2012

ATIVIDADE AMIGO DA ESCOLA
 A primeira atividade com apresentação coletiva do ano de 2012 foi "Amigo da Escola", que teve como objetivo propiciar aos alunos um momento de reflexão sobre o papel de cada um dentro da escola, para tornarmos o espaço escolar um ambiente de amizade, aprendizagem e compromisso.  Os alunos mostraram o que pensam sobre o assunto através de cartazes, desenhos, dramatizações, músicas e poesias.


PROJETO “ERA UMA VEZ”
O projeto visa atender a uma necessidade do trabalho mais sistematizado com gêneros em sala de aula e abre a possibilidade de se aliar com diferentes formas de expressão artística, como o trabalho com expressão corporal através da dramatização.
 
OBJETIVO GERAL:
Despertar e incentivar o interesse pela leitura, reconhecer características específicas dos diferentes gêneros, qualificarem a produção de textos, através de reescritas, criações de novas versões, aumentarem o repertório de escrita dos alunos e trabalhar expressão artística para as apresentações.
Cada ano ciclo irá sistematizar um gênero diferente:
1°s e 2°s anos iniciais: Contos de fadas
3° ano inicial: Fábulas
1° ano ciclo II: Contos de Aventura
2° ano ciclo II: Contos de Assombração
Contos de fadas: Objetivos
 Apresentar aos alunos um pouco da história de alguns Contos de Fadas mais conhecidos pelas crianças como: “CHAPEUZINHO VERMELHO”; “ BRANCA DE NEVE”;  “PINÓQUIO”; “CINDERELA”; “OS TRÊS PORQUINHOS”; “A BELA E A FERA”.
Levá-los a refletir sobre os componentes que são comuns à maioria dos contos de fadas.
Provocar a curiosidade e consequentemente o gosto pela leitura.
Despertar a criatividade e imaginação.
Ampliar o vocabulário.
Auxiliar no processo de alfabetização através da leitura e escrita dos nomes dos personagens dos contos estudados.
Apropriar-se dos recursos da informática na elaboração dos trabalhos.



Etapas Desenvolvidas
  • LEITURA COMPARTILHADA  DE CONTOS
 
FEITA PELA PROFESSORA                                                                        FEITA POR ALUNOS



                                               NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
LISTA DE PALAVRAS COM NOMES DE PERSONAGENS DOS CONTOS
                         



  • CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
                      APRESENTAÇÃO DE CONTO NA BIBLIOTECA MALTA TAHAN
             APRESENTAÇÃO DE CONTO NA BIBLIOTECA ESCOLAR INTERATIVA MONTEIRO LOBATO
  • ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA 
1º ANO A - INICIAL
Depois de conhecer vários Contos de Fadas e fazerem várias atividades com eles na sala de aula, os alunos fizeram as ilustrações  das músicas do conto da Chapeuzinho Vermelho através do programa Tux Paint e a gravação de voz no MP4.
VEJA OS VÍDEOS


1º ANO B - INICIAL
Para concluir essa primeira parte do Projeto Contos de Fadas utilizando o programa Tux Paint os alunos ilustraram o conto do Pinóquio e quando perguntado quem gostaria de narrar dois alunos se candidataram para fazer a narração que foi gravada e colocada no vídeo.
VEJA O VÍDEO

1º ANO C - INICIAL
Nessa primeira etapa do nosso trabalho foi desenvolvida pelos alunos do 1º ano C - Inicial
a reescrita do conto Feiurinha e a ilustração no laboratório de informática utilizando o programa Tux Paint.

2º ANO A - INICIAL
Os alunos junto com a professora fizeram na sala de aula coletivamente uma releitura do conto Cinderela, criando uma nova versão e no laboratório ilustraram criando uma animação no programa ArtPad.

2º ANO B - INICIAL Foi desenvolvido com os alunos  edição de imagem, criando no programa Tux Paint o cenário, fotografando vestidos de príncipes e princesas e fazendo a edição no programa FotoMix.                                                          
  

2º ANO C - INICIAL
Com os alunos do 2º ano C a professora fez na sala de aula uma releitura coletiva do conto, criando uma nova versão.  No laboratório de informática fizeram a ilustração do mesmo utilizando o programa Tux Paint.

2º ANO D - INICIAL
Os alunos junto com a professora fizeram na sala de aula coletivamente uma releitura do conto Cinderela, criando uma nova versão e no laboratório ilustraram cada parte no programa Tux Paint criando uma tela de fundo e os personagens, em seguida no programa Power Point fizeram quadro a quadro criando uma animação para o conto.
                                    VEJA COMO FICOU O VÍDEO                      

..........................................................................................................
 PROJETO   FÁBULAS

Objetivos:
O Projeto de Fábulas tem como objetivo levar os estudantes a refletirem sobre valores éticos e sociais. Contribuir com a formação de leitores ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado.
Etapas:
Pesquisa de fábulas.
Discussão sobre as características do gênero, apresentação de fábulas e releituras.
Leitura de fábulas para um contato mais freqüente com o gênero.
Reescrita e releitura de fábulas trabalhadas.
Contextualização  de fábulas, com situações do cotidiano para facilitar o entendimento da moral.
Elaboração de uma apresentação eletrônica, nas aulas de informática, com uma das fábulas estudadas em sala utilizando os recursos tecnológicos do laboratório.
Socialização do projeto com a participação da comunidade e de todos os envolvidos no projeto.
Finalização do projeto com dramatização, pelos (as) alunos (as) de uma fábula estudada com apresentação no teatro  Lauro Gomes.

  • LEITURA COMPARTILHADA DE FÁBULAS FEITA PELA PROFESSORA
    * PESQUISA DE FÁBULAS
                                        
  * DINÂMICA COM O TEMA
  * MONTAGEM DO PAINEL
  
* LEITURA DE FÁBULAS E DINÂMICA COM OS PAIS E ALUNOS
*ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

3º ANO A - INICIAL

Os alunos  após terem lidos várias fábulas escolheram aquelas que eles gostariam de animá-las.  Usando os programas Tux Paint e o Power Point, criaram a animação quadro a quadro,  em seguida gravaram a narração no MP4 e utilizando o programa Movie Maker editaram o vídeo.



3º ANO B - INICIAL
Após fazerem a reescrita da fábula os alunos criaram a animação da mesma utilizando o programa ArtPad no laboratório de informática.

3º ANO C - INICIAL
No programa  ArtPad os alunos ilustraram a reescrita que fizeram da fábula A formiga e a Cigarra.   

----------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO CONTOS DE AVENTURA

Geralmente, as crianças iniciam  no mundo dos livros com os contos. Os mais populares costumam ser os de fadas. Porém há vários outros que também devem ser apresentados a elas para que conheçam diferentes tipos de personagem, ambientação, desenvolvimento, estrutura de enredo e até de desenlace. O contato sistematizado com esse material colabora com o desenvolvimento do comportamento escritor, já que, para produzir textos, a turma precisa ter um repertório vasto, por este motivo selecionamos os contos de aventura para trabalhar com os alunos dos 1ºs anos do Ciclo II. 
OBJETIVOS

Criar repertório.
Desenvolver a expressão verbal e corporal
Desenvolver a imaginação e o raciocínio
Reconhecer a importância da leitura
Realizar procedimentos de pesquisas na Internet, nos livros, junto aos pais e familiares sobre o assunto.
Produzir textos de acordo com as características do gênero, levando em conta os aspectos notacionais.
ETAPAS DESENVOLVIDAS

Leitura feita pela professora de contos para a sala.
Pesquisa de contos virtuais no laboratório de informática e nos laptops.
Leitura em duplas de contos na BEI.
Discussão sobre características do gênero.
Leitura e interpretação de contos.
Produção de contos em dupla.
Digitação dos textos nos netbooks em sala de aula.
Revisão dos textos produzidos.
Ilustração dos contos.
Postagem no blog.
Participação do fórum de discussão sobre o tema.
Escolha de um conto produzido.
Dramatização do conto escolhido.

*PESQUISA E LEITURA DE CONTOS
*REGISTRO DOS CONTOS PRODUZIDOS


*POSTAGEM NO BLOG
* BLOG CONTOS DE AVENTURA
 
*TODOS PODERÃO ACESSAR O BLOG E DEIXAR COMENTÁRIOS PARA OS ALUNOS.

------------------------------------------------------------------------------------------------
 PROJETO CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO
 Sustos, fantasmas, seres misteriosos, casas abandonadas, arrastar de correntes, portas que rangem. Estes são os componentes recorrentes nos contos de assombração. Cenários perfeitos para quem quer sentir uma pontinha de medo.
Estamos trabalhando os contos de assombração, de uma forma bem dinâmica e com uma participação bem ativa da turma.
O próprio tema é algo que dá um estimulo especial, o que favorece todo o desenvolvimento das atividades propostas.
 OBJETIVOS
Desenvolver a escrita, vocabulário e oralidade em um contexto geral. (ortografia, coesão, coerência, pontuação etc.);
Explorar a criatividade e dinamismo de cada educando;
Trabalhar de forma dinâmica a expressão corporal;
Desenvolver a leitura e interpretação de textos.
ETAPAS 
Apresentação da proposta do trabalho a ser desenvolvido.
Leitura de alguns contos de assombração com interpretação oral e escrita.
Produções de textos com direcionamento para os contos de terror, coletivamente e individualmente.
Correção coletiva e individual das produções.
Leitura das produções de textos, realizada pelos alunos e professores.
Digitação dos textos nos netbooks em sala de aula.
Revisão dos textos no laboratório de informática.
Registro com desenhos dos textos  produzidos no laboratório de informática no programa Tux Paint.
Postagem no blog.
Participação no fórum do blog.
Dramatização elaborada pela turma, com base em um texto coletivo.
*SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO AOS ALUNOS













*LEITURA COMPARTILHADA DE CONTOS
 *PESQUISA E REGISTROS DOS CONTOS PRODUZIDOS



*ILUSTRAÇÃO DOS CONTOS PRODUZIDOS E POSTAGEM NO BLOG


*POSTAGEM NO FÓRUM DE DISCUSSÃO




PARA LER OS TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS ACESSEM O BLOG CLICANDO NO LINK ABAIXO, APROVEITE E DEIXE UM COMENTÁRIO PARA OS ALUNOS.
* FOTOS DA SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO A COMUNIDADE

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

SEQUENCIADA  DE  ARTE
3º ANO INICIAL C
FAZENDO ARTE...
a partir da brincadeira bolinha de sabão!


INTRODUÇÃO
Na sequenciada Fazendo Arte os alunos participaram de vários momentos de pesquisas da biografia e obras dos artistas Eduardo Lima e Ivan Cruz, observaram a obra “Bolinha de Sabão” presente na arte dos dois artistas, analisaram a região do Brasil retratada nas obras e o estilo de pintura que cada um utiliza.  Os alunos pesquisaram e fizeram várias experiências com bolinha de sabão e brincaram no bosque da escola.
Utilizando o programa Tux Paint fizeram a releitura da obra Bolinha de Sabão de Ivan Cruz e para concluir o trabalho fizeram a edição de imagem utilizando o programa FotoMix  para se colocarem  como parte daObra.

OBJETIVOS
ØConhecer um pouco da vida e obras dos artistas Eduardo Lima e Ivan Cruz;
ØComparar através das obras de arte a região do Brasil retratada pelos artistas estudados;
ØObservar a obra “Bolinha de Sabão” presente na arte de ambos artistas;
ØEnsinar o uso do software livre FotoMix na edição de imagens;
ØPerceber a ocorrência de uma reação química por meio de evidências e da comparação entre
o início e o final da experiência.


DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS


*PESQUISA E REGISTRO SOBRE A VIDA E OBRA DOS ARTISTAS IVAN CRUZ E
EDUARDO LIMA




*BRINCANDO COM BOLINHA DE SABÃO






*AVALIANDO A ATIVIDADE



*
FAZENDO EXPERIÊNCIAS DE BOLINHA DE SABÃO MISTURANDO ÁGUA E
DIVERSOS MATERIAS COMO: DETERGENTE, SABÃO EM PÓ, ÁGUA QUENTE
EFRIA, AÇÚCAR E TINTA GUACHE.





*REGISTRANDO AS OBSERVAÇÕES





*FAZENDO A RELEITURA DA OBRA BOLINHA DE SABÃO DE IVAN CRUZ



*FOTOGRAFANDO PARA FAZER A EDIÇÃO DE IMAGEM





*EDITANDO NO PROGRAMA FOTOMIX



*TRABALHO EDITADO

*PARA VER TODOS OS TRABALHOS EDITADOS CLIQUE NO LINK ABAIXO





SEQUENCIADA  DE  ARTE

3º ANO INICIAL A


RELEITURA DA OBRA AVIÃO DE PAPEL DE IVAN CRUZ


INTRODUÇÃO


Na sequenciada Fazendo Arte os alunos participaram de vários momentos de pesquisas da biografia, estilo de pintura e obras do artista  Ivan Cruz.   Após essa etapa de pesquisas a professora escolheu junto com os alunos  a obra que iriam fazer a releitura e a obra escolhida foi "Aviãozinhos de papel".  No bosque da escola a professora fez com os alunos aviõezinhos de papel e após todos terem confeccionado o seu, brincaram e se divertiram, nesse momento a professora foi fotografando os alunos brincando para usar a imagem na edição.   Utilizando o programa Tux Paint fizeram a releitura da obra Aviãozinho de papel de Ivan Cruz e para concluir o trabalho fizeram a edição de imagem utilizando o programa FotoMix  para se colocarem  como parte daObra.



OBJETIVOS
ØConhecer um pouco da vida e obras do Ivan Cruz;
ØObservar a obra Aviãozinho de papel;
ØEnsinar o uso do software livre FotoMix na edição de imagens;
ØUtilizar o programa Tux Paint na produção da releitura;
ØRealizar a brincadeira com a obra escolhida.





DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS














 CLIQUE NO LIVRO ABAIXO PARA VER TODOS OS TRABALHOS EDITADOS







SEQUENCIADA  DE  ARTE
3º ANO INICIAL B


INTRODUÇÃO
Na sequenciada Fazendo Arte os alunos participaram de vários momentos de pesquisas da biografia, estilo de pintura e obras do artista  Ivan Cruz.   Na quadra da escola a professora fez com os alunos os alunos várias brincadeiras pesquisadas nas obras de Ivan Cruz.   Após essa etapa de pesquisas a professora escolheu junto com os alunos  a obra que iriam fazer a releitura e a obra escolhida foi "CIRANDA II".  Utilizando o programa Tux Paint fizeram a releitura da obra Ciranda II de Ivan Cruz e para concluir o trabalho fizeram a edição de imagem utilizando o programa FotoMix  para se colocarem  como parte daObra.

OBJETIVOS

Ø  Conhecer um pouco da vida e obras do Ivan Cruz;
Ø  Observar a obra Ciranda II;
Ø  Ensinar o uso do software livre FotoMix na edição de imagens;
Ø  Utilizar o programa Tux Paint na produção da releitura;
    ØRealizar atividades com as brincadeiras pesquisadas.

*LAVANTAMENTO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE O ARTISTA IVAN CRUZ







*PESQUISA SOBRE A VIDA E OBRAS DO ARTISTAIVAN CRUZ






*BRINCANDO COM ALGUMAS DAS BRINCADEIRAS RETRATADAS POR IVAN CRUZ




CLIQUE NO LIVRO PARA VER OS TRABALHOS DOS ALUNOS





------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SEQUENCIADA  DE  ARTE


2ºS ANOS INICIAIS


INTRODUÇÃO

Pretendemos com esta sequenciada o avanço da aprendizagem, a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, ampliando sua visão de mundo, possibilitando a construção de uma nova postura frente aos novos saberes e  tornando compreensível aos alunos a herança cultural a partir do estudo da biografia e das obras de arte da artista plástica Anita Malfatti, bem como despertar e desenvolver o interesse pela Arte, e consequentemente estabelecer com os alunos um diálogo sobre os programas que serão utilizados por eles na releitura da obra escolhida pela turma, desenvolver o senso de observação, o gosto e o respeito pelas produções artísticas dos artistas de diferentes épocas, pelas produções dos colegas de classe e pela própria produção.


OBJETIVOS


*Valorizar e respeitar as produções próprias e de outras pessoas;

*Desenvolver o hábito de observação e apreciação, atentando para detalhes como: cor, forma e textura;

*Interpretar obra de arte, compreendendo sua função comunicativa;

*Estabelecer relações entre obras de Arte e a identidade cultural do Brasil;

*Representar por meio de desenho a releitura de uma obra da artista;

*Estimular a criatividade e a imaginação;

*Valorizar e respeitar a nossa cultura artística;

*Conhecer e se apropriar de novos programas tecnológicos na elaboração da releitura do obra escolhida.





ETAPAS DESENVOLVIDAS
 

SOCIALIZANDO A SEQUENCIADA COM OS ALUNOS

PESQUISANDO A BIOGRAFIA E OBRA DA ARTISTA ANITA MALFATTI


TEXTO COLETIVO SOBRE AS INFORMAÇÕES PESQUISADAS



RELEITURA UTILIZANDO O PROGRAMA ARTRAGE



FOTOGRAFANDO PARA EDITAR




EDITANDO NO PROGRAMA FOTOMIX





TRABALHOS EDITADOS




PARA VER O TRABALHO COMPLETO CLIQUE NOS LIVORS ABAIXO


2º ANO A - INICIAL






2º ANO B - INICIAL






2º ANO C - INICIAL




2º ANO D - INICIAL






-----------------------------------------------------------------------------------------------------------


PROJETO

JURUSSACA CÂMBIO, SÃO BERNARDO FALANDO...




JUSTIFICATIVA


Este projeto justifica-se centralmente por seu caráter de articulação pedagógica, direcionado a três escolas públicas, tendo como orientação a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 10.639, atual 11.645 (sancionada em 10 de março de 2008), que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira, indígena e africana.

Tomando por base a Lei 11.645 em que os conteúdos referentes à história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, propõe-se, em particular, a troca de informações entre alunos e professores das duas escolas da comunidade de Jurussaca e da escola ‘Otílio’ por meio, principalmente, de produção de gêneros textuais discursivos ‘livres’.

Um fator interessante a ser dito sobre as três escolas: duas na comunidade de Jurussaca e uma em São Bernardo do Campo consiste nas diferentes histórias de formação do povo brasileiro. As escolas em Jurussaca ligam-se à formação negro-indígena de nosso país; a de São Bernardo do Campo à imigração européia e asiática e ainda ao movimento migratório interno. 

Enfatizamos que as escolas pertencem a áreas geográficas distintas, compondo os ambientes urbano e rural. A comunidade de Jurussaca localiza-se na região norte do país, uma região muito pouco conhecida de nossos alunos da região sudeste. Por outro lado, os alunos das escolas de Jurussaca pouca ou nenhuma compreensão têm sobre a região sudeste ou ainda sobre a “Grande São Paulo”. Logo, o intercâmbio entre as referidas escolas pode ser um rico momento para o corpo discente, docente e para todos os pesquisadores envolvidos no projeto. Por intermédio dos objetivos propostos no projeto, “Jurussaca Câmbio, São Bernardo Falando”, a realidade de uma e de outra ‘comunidades’ pode ser um pouco conhecida e os professores envolvidos podem trabalhar diversos conteúdos durante o semestre tornando a Lei 11.645 de fato vivenciada nas escolas envolvidas no intercâmbio.

Este projeto justitifica-se, ainda, no que se refere ao exercício da cidadania e solidariedade, proporcionar a formação de um aluno consciente e atuante.
 

OBJETIVO GERAL
O Projeto de Intercâmbio: Jurussaca Câmbio, São Bernardo Falando visa ao intercâmbio de escolas da comunidade de Jurussaca/PA e EMEB Prof. Otílio de Oliveira em São Bernardo do Campo objetivando: (i) a troca de informações sobre histórias de uma e outra ‘comunidades’ por meio de relatos escritos espontâneos sobre a formação do povo brasileiro, tomando por base a Lei 11.645; (ii) a qualificação da produção escrita dos alunos por meio da escrita com destinatário; (iii) proporcionar aos docentes e discentes o exercício da cidadania e solidariedade por meio da arrecadação de livros didáticos e paradidáticos que marcarão o início das atividades da sala de leitura da comunidade de Jurussaca.


ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A COMUNIDADE DE JURUSSACA


A comunidade de Jurussaca é dos 253 povoados ‘quilombolas’ distribuídos em oito áreas do Estado do Pará.[1] A realidade “quilombola” no Brasil tem sido bem descrita por meio de pesquisas ligadas a Universidades e a órgãos governamentais e civis interessados na situação do negro no país.

O senso comum é que os quilombos estão ligados a um passado remoto que nos remete ao período da escravidão e à rebelião de negros que se isolavam em comunidades longínquas (o “Quilombo de Palmares” é a referência). Logo, mesmo em meio a diversas pessoas ligadas à escolarização no Brasil, há espanto quando se fala, nos dias de hoje, sobre centenas de “comunidades quilombolas” atestadas na maioria dos Estados.

A Constituição Federal de 1988 trouxe os quilombos para a agenda das políticas públicas ao instituir o direito de posse de terra aos “remanescentes de comunidades quilombolas”. O termo “remanescente de quilombos”, desde o início, foi motivo de grande debate; atualmente é consensual que:

·   Comunidades afrobrasileiras com direito a posse de suas terras não são, necessariamente, comunidades:

(i)           que se inserem em sítios arqueológicos comprovadamente ligados a quilombos da época da escravidão;

(ii)         isoladas ou de população estritamente homogênea;

(iii)       que têm, obrigatoriamente, de ter se constituído a partir de movimentos de insurreição.

·   Comunidades afrobrasileiras com direito a posse de suas terras são comunidades:



(i)           que se auto-identificam como um grupo étnico, distinto do restante da sociedade. Nesse sentido, a auto-identificação étnica não se reduz, por exemplo, a cor de pele; há que se levar em conta que a miscigenação é uma característica importante na constituição étnica das inúmeras sociedades que formam o mosaico cultural brasileiro.

É importante ressaltar que, no Brasil, há quilombolas outros além dos remanescentes de organizações sociais negras. Por exemplo, no Norte, há muito ainda a se fazer e reconhecer, em termos jurídicos e sociais, no tocante a quilombolas de matriz indígena e matriz ‘mista’ – indígena e negra (por exemplo).
                                                                  Oliveira, Campos & Fernandes (2011: 129, 130)
Observe abaixo mais um excerto dos autores citados:
[1] A informação é do NAEA – Núcleo de Altos Estudos da Amazônia.


No mapa a seguir, vê-se “imagem Google” de localização parcial da comunidade na área do Município de Tracuateua.






ETAPAS DESENVOLVIDAS





















Vídeo gravado pelos alunos dos 2ºs anos C e D se apresentando aos alunos de Jurussaca


2º ano c





2º ano D







2ºs anos A e B






As professoras escreveram coletivamente com os alunos os e-mails para as escolas vizinhas convidando os aluno, professores e as equipes gestoras a participarem da campanha de arrecadação de livros para serem enviados a escola de Jurussaca e montada a biblioteca.





Folder confeccionado com textos dos alunos para serem distribuídos aos alunos das escolas vizinhas e moradores da comunidade.





Os alunos foram até as escolas vizinhas acompanhados das professoras e da coordenadora pedagógica para falar sobre o projeto entregar o folder e pedir pessoalmente colaboração na arrecadação de livros.




As cartinhas dos alunos de Jurussaca chegaram!




A campanha que os alunos fizeram foi um sucesso! Muitos livros foram arrecadados e enviados à Comunidade de Jurussaca. A festa de inauguração da biblioteca será no início do próximo ano. Iremos acompanhar através dos registros enviados pelos parceiros nesse projeto (pesquisadores da USP) que irão nos enviar fotos e vídeos do evento.


Retirada dos livros arrecadados para serem enviados à comunidade de Jurussaca

Livros a caminho da Comunidade Jurussaca:








OS LIVROS CHEGARAM À ESCOLA DE JURUSSACA








-------------------------------------------------------------------

2ºS ANOS DO CICLO II

 

PROJETO

OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA


Como o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. O projeto Olimpíada de Língua Portuguesa contribuiu também para elevar a autoestima dos alunos.
 Foram desenvolvidas várias oficinas de produção de poemas e poesias, que resultaram numa melhoria significativa das produções de textos dos alunos.


DINÂMICAS



CONHECENDO O BAIRRO





PRODUZINDO, REVISANDO E ILUSTRANDO




REPRODUZINDO COM MOSAICOS DE PLASTILHAS AS DUAS PAISAGENS DE SÃO BERNARDO QUE OS ALUNOS DO 2º ANO A DO CICLO II MAIS GOSTARAM.




POEMAS PRODUZIDOS E ILUSTRADOS PELOS ALUNOS


2º ANO A  DO CICLO II








2 ANO B DO CICLO II






2ºANO C DO CICLO II




2º ANO D DO CICLO II






------------------------------------------------------------------------------------------------


2º ANO D DO CICLO II


LIVRO RECORDAÇÃO

OS ALUNOS DO 2º ANO D DO CICLO II CRIARAM EM PARCERIA SALA DE AULA E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA UM LIVRO PARA DEIXAR DE RECORDAÇÃO À EQUIPE DE GESTÃO, UMA VEZ QUE ESTÃO INDO EMBORA DESTA ESCOLA.



Publish at Calameo or read more publications.



-----------------------------------------------------------------------------------------


PROJETO

QUALIDADE DE VIDA


O projeto Qualidade de Vida foi desenvolvido com todos os alunos e professores e funcionários, visando conscientizá-los da importância da prática de esportes, aliada a uma alimentação saudável para ter boa saúde.
Durante o projeto foram desenvolvidas várias atividades como:


Ø  Pesquisa sobre a importância da visita ao médico;

Ø  Pesquisa sobre as vacinas e sua importância para evitar doenças;

Ø  Criação de uma apresentação falando sobre a importância da vacina;



Ø  Pesquisa de vários tipos de horta e de como preparar uma;

Ø  Pesquisa de verduras e legumes e que tipo de solo poderiam ser plantadas;
Ø  Pesquisas de receitas com reaproveitamento de alimentos;
Ø  Confecção de folder falando sobra a importância de reaproveitar alimentos para distribuir para a comunidade;
Ø  Realização do teste de alimentação (no site do SESI) com a comunidade no dia da mostra;
Ø  Confecção de cartazes orientando sobre os cuidados que devemos ter com a alimentação.
ØCriação de tirinhas sobre o tema estudado utilizando o site Máquina de Quadrinhos da turma da Mônica.







 
  1ºs anos  Iniciais
  •   Criação de tirinhas sobre o tema estudado utilizando o site Máquina de Quadrinhos da turma da Mônica.
http://www.maquinadequadrinhos.com.br/HistoriaVisualizar.aspx?idHistoria=1123386


2ºs anos Iniciais

  •   Realização do teste de alimentação (no site do SESI) com a comunidade no dia da mostra;
  •   Confecção de cartazes orientando sobre os cuidados que devemos ter com a alimentação.

3ºs anos Iniciais










Publish at Calameo or read more publications.


2ºs anos do Ciclo II

  •   Pesquisa sobre a importância da prática de esportes, aliada a uma alimentação saudável para ter boa saúde;
  •  Seleção de atividades físicas para fazer com a comunidade na mostra cultural;
  •   Confecção de marca textos e cartazes falando sobre o assunto.











Robótica Educacional

 Sequenciada:



Ø  A Cidade que Queremos

 tividades desenvolvidas:

Ø  Pesquisas, registros e apresentações;
Ø  Montagens e programações 
 





Comunidade

Temas trabalhados
*Noções Básicas de Informática (Office)          
*Internet
*Acesso livre e tira dúvidas de professores e funcionários

Atividades desenvolvidas
Ø  Utilização dos programas Word, Power Point, e Excel na elaboração  de planilhas de compras,  receitas culinárias, edição de imagens utilizando o Power Point;
Ø  Criação e utilização de e-mails;
Ø  Criação e utilização de Face Book;
Ø  Acesso livre de funcionários e auxílio nas dificuldades pontuais.








EVENTOS DO ANO




FOTOS DE ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O ANO


Festa Junina Interna

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA

EXPRESSO LAZER

CENTRO DE REFLEXÃO DO TRÂNSITO

Reunião de Pais

Show de Talentos

Acampa Otílio

Projeto Qualidade de Vida


MONITORIA 2012

Neste ano de 2012 os monitores estão dando continuidade ao projeto de rádio, a Rádio Inteligente está cada vez mais atraente.
Foram divididas as tarefas dos monitores, cada grupo de acordo com o que escolheram ficaram responsáveis por uma ou duas atividades dentro da monitoria, assim temos monitor dos nets, atuando junto aos professores na sala de aula, monitor da comunidade atuando junto aos alunos (idosos) do curso da comunidade, monitor dos alunos, atuando junto as turmas nas aulas do laboratório e monitor de Educação Tecnológica atuando junto aos professores dos 1ºs aos 3ºs anos iniciais nas aulas.

Monitores auxiliando os alunos da comunidade 





Monitores auxiliando os alunos nas aulas no laboratório de informática                                                                  

                                                                             


 Monitores em sala de aula auxiliando alunos e professores com os Laptops.




Gravando os programas da Rádio





Participação dos monitores na socialização do projeto "ERA UMA VEZ".

 



Visita à exposição: Instante Experiência Acontecimento em Arte e Tecnologia






Registro da visita no diário de bordo





Avaliação da visita