2017

5ºS ANOS 


PROJETO: SOCIEDADE, GENTILEZA E DIVERSIDADE

JUSTIFICATIVA:
Um dos desafios contemporâneos da escola é contribuir para a formação moral e ética dos alunos-cidadãos. É fundamental que, nos espaços educativos, seja construída e problematizada a participação do indivíduo na vida pública.
Como ninguém nasce cidadão, a ideia de participação social precisa ser permanentemente construída. Há vários caminhos para ensinar normas, valores e atitudes passíveis de (re) organizar as relações para uma convivência justa. O trabalho educacional que mobiliza conteúdos atitudinais precisa estar nas ações cotidianas e fazer parte dos objetivos de aprendizagem. Diversas atividades pedagógicas levam a reflexões e ao entendimento crítico dos eventos que ocupam e preocupam a vida de todos nós.

OBJETIVO GERAL

Pesquisar, reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer e valorizar a diversidade, que está intrinsecamente ligada ao respeito ao outro, com suas crenças, credos e valores, superando assim, a intolerância e a violência entre os indivíduos;

• Compreender a relação entre a diversidade cultural e os direitos humanos;

• Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade;

• Conhecer diferentes manifestações culturais e suas influências na construção das identidades dos povos;

• Desenvolver e divulgar, na escola e na comunidade, estudos que propiciem o resgate da cultura afro-brasileira e indígena;

Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo, fatores de exclusão do educando;

Sensibilizar para a importância da temática étnico-racial, oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais;

• Trabalhar a construção de uma autoestima positiva no educando, para que o mesmo possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus semelhantes;

• Perceber que pertencemos a grupos sociais, bem como classificar alguns grupos de que fazemos parte;

• Respeitar as diversidades aprendendo a lidar com as diferenças dentro e fora da escola;

• Construir jogos relacionados ao tema estudado utilizando o programa Scratch;

• Criar documentários utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola e em casa;

• Aprender linguagens de programação através do Code, Scratch e do Arduíno.


OBJETIVOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO:

Língua Portuguesa
- Ler e discutir acerca de diversos tipos de textos inclusive de literatura infantil e infanto-juvenil, para posteriormente refletir, desconstruir, construir novos textos e se expressar a favor da diversidade.

- Pesquisar os saberes e as verdades dos mitos e dos ditos populares com base nos valores e questões éticas.

- Assistir a vídeos e depoimentos para reflexões individuais e coletivas.

- Ouvir músicas para sensibilização do tema.

Ciências
- Estudar as causas de algumas Inclusões Socias; (acessibilidade e deficiência).

 • História
- Estudar as dimensões sociais, políticas e culturais como meio para construir a noção de identidade do educando.

Geografia
- Refletir criticamente sobre nossa espacialidade geográfica fundamentando-se numa visão histórica, social, política, cultural e econômica.

Artes
- Incentivar e valorizar a criação artística através de suas diversas manifestações como dança, dramatização, músicas e artesanato. 

Matemática
- Pesquisar dados, elaborar gráficos e realizar estimativas de informações relacionadas à temática do projeto.


ETAPAS:
 PROCEDIMENTO/METODOLOGIA
- Levantamento de conhecimentos prévios com os alunos sobre o tema;
- Assistir ao vídeo Dia e Noite da Pixar como tema disparador para o andamento do projeto

Português
- Debates, roda de conversa e apreciação; produções textuais; leituras individuais, compartilhadas e para outras turmas; seminários; interpretação de textos, registros em duplas, grupos e coletivamente; sensibilização por imagens e vídeos; vocabulário; cartazes; músicas; contribuições dos familiares.
- Leitura de textos literários tendo como estratégia favorecer a discussão dos temas, propiciando a identificação dos alunos com os personagens das narrativas para ampliar a capacidade de reflexão.
Leitura de livros variados com o tema diversidade:

 


"Nós" Eva Furnari

"Por que meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?" Sandra Branco.

E mais:
ü  Tem sempre um diferente / somos todos diferentes / Somos iguais mesmo sendo diferentes / Eu vi por aí / Jeito de ser / A família de Sara / Rafaela Tagarela / E o que eu faço com essa tal de boas maneiras.
Livros que retratam a Inclusão Social:
ü  Esta é Silvia / Menina não entra / Olívia tem dois papais / Do jeito que a gente é / Menina bonita do laço de fita / Rodrigo enxerga tudo / O chamado de Sosu.
Livro virtual narrado:
ü  Diversidade – Tatiana Belinky

ü  -Significado das palavras: DIVERSIDADE, AMIZADE, IGUALDADE, DIREITOS, SOCIEDADE;

ü  - Soletrando: competição entre os alunos, com palavras retiradas de história;

       - Música:
ü  CD – Grandes pequeninos – “(música) Normal é ser diferente”.
ü O Brasil vai ensinar o mundo (1989) – Cazuza e Renato Rocketh
ü Outras ainda em pesquisa.

- Filmes:
ü  “A estranha vida de Timothy Green”
ü  “Um sonho possível”
ü  (sobre Bullyng)
   
Ciências
- Leitura de livros didáticos e paradidáticos, pesquisas na internet e Bei para complementação das discussões, rodas de conversa, registros em dupla e coletivamente, confecção de cartazes.

Produto final:

ü Primeira situação comunicativa:
- Apresentação musical: “Normal é ser diferente” com coreografia. 5º A/B

ü Segunda situação comunicativa:
- Apresentação das produções desenvolvidas no Laboratório de Informática, 5ºs anos A/B/C/D.
     Robótica:
  ü  Construir robôs que garantam a acessibilidade de pessoas com alguma necessidade especial 5ºs anos A/B/C/D

  ü  Construir jogos no Scratch.
5ºs anos A/B/C/D.

      -  Apresentação das produções desenvolvidas na sala de aula, 5ºs anos A/B/C/D.
üProdução de uma árvore com flores, mãos, borboletas, frases... Uma por turma manhã e tarde (dobraduras, pinturas, colagem).

RECURSOS
  • Filmes, Músicas, DVDs, CDs, Data show, Netbook, Materiais de desenhos e pintura, papeis diversos, Livros diversos: didáticos e paradidáticos que retratem o tema, Reportagens jornalísticas, notícias, Revistas, Jornais, cartazes de comunicação visual e escrita.


Disciplina de História/ Geografia

PROCEDIMENTO/METODOLOGIA
O início do projeto se dará com uma roda de conversa que propiciará o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema.
O que você entende por preconceito?
Preconceito é uma atitude que pode gerar violência?
Você ou alguém que você conhece já foi vítima de preconceito?
Qual é a sua atitude diante disso?
Leitura crítica de textos que tratam de direitos fundamentais. O objetivo não é explicar documentos como a Declaração dos Direitos Humanos ou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), mas promover a apropriação dos princípios e valores presentes neles para analisar como podem ser utilizados para denunciar situações e exigir modificações na sociedade.
Atuação em pequenos trabalhos voluntários. A ação em projetos sociais ou socio-ambientais leva ao desenvolvimento da capacidade de cooperação e de argumentação com base na realidade.

Vídeo: Diversidade Cultural Brasileira

Músicas:

Paratodos (MPB, 1993) – Chico Buarque

Black is beautiful (soul music, 1971) – Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle (interprete -  Elis Regina).

Inclassificáveis (rock, 1996) – Arnaldo Antunes (interprete - Nei Mato Grosso)

O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a pesquisa, exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas  e pesquisa com a família, observações  em ilustrações e/ou vídeos e leituras. Para tanto vamos:  

  • Promover reflexões de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que trata sobre o tema;
  • Audição, análise e ilustração de músicas que retratem o tema;
  • Hora da história: inserção de momentos de leitura semanal, durante a execução do projeto;
  • Apreciação da canção “Normal é ser diferente” do cantor Jairzinho; https://youtu.be/oueAfq_XJrg
  • Identificação  do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do mapa mundi;
  • Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que tratam da diversidade étnica brasileira;


Disciplina de Matemática

Os alunos devem transcrever as informações obtidas nas pesquisas e transforma-las em gráficos e tabelas. Também elaborar cálculos de porcentagem e fração sobre o tema.

RECURSOS
  • Filmes, Músicas, DVDs, CDs, Data show, Netbook, Materiais de desenhos e pintura, Livros de histórias africanas ou que retratem o tema, Mapa mundi, Reportagens jornalísticas, Revistas, Jornais.

Avaliação
Que durante todo o percurso onde percorremos diferentes caminhos, essas estratégias incentivem a reflexão sobre novas possibilidades de relações humanas.
Nesse contexto, cabe a nós professores, assegurar que as ações tenham sempre um caráter formativo, nunca moralizador.
Trabalharmos para que os alunos ampliem as possibilidades de reflexão e ação dentro e fora do contexto escolar. Porém o mais importante é assegurar o princípio ético que rege essas práticas, garantindo que a escola, enquanto instituição socializadora, forme cidadãos comprometidos com a elucidação dos problemas do mundo e com soluções que busquem uma vida boa, digna e justa para todos.



DOCUMENTÁRIOS CRIADOS PELOS ALUNOS DOS 2ºS ANOS C e D -  CICLO II









DOCUMENTÁRIOS CRIADOS PELOS ALUNOS DOS 2ºS ANOS A e B -  CICLO II




JOGOS E ANIMAÇÕES CRIADAS NO APLICATIVO SCRATCH














4ºS ANOS



Projeto: Dengue

Objetivo   
Conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção contra a Dengue e sobre os cuidados a serem tomados para acabar com o mosquito.

Introdução
A Dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos. A Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não podemos deixar água parada, prevenção é a única arma contra a doença.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos do mosquito.  Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos, plásticos, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
                                         Etapas
Levantamento de conhecimentos prévios sobre a dengue;
Vídeo de sensibilização - Sai Fora Dengue (https://www.youtube.com/watch?v=WA7zf_Ip66w);
Pesquisas e registros sobre o tema;
Exibição de vídeos sobre a doença e como evitá-la.
Leitura de noticiários sobre dengue.
Pesquisa na Internet sobre a dengue.
Criação de jogos sobre a dengue no programa Scratch.
Publicação dos jogos no site do Scratch e no Blog da escola.
Socialização




ETAPAS DESENVOLVIDAS

ASSISTINDO VÍDEO SOBRE A DENGUE




JOGOS CRIADOS NO SCRATCH





PROJETO COLETIVO: CIDADANIA E VALORES
 “Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.”
(BR Ministério da Educação - Secretaria de Educação Fundamental. Ética e Cidadania no convívio escolar. Brasília, 2001,pg 13)


v   PRIMEIROS  ANOS DO CICLO II

Título: Eu respeito...E você? Respeite!

Justificativa

                         Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que posso ser.
 (Jean Piaget).
            Através das diversas situações vivenciadas tanto na nossa rotina escolar, como na nossa sociedade apresentou-se a necessidade de trabalhar vivências onde nossas crianças possam refletir sobre valores como: colaboração, convivência, solidariedade, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade. Conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras, começando na base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta, para que juntos possamos construir um mundo mais justo e fraterno na transformação da comunidade do nosso entorno.
              Nesse contexto, ressaltamos que o respeito é um conceito relativo que, na maioria das pessoas está diretamente relacionado com os valores pessoais de cada um. Tais valores são aprendidos na família, na sociedade e na escola. O respeito é uma virtude que está atrelada ao comportamento e a atitude; o aluno precisa antes de tudo respeitar-se para assim respeitar o colega e a todos que estão a sua volta.

Objetivos Gerais
Proporcionar as nossas crianças vivências para que ele se conscientize da necessidade de respeito entre todos através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania e cumprindo, assim, com o maior papel da escola: favorecer uma aprendizagem realmente significativa na formação de seres humanos mais conscientemente participativos e responsáveis no convívio social.
Resgatar em nossos alunos os valores como:o respeito  a si mesmo,  ao outro,  ao ambiente e patrimônio publico, contribuindo para uma melhor qualidade de vida na escola, família e sociedade.

Objetivos Específicos
§  Discutir a definição  de respeito e o comprometimento que há entre a aplicação dessa palavra nas relações interpessoais, em relação ao patrimônio público, em especial a escola, em relação às Leis/Regimento Escolar, em relação às normas de higiene e também em relação à merenda escolar;
§  Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas;
§  Ser um agente transmissor e multiplicador do respeito, tanto na família, na escola e na sociedade;
§  Valorizar o dialogo  como forma de mediar conflitos e decisões coletivas de forma respeitosa;
§  Praticar atitudes de respeito, cooperação e cuidado com o ambiente escolar no dia a dia;
§  Perceber que as normas, regras e deveres devem ser respeitas em todos os ambientes que vivem seja pessoal, coletivo, familiar, social e etc;
§  Perceber o espirito de cooperação e respeito entre os colegas, seja ele coletivo ou individual;
§  Sensibilizar os alunos para o fato de que Respeitar o outro é exigir respeito a si mesmo;
§  Reconhecer e respeitar as qualidades e defeitos do outro, respeitando as diferenças e limites de cada um;
§  Estimular o gosto por atividades coletivas como: dinâmica, jogos e atividades que exercitem o respeito;
§  Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
§  Comunicar por meio de cartazes, desenhos, construções de jogos, relatos, vídeos, fotos os conhecimentos adquiridos, listando assim as possíveis ações para uma perfeita efetivação das práticas do Respeito na escola e em todos os momentos da vida.

Metodologia

            As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva junto as turmas dos I ANO CICLO II
(4 ano ) com a interação do professor , aluno, família,  comunidade, e equipe escolar .
Durante a execução do projeto pretendemos utilizar as seguintes atividades :


• Língua Portuguesa: literatura, vídeo “ o vírus da gentileza”, Interpretação da imagem, confecção de um quebra cabeça, apresentação dança ( Eliana- palavrinhas mágicas) ou jogral, cartazes, dinâmica da borboleta e exercícios avaliativos sobre respeito, produção de um texto coletivo, leitura de livro, Filme sobre regras de convivência e outros.
Matemática:  resolução de situações problema envolvendo as operações fundamentais, identificar semelhanças e diferenças entre pares, criação de gráfico e tabelas confrontando informações com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos (situações que eu gosto de ser respeitado, situação em que eu me senti desrespeitado. Tabulação de informações.
Trabalhar o respeito, autocontrole e os outros valores através das dinâmicas feitas através do JOGO ELOS.
História e Geografia: Leitura do livro” Malala – A menina que queria ir para escola” (Companhia das Letrinhas),Contextualizando com o filme  “Malala”
Laboratório de Informática: pesquisa, vídeos, programação de jogos utilizando o SCRATCH.
Biblioteca: Pesquisa no acervo.





Etapas


Cronograma Mensal de Atividades

Março: Elaboração e escrita do projeto pelas professoras. Compartilhar o projeto com os alunos, Sensibilizar os alunos quanto à curiosidade e participação no projeto (leituras de literaturas infantis e vídeos).
Abril: A atividade será um quebra cabeças, que deverá ser pintado com as cores primárias, vermelho, azul e amarelo. As cores primárias, “primeiras” assim como o Respeito, que é o assunto primeiro e deverá ser base para todos os demais temas. Após pintado e recortado, após conversa sobre o que eles pensam sobre o respeito, após ser debatido cada tema proposto nos quebra cabeças eles podem montar o jogo nos cartolina. Pode-se novamente aproveitar o momento para demonstrar como acontece algumas emoções diante da ausência de respeito, não é fácil reconstruir o respeito depois que se quebra. Mas também não é impossível;

Maio: A parábola do Monge e do escorpião vem de encontro aos que deseja expor sobre o respeito. Inicia com uma leitura silenciosa, depois o diálogo que deve ser imprescindível em qualquer atividade aqui realizada. Para finalizar, e aumentar o contato com os alunos, é interessante ouvir o que eles têm a dizer, quais histórias são reproduzidas, as situações e que possam expressar livremente suas opiniões;
Video: “O vírus da gentileza” será passado este vídeo para sensibilização das crianças quanto ao tema;
. Apresentação de uma dança com uma coreografia que exemplifique o tema estudado ou um jogral;

Junho: Situação Comunicativa – Mostra Científico Cultural – Com atuação protagonista dos alunos:
Agosto: Dinâmica da borboleta: uma borboleta sem pintura é entregue para todos os alunos.Oriente para que pintem com suas cores preferidas, mas que enquanto realizem a atividade, pensem sobre a atividade que estão realizando, No início todas iguais, brancas, depois todas diferentes, já que cada um ao realizar a pintura coloca seu gosto pessoal, sua habilidade na mesma.Quando todas estiverem prontas, os estudantes a colam no quadro, na porta ou num cartaz, mas deve ser colocado todas no mesmo espaço, com indicação de “RESPEITO ”. Oriente para que eles olhem o “painel” e comentem sobre a experiência. Não esqueça de registrar, preciosidades saem das bocas de nossas crianças;
Aqui, pode-se salientar sobre as semelhanças e diferenças existentes nas pessoas. No início, a borboleta branca, todos iguais, não importa quem somos, ou onde vivemos, quais as nossas concepções de vida, “somos iguais” em sentimentos, desejos, sonhos, somos bem “humanos” neste sentido. A borboleta pintada, uma alusão as nossas diferenças físicas, étnicas, políticas, de opinião, gostos, as religiosas;

Setembro: Pedir aos alunos que pesquisem sobre imagens de vandalismo em escolas, discussões usando o conhecimento prévio do aluno  e cartazes com observações;
. Cuidar do ambiente, espaço escolar (sala de aula, refeitório, uso do banheiro....), com observações de escuta dos alunos e confecção de cartazes.
(Parceria com a especialista de Artes e Educação Física)
Outubro: Entrevista construída com a participação dos alunos contendo principalmente pergunta sobre situações em que se sentiu respeitado/respeitado a ser perguntado e respondido pelos familiares e/ou funcionários da escola. Tais resultados serão os dados a serem tabulados, elencados em gráficos e tabelas construídos pelas equipes e supervisionados pelas professoras.
Confecção da árvore do respeito (Parceria com a especialista de Artes e Educação Física)
Novembro: Encerramento – Mostra cultural das produções dos alunos (cartazes), atividades realizadas durante o semestre e apresentações (jogral, paródia e poesia/ teatro)
Avaliação
O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes que eles terão ao final do processo de aprendizagem. Sendo assim, pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação continuada, tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades extraclasses, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos, a participação nas apresentações e a confecção do produto final.

Materiais Necessários
ü  Sulfite branca e colorida;
ü  Cartolinas brancas e coloridas;
ü  Canetinhas;


Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=47dsx3L9n_s  BOAS MANEIRAS – TURMA DA MONICA
https://www.youtube.com/watch?v=6_9VXRfHlGo FABULA ANIMADA RESPEITO E COLABORAÇÃO
https://www.youtube.com/watch?v=71bYzTZ12mk -  VIRUS DA GENTILEZA
ttps://www.youtube.com/watch?v=yBKmxuOuZmY - MALALA


Livros:
  
    



PRODUÇÕES DOS ALUNOS DO 4º ANO C





Ler mais publicações no Calaméo



PRODUÇÕES DOS ALUNOS DO 4º ANO D








APRESENTAÇÃO MUSICAL NO TEATRO LAURO GOMES




KHAN ACADEMY

A Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. O site oferece ensino personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ainda ele precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um.


Alunos do mundo todo, cada um com sua história única, aprendem no seu próprio ritmo na Khan Academy todos os dias. Pensando numa forma mais dinâmica e divertida de aprender matemática aceitamos o desafio de trabalhar com a Khan Academy neste anos de 2017.




ANIMAÇÃO CRIADA NO PROGRAMA SCRATCH






3ºS ANOS




POR QUE ENSINAR PROGRAMAÇÃO AOS NOSSOS ALUNOS?


Saber programar é uma habilidade importante em um mundo digital. Hoje em dia não basta saber usar computadores, criar textos, planilhas, usar internet. As crianças também devem saber como as coisas funcionam. Aprender a programar não é útil apenas se você quiser ser um programador no futuro. Programar ajuda em outras habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso, programar é muito divertido!
Fonte:https://www.codeclubbrasil.org.br/sobre-o-projeto/

E para iniciar o conceito de programação com nossos alunos utilizamos plataforma CODE.ORG












KHAN ACADEMY

A Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. O site oferece ensino personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ainda ele precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um.
Alunos do mundo todo, cada um com sua história única, aprendem no seu próprio ritmo na Khan Academy todos os dias. Pensando numa forma mais dinâmica e divertida de aprender matemática aceitamos o desafio de trabalhar com a Khan Academy neste anos de 2017.












Projeto: Cidadania e Valores

Título: A Ciência por trás dos brinquedos e os brinquedos por trás das relações humanas

Justificativa
                                                                “... em estágios relativamente precoces do desenvolvimento da atividade lúdica, uma criança descobre no objeto não apenas as relações do homem com este objeto, mas também as relações das pessoas entre si....As relações sociais já surgem nesses jogos de forma explícita - sob a forma de relações dos jogadores entre si"(Leontiev, 1988, p.135).     
Desde muito pequenas as crianças interagem com o mundo através de brinquedos, brincadeiras e jogos. Piaget e Vygotsky através de seus estudos deram grandes contribuições para compreendermos a importância destas atividades lúdicas no desenvolvimento intelectual e social das crianças, pois nestas atividades se evidenciam um processo de criação, de socialização e interação com o meio. Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro adquirindo novas habilidades e desenvolvendo a imaginação e a autonomia. 
                           “As brincadeiras transformam e demandam o aparecimento de novas necessidades e de novas oportunidades de consciência sobre o mundo. Por isso, o brincar é considerado uma atividade teórica baseada em atividades reais. Neste processo está contida a sociedade com a qual a criança se relaciona emocional e cognitivamente, pois "... a situação objetiva imaginária desenvolvida é sempre, também, uma situação de relações humanas" (Leontiev, 1988, p.136).
Kishimoto (1993) ressalta que o brinquedo assume a função lúdica e educativa. Como função lúdica o brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer. E como função educativa, ensina tudo àquilo que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo.
Assim quando trazemos para as salas de aula atividades lúdicas como: brinquedos, brincadeiras, jogos, músicas, teatro, passeios, pinturas estamos promovendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças embasando nossas práticas pedagógicas em teorias da aprendizagem que afirmam que as crianças aprendem enquanto brincam.
Brinquedos e brincadeiras são formas privilegiadas de desenvolvimento e apropriação do conhecimento pela criança, portanto são instrumentos indispensáveis da prática pedagógica e componente relevante de propostas curriculares. (KISHIMOTO, 1999, p.11)
Nossa intenção pedagógica está justamente em tornar estes momentos lúdicos e singulares para as crianças em situações privilegiadas de uma aprendizagem significativa. É ao brincar que estaremos direcionando nossa prática educativa para aquilo que queremos que nossos alunos não só aprendam, mas guardem para a vida. Pretendemos criar oportunidades de acrescentarmos situações de julgamentos, avaliações que a criança faz dos outros e de si própria, bem como tomadas de decisões importantes, pautadas na moral, nos valores mediados pelo grupo social, ou seja, criarmos a oportunidade de introduzir um elemento moral em atividades extremamente prazerosas e repleta de significados. E este elemento moral surge da própria atividade da criança, da sua prática e não sob forma de uma máxima da moral abstrata que ela tenha ouvido.
Considerando os saberes citados anteriormente e a riqueza que promove o brinquedo na construção do conhecimento optamos por eleger o brinquedo como disparador de curiosidades e motivador de explicações científicas quanto ao seu funcionamento na vertente científica deste projeto e o estudo da moral e valores que esta ação reflete nas relações infantis que concretiza as relações sociais na prática da cidadania e do respeito, em uma vertente humanística do projeto.
Assim sendo, temos como premissa no desenvolvimento deste projeto oportunizar situações didáticas que valorizem o processo investigativo para definir conceitos científicos e a valorização de um sujeito mobilizador de ações positivas para a harmonia nas relações que estabelece com as pessoas do seu meio. Colocando o aluno como sujeito ativo e articulador da sua aprendizagem, valorizando o compartilhamento de saberes entre eles e também estimular o aluno a participar de um movimento de ressignificar o mundo, isto é, de construir explicações a partir da observação, indagação, investigação sempre norteadas pelo conhecimento científico e valores éticos.
Objetivo Geral
Utilizar alguns brinquedos tradicionais como disparadores de curiosidades e motivadores de explicações científicas quanto ao uso do seu funcionamento;
Promover oportunidades para que os alunos observem, levantem hipóteses, pesquisem em diversas fontes, questionem, investiguem, experimentem e registrem conceitos definidos.
 Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais presentes nas brincadeiras, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.

Objetivos Específicos na vertente científica
     compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana;

     formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais, a partir de observações do funcionamento de brinquedos;
     organizar e registrar informações adquiridas a partir de investigações;
     valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
     reconhecer e utilizar diferentes linguagens - verbal, escrita, corporal, artística - para descrever, representar, expressar e interpretar fenômenos físicos observados;
     valorizar as explicações baseadas nos fenômenos da física para o funcionamento de alguns brinquedos;
     entrar em contato com fenômenos físicos, mesmo que de maneira não formal;
     comunicar por meio de experiências, cartazes, desenhos, construções, relatos, vídeos, fotos os conhecimentos adquiridos;
     incentivar a curiosidade e o gosto pela pesquisa;
     pesquisar em diferentes fontes.

Objetivos Específicos na vertente humanística

     incentivar o respeito mútuo dentro da comunidade escolar como um todo;
     capacitar o aluno para desenvolver a consciência da importância de sua participação social para o exercício pleno da cidadania;
      reconhecer o diálogo como fonte transformadora da sociedade;
     promover a solidariedade nas relações interpessoais;
     desenvolver ações que contemplem a educação ambiental e o desenvolvimento da consciência ecológica;
     reconhecer a sabedoria do idoso, promovendo momentos de interação e valorização de sua experiência de vida;
     respeitar as diferentes etnias presentes na nossa sociedade.



Áreas do conhecimento e conteúdos

Multidisciplinar:
• Ciências: fenômenos físicos no funcionamento dos brinquedos
• Língua Portuguesa: leitura, escrita de textos.
• Matemática: medidas: comprimento, massa, formas geométricas, operações fundamentais.
• Artes: confecção de brinquedos apreciação de obras que retratam brinquedos e brincadeiras.
• Educação Física: exploração dos brinquedos estudados e produzidos e participar de jogos e brincadeiras.
• Laboratório de Informática: pesquisa, vídeos, Educação Tecnológica (LEGO), produção de um Curta sobre as experiências humanísticas
• Biblioteca: Pesquisa no acervo


Etapas para a vertente científica
1-        Produzir uma lista de brinquedos tradicionais conhecidos pelos alunos;
2-        Explorar o brinquedo ioiô com o grupo em todas as suas possibilidades.
3-        Explorar o ioiô novamente observando e buscando respostas para as indagações da professora: Por que o ioiô sobe? O que faz subir e descer pela mesma corda?
4-        Com as respostas intuitivas dos alunos surgirá a oportunidade de levantarem curiosidades que apresentam agora sobre o funcionamento do ioiô.
5-        Leitura e explicações científicas sobre o funcionamento do ioiô.
6-        Experiências que expliquem a energia potencial, energia cinética, movimentos de rotação e translação.
7-        Buscar na lista produzida pelos alunos outros brinquedos que giram e pesquisar se compartilham do mesmo conceito físico.
Nossas etapas para este momento seguirão estas estratégias de explorar, observar, investigar, questionar, classificar, verificar, generalizar para definir e futuramente aplicar os conceitos elaborados buscando informações científicas para validar as suas teorias. Além de confeccionar brinquedos tradicionais. Os brinquedos selecionados para investigação são: ioiô, peteca, estilingue e avião de papel.
No segundo momento a partir dos conhecimentos adquiridos, os alunos vão através da criatividade do grupo elaborar um esboço de um brinquedo inusitado ou outra invenção para aplicar os conhecimentos construídos, testar e explicar o seu funcionamento.

Etapas para a vertente humanística
1-    Apreciar a Obra: Jogos e Brinquedos Infantis, 1560, de Pieter Brueghel, levando os alunos a constatar que os jogos e as brincadeiras estão presentes em diferentes épocas como prática social, histórica e cultural.

Resultado de imagem para Brinquedos Infantis, 1560, de Pieter Brueghel

2-    Com base ainda na obra: Jogos e Brinquedos Infantis, 1560, de Pieter Brueghel pedir para que os alunos se atentem para as relações pessoais ali presentes e a sensação que estas pessoas nos transmitem.

3-    Vídeos diversos geradores de discussões sobre os comportamentos apresentados como, por exemplo: conflitos em sala de aula, boas maneiras, solidariedade, respeito pela natureza e pessoas, etc.

4-    Provocar situações de debates em atividades de jogos, brincadeiras e exploração dos brinquedos selecionados na vertente científica.

5-    Participar de brincadeiras e jogos respeitando as regras, os colegas da equipe e de outras equipes evitando conflitos, e se houver buscando formas adequadas para resolvê-los.


Cronograma Mensal de Atividades

Março: Elaboração e escrita do projeto pelas professoras. Compartilhar o projeto com os alunos, Sensibilizar os alunos quanto à curiosidade e participação no projeto (leituras de literaturas infantis e vídeos, levantamento de brinquedos conhecidos).
Abril: Disparador da aprendizagem: brincar com os brinquedos selecionados para investigação, lançar questões problematizadoras quanto ao seu funcionamento, buscar respostas através de levantamento dos conhecimentos prévios, pesquisas, experiências para constatar hipóteses, registros dos conhecimentos construídos. Apreciar obras artísticas com foco nas relações pessoais. Assistir vídeos que promovam a reflexão sobre o comportamento.
Maio: lançar questões problematizadoras quanto ao seu funcionamento, buscar respostas através de levantamento dos conhecimentos prévios, pesquisas, experiências para constatar hipóteses, registros dos conhecimentos construídos. Problematizar situações reais levantadas nos momentos do brincar e promover assembleias.
Junho: Situação Comunicativa – Mostra Científico Cultural – Com atuação protagonista dos alunos: Expor o processo de pesquisa através de cartazes, experiências, relato pelos alunos, fotos, vídeos, exposição dos brinquedos observados e explicação do seu funcionamento.
Apresentação da música: pelos alunos da tarde e da música Cativar (Luzeiros) baseada no livro O pequeno príncipe.
Agosto: Levantamento de brinquedos que podemos construir levando em consideração os fenômenos físicos conhecidos na primeira etapa do projeto, organizar grupos de trabalho, validar as escolhas dos brinquedos, fazer esboço, selecionar matérias, ampliar repertório através de vídeos e exploração de materiais. Assistir vídeos que promovam a reflexão sobre o comportamento. Assistir vídeos que promovam a reflexão sobre o comportamento.
Setembro: Confecção dos brinquedos pelos grupos de trabalho. Produção de uma curta metragem com relatos dos alunos sobre a importância das relações sociais para o bem coletivo.
Outubro: Encerramento - Apresentação para a comunidade escolar dos brinquedos confeccionados, com explicações científicas quanto ao seu funcionamento. Apresentação da curta metragem no telão para os convidados.

Avaliação
O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes que eles terão ao final do processo de aprendizagem. Sendo assim, pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação continuada, tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades extraclasses, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos, a participação nas apresentações e a confecção do produto final.
Materiais Necessários
Materiais para a confecção dos brinquedos como: jornal, papel de seda, celofane, papel sulfite, elástico, barbante, bexiga, cones de papelão, durex colorido, cola.
Material para confecção do curta: máquina fotográfica com capacidade para filmar.
Vídeos para vertente cientifica:






Livros: Coleção – Vamos explorar ciências: Força e Movimento, O ar e você, David Evans e Claudette Williams, Ed. Ática; Ciência divertida – Movimento, Brenda Walpole, Ed. Melhoramentos
Vídeos para vertente humanística:
https://www.youtube.com/watch?v=NjVsyDeuLV (Quintal da Cultura: Corre cutia)
https://www.youtube.com/watch?v=ji9TrSaEUIc (Quintal da Cultura: Eu faço sozinho)
https://www.youtube.com/watch?v=MyD5hncD7OY (Quintal da Cultura: Achado Não é roubado)
https://www.youtube.com/watch?v=VlZFvkmwS9I (Música: Ninguém é igual a ninguém)
https://www.youtube.com/watch?v=WyxOK3UYVqU (Turma da Mônica: Boas Maneiras)
https://www.youtube.com/watch?v=KpZ4PXbfBgM (Comportamentos e conflitos na sala de aula- Charlie Brow)
             https://www.youtube.com/watch?v=lbHPEpsg1Dg (Luluzinha Boas Maneira)

             https://www.youtube.com/watch?v=hcKcYQrrY90 (Bridge- A ponte)

              https://www.youtube.com/watch?v=a8423f6Aw1A (A fábula da corrupção)



Fontes de Consulta
KISHIMOTO, T.M.. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,1993
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. ( org) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
revistaescola.abril.com.br › ... › Jogos e brincadeiras.
TAILLE, Yves de L., OLIVEIRA, M. K., DANTAS, H., Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. Pág. 23-36, São Paulo, ed. Summus, 1992.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.



ETAPAS DESENVOLVIDAS


Apreciação da Obra: Jogos e Brinquedos Infantis, 1560, de Pieter Brueghel








2ºS ANOS



O BAIRRO ONDE MORAMOS

Para iniciar o trabalho sobre o bairro a professora fez as seguintes perguntas aos alunos:


Vocês sabem o nome do bairro onde moram?
Sabem o nome da rua onde moram?
Ela fica perto ou longe da escola?

Seus pais trabalham no mesmo bairro em que moram?
Após terem discutidos essas questões na sala de aula foram ao laboratório de informática onde ouviram a história "O Bairro do Marcelo" e em seguida localizaram no Google Maps o endereço onde moram, o endereço de alguns colegas, parentes, localizaram certos comércios locais e a escola onde estudam.


HISTÓRIA: O BAIRRO DE MARCELO




LOCALIZANDO ENDEREÇOS NO GOOGLE MAPS




PROGRAMAR É BOM DEMAIS!!!



No Code.org é melhor ainda!





PROJETO COLETIVO: CIDADANIA E VALORES

SUBTEMA: CULTIVANDO A GENTILEZA E A HONESTIDADE


JUSTIFICATIVA:  Levar os alunos e a comunidade em geral a entender que a Gentileza e a honestidade, são alguns dos valores necessários a convivência social harmoniosa.Além dos valores Gentileza e honestidade o projeto também visa trabalhar os demais valores: Amor; Autonomia; Amizade; Cooperação, Persistência, Respeito, Solidariedade e responsabilidade.


OBJETIVO GERAL: Oportunizar situações de aprendizagem para o desenvolvimento integral dos sujeitos, por meio do uso de vídeos, desenhos,  leitura de fábulas e dramatização, estimulando os alunos a praticarem a Gentileza, a honestidade e outros valores como valor necessário a convivência social harmoniosa.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Participar e vivenciar situações de aprendizagem, adotando atitudes cooperativas, colaborativas, solidárias, humanas e respeitosas ao relacionar-se com o outro, com o grupo e com o meio ambiente, transformando e socializando os conhecimentos desenvolvidos.


ETAPAS
· Iniciar a discussão sobre gentileza, dando inicio ao projeto do jogo ELOS.
·  Assistir o Videoclipe: Gentileza Gera Gentileza (Life Vest Inside).
·Narrativas do cotidiano de pequenos gestos de gentileza. Após comentários,  criar ilustrações com atos de gentileza.
·Trabalhar com fábulas que tem como princípio central a gentileza, ( anexo).
· Criar  em grupo uma fábula sobre gestos de gentileza e de honestidade.
·Dramatizar por meio de teatro de fantoches as fábulas sobre gentileza e honestidade. (situação comunicativa para 24/06)
·Dramatizar por meio de teatro a história “ O pote vazio” e o Leão e o ratinho.
·Criar em grupos uma fábula sobre gestos de gentileza, honestidade, justiça, respeito, etc
·Dramatizar por meio de teatro de  fantoches as fábulas sobre gentileza e honestidade criada pelos alunos (situação comunicativa para 21/10)
·Desenhar o retrato de um colega da turma utilizando o programa Tux Paint no laboratório de informática.

·Criar a animação da história o pote vazio no laboratório de informática usando o Aplicativo Scratch.


APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO

1º Situação Comunicativa
 Apresentação do teatro “ O Pote Vazio”
                                      “ O Leão e o ratinho”

2º Situação Comunicativa
 Apresentação de teatro de fantoches de fábulas escritas pelos alunos

AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada no decorrer das atividades. Inicialmente observando a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e através das intervenções, do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos, mudança de postura frente aos problemas levantados, no que se refere a pratica da gentileza, e como cada um pode com atitudes simples, colaborar para que isso ocorra. Posteriormente, o professor acompanhará as produções dos estudantes para a apresentação dos resultados, fazendo as intervenções necessárias.




ATIVIDADES DESENVOLVIDAS



    EU E O OUTRO: RESPEITO AS DIFERENÇAS ENTRE                                 OS PARES







ANIMAÇÃO DA MÚSICA "GENTILEZA"






LENDA "BOITATÁ" CRIADA A ANIMAÇÃO PELOS ALUNOS DO 2º ANO B INICIAL NOS PROGRAMAS ETOYS E TUX PAINT









HISTÓRIA "CACHINHOS DOURADOS" CRIADA A ANIMAÇÃO PELOS ALUNOS DO 2º ANO A INICIAL, NO PROGRAMAS ETOYS.






LENDA "UIRAPURU" ANIMADA PELOS ALUNOS NO PROGRAMA ETOYS







1ºS ANOS




APRENDER MATEMÁTICA, LER E ESCREVER ATRAVÉS DE JOGOS É FÁCIL E DIVERTIDO! 





Aprender a programar torna o aprendizado de matemática e raciocínio lógica muito mais divertido! E ajuda ainda a desenvolver o pensamento computacional. 













PROJETO: DIREITOS DA CRIANÇA

JUSTIFICATIVA
Observamos, por diversos motivos: noticiários na tv, situações do dia-a-dia, etc , a necessidade de informar e conscientizar a comunidade em que a nossa escola esta inserida, a importância dos direitos das crianças, além dos deveres e direitos de seus responsáveis. 
Iniciaremos assim, com a turma dos 1º anos, o trabalho com os Direitos da Criança, através de música, utilizando principalmente o Cd Direitos da Criança do Toquinho e convidados.
Na primeira situação comunicativa, pretendemos fazer uma apresentação musical e na segunda situação comunicativa, como produto final as crianças poderão manifestar o seu aprendizado  através de verbetes de curiosidades e a produção de uma tela por grupo de um direito da criança, para a apreciação da comunidade.
OBJETIVOS
Valorizar a produção da criança.
Desenvolver o potencial criativo dos alunos através da música, dança e arte visual.
Viabilizar um espaço de discussão e reflexão sobre os direitos da criança.
Conhecer o gênero textual: verbete de curiosidade
Explorar e conhecer técnicas de desenho e pintura.
Utilizar os recursos da Informática para criar, animar e ilustrar músicas e frases sobre os direitos da criança.

CONTEÚDOS
Declaração dos direitos da criança.
Verbete de curiosidade.
Técnicas de desenho e pintura.

ETAPAS
1-    LEITURA DO LIVRO - Os direitos das crianças segundo Ruth Rocha – Companhia das Letrinhas 
2-    Apreciar as músicas do cd direitos da criança.
3-    Realizar a leitura e análise de cada música.
4-    Apreciar o clip da musica criança não trabalha da palavra cantada.
5-    Conhecer exemplos de verbetes de curiosidades.
6-    Ilustrar as músicas que serão apresentadas no programa Tux Paint.
7-    Ensaio para apresentação de dança da situação comunicativa de 24/06.
8-    Apresentação de dança no sábado letivo 24/06.
9-    Pesquisar situações em que os direitos das crianças não são garantidos.
10- Produzir coletivamente verbetes de curiosidade sobre os direitos da criança.
11- Animar utilizando o programa Etoys os verbetes produzidos.
12- Produzir os desenhos sobre os direitos da criança que serão feitos na tela.

PRODUTO FINAL
Pintura na tela de um dos direitos das crianças escolhidos pelo grupo.
AVALIAÇÃO
Será observado o envolvimento dos alunos no processo de desenvolvimento do projeto. Analisando o que possibilitou na ampliação do conhecimento e nas capacidades de observar, registrar, pesquisar e criar dos alunos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BELLINGHAUSEN, B. Ingrid- De mãos dadas as crianças de toda parte do mundo, Ed. Difusão Cultural.
CARVALHO, Malô- Gente Pequena Também Tem Direitos - Autêntica Editora
ROCHA, Ruth Os direitos das crianças – Companhia das Letrinhas 
RODRIGUES, Eustaquio - A Criança e seus Direitos- Ed.COMPOR
Cd da Palavra Cantada
Cd Direitos da Criança – Toquinho e convidados.

PRODUÇÃO DOS ALUNOS DO  1º ANO B 

DIREITOS DA CRIANÇA DESENNHADO NO PROGRAMA TUX PAINT







RELEITURA DA MÚSICA "CRIANÇA NÃO TRABALHA" ATRAVÉS DE DESENHOS CRIADOS NO PROGRAMA TUX PAINT PELOS ALUNOS DO 1º ANO C






PRODUÇÃO DOS ALUNOS DO  1º ANO A 

DIREITOS DA CRIANÇA DESENNHADO NO PROGRAMA TUX PAINT







RELEITURA DA MÚSICA "TODA CRIANÇA QUER" ATRAVÉS DE DESENHOS CRIADOS NO PROGRAMA TUX PAINT PELOS ALUNOS DO 1º ANO A








RELEITURA DA MÚSICA "SER CRIANÇA É BOM" ATRAVÉS DE DESENHOS CRIADOS NO PROGRAMA TUX PAINT PELOS ALUNOS DO 1º ANO B









PROJETO PERMANENTE  
"SARAU DE POESIAS"

 1 ºS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 

JUSTIFICATIVA: 
O livro é foco de interesse e encanta crianças, jovens e adultos, a proposta é utilizar esse recurso a favor da alfabetização, juntamente com as poesias, que brincam com sons, usam e abusam dos trocadilhos e aproximam-se da linguagem e do jeito de ser das crianças, justificando-se por si só em um gênero textual que pode ser usado mesmo antes de saberem ler convencionalmente.. Em geral, as crianças se sentem bastante atraídas por este tipo de texto, a poesia, e muitas vezes já o conhecem por intermédio de músicas infantis, de parlendas, de outros textos da tradição oral que têm predomínio da linguagem poética. Assim o Sarau de poesias é um momento que tem o objetivo fundamental de que os alunos vivenciem o papel de leitores e escritores de um livro. No Sarau os alunos também apresentam a leitura de grandes poetas brasileiros. 
OBJETIVOS:  
Oferecer variedades de poesias e autores; 
Ler e ouvir poesias; 
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros (mídia impresa); 
Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela educadora; 
Pesquisar e escolher poesias na internet para ler e apreciar; 
Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação);  Organizar o espaço da sala de forma que as crianças sintam-se convidadas a ocupar o papel de leitoras; 
Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor; 
Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura.
Oferecer um variado repertório de poemas às crianças; 
Incentivar a criança a produzir seu poema ou história que irá compor o livro da turma.  ESTRATÉGIAS: 
Participação em situações em que o educador é o leitor; 
Participação em atividades em que o educador é o escriba; 
Participação em situações em que os alunos são os leitores, ainda que não convencionalmente;  Características, recursos e interação com textos poéticos; 
Valorização da leitura como fonte de prazer; Observação e manuseio de materiais impressos, como livros e textos, e de vídeos de sarais de poesias retirados da internet. 
Pesquisas de poesias na internet. 
Construção do livro no laboratório de informática 
Apresentação do sarau de poesias e noite de autógrafos do livro da turma.
DESENVOLVIMENTO: 
Apresentação do projeto e da situação comunicativa que finalizará o projeto: a confecção de um livro da turma e apresentação de um sarau de poesias. 
Roda de conversa: oferecer vários livros de poesia e fazer a leitura de algumas delas. 
 Organizar com as crianças a biblioteca da sala com estes livros para ficarem permanentemente expostos. 
 Leitura de poesias feita pelo professor. 
Escrita coletiva (professor escriba) de uma a poesia conhecida, que gostem, para a confecção do livro e a escolha de uma para a apresentação do sarau. 
Leitura de uma poesia contida em um dos livros da biblioteca da própria sala. 
Socialização das poesias trazidas pelas crianças e escolha de uma delas para leitura compartilhada.  Realizar atividades de leitura e escrita da poesia escolhida garantindo a compreensão sobre rimas.
Ilustração individual sobre a poesia.
 Ler uma poesia com rima e conversar com as crianças sobre a possibilidade de troca de algumas palavras por outras. Deixar o texto exposto na sala, em um lugar onde possam ler diariamente. Produção de uma poesia : cada criança produz um verso para a confecção do livro. Os alunos que necessitarem o professor será o escriba.
 Organizar com as crianças os versos produzidos e levar ao laboratório de informática para digitação e ilustração.
 Ensaio para a apresentação do Sarau de poesia;
LEITURA DE POESIAS E APRESENTAÇÃO MUSICAL.
Apresentação do sarau de poesias e do livro da turma.
AVALIAÇÃO:
Será diária e continua.
PRODUTO FINAL:
Livro da turma e apresentação do Sarau.
SUGESTÃO DE SITE PARA PESQUISAS:
Google, Portal do Professor e revista Nova Escola.
SUGESTÕES DE LIVROS DE POESIAS
Lua no brejo- Elias José Berimbau e outros poemas, Manuel Bandeira, Nova Fronteira. Não confunda- Eva Furnari Assim assado- Eva Furnari Você troca? – Eva Furnari Lê com crê, José Paulo Paes, Ática. Poemas para brincar – José Paulo Paes Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles, Nova Fronteira. Arca de Noè- Vinicius de Moraes.


LIVROS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS