2014

1ºs ANOS

PROJETO COLETIVO:      MÚSICAS, RITMOS E MUITOS POVOS...


INTRODUÇÃO

Entre as linguagens artísticas, a música é uma das mais acessíveis e presentes no cotidiano dos alunos. A escola, no entanto, tem um papel muito importante no contato da criança com esse tipo de manifestação cultural. A ela, cabe garantir que se tome consciência dos elementos que fazem parte da linguagem musical (o som e o silêncio, os diferentes timbres dos instrumentos, a noção de ritmo, etc).
A utilização da música como agente formador da cidadania é uma realidade comprovada em todo o mundo e o Brasil é um dos grandes exemplos da utilização da música como transformador da realidade social.






OBJETIVOS GERAIS






  •         Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer diferentes gêneros musicais e os instrumentos que os caracterizam.
  •          Perceber como esse tipo de expressão artística influenciou o comportamento e a própria cultura da sociedade no decorrer do tempo.







SUBTEMA: Músicas infantis: ritmos brasileiros e de outros países.




Turmas: 1º anos A, B, C e D.


Áreas Envolvidas:  Arte, Língua Portuguesa, História,Geografia, Ed.física e Matemática.




TEMPO DE DURAÇÃO: Ano letivo de 2014.


 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


1.     Levar os alunos a conhecer ritmos musicais de algumas regiões brasileiras e de outras culturas.
2.     Resgatar músicas e cantigas da tradição oral.
3.   Reconhecer a importância da música na nossa vida.
4.   Saber diferenciar diversos ritmos musicais.
5.     Desenvolver procedimentos de pesquisa.
6.     Fazer uso das tecnologias existentes na escola para pesquisar e registrar as etapas do projeto.
7.     Desenvolver a criatividade e a habilidade de interpretar letras de músicas e cantigas.
8.     Escrever verbetes de curiosidades sobre o tema da música ou cantiga.
9.     Propiciar a socialização através de atividades em conjunto.
10.Realizar pesquisas com as famílias sobre regiões brasileira de origem.

11.Ilustar músicas utilizando o programa Tux Paint no laboratório de informática.
 
CONTEÚDOS
·         Músicas infantis e cantigas da tradição oral.
·         Diferentes ritmos brasileiros.  
      ·         Localização dos Estados Brasileiros no Google Earth.     
      ·         Diferentes ritmos do mundo.     
     ·         Localização de países no Google Earth.
     ·         Verbetes de curiosidades.
     ·         Tabelas e gráficos.
     ·          Procedimentos de pesquisa.
     ·          Oralidade
ETAPAS
1-    Ouvir músicas e cantigas de ritmo brasileiros diferentes.
2-    Identificar a origem de cada ritmo localizando em mapas e no Google Earth  e Maps os Estados de origem, utilizando os netbooks e o laboratório de informática.
3-   Realizar pesquisas com as famílias sobre a região brasileira de origem.
4-   Tabulação dos dados da pesquisa e construção de um gráfico.
5-    Fazer a interpretação das músicas ou cantigas através de ilustrações.
6-    Pesquisar e escrever verbetes de curiosidades sobre o tema da música ou cantiga.
7-    Realizar ensaios das músicas e cantigas em ritmos diferentes.
8-    Expor os verbetes de curiosidadese ilustrações realizados em sala de aula.
9-    Apresentar as músicas e cantigas estudadas para a comunidade escolar (1º semestre).
10- Ouvir músicas e cantigas na versão original.
11- Ouvir músicas e cantigas em ritmos diferentes de outros países.
12- Ilustrar músicas
13- Apresentar as músicas e cantigas estudadas para a comunidade escolar (2º semestre).
ESPAÇO PARA A APRESENTAÇÃO: PALCO

ESPAÇO PARA A EXPOSIÇÃO: BIBLIOTECA.

DESENVOLVIMENTO:
  1-    Primeiramente os alunos farão um momento de sensibilização ouvindo músicas e cantigas de ritmos brasileiros e os alunos serão questionados sobre as diferenças e semelhanças entre as músicas.

2-    Os alunos irão ouvir novamente as músicas e a professora irá mostrar no mapa do brasil, o estado onde moramos e a localização de origem de cada música,(essa atividades será repetida em outros momentos durante o projeto onde os alunos irão localizar utilizando os netbooks e no laboratório de informática a PAPE irá mostrar os Estados de origem de cada música no Google Earth)

 3-    A professora lerá textos informativos sobre cada região brasileira e ou mostrará vídeos no laboratório. Com base nestas leituras e vídeos, iniciaremos a produção coletiva de verbetes de curiosidades. (você sabia?).

4-    Concomitante as produções de texto em sala de aula, nas aulas de educação física e de arte, realizaremos os ensaios para apresentação musical no dia 07 de junho de 2014. A apresentação será um pouporri de musicas regionais brasileiras, onde será possível ver os diferentes ritmos brasileiros.

5-    Confecção de cartazes pelos alunos com os verbetes de curiosidades para a exposição do dia 07 de junho de 2014.

6-    Apresentação musical no dia 07 de junho de 2014: pouporri de ritmos brasileiros:

Músicas -oi bota aqui o seu pezinho – região sul

Parlenda-o doce (em baião)- (dvd da xuxa)-nordeste
Música- sai preguiça- centro-oeste

Música- peixinhos do mar- norte
Música: sonho bom – samba- palavra cantada- sudeste

7-  Ilustração de músicas infantis no laboratório de informática utilizando o programa Tux Paint e gravação da música cantada pelos alunos usando o gravador do netbook.

8-    No 2 º semestre, primeiramente os alunos farão um momento de sensibilização ouvindo músicas e cantigas na versão original e depois em outro ritmo.

9-    Em roda de conversa, a cada ritmo estudado a professora localizará no mapa - mundi a qual país pertence o ritmo que as crianças escutaram e algumas curiosidades deste país, sempre fazendo a análise de diferenças e semelhanças com o nossos costumes, (essa atividades será repetida em outros momentos durante o projeto onde os alunos irão localizar utilizando os netbooks e no laboratório de informática a PAPE irá mostrar os países de origem de cada música no Google Earth).

10-    Terminado o estudo de cada ritmo e país selecionado, passaremos a ensaiar a história que envolve as cantigas brasileiras em ritmos de diversos países, nas aulas de educação física e de arte.

 11- Apresentação para a comunidade escolar no dia 29 de novembro de 2014.


ETAPAS DESENVOLVIDAS

OUVINDO MÚSICAS E CANTIGAS DE RITMOS BRASILEIROS





LOCALIZAÇÃO DE ORIGEM DE CADA MÚSICA NO MAPA DO BRASIL


















CRIANDO "VOCÊ SABIA"  COM AS PESQUISAS REALIZADAS
 


MÚSICAS ILUSTRADAS E CANTADAS PELOS ALUNOS

1º ANO A













MÚSICAS ILUSTRADAS E CANTADAS PELOS ALUNOS

1º ANO B






MÚSICAS ILUSTRADAS E CANTADAS PELOS ALUNOS

1º ANO D











MÚSICAS ILUSTRADAS E CANTADAS PELOS ALUNOS

1º ANO C






SEQUENCIADA "LER E ESCREVER COM PRAZER"


COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS FOI DESENVOLVIDA A SEQUENCIADA “LER E ESCREVER COM PRAZER”, COM OS ALUNOS DOS 1ºS ANOS INICIAIS.  AO LONGO DO ANO OS ALUNOS VIVENCIARAM  MUITOS MOMENTOS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE DIFERENTES TEXTOS, INCLUINDO MÚSICAS E RIMAS.  NO 3º TRIMESTRE FOI PRODUZIDO UM LIVRO PELOS ALUNOS BASEADO EM LIVROS LIDOS DOS AUTORES: ROSÂNGELA LIMA"BEIJO DE BICHO", ELIAS JOSÉ "A CASA E SEU DONO" E OUTROS...  
E PARA ENCERRAR A SEQUENCIADA FOI FEITO UM SARAU DE POESIAS ONDE CADA ALUNO LEU UMA POESIA PARA OS PAIS E CONVIDADOS.




2ºs ANOS

PROJETO TRILHA (HISTÓRIA DE ACUMULAÇÃO)
A CASA SONOLENTA
Objetivos: - Conhecer o livro: A casa sonolenta;
- Criar o hábito de escutar histórias;
- Enriquecer o imaginário infantil;
- Favorecer o contato com textos de qualidade literária;
- Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento;
- Ordenar as ilustrações da história;
- Listar o nome dos personagens;
- Escrever o nome dos personagens;
- Favorecer a compreensão e a memorização do texto pelos alunos, permitindo uma leitura autônoma.










Conteúdo:
- Linguagem oral, leitura e escrita
- Interpretação oral e escrita
- Produção textual
- Dramatização


Desenvolvimento:
- Ler para os alunos o livro:  A casa sonolenta (História com acumulação)
De Audrey Wood, ilustrado por Don Wood. São Paulo: Editora Ática, 2005.
- Ouvir outras versões da história no laboratório de informática.
- Reescrever na sala de aula a história.
- Criar coletivamente outra versão para a história.
- Criar uma animação para a história criada através da técnica Stop Motion em parceria com a PAPE.
- Contar de forma diferenta a história.


Pesquisando outras versões da história A Casa Sonolenta

















Assistindo outras versões da história  A Casa Sonolenta









Reescrita da história A Casa Sonolenta


Ilustrando a história















Material confeccionado pelos alunos para contar a história




História contada pelos alunos do 2º ano A






História contada pelos alunos do 2º ano B





História contada pelos alunos do 2º ano C












PROJETO COLETIVO : MÚSICAS, RITMOS E MUITOS POVOS...


SUBTEMA: MÚSICA, HÁBITOS E COSTUMES DOS INDÍGENAS BRASILEIROS

Turma: 2ºs anos A, B, C e D.

Áreas Envolvidas:  Arte, Música, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ed. Física

TEMPO DE DURAÇÃO: 1ª Fase: Maio e Junho/2014

2ª Fase: Agosto, setembro, outubro e novembro/2014



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Reconhecer a importância da música na nossa vida.
•Desenvolver a criatividade e a habilidade de interpretar músicas.
•Criar o hábito de fazer uma audição consciente.
•Motivar para a vivência da música e dança como expressão de sentimentos.
•Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso rítmico e a coordenação motora.
•Enriquecer o vocabulário com palavras indígenas.
•Propiciar a socialização através de atividades em conjunto.
•Reconhecer a situação atual dos indígenas brasileiros, onde vivem, como vivem e as diferenças entre os costumes antigos (época do descobrimento até os dias atuais).
•Reconhecer a atitude de preservação da cultura que os índios brasileiros desenvolvem.
•Reconhecer a influência indígena na língua, culinária, folclore e o uso de objetos, como as redes de descanso, por exemplo.
•Conhecer a arte Marajoara.
•Reconhecer a situação atual das várias tribos e aldeias indígenas (e/ou o que restou delas), baseados em vários depoimentos gravados e esforços dos próprios índios em preservar sua cultura.
•Conhecer hábitos e costumes antigos, comparando com os atuais.
Elaborar  dicionário sobre palavras indígenas.
•Conhecer os instrumentos musicais utilizados na música e dança indígenas brasileiras.
•Produzir/recolher instrumentos que tenham os mesmos recursos dos utilizados pelos indígenas brasileiros.
•Conhecer o Carimbó como ritmo da Ilha do Marajó, como herança da influência indígena na música regional.
•Desenvolver procedimentos de pesquisa.

CONTEÚDOS

·  Os primeiros habitantes do Brasil
·   Hábitos e costumes indígenas
·         Procedimentos de pesquisa
·         Leitura
·         Produção de textos
·         Música indígena
·         Arte indígena
·         Dança indígena

 






DESENVOLVIMENTO:

·         Questionar as crianças sobre o que sabem sobre a música brasileira e a indígena registrar as primeiras hipóteses.

·         Trabalhar com a música do Cocoricó: “Todo mundo tem um pouco de índio”,  onde poderão ouvir algumas palavras indígenas que fazem parte do nosso dia a dia.

·         Trabalhar com o CD Palavra Cantada

·         Reconstruir oralmente algumas músicas


·         Representar ou dramatizar as músicas

·         Partilhar as músicas em conversas e brincadeiras
·         Assistir a vídeos produzidos para estimular a preservação da cultura indígena, discutir, fazer comparações.
·         Desenvolver pesquisa de imagens e textos sobre o índio brasileiro.
·         Produzir textos, desenhos, colagens, para marcar o desenvolvimento da pesquisa.
·         Fazer durante o processo, um esboço do que será a apresentação final.
·         Elaborar uma apresentação representando a dança dos índios brasileiros, que vivem no Alto Xingú.

Avaliação: a avaliação será feita de forma continua e sistemática, observando o desenvolvimento individual e coletivo do aluno, analisando as atitudes como: respeito, compromisso com o aprendizado. Também através do acompanhamento dos trabalhos realizados pelos alunos.



PESQUISAS SOBRA A CULTURA INDÍGENA


REPRODUZINDO A ARTE MARAJOARA





APRESENTAÇÃO PARA OS PAIS DA MÚSICA TOQUE POTOQUE




ILUSTRAÇÕES DAS PESQUISAS REALIZADAS








ANIMAÇÃO DE UMA DANÇA INDÍGENA PESQUISADA PELOS ALUNOS DESENVOLVIDA NO PROGRAMA TUX PAINT E POWER POINT




ANIMAÇÃO DE UMA DANÇA INDÍGENA PESQUISADA PELOS ALUNOS E DESENVOLVIDA NO PROGRAMA ETOYS

 




PESQUISA DA CULTURA INDÍGENA ILUSTRADA NO PROGRAMA ARTPAD






PESQUISA DA CULTURA INDÍGENA ILUSTRADA NO TUX PAINT





3ºs ANOS


Modalidade Organizativa: PROJETO DIDÁTICO

BIOGRAFIAS E AUTOBIOGRAFIAS (EM PARCERIA COM A PAPE)
 OBJETIVOS:
Ø  Apresentar o gênero textual aos alunos;
Ø  Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura, escrita e revisão de biografias e autobiografias;
Ø  Trabalhar com um destinatário real para a produção escrita.

TURMA:
Ø  3° anos iniciais

CONTEÚDOS
Ø  Leitura e produção de texto.
Ø  Procedimentos de pesquisa.
Ø  Características específicas do gênero textual.
Ø  Procedimentos de revisão.

TEMPO DE DURAÇÃO
Ø  De três a quatro meses

PRODUTO FINAL:
Ø  Livro digital de autobiografias dos alunos
Ø  Livro escrito para acervo da BEI

MATERIAL NECESSÁRIO
Ø  Livros e sites de biografias e autobiografias, caderno, canetas, lápis, borracha, computador, programas Tux Paint e scrapbook flair, Webcan, Blog, Netbook, projetor e cartolina.

ETAPAS
1-      Sensibilização para apresentação do gênero;
2-      Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
3-      Apresentação do gênero textual e proposta de produção de suas autobiografias;
4-      Escolha e votação de cinco personalidades;
5-      Pesquisa sobre a biografia das personalidades selecionadas;
6-      Leitura dos alunos na BEI das autobiografias escolhidas por eles;
7-      Reconto oral e individual dos alunos das autobiografias escolhidas por eles;
8-      Apresentação das características do gênero;
9-      Pesquisa com familiares;
10-   Apresentação da Autobiografia da professora como disparador para produção dos alunos;
11-   Produção da autobiografia dos alunos;
12-   Revisão individual, em dupla e coletiva das autobiografias produzidas por eles;
13-   Revisão da professora;
14-   Organização do produto final: ilustração da capa, índice, dedicatória, fotos e produções;
15-   Edição da foto;
16-   Lançamento do livro - Tarde de Autógrafos  - Os alunos apresentarão autografado o livro de “Autobiografias” da sala para os professores, alunos e equipe gestora da EMEB;
17-   O livro será integrado ao acervo da BEI da U.E. e postado no blog da escola.

Desenvolvimento:
O trabalho terá inicio com uma dinâmica de sensibilização, “os alunos serão convidados a recordar uma boa lembrança de suas vidas”. Na sequência, serão levantados os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero a ser trabalhado  Autobiografia e registrado em cartolina.
Os alunos irão fazer um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de sua vida. É importante que, desde o início, eles saibam que vão escrever uma autobiografia e que a sua história somada à dos colegas vai se transformar em livro. Nesse primeiro momento, o principal objetivo do trabalho é estimular a capacidade criadora e a apropriação da linguagem escrita.
O professor(a) fará leitura compartilhada de biografias de personalidades da música, da pintura e da literatura. Por meio delas, as crianças vão se familiarizar com esse tipo de texto, além de conhecer um pouco da vida de Portinari, da grandeza da obra de Mozart, das férias de Monteiro Lobato no sítio etc. O professor irá conversar com a turma sobre as características identificadas e o que diferencia esse tipo de texto dos demais, como contos, fábulas e notícias jornalísticas.
A partir daí retomaremos os autores já lidos por eles até aquela data, com o propósito de escolherem o preferido para pesquisa sobre o gênero.
Após essa escolha, será organizada uma votação para seleção de cinco personalidades. Iniciamos a pesquisa seguida da leitura e socialização das personalidades mais votadas.
Durante a leitura e socialização (reconto oral). O passo seguinte será à apresentação da Autobiografia da professora para motivar e apresentar as características do gênero.
Junto com a professora serão elaboradas questões (roteiro) para que possam entrevistar um dos familiares e escrever a autobiografia dessa pessoa.
Será feita a revisão coletiva na lousa de algumas produções e no segundo momento será feita a revisão em dupla das autobiografias produzidas.
Será elaborado um novo roteiro para iniciar a produção de suas autobiografias, por meio do roteiro serão coletados dados e informações junto aos familiares (fotos das famílias e dos documentos pessoais dos alunos).
Iniciamos as produções e revisões.
Após o término das produções finais os alunos irão digitar nos nets os textos produzidos para a montagem do livro digital.
Começaremos então a pensar sobre a organização do livro propriamente dito-:(capa, ilustrações, índice, dedicatória, etc) e, para finalização do projeto, tarde de autógrafos serão convidadas as equipes da escola e  familiares dos alunos.
Confeccionaremos o convite (laboratório de informática)
O produto final será postado no BLOG e integrado ao acervo da BEI da Unidade Escolar.

AVALIAÇÃO:
- Roda de Conversa;
- Participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas;
- Produção escrita do gênero;
- Auto avaliação.

REGISTRO DO PROFESSOR
Ø  O registro será feito através de fotos, vídeos, documentos escritos (produções dos alunos e registros do processo feito pelo professor).

 PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
IRIS FRAZZATTO
MÁRCIA HELENA
RODRIGO GALATI
SOLANGE SANTANA

DESENVOLVIMENTO  DAS ETAPAS






























AUTOBIOGRAFIAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS




PRODUÇÕES DOS ALUNOS DO 3º ANO D





PRODUÇÕES DOS ALUNOS DO 3º ANO A

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PRODUÇÕES DOA ALUNOS DO 3º ANO C



PROJETO: MÚSICAS, RITMOS E MUITOS POVOS...
SUBTEMA: A música brasileira e a influência do continente europeu.
Turma: 3º anos A, B, C e D.




Áreas Envolvidas: Língua Portuguesa, História, Matemática.



TEMPO DE DURAÇÃO: Ano letivo de 2014.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo.
*Explorar a música em diferentes ritmos.
*Proporcionar diferentes possibilidades de exploração dos sons.
*Entender que existem diferentes gêneros musicais.
Reconhecer alguns instrumentos musicais, sua história e como podem ser classificados.
*Conhecer diferentes ritmos de músicas brasileiras, no qual a influencia europeia esteve presente.
*Aprender como ação educativa a expressão e a criatividade usando a música através da dança, da oralidade, da voz do corpo, dos instrumentos musicais.
*Apresentar as fontes sonoras de tudo que produz sons por meio da voz, pelo corpo, por objetos, instrumentos musicais e os sons da natureza.
*Estimular o cérebro da criança para beneficiar o desenvolvimento da linguagem.
*Exercitar a criatividade e ampliar o repertório dos alunos.
*Expressar movimento através da música.
*Organizar uma coletânea de música para serem utilizadas em sala de aula de forma pedagógica; - *Disponibilizar exemplos práticos, que sirvam como um guia para atividades com música desenvolvida em todas as disciplinas;
*Perceber que através da música o aluno pode expressar sensações;
*Mostrar que a música possibilita a construção do conhecimento de forma divertida e lúdica ações, sentimentos e pensamentos;
*Desenvolver hábitos de leitura a partir da utilização de músicas;
*Incentivar a partir da música, a produção textual.
*Desenvolver procedimentos de pesquisas;
*Utilizar os recursos tecnológicos existentes na escola, para pesquisar, registrar e elaborar trabalhos de acordo com as etapas do projeto.
CONTEÚDOS
Português
*Linguagem oral, escrita, interpretação;
*Produção de textos: jornalísticos, instrucionais, informativos e de opinião;
*Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto.
*Coesão e coerência;
*Procedimentos de pesquisas.
Matemática
*Situações problema envolvendo o tema;
*Figuras geométricas;
*Noções de espaço e de tempo.
História
*Processo de imigração do europeu para o Brasil.
*A influência do europeu na nossa cultura, incluindo a música.

ETAPAS
  Conhecer diferentes repertórios musicais através da escuta de músicas folclóricas e popular tradicionais dos países pesquisados (Itália, Suíça, Espanha, Portugal);
Apreciação da Orquestra Bachiana – Maestro João Carlos Martins;
Dança popular e folclórica dos países pesquisados durante o projeto;
Perceber diferentes tipos de sons através de instrumentos musicais (vídeos) e brincadeiras que levem o aluno a perceber o som e ausência do mesmo;
Perceber diferentes sons: alto/ baixo,/forte/ fraco,/rápido/ lento,/curto/ longo, etc;
Atividades para explorar e imitar sons do próprio corpo, usando os pés, as mãos, estalando os dedos, palmas, separadamente em conjunto;
Apresentar as crianças alguns instrumentos musicais (violino, castanhola, cravo, etc) despertando assim seu interesse;
Realizar pesquisas e registros sobre o processo de imigração europeia no Brasil, utilizando os livros do acervo da biblioteca escolar e municipal, netbooks e laboratório de informática;

Realizar pesquisas e registros sobre a música dos países pesquisados e a influência das mesmas na nossa cultura;
Entrevista e videoconferência com membros da comunidade com descendência europeia
Usar durante as aulas instrumentos da banda rítmica, aparelho de som, músicas gravadas em CDs, música gravada em DVDs, alguns materiais impressos, enfim, todos os materiais que julga-se importante para a realização e enriquecimento das aulas de música;

Realização da Feira Cultural com ênfase na apresentação das pesquisas realizadas pelos alunos;
Criação do programa de televisão com destaque na culinária, música, reportagens sobre os países estudados, e como o modo de viver influenciou o brasileiro;
Mostra Cultural musical.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BARBATUQUES. Corpo do som ao vivo. São Paulo: MCD, 2008.
CARRASCOZA, João Anzanello. Meu avô espanhol. São Paulo: Panda Books, 2009.
DONALD no País da Matemágica. Direção: Les Clark, Wolfgang Reitherman, Hamilton Luske, Joshua Meador. Burbank: Walt Disney Productions, 1959. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=TphWfs_OXkU> Acesso em: 12 jun. 2014.
IACOCCA, Thiago. Meu avô italiano. São Paulo: Panda Books, 2010.
MANUEL FILHO. Meu avô português. São Paulo: Panda Books, 2010.
O SOM do coração. Direção Kirsten Sheridan, Produção: Richard Barton Lewis. Los Angeles: Warner Bros. Pictures, 2007. 1 DVD.
VOLTA ao mundo em oitenta músicas de 42 países. São Paulo: Europa, 1997. 1 CD.
PESQUISAS E REGISTROS

ENTREVISTA COM IMIGRANTE ESPANHOL

CONFECÇÃO DE ARTIGOS TÍPICOS DOS PAÍSES ESTUDADOS






 MOSTRA CULTURAL






PROGRAMA DE RÁDIO SOBRE OS PAÍSES ESTUDADOS PRODUZIDO PELOS ALUNOS

3º ANO C






3ºANO B


 3º ANO A




4ºs ANOS

 PROJETO CONTOS DE AVENTURA


Geralmente, as crianças iniciam no mundo dos livros com os contos. Os mais populares costumam ser os de fadas. Porém há vários outros que também devem ser apresentados a elas para que conheçam diferentes tipos de personagem, ambientação, desenvolvimento, estrutura de enredo e até de desenlace. O contato sistematizado com esse material colabora com o desenvolvimento do comportamento escritor, já que, para produzir textos, a turma precisa ter um repertório vasto, por este motivo selecionamos os contos de aventura para trabalhar com os alunos dos 1ºs anos do Ciclo II.

OBJETIVOS

 Criar repertório.

Desenvolver a expressão verbal e corporal

Desenvolver a imaginação e o raciocínio

Reconhecer a importância da leitura

Realizar procedimentos de pesquisas na Internet, nos livros, junto aos pais e familiares sobre o assunto.

Produzir textos de acordo com as características do gênero, levando em conta os aspectos notacionais.

ETAPAS DESENVOLVIDAS

 Leitura feita pela professora de contos para a sala.
Pesquisa de contos virtuais no laboratório de informática e nos laptops.
Leitura em duplas de contos na BEI.
Discussão sobre características do gênero.
Leitura e interpretação de contos.
Produção de contos em dupla.
Digitação dos textos nos netbooks em sala de aula.
Revisão dos textos produzidos.
Ilustração dos contos.
Postagem no blog.
Participação do fórum de discussão sobre o tema.
Escolha de um conto produzido.
Dramatização do conto escolhido.


PRODUÇÃO DE CONTOS


 POSTAGEM DOS CONTOS NO BLOG






PROJETO: MÚSICAS, RITMOS E MUITOS POVOS...

SUBTEMA: A MÚSICA BRASILEIRA E A INFLUÊNCIA DO CONTINENTE AMERICANO

Turma: 4º anos A, B, C e D.
Áreas Envolvidas: Língua Portuguesa, História, Matemática, Arte, Educação Física,Ciências, História e Geografia
TEMPO DE DURAÇÃO: Ano letivo de 2014.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

•Reconhecer a música como linguagem capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos;
•Perceber a importância da linguagem musical no dia a dia, já que a mesma está presente em todas as culturas (festas e comemorações);
•Conhecer as diversidades musicais;
•Apresentar diversos ritmos musicais, bem como apreciá-los e identificá-los;
•Estimular os talentos na arte musical através de composições e criticas;
•Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo;
•Aproximar o aluno da arte do pintor/artista neo-expressonista americano Jean-Michael Basquiat (trabalho em parceria com a disciplina de Artes);
•Reconhecer o Grafitismo como parte da cultura do movimento Hip Hop e que o ritmo do Rap também faz parte dessa filosofia.
•Explorar o Street Dance/Dança de Rua (que são danças ligadas ao ritmo do Rap) , o Brakedance, o Streetball e o Basquetebol (Parceria com os professores de Educação Física).
•Produção de texto de opinião e poemas (críticos), que podem ser adaptados ao ritmo do Rap.
•Desenvolver procedimentos de pesquisas;
•Criar desenhos de grafite no programa Tuxpaint no laboratório de informática;
•Criar um Hip Hop e fazer um Clip musical.



CONTEÚDOS

Artes- Pesquisas e releituras de obras sobre o Pintor/Artista americano Jean Michel Basquiat que foi influenciado pelo ritmo do Rap e cultura Hip Hop.
Educação Física – Pesquisas sobre o Streetball/Basquete e Dança, Street Dance/Dança de Rua.
História- O nascimento da cultura Hip Hop e sua influencia no Brasil.
Língua Portuguesa- Produção textual de poemas críticos (em grupos), que possam ser adaptados ao ritmo.
Geografia - Reconhecimento do continente americano.
Ciências: Os benéficos do movimento para a saúde do corpo humano.

Matemática: As quatro operações envolvendo a linha do tempo do movimento Hip Hop e situações problema envolvendo o tema.






ETAPAS

Ø  Leitura, pesquisa de textos informativos, biografias, pesquisas na internet com a temática;


Ø  Levantamento de informações a respeito do conceito de música para família dos alunos e comunidade escolar;



Ø  Estudo do meio com entrevistas feitas pelo entorno da escola e pelo bairro Rudge Ramos (Quais são as músicas mais ouvidas por perto? Quais as preferencias musicais dos moradores do bairro? Quais são as preferencias musicais dos pais? e etc...);
Ø  Confecção de painéis para exposição;
Ø  Estudo da linha do tempo da cultura Hip Hop e do Rap dentro dessa filosofia;
Ø  Seleção das músicas para trabalhar em sala e para trabalhar no dia da apresentação;
Ø  Exibição das releituras das obras artísticas e biografia do artista Basquiat, oficina para produção textual de poemas que serão cantados no ritmo do Rap, exposição dos textos de opinião produzidos pelos alunos, disponibilização dos nets com variados tipos de música para que os pais e alunos possam apreciar e baladinha com a participação dos pais e professoras e envolvidas no projeto que ocorrerá no dia 7/06/14.
Ø  Continuação da primeira etapa com aperfeiçoamento das pesquisas realizadas, aperfeiçoamento das releituras de obras e dos textos de opinião;
Ø  Contextualizar a cultura Hip Hop no Brasil;
Ø  Dança e teatro com a participação das duas turmas do quarto ano, que serão apresentados no dia 29/11/14;

    Ø   Criar um Hip Hop e um clip musical com ele.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Ø  PUNTEL, Luiz; CHAGURI, Fátima; LIBERO. O grito do hip hop. São Paulo: Ática, 2011.
MOVIMENTE hip hop é cultura : coletânea vol. 02. São Bernardo do Campo: Ong SuperAção, [200?]. 1 CD (ca. 50 min.).
Sites de sites que serão utilizados para pesquisa dos alunos















DESENVOLVIMENTO


PESQUISAS E REGISTROS











DESENHO DE GRAFITE NO TUXPAINT





APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS NA MOSTRA
CULTURAL











ENSAIO PARA A APRESENTAÇÃO MUSICAL NO TEATRO LAURO GOMES




CRIAÇÃO DE UM RAP INSPIRADOS NA MÚSICA: QUEM AMA ABRAÇA - 4º ANO A






PARÓDIAS DAS MÚSICAS - 4º ANO D
CARACA, MULEKE!
CÊ TOPA?




PROGRAMA TALENTOS KIDS - 4º ANO C





5ºs ANOS

PROJETO

CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO

Pretendemos com este trabalho dar continuidade ao projeto de leitura e escrita iniciado no ano anterior onde os alunos produziram contos de aventura e postaram no blog da escola. Sustos, fantasmas, seres misteriosos, casas abandonadas, arrastar de correntes, portas que rangem. Estes são os componentes recorrentes nos contos de assombração. Cenários perfeitos para quem quer sentir uma pontinha de medo.

Estamos trabalhando os contos de assombração, de uma forma bem dinâmica e com uma participação bem ativa da turma.

O próprio tema é algo que dá um estimulo especial, o que favorece todo o desenvolvimento das atividades propostas.

OBJETIVOS
Dar continuidade ao trabalho iniciado no ano anterior com produção de textos e leitura;
Desenvolver a escrita, vocabulário e oralidade em um contexto geral. (ortografia, coesão, coerência, pontuação etc.);
Explorar a criatividade e dinamismo de cada educando;
Trabalhar de forma dinâmica a expressão corporal;
Desenvolver a leitura e interpretação de textos.

ETAPAS

Apresentação da proposta do trabalho a ser desenvolvido.
Leitura de alguns contos de assombração com interpretação oral e escrita.
Produções de textos com direcionamento para os contos de terror, coletivamente e individualmente.
Correção coletiva e individual das produções.
Leitura das produções de textos, realizada pelos alunos e professores.
Digitação dos textos nos netbooks em sala de aula.
Revisão dos textos no laboratório de informática.
Registro com desenhos dos textos produzidos no laboratório de informática no programa Tux Paint.
Postagem no blog.

FAZENDO LEITURA E DRAMATIZANDO CONTOS







ILUSTRANDO E POSTANDO OS CONTOS PRODUZIDOS NO BLOG





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PROJETO


OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA









Como o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. O projeto Olimpíada de Língua Portuguesa contribuiu também para elevar a autoestima dos alunos, dar condições para que todos adquiram ainda mais proficiência na escrita e estimular a leitura e o desenvolvimento da escrita na sequência didática com o uso dos gêneros textuais.


FAZENDO UM ESTUDO DO MEIO PARA RELEMBRAR OS PONTOS MAIS IMPORTANTES DO BAIRRO



VISITANDO OS LUGARES ATRAVÉS DO GOOGLE MAPS QUE NÃO FORAM POSSÍVEIS DE SEREM VISITADOS PESSOALMENTE



POEMAS CRIADOS PELOS ALUNOS DO 5º ANO A




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PROJETO: MÚSICAS, RITMOS E MUITOS POVOS...

PLANO DE AULA

TEMA: A influência africana  na música brasileira.

Turma: 5ºs anos A, B, C 

Áreas EnvolvidasLíngua Portuguesa, Arte, Educação Física, História e Geografia

TEMPO DE DURAÇÃOAno letivo

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Desenvolver procedimentos de pesquisas;
*Utilizar os recursos tecnológicos existentes na escola para pesquisar, registrar e desenvolver as atividades planejadas.
*Conhecer a história da África, dos africanos e dos afrodescendentes no Brasil (utilizando o Chrome, Pesquisa, Google Maps);
*Reconhecer a participação histórica dos africanos e seus descendentes na produção de riquezas materiais e culturais na África e no Brasil (Chrome, Pesquisa, Museu Afro);
*Identificar as características dos ritmos africanos (Pesquisa, You tube);
*Diferenciar os diversos ritmos conhecidos (Pesquisa, You tube);
*Definir os ritmos escolhidos e aspectos do contexto cultural, como: local onde originou (primeiras manifestações) ano de origem, características do ritmo e outras curiosidades (utilizando o Chrome, Pesquisa, Google Maps);
*Identificar representantes nacionais como: Mandela, Lula, Dilma (Pesquisa, You tube, Chrome);
*Conhecer instrumentos típicos (utilizando o Chrome, Pesquisa);
*Identificar cantores (as), bandas, etc. (Pesquisa, You tube, Chrome);
*Identificar as influências africanas na nossa arte, literatura, música e na cultura de modo geral (Pesquisa, You tube, Chrome);
*Registrar as pesquisas no Google Drive da classe;
*Socializar os conhecimentos adquiridos através da expressão musical e postagem do vídeo no You tube;


CONTEÚDOS
*História da África, dos africanos e dos afrodescendentes no Brasil. 
*Música africana e sua influência na música brasileira.
*Expressão corporal.
*Localização do Continente Africano e da África do Sul.
*Apreciação da arte africana.
*Leitura e interpretação de textos.


 ETAPAS
*Apresentação do projeto para os alunos;
*Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a influência africana  na música brasileira.
*Apresentação de histórias e pequenos textos com o objetivo de conhecer os conteúdos e questões apresentadas aos seus respectivos temas.
* Pesquisas sobre a história da África, dos africanos e dos afrodescendentes no Brasil;
*Pesquisas sobre os ritmos e seu contexto histórico; 
*Desenvolvimento artístico na montagem de instrumentos, figurinos entre outros. 
*Trabalhar diversas músicas e danças; 
*Conhecimento de várias músicas através de CD e vídeos. 
*Resgate e valorização das etnias e do respeito à diversidade. 
*Combate ao preconceito através de pesquisas sobre a riqueza cultural dos africanos e sua contribuição na nossa cultura.
*Criar um e-mail da turma no Gmail, para utilização do Google Drive no registro das etapas e ensiná-los a usar.
*Socialização das pesquisas realizadas através de cartazes e expressão corporal (dança e música) e postagem no You Tube e blog da escola.

Recursos tecnológicos utilizados

*Google Chrome
*You tube
*Google Maps
* Pesquisa
*Gmail
*Google Drive

DESENVOLVIMENTO



Pesquisas







PRODUTO FINAL DO PROJETO