolvidos com os alunos monitores: