2015

1ºs ANOS



TÍTULO:   PERSONALIDADES BRASILEIRAS
TEMA: ESCRITORES DE ONTEM, HOJE E SEMPRE: VINÍCIUS DE MORAES E MONTEIRO LOBATO.

 JUSTIFICATIVA:  
ESTUDAR AS PERSONALIDADES BRASILEIRAS É UMA FORMA DE VALORIZAR  E PERPETUAR  A  CULTURA BRASILEIRA.
SENDO ASSIM NOSSO PROJETO VISA APROFUNDAR O CONHECIMENTO A RESPEITO DA VIDA E DA OBRA DE AUTORES BRASILEIROS QUE ESTÃO PRESENTES NA VIDA ESCOLAR E SOCIAL DO ALUNO COMO TAMBÉM ESTÃO OU ESTIVERAM PRESENTES NA VIDA DE SEUS FAMILIARES.
COMO OBJETIVO PRINCIPAL, O PROJETO LEVARÁ OS ALUNOS, FAMÍLIA E COMUNIDADE ESCOLAR A VALORIZAR A PRODUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA.

TEMPO ESTIMADO: TOTAL: 8 MESES
1ª ETAPA : VINÍCIUS DE MORAES  (MARÇO, ABRIL,MAIO E JUNHO)
2ª ETAPA: MONTEIRO LOBATO  ( AGOSTO,  SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO)

MATERIAL NECESSÁRIO: 
LIVROS, SITES, VÍDEOS E DOCUMENTÁRIOS RELACIONADOS AOS AUTORES ESTUDADOS.

OBJETIVOS: COMO OBJETIVO PRINCIPAL, CONHECER E VALORIZAR A OBRA DESSES ESCRITORES BRASILEIROS LEVANDO O ALUNO A VALORIZAR A PRODUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA.

CONTEÚDOS: POESIAS, RIMAS, MÚSICAS, VERBETES DE CURIOSIDADES E CONTOS.

ETAPAS: 1ª ETAPA: VINÍCIUS DE MORAES  (MARÇO, ABRIL, MAIO E JUNHO)

  •       RODA DE CONVERSA SOBRE O QUE OS ALUNOS SABEM SOBRE VINÍCIUS DE MORAES.
  • (CASO NINGUÉM CONHEÇA, A PROFESSORA LERÁ UM POEMA FAMOSO DO AUTOR E INTRODUZIRÁ  ASSIM O TEMA).
  • SEQUENCIADA DE ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA RELACIONADAS AOS POEMAS DO AUTOR VINÍCIUS DE MORAES.
  • APRECIAÇÃO DOS DADOS BIOGRÁFICOS DE VINÍCIUS DE MORAES
  • RODA DE CONVERSAS SOBRE AS PARCERIAS IMPORTANTES DE VINICIUS DE MORAES: TOQUINHO.
  • NA AULA DE ARTES-ILUSTRAÇÃO DA MÚSICA AQUARELA COM TINTA AQUARELA.
  • PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVO: ESCRITA DE VERBETES DE CURIOSIDADES SOBRE VINICIUS DE MORAES.
  • SOCIALIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES DE VERBETES DE CURIOSIDADES ENTRE OS 1º ANOS.
  • ENSAIOS PARA A APRESENTAÇÃO MUSICAL.
  • CONFECÇÃO DE CARTAZES COM AS PRODUÇÕES DE VERBETES E DE DISPLAY DE PERSONAGENS DAS POESIAS DE VINICIUS DE MORAES.
  • ANIMAÇÃO DE MÚSICAS DE VINICIUS DE MORAES NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.





  •      13 de junho- EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS E APRESENTAÇÃO
  •      2ª ETAPA: MONTEIRO LOBATO -( AGOSTO, SETEMBRO, OUTUBRO E NOVEMBRO)


  • RODA DE CONVERSA SOBRE O QUE OS ALUNOS SABEM SOBRE MONTEIRO LOBATO (CASO NINGUÉM CONHEÇA, A PROFESSORA COLOCARÁ A MUSICA  DE GILBERTO GIL – SÍTIO DO PICAPAU AMARELO E  INTRODUZIRÁ ASSIM O TEMA.
  • APRESENTAÇÃO DE ALGUMAS OBRAS DE MONTERIO LOBATO QUE ESTÃO NA BEI  E LEVAR AO CONHECIMENTO QUE A BEI DA ESCOLA TEM O NOME DE MONTEIRO LOBATO.
  • LEITURA DE TRECHOS DAS HISTÓRIAS DE MONTEIRO LOBATO: REINAÇÕES DE NARIZINHO.
  •  DVD- REINAÇÕES DE NARIZINHO E O SACI.
  • VÍDEOS NO LABORATÓRIO DE INFORMATICA- YOUTUBE.
  • ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA COM AS PERSOSNAGENS DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO.
  • LOCALIZAÇÃO NO MAPA MUNDI: GRÉCIA E BRASIL – RODA DE CONVERSA
  •  LEITURA DO LIVRO HISTÓRIAS DO MUNDO PARA CRIANÇA. ( TRECHO SOBRE OS DEUSES GREGOS).
  • DVD DO HÉRCULES
  • DVD O MINOTAURO-  A PRIMEIRA FASE DO SÍTIO
  • VÍDEO O MINOTAURO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA- SEGUNDA FASE DO SÍTIO.(SUGESTÃO)
  • ILUSTRAÇÃO NO TUX PAINT DOS PERSONAGENS.
  • CRIAÇÃO DE UM LIVRO DIGITAL COM OS NOMES E CARACTERÍSTICAS DOS PERSOGENS.
  • LEITURA SOBRE DESCRIÇÃO DOS MITOS GREGOS.
  • ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA SOBRE MITOLOGIA GREGA.
  • ENSAIOS DO TEATRO.
  • APRESENTAÇÃO DO TEATRO.






 PRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO STOP MOTION DAS TURMAS



1º ANO A


MÚSICA: O PATO




1º ANO B



MÚSICA: A FOCA





1º ANO C

MÚSICA: AS BORBOLETAS







CRIAÇÃO DE UM LIVRO DIGITAL COM OS NOMES E CARACTERÍSTICAS DOS PERSONAGENS.




Ler mais publicações no Calaméo



APRESENTAÇÃO TEATRAL


2ºs ANOS

PROJETO PERSONALIDADES BRASILEIRAS

SUBTEMA: ZIRALDO

2º anos A, B e C  - Professoras Carmen, Gláucia e Maria Cecilia

JUSTIFICATIVA:

Diante da grande globalização e da velocidade com que os fatos acontecem em nosso país, buscaremos trazer para nossa unidade escolar momentos de aprendizado com foco em grandes personalidades de nosso país, personalidades estas que marcaram a nossa história de forma positiva e grandiosa, nos deixando ensinamentos, avanços e também expectativas de novas transformações.



Acreditamos que um maior envolvimento de nossos educandos com estas informações, contribuirá para um aprendizado significativo e de resgate da cidadania, pois estaremos refletindo sobre a nossa história.


OBJETIVOS GERAIS


Estimular o interesse do aluno em conhecer a personalidade brasileira, Ziraldo, e suas obras;

Expressar por meio de diversas linguagens os conteúdos aprendidos no decorrer da proposta;

Levar o aluno a contribuir com talento, ideias e sugestões.

TEMPO ESTIMADO: 3 trimestres
MARÇO: Biografia do Ziraldo

ABRIL: cartunismo/desenhos
MAIO: caricaturas/pinturas
JUNHO: finalização da pesquisa com exposição de telas;  almanaque; cartazes (releituras de obras)
AGOSTO:  confecção dos fantoches; produção de textos, cenários e figurinos para esquetes
SETEMBRO: confecção + ensaio
OUTUBRO: Palestra com Ziraldo na escola – ensaios 
NOVEMBRO: finalização – apresentação teatro de fantoche




OBJETIVOS ESPECÍFICO



Conhecer as obras do Ziraldo;
Conhecer a biografia do artista;
Complementar os estudos, aguçando a curiosidade e inspirar as crianças com o exemplo de pessoas comuns que contribuíram para a disseminação da cultura, da ciência, da ação solidária e do conhecimento em nosso país.

Estimular e ampliar o prazer da leitura.
Conhecer as caricaturas produzidas pelo Ziraldo e por outros caricaturistas.
Produzir caricaturas no laboratório de informática utilizando o programa FotoMix.




CONTEÚDOS:
*Leitura

*Produção de textos 

*Interpretação de textos

*Produção de caricaturas

*Desenhos e pinturas



ETAPAS:



Levantamento de conhecimentos prévios;
Pesquisas utilizando os recursos tecnológicos existentes na escola;
Leitura de textos em diversos portadores;
Elaboração de produtos escritos, desenhos e pinturas;
Visita: Cidade do Livro;
Criação de tirinhas e histórias em quadrinhos no laboratório de informática;
Criação de caricaturas utilizando o programa FotoMix no laboratório de informática;
Confecção dos fantoches; produção do texto, cenários e figurinos; 


Ensaios e apresentação da peça utilizando fantoche.



CARICATURAS CRIADAS PELOS ALUNOS





2º ANO A - INICIAL
2º ANO B - INICIAL
2º ANO C - INICIAL

Ler mais publicações no Calaméo



TIRINHAS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS NO SITE OA TIRINHAS - PROATIVA




SEQUENCIADA FOLCLORE: LENDAS


OBJETIVOS


Valorizar o folclore brasileiro;
Estimular a  imaginação;
Conhecer as lendas e as características físicas dos personagens, seus valores, e suas atitudes;



ETAPAS

Pesquisa sobre as lendas brasileiras;

Assistir vídeos das lendas pesquisadas;

Desenvolver atividades de leitura e escrita sobre as lendas pesquisadas;

Ilustrar as lendas utilizando técnicas de pintura nas aulas de Artes;

Fazer animação das lendas utilizando o ArtPad no laboratório de informática;

Cantar a música "Você sabe o que é folclore" para colocar no vídeo das animações.




TRABALHO DE ARTES 


 



 










VÍDEOS PRODUZIDOS

















3ºs ANOS

SEQUENCIADA DE FÁBULAS

OBJETIVOS:

*Proporcionar aos alunos o contato mais frequente com esse gênero textual.
*Propor momentos para que os alunos deem opiniões e façam seus comentários,

*Envolver os alunos na leitura, escrita, interpretação e no desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como: dramatizações, produções, de textos, ilustrações, desenhos e animações.
*Fazer reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas.

 ETAPAS

*Pesquisas de autores de fábulas utilizando os netbooks educacionais;
*Pesquisa e leitura de fábulas na biblioteca e nos netbooks educacionais ;
*Momentos de debates sobre as fábulas lidas;
*Produção de textos com esse gênero textual;
*Interpretação de textos com esse gênero textual
*Desenhos, ilustrações, dramatizações das fábulas trabalhadas;
*Escolha de uma fábula para fazer uma aimação com a técnica Stop Motion, fantoches, ou desenho quadro a quadro;
*Socialização do trabalho concluido com os demais alunos da escola.





DESENVOLVIMENTO









PRODUÇÃO DO 3º ANO B





PRODUÇÃO DO 3º ANO A






PROJETO PERSONALIDADES BRASILEIRAS


SUBTEMA: PERSONALIDADES BRASILEIRAS NAS ARTES CÊNICAS.

JUSTIFICATIVA: ESTUDAR AS PERSONALIDADES BRASILEIRAS É UMA FORMA DE VALORIZAR  E PERPETUAR  A  CULTURA BRASILEIRA.
SENDO ASSIM NOSSO PROJETO VISA APROFUNDAR O CONHECIMENTO A RESPEITO DA VIDA E DA OBRA DE AUTORES BRASILEIROS QUE ESTÃO PRESENTES NA VIDA ESCOLAR E SOCIAL DO ALUNO COMO TAMBÉM ESTÃO OU ESTIVERAM PRESENTES NA VIDA DE SEUS FAMILIARES.
COMO OBJETIVO PRINCIPAL, O PROJETO LEVARÁ OS ALUNOS, FAMÍLIA E COMUNIDADE ESCOLAR A VALORIZAR A PRODUÇÃO CULTURAL BRASILEIRA.

TEMPO ESTIMADO: 4 MESES PARA AS OFICINAS EM JUNHO E 4 MESES PARA UMA APRESENTAÇÃO TEATRAL. 

MATERIAL NECESSÁRIO:
OBJETIVOS: VALORIZAR A LEITURA DE BIOGRAFIAS E PESQUISAR SOBRE A VIDA DE ALGUMAS PERSONALIDADES, REESCREVER BIOGRAFIAS, ESCREVER A AUTOBIOGRAFIA E DESENVOLVER HABILIDADES DE REPRESENTAÇÃO TEATRAL.

CONTEÚDOS: LEITURA E PESQUISA DE BIOGRAFIAS DE PERSONALIDADES, REESCRITA DE BIOGRAFIAS, ESCRITA DE AUTOBIOGRAFIA E REPRESENTAÇÃO TEATRAL.

ETAPAS: LEVANTAMENTO PRÉVIO DOS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS, SOBRE O ASSUNTO.
            PESQUISA SOBRE FILMES INFANTIS BRASILEIROS.
PESQUISA E REGISTRO DE UMA PERSONALIDADE DE ARTES CÊNICAS.
LISTA DE PERSONAGENS DE FILMES E NOVELAS.
DESCRIÇÃO DE PERSONAGENS.
GRÁFICOS E ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM AS NOVELAS MAIS CITADAS.
REESCRITA DE UMA BIOGRAFIA.
ESCRITA DA AUTOBIOGRAFIA.

ESTRATÉGIAS: PESQUISAS, VÍDEOS, PRODUÇÃO DE BIOGRAFIAS, PRODUÇÃO DE TEXTO TEATRAL.
ENCAMINHAMENTOS: VOCÊ JÁ FOI AO TEATRO? QUAL O TIPO DE APRESENTAÇÃO QUE VOCÊ VIU? QUAL ERA O NOME DA PEÇA? TINHA ALGUM ARTISTA FAMOSO? VOCÊ JÁ ASSISTIU ALGUM FILME INFANTIL BRASILEIRO? QUAL? VOCÊ JÁ ASSISTIU OU ASSISTE ALGUMA NOVELA?
           
AGRUPAMENTOS: INDIVIDUAL: PESQUISAS, REESCRITAS, ESCRITAS.
            DUPLAS: ATIVIDADES NO LABORATÓRIO
            GRUPO: ATIVIDADES NA BEI, REPRESENTAÇÕES DE PEÇA TEATRAL.


PRODUTO FINAL: APRESENTAÇÃO DE UMA PEÇA TEATRAL, POR SALA. 




JOGOS CRIADOS PELOS ALUNOS DO 
3º ANO C NO SITE EDUCAPLAY



ORDENE A PALAVRA. 5 MAIORES TETROS NO BRASIL Ordenar frase ORDENE A FRASE. ORDENE A PALAVRA. encontre 5 palavras ORDENE A PALAVRA TEATRO ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA. ENCONTRE NA LISTA AS PALAVRAS PROFISSIONAIS DO TEATRO ESCOLHA A ALTERNATIVA CORRETA.



PESQUISAS REALIZADAS PELOS ALUNOS SOBRE OS TEMAS ESTUDADOS

3º ANO A




Ler mais publicações no Calaméo

4ºs ANOS
TÍTULO:PERSONALIDADES BRASILEIRAS E SUA CONTRIBUIÇÃO EM NOSSA HISTÓRIA

SUBTEMA:PERSONALIDADES BRASILEIRAS QUE SE DESTACARAM NO ESPORTE.

JUSTIFICATIVA:
Considerando que o Brasil está prestes a sediar as próximas olimpíadas, buscamos desenvolver um trabalho que propicie aos alunos ampliarem seu conhecimento sobre as personalidades nas diversas modalidades esportivas do nosso país. Pensamos ainda, que durante o desenvolvimento do projeto as crianças vivenciarão situações que poderão incentivá-las a prática esportiva.
Vários estudos comprovam a importância dos jogos e do esporte na formação da criança e do adolescente. Os valores e atitudes que devem permear as práticas destas atividades podem ser tratadas pedagogicamente nas aulas, de forma interdisciplinar, tendo como exemplo a vivência, o respeito ao outro, a solidariedade, a cooperação, autonomia e superação de limites.
Portanto, esse projeto visa complementar os conteúdos que serão trabalhados nas outras áreas do conhecimento, trazendo exemplos de pessoas “comuns” que conseguiram evidência no esporte, através da determinação, compromisso e objetivo, contribuindo para a disseminação da modalidade esportiva em que atua, destacando-se em nosso  país.

 TEMPO ESTIMADO:
 Abril: levantamento de dados sobre as modalidades do esporte escolhidas, e os atletas em destaque dessa modalidade.
Maio: organização do conteúdo, pesquisas, elaboração de cartazes.
Junho: situação comunicativa de apresentação para a comunidade.
Agosto à Outubro: aprofundar o conhecimento da modalidade esportiva escolhida, bem como dos atletas em destaque;
Novembro: Preparação teatral para apresentação de encerramento
Dezembro: Apresentação Final.


OBJETIVOS:
·         Conhecer o percurso histórico da modalidade esportiva escolhida.
·         Conhecer as personalidades esportivas que se destacaram nessas modalidades.
·         Promover através do esporte e do jogo a reflexão e a vivência de valores.
·         Incentivar a prática esportiva.
CONTEÚDOS:
·  Modalidades esportivas que tiveram melhores resultados, representando o país em competições mundiais.
·         Biografias de personalidades de maior destaque na modalidade.
ETAPAS:
. Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
. Planejar o roteiro da pesquisa;
. Organizar os alunos em duplas para pesquisa no Laboratório de Informática e com os Nets na sala de aula;
. Contextualizar as modalidades esportivas  por meio de uma linha do tempo destacando as personalidades;
.  Preparar a primeira situação comunicativa;
. Organizar a turma de maneira que cada grupo fique responsável pela apresentação de determinada modalidade esportiva;
. Ensaio e organização para apresentação final;

ESTRATÉGIAS:
. Roda de conversa para apresentação do projeto
. Coletivamente elaborar o roteiro da pesquisa;
. Pesquisa dos alunos, organizados em duplas, no Laboratório de Informática e com os Nets na sala de aula;
. Leitura compartilhada dos dados levantados na pesquisa selecionando as informações obtidas;
. Registro na linha do tempo tendo como destaque as personalidades;
. Elaboração dos cartazes, em grupo, para a situação comunicativa;   
. Organização da turma de maneira que cada grupo fique responsável pela apresentação final de determinada modalidade esportiva com o apoio do professor especialista;
. Ensaio e organização para apresentação final;

ENCAMINHAMENTOS: 
. O que vocês entendem por modalidades esportivas?
. Quais modalidades esportivas vocês conhecem?
. Quais personalidades poderiam destacar dentro dessas modalidades mencionadas?

AGRUPAMENTOS:  
. Momentos em duplas, em grupos e ainda pesquisas individuais;
. Utilizaremos algumas aulas de Educação Física para os ensaios para apresentação final, bem como utilizar os conhecimentos para a prática esportiva.

PRODUTO FINAL:
. Apresentação no Teatro Lauro Gomes.





ETAPAS DESENVOLVIDAS


 JOGOS CRIADOS NO SITE EDUCAPLAY




ATLETISMO
SOPA FUTEBOL BRASILEIRO
GINÁSTICA OLÍMPICA
BASQUETE VOLEI BASQUETE VOLEI VOLEI VOLEI VOLEI VOLEI
LOCAL DE ORIGEM DOS ATLETAS
VOLEI

Ler mais publicações no Calaméo







JOGOS ELABORADOS PELOS ALUNOS DO 4º D
JOGADORES DE FUTEBOL
Personalidades esportivas Esportes




SEQUENCIADA ASSEMBLÉIA DE CLASSE

Com o objetivo de melhorar o relacionamento dos alunos e resolver os problemas de forma democrática foi trabalhado com os alunos a Assembléia de Classe, que de forma democrática são discutidos os problemas trazidos pelo grupo e apontadas as soluções. 

No vídeo abaixo segue um breve resumo do trabalho desenvolvido.





                                  5ºs ANOS
TÍTULO:
PERSONALIDADES BRASILEIRAS E SUA CONTRIBUIÇÃO EM NOSSA HISTÓRIA

SUB TÍTULO:
 MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA EM NOSSO PAIS.

DURAÇÃO: 
De Março a Novembro
Apresentações para a comunidade: Junho e Dezembro

Junho:
Apresentação de vídeos com passo a passo do desenvolvimento do projeto;
Confecção e apresentação de painéis móbiles com figuras e fatos marcantes das personalidades exploradas;
Utilizaremos a TV / computador para interação da comunidade com nosso projeto. (leitura de poesias, karaokê etc.).

Apresentação vídeos criados pelos alunos no laboratório de informática.

Dezembro:
Musical com dramatização

JUSTIFICATIVA:
Diante da grande globalização e da velocidade com que os fatos acontecem em nosso país, buscaremos trazer para nossa unidade escolar momentos de aprendizado com foco em grandes personalidades de nosso país, personalidades estas que marcaram a nossa história de forma positiva e grandiosa, nos deixando ensinamentos, avanços e também expectativas de novas transformações.
Acreditamos que um maior envolvimento de nossos educandos com estas informações, contribuirá para um aprendizado significativo e de resgate da cidadania, pois estaremos refletindo sobre a nossa história. 

Objetivo Geral:
Resgatar personalidades históricas e suas contribuições em nossa cultura, refletindo sobre os aspectos positivos e negativos e fazendo relação com a nossa atualidade.

Objetivos Específicos:
Identificar personalidades históricas de nosso país e suas contribuições;
Compreender suas ações e fazer relações com os avanços conquistados em nossa história;
Estimular um maior envolvimento dos alunos com ações que proporcione aprendizado, prazer, socialização e direcionamentos responsáveis;
Buscar desenvolver a pesquisa, reflexão, leitura e registros de forma significativa.
Usar os recursos tecnológicos existentes na escola no desenvolvimento do projeto.

Procedimentos:
A proposta de trabalho será desenvolvida com uma busca pela aproximação de nossos educandos com a nossa história, usando como recurso todas as ferramentas  de aprendizagem e tecnológicas que dispomos (leituras, pesquisas, registros, Nets, computadores, TV, rádio,Internet, entre outras).
Com base nos dados colhidos teremos a oportunidade de abordar tópicos diversos e de diversas áreas tais como: geografia, artes, língua portuguesa, história e etc.

Metas:

Envolver toda equipe educacional nas atividades propostas, com uma ênfase maior em nossos educandos, buscando resgatar e também adquirir novos conhecimentos sobre personalidades de nossa história, utilizando como foco mulheres que fizeram a diferença.

 Recursos Materiais e de Infra-estrutura que serão utilizados:
Computadores do Laboratório;
Nets;
Internet;
Livros e jornais para pesquisa da BEI;
Som;
Projetor;
Impressora;
DVD e TV;
Cartolinas, sulfites, tintas, pinceis.


PRODUÇÕES DOS ALUNOS

Aós realizar as pesquisas os alunos em grupos criaram vídeos de acordo com a personalidade estudada para socializar com os demais alunos da escola e com a comunidade.

2º ANO A - CICLO II


GRUPO 1





GRUPO 2





GRUPO 3






GRUPO 4






2º ANO B - CICLO II


GRUPO 1





GRUPO 2





GRUPO 3





GRUPO 4






2º ANO C - CICLO II


GRUPO 1




GRUPO 2





GRUPO 3





GRUPO 4



MULTIMÍDIAS


PEÇA: O PRÍNCIPE DA DINAMARCA
 
APRESENTAÇÃO DE IOIÔ


FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA USP (CIENTEC)
 
 Otílio no Jornal da Gazeta
 
 ESTUDO DO MEIO NO TRILHAS DO BRINCAR - SESC SANTO ANDRÉ
 

MOSTRA CULTURAL - ASTRONOMIA
   

FESTA JULINA INTERNA
 

FORMATURA DO PROERD
Confira a matéria do Diário do Grande ABC TV

ESTUDO DO MEIO - APRESENTAÇÃO FOLCLÓRICA NO PARQUE SALVADOR ARENA
Apresentação do Projeto "Cantando e Aprendendo" dos 1ºs anos C e D
APRESENTAÇÃO DO PROJETO "CANTANDO E APRENDENDO" - 1ºS ANOS INICIAIS A E B
O Acampa Otílio foi show!
ENTREVISTA DA PROFESSORA ROSELI PARA A TV BERNÔ
OTÍLIO DE OLIVEIRA CAMPEÃ DO RECICLAR É SHOW!
O CURSO DE MÚSICA JÁ COMEÇOU!!!
O CURSO DE MÚSICA COM A FUNDAÇÃO BACHIANA TEVE INÍCIO TERÇA-FEIRA (25/03/2014). OS ALUNOS ADORARAM A PRIMEIRA AULA...
 

FOI EMOCIONANTE A APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA BACHIANA SOB A REGÊNCIA DE JOÃO CARLOS MARTINS!!!