5ºS ANOS
PROJETO: SOCIEDADE, GENTILEZA E DIVERSIDADE
JUSTIFICATIVA:
Pesquisar, reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer e valorizar a diversidade, que está intrinsecamente ligada ao respeito ao outro, com suas crenças, credos e valores, superando assim, a intolerância e a violência entre os indivíduos;
• Compreender a relação entre a diversidade cultural e os direitos humanos;
• Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade;
• Conhecer diferentes manifestações culturais e suas influências na construção das identidades dos povos;
• Desenvolver e divulgar, na escola e na comunidade, estudos que propiciem o resgate da cultura afro-brasileira e indígena;
• Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo, fatores de exclusão do educando;
• Sensibilizar para a importância da temática étnico-racial, oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais;
• Perceber que pertencemos a grupos sociais, bem como classificar alguns grupos de que fazemos parte;
• Respeitar as diversidades aprendendo a lidar com as diferenças dentro e fora da escola;
• Língua Portuguesa
• Geografia
• Artes
•Matemática
E mais:
DOCUMENTÁRIOS CRIADOS PELOS ALUNOS DOS 2ºS ANOS C e D - CICLO II
JUSTIFICATIVA:
Um dos desafios contemporâneos da escola é contribuir para a
formação moral e ética dos alunos-cidadãos. É fundamental que, nos espaços
educativos, seja construída e problematizada a participação do indivíduo na
vida pública.
Como ninguém nasce cidadão, a ideia de participação social
precisa ser permanentemente construída. Há vários caminhos para ensinar normas,
valores e atitudes passíveis de (re) organizar as relações para uma convivência
justa. O trabalho educacional que mobiliza conteúdos atitudinais precisa estar
nas ações cotidianas e fazer parte dos objetivos de aprendizagem. Diversas
atividades pedagógicas levam a reflexões e ao entendimento crítico dos eventos
que ocupam e preocupam a vida de todos nós.
OBJETIVO GERAL
Pesquisar, reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades culturais, com o intuito de resgatar e fomentar atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor do respeito às diferenças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer e valorizar a diversidade, que está intrinsecamente ligada ao respeito ao outro, com suas crenças, credos e valores, superando assim, a intolerância e a violência entre os indivíduos;
• Compreender a relação entre a diversidade cultural e os direitos humanos;
• Identificar e analisar diferentes situações cotidianas que refletem a intolerância e o desrespeito à diversidade;
• Conhecer diferentes manifestações culturais e suas influências na construção das identidades dos povos;
• Desenvolver e divulgar, na escola e na comunidade, estudos que propiciem o resgate da cultura afro-brasileira e indígena;
• Identificar e analisar de forma crítica os elementos geradores das diferenças, objetivando o combate ao preconceito, ao racismo, fatores de exclusão do educando;
• Sensibilizar para a importância da temática étnico-racial, oportunizando discussões sobre o reconhecimento e valorização das diversidades culturais;
•
Trabalhar a construção de uma autoestima positiva no educando, para que o mesmo
possa fazer suas considerações positivas no relacionamento social com os seus
semelhantes;
• Perceber que pertencemos a grupos sociais, bem como classificar alguns grupos de que fazemos parte;
• Respeitar as diversidades aprendendo a lidar com as diferenças dentro e fora da escola;
• Construir jogos relacionados ao tema estudado utilizando o programa Scratch;
• Criar documentários utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola e em casa;
• Aprender linguagens de programação através do Code, Scratch e do Arduíno.
OBJETIVOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO:
OBJETIVOS POR ÁREA DE CONHECIMENTO:
• Língua Portuguesa
- Ler e discutir acerca de diversos tipos de textos inclusive
de literatura infantil e infanto-juvenil, para posteriormente refletir,
desconstruir, construir novos textos e se expressar a favor da diversidade.
-
Pesquisar os saberes e as verdades dos mitos e dos ditos populares com base nos
valores e questões éticas.
-
Assistir a vídeos e depoimentos para reflexões individuais e coletivas.
-
Ouvir músicas para sensibilização do tema.
• Ciências
- Estudar as causas de algumas Inclusões Socias;
(acessibilidade e deficiência).
• História
- Estudar as dimensões sociais, políticas e culturais como meio
para construir a noção de identidade do educando.
• Geografia
- Refletir criticamente sobre nossa espacialidade geográfica
fundamentando-se numa visão histórica, social, política, cultural e econômica.
• Artes
- Incentivar e valorizar a criação artística através de suas
diversas manifestações como dança, dramatização, músicas e artesanato.
•Matemática
- Pesquisar dados, elaborar gráficos e realizar estimativas de
informações relacionadas à temática do projeto.
ETAPAS:
PROCEDIMENTO/METODOLOGIA
- Levantamento de conhecimentos prévios com os alunos sobre o
tema;
- Assistir ao vídeo Dia e Noite da Pixar como tema disparador
para o andamento do projeto
Português
- Debates, roda de conversa e
apreciação; produções textuais; leituras individuais, compartilhadas e para
outras turmas; seminários; interpretação de textos, registros em duplas, grupos
e coletivamente; sensibilização por imagens e vídeos; vocabulário; cartazes;
músicas; contribuições dos familiares.
- Leitura de textos literários tendo como estratégia
favorecer a discussão dos temas, propiciando a identificação dos alunos com os
personagens das narrativas para ampliar a capacidade de reflexão.
Leitura de livros variados com o tema diversidade:
"Nós" Eva Furnari
"Por que
meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?" Sandra Branco.
E mais:
ü
Tem sempre um diferente / somos todos diferentes /
Somos iguais mesmo sendo diferentes / Eu vi por aí / Jeito de ser / A família
de Sara / Rafaela Tagarela / E o que eu faço com essa tal de boas maneiras.
Livros que retratam a Inclusão Social:
ü
Esta é Silvia / Menina não entra / Olívia tem dois
papais / Do jeito que a gente é / Menina bonita do laço de fita / Rodrigo
enxerga tudo / O chamado de Sosu.
Livro
virtual narrado:
ü
Diversidade – Tatiana Belinky
ü
-Significado das palavras:
DIVERSIDADE, AMIZADE, IGUALDADE, DIREITOS, SOCIEDADE;
ü
- Soletrando: competição entre os
alunos, com palavras retiradas de história;
-
Música:
ü
CD – Grandes pequeninos – “(música) Normal é ser
diferente”.
ü O Brasil vai
ensinar o mundo (1989) – Cazuza e Renato Rocketh
ü Outras ainda em
pesquisa.
- Filmes:
ü “A estranha vida de Timothy
Green”
ü “Um sonho possível”
ü (sobre Bullyng)
Ciências
- Leitura
de livros didáticos e paradidáticos, pesquisas na internet e Bei para
complementação das discussões, rodas de conversa, registros em dupla e
coletivamente, confecção de cartazes.
Produto final:
ü Primeira
situação comunicativa:
- Apresentação musical: “Normal é
ser diferente” com coreografia. 5º A/B
ü Segunda
situação comunicativa:
- Apresentação das produções desenvolvidas no Laboratório de
Informática, 5ºs anos A/B/C/D.
Robótica:
ü Construir robôs que garantam a
acessibilidade de pessoas com alguma necessidade especial 5ºs anos A/B/C/D
ü Construir jogos no Scratch.
5ºs anos A/B/C/D.
- Apresentação das produções desenvolvidas na sala de aula, 5ºs anos A/B/C/D.
üProdução de uma
árvore com flores, mãos, borboletas, frases... Uma por turma manhã e tarde
(dobraduras, pinturas, colagem).
RECURSOS
- Filmes,
Músicas, DVDs, CDs, Data show, Netbook, Materiais de desenhos e pintura,
papeis diversos, Livros diversos: didáticos e paradidáticos que retratem o
tema, Reportagens jornalísticas, notícias, Revistas, Jornais, cartazes de
comunicação visual e escrita.
Disciplina de História/ Geografia
PROCEDIMENTO/METODOLOGIA
O início do projeto se dará
com uma roda de conversa que propiciará o levantamento dos conhecimentos
prévios dos alunos em relação ao tema.
O que você entende por preconceito?
Preconceito é uma atitude que pode gerar violência?
Você ou alguém que você conhece já foi vítima de
preconceito?
Qual é a sua atitude diante disso?
Leitura crítica de
textos que tratam de direitos fundamentais. O objetivo não é explicar
documentos como a Declaração dos Direitos Humanos ou o Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA), mas promover a apropriação dos princípios e valores
presentes neles para analisar como podem ser utilizados para denunciar
situações e exigir modificações na sociedade.
Atuação em pequenos
trabalhos voluntários. A ação em projetos sociais ou socio-ambientais leva ao
desenvolvimento da capacidade de cooperação e de argumentação com base na
realidade.
Vídeo:
Diversidade Cultural Brasileira
Músicas:
Paratodos (MPB, 1993) – Chico Buarque
Black is beautiful (soul music, 1971) –
Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle (interprete -
Elis Regina).
Inclassificáveis (rock, 1996) – Arnaldo
Antunes (interprete - Nei Mato Grosso)
O tema será desenvolvido na sala
de aula por meio de atividades para a pesquisa, exploração, sistematização e
para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas e pesquisa com a família, observações em ilustrações e/ou vídeos e leituras. Para
tanto vamos:
- Promover reflexões de
reportagens jornalísticas e textos da atualidade que trata sobre o tema;
- Audição, análise e
ilustração de músicas que retratem o tema;
- Hora da história: inserção
de momentos de leitura semanal, durante a execução do projeto;
- Apreciação da canção “Normal é ser diferente” do cantor Jairzinho; https://youtu.be/oueAfq_XJrg
- Identificação do caminho geográfico feito da África
para o Brasil por meio do mapa mundi;
- Confeccionar cartazes –
recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que tratam da
diversidade étnica brasileira;
Disciplina de Matemática
Os alunos devem transcrever as
informações obtidas nas pesquisas e transforma-las em gráficos e tabelas.
Também elaborar cálculos de porcentagem e fração sobre o tema.
RECURSOS
- Filmes,
Músicas, DVDs, CDs, Data show, Netbook, Materiais de desenhos e pintura,
Livros de histórias africanas ou que retratem o tema, Mapa mundi,
Reportagens jornalísticas, Revistas, Jornais.
Avaliação
Que durante todo o
percurso onde percorremos diferentes caminhos, essas estratégias incentivem a
reflexão sobre novas possibilidades de relações humanas.
Nesse contexto, cabe a
nós professores, assegurar que as ações tenham sempre um caráter formativo,
nunca moralizador.
Trabalharmos para que
os alunos ampliem as possibilidades de reflexão e ação dentro e fora do
contexto escolar. Porém o mais importante é assegurar o princípio ético que
rege essas práticas, garantindo que a escola, enquanto instituição
socializadora, forme cidadãos comprometidos com a elucidação dos problemas do
mundo e com soluções que busquem uma vida boa, digna e justa para todos.
DOCUMENTÁRIOS CRIADOS PELOS ALUNOS DOS 2ºS ANOS A e B - CICLO II
JOGOS E ANIMAÇÕES CRIADAS NO APLICATIVO SCRATCH
4ºS ANOS
Projeto: Dengue
Objetivo
Conscientizar os alunos sobre a importância da prevenção contra a Dengue e sobre os
cuidados a serem tomados para acabar com o mosquito.
Introdução
A Dengue é uma
doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são: Febre alta, dor de cabeça,
dor atrás dos olhos. A Dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti
infectado. O mosquito se reproduz em água parada e para prevenir não podemos
deixar água parada, prevenção é a única arma contra a doença.
Etapas
Levantamento de conhecimentos prévios sobre a dengue;
Vídeo de sensibilização - Sai Fora Dengue (https://www.youtube.com/watch?v=WA7zf_Ip66w);
Exibição de vídeos sobre a doença e como evitá-la.
Leitura de noticiários sobre dengue.
Pesquisa na Internet sobre a dengue.Leitura de noticiários sobre dengue.
Criação de jogos sobre a dengue no programa Scratch.
Publicação dos jogos no site do Scratch e no Blog da escola.
Socialização
ETAPAS DESENVOLVIDAS
ASSISTINDO VÍDEO SOBRE A DENGUE
JOGOS CRIADOS NO SCRATCH
PROJETO COLETIVO: CIDADANIA
E VALORES
“Aprender a ser cidadão é, entre outras
coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça,
não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se
com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Esses valores e
essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos alunos e,
portanto, podem e devem ser ensinados na escola.”
(BR Ministério da Educação - Secretaria de
Educação Fundamental. Ética e Cidadania no convívio escolar. Brasília, 2001,pg
13)
v PRIMEIROS ANOS DO CICLO II
Título: Eu respeito...E você? Respeite!
Justificativa
Quando
olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e
respeito pelo que posso ser.
(Jean
Piaget).
Através
das diversas situações vivenciadas tanto na nossa rotina escolar, como na nossa
sociedade apresentou-se a necessidade de trabalhar vivências onde nossas
crianças possam refletir sobre valores como: colaboração, convivência,
solidariedade, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do
meio ambiente e patrimônios públicos, contribuindo assim, para uma melhor
qualidade de vida da nossa comunidade escolar, bem como de toda a cidade.
Conscientizar toda a comunidade escolar da importância que tem a educação para
a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras, começando na
base familiar e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta, para que
juntos possamos construir um mundo mais justo e fraterno na transformação da
comunidade do nosso entorno.
Nesse contexto, ressaltamos que o respeito é um conceito relativo
que, na maioria das pessoas está diretamente relacionado com os valores
pessoais de cada um. Tais valores são aprendidos na família, na sociedade e na
escola. O respeito é uma virtude que está atrelada ao comportamento e a
atitude; o aluno precisa antes de tudo respeitar-se para assim respeitar o
colega e a todos que estão a sua volta.
Objetivos Gerais
Proporcionar as nossas crianças vivências para que
ele se conscientize da necessidade de respeito entre todos através do
reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, formando
valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania e cumprindo, assim,
com o maior papel da escola: favorecer uma aprendizagem realmente significativa
na formação de seres humanos mais conscientemente participativos e responsáveis
no convívio social.
Resgatar em nossos alunos os valores como:o
respeito a si mesmo, ao outro,
ao ambiente e patrimônio publico, contribuindo para uma melhor qualidade
de vida na escola, família e sociedade.
Objetivos Específicos
§ Discutir a definição de respeito e o comprometimento que há entre
a aplicação dessa palavra nas relações interpessoais, em relação ao patrimônio
público, em especial a escola, em relação às Leis/Regimento Escolar, em relação
às normas de higiene e também em relação à merenda escolar;
§ Adotar atitudes de respeito pelas
diferenças entre as pessoas;
§ Ser um agente transmissor e
multiplicador do respeito, tanto na família, na escola e na sociedade;
§ Valorizar o dialogo como forma de mediar conflitos e decisões
coletivas de forma respeitosa;
§ Praticar atitudes de respeito,
cooperação e cuidado com o ambiente escolar no dia a dia;
§ Perceber que as normas, regras e
deveres devem ser respeitas em todos os ambientes que vivem seja pessoal,
coletivo, familiar, social e etc;
§ Perceber o espirito de cooperação e
respeito entre os colegas, seja ele coletivo ou individual;
§ Sensibilizar os alunos para o fato de
que Respeitar o outro é exigir respeito a si mesmo;
§ Reconhecer e respeitar as qualidades
e defeitos do outro, respeitando as diferenças e limites de cada um;
§ Estimular o gosto por atividades
coletivas como: dinâmica, jogos e atividades que exercitem o respeito;
§ Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de
ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
§ Comunicar por meio de cartazes, desenhos,
construções de jogos, relatos, vídeos, fotos os conhecimentos adquiridos,
listando assim as possíveis ações para uma perfeita efetivação das práticas do
Respeito na escola e em todos os momentos da vida.
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas de forma coletiva junto as turmas dos I
ANO CICLO II
(4 ano ) com a interação do professor , aluno, família, comunidade, e equipe escolar .
Durante a execução do projeto pretendemos utilizar as
seguintes atividades :
• Língua Portuguesa: literatura,
vídeo “ o vírus da gentileza”, Interpretação
da imagem, confecção de um quebra cabeça, apresentação dança ( Eliana-
palavrinhas mágicas) ou jogral, cartazes, dinâmica da borboleta e exercícios
avaliativos sobre respeito, produção de um texto coletivo, leitura de livro,
Filme sobre regras de convivência e outros.
• Matemática: resolução de situações problema envolvendo as operações
fundamentais, identificar semelhanças e diferenças entre pares, criação de
gráfico e tabelas confrontando informações com base em dados obtidos
individualmente ou pelos grupos (situações que eu gosto de ser respeitado,
situação em que eu me senti desrespeitado. Tabulação de informações.
Trabalhar o
respeito, autocontrole e os outros valores através das dinâmicas feitas através
do JOGO ELOS.
• História
e Geografia: Leitura do
livro” Malala – A menina que queria ir
para escola” (Companhia das Letrinhas),Contextualizando com o filme
“Malala”
• Laboratório de Informática: pesquisa,
vídeos, programação de jogos utilizando o SCRATCH.
• Biblioteca: Pesquisa no acervo.
Etapas
Cronograma Mensal de Atividades
Março: Elaboração e escrita do projeto pelas
professoras. Compartilhar o projeto com os alunos, Sensibilizar os alunos
quanto à curiosidade e participação no projeto (leituras de literaturas
infantis e vídeos).
Abril: A atividade será um quebra cabeças,
que deverá ser pintado com as cores primárias, vermelho, azul e amarelo. As
cores primárias, “primeiras” assim como o Respeito, que é o assunto primeiro e
deverá ser base para todos os demais temas. Após pintado e recortado, após
conversa sobre o que eles pensam sobre o respeito, após ser debatido cada tema
proposto nos quebra cabeças eles podem montar o jogo nos cartolina. Pode-se
novamente aproveitar o momento para demonstrar como acontece algumas emoções
diante da ausência de respeito, não é fácil reconstruir o respeito depois que
se quebra. Mas também não é impossível;
Maio: A
parábola do Monge e do escorpião vem de encontro aos que deseja expor sobre o
respeito. Inicia com uma leitura silenciosa, depois o diálogo que deve ser
imprescindível em qualquer atividade aqui realizada. Para finalizar, e aumentar
o contato com os alunos, é interessante ouvir o que eles têm a dizer, quais
histórias são reproduzidas, as situações e que possam expressar livremente suas
opiniões;
Video: “O vírus da
gentileza” será passado este vídeo para sensibilização das crianças quanto ao
tema;
. Apresentação de uma dança
com uma coreografia que exemplifique o tema estudado ou um jogral;
Junho: Situação Comunicativa – Mostra
Científico Cultural – Com atuação protagonista dos alunos:
Agosto: Dinâmica da borboleta:
uma borboleta sem pintura é entregue para todos os alunos.Oriente para que
pintem com suas cores preferidas, mas que enquanto realizem a atividade, pensem
sobre a atividade que estão realizando, No início todas iguais, brancas, depois
todas diferentes, já que cada um ao realizar a pintura coloca seu gosto
pessoal, sua habilidade na mesma.Quando todas estiverem prontas, os estudantes
a colam no quadro, na porta ou num cartaz, mas deve ser colocado todas no mesmo
espaço, com indicação de “RESPEITO ”. Oriente para que eles olhem o “painel” e
comentem sobre a experiência. Não esqueça de registrar, preciosidades saem das
bocas de nossas crianças;
Aqui,
pode-se salientar sobre as semelhanças e diferenças existentes nas pessoas. No
início, a borboleta branca, todos iguais, não importa quem somos, ou onde
vivemos, quais as nossas concepções de vida, “somos iguais” em sentimentos,
desejos, sonhos, somos bem “humanos” neste sentido. A borboleta pintada, uma
alusão as nossas diferenças físicas, étnicas, políticas, de opinião, gostos, as
religiosas;
Setembro: Pedir
aos alunos que pesquisem sobre imagens de vandalismo em escolas, discussões
usando o conhecimento prévio do aluno e
cartazes com observações;
.
Cuidar do ambiente, espaço escolar (sala de aula, refeitório, uso do
banheiro....), com observações de escuta dos alunos e confecção de cartazes.
(Parceria
com a especialista de Artes e Educação Física)
Outubro: Entrevista
construída com a participação dos alunos contendo principalmente pergunta sobre
situações em que se sentiu respeitado/respeitado a ser perguntado e respondido
pelos familiares e/ou funcionários da escola. Tais resultados serão os dados a
serem tabulados, elencados em gráficos e tabelas construídos pelas equipes e
supervisionados pelas professoras.
Confecção
da árvore do respeito (Parceria com a especialista de Artes e Educação Física)
Novembro: Encerramento – Mostra cultural das produções
dos alunos (cartazes), atividades realizadas durante o semestre e apresentações
(jogral, paródia e poesia/ teatro)
Avaliação
O progresso
dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a
observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes
que eles terão ao final do processo de aprendizagem. Sendo assim, pode-se dizer
que será adotada uma postura de avaliação continuada, tendo como ferramentas
avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o
comprometimento para com as atividades extraclasses, a qualidade das produções,
o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos, a participação nas
apresentações e a confecção do produto final.
Materiais Necessários
ü Sulfite
branca e colorida;
ü Cartolinas
brancas e coloridas;
ü Canetinhas;
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=fJmqpW6gSV4
REGRAS DE CONVIVENCIA
https://www.youtube.com/watch?v=47dsx3L9n_s BOAS MANEIRAS – TURMA DA MONICA
https://www.youtube.com/watch?v=6_9VXRfHlGo
FABULA ANIMADA RESPEITO E COLABORAÇÃO
https://www.youtube.com/watch?v=71bYzTZ12mk - VIRUS DA
GENTILEZA
ttps://www.youtube.com/watch?v=yBKmxuOuZmY
- MALALA
Livros:
PRODUÇÕES DOS ALUNOS DO 4º ANO C
Ler mais publicações no Calaméo
APRESENTAÇÃO MUSICAL NO TEATRO LAURO GOMES
ANIMAÇÃO CRIADA NO PROGRAMA SCRATCH
APRESENTAÇÃO MUSICAL NO TEATRO LAURO GOMES
KHAN ACADEMY
A Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. O site oferece ensino personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ainda ele precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um.
Alunos do mundo todo, cada um com sua história única, aprendem no seu próprio ritmo na Khan Academy todos os dias. Pensando numa forma mais dinâmica e divertida de aprender matemática aceitamos o desafio de trabalhar com a Khan Academy neste anos de 2017.
ANIMAÇÃO CRIADA NO PROGRAMA SCRATCH
3ºS ANOS
POR QUE ENSINAR PROGRAMAÇÃO AOS NOSSOS ALUNOS?
Saber programar é uma habilidade
importante em um mundo digital. Hoje em dia não basta saber usar computadores,
criar textos, planilhas, usar internet. As crianças também devem saber como as
coisas funcionam. Aprender a programar não é útil
apenas se você quiser ser um programador no futuro. Programar ajuda em outras
habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e
contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso, programar
é muito divertido!
Fonte:https://www.codeclubbrasil.org.br/sobre-o-projeto/
E para iniciar o conceito de programação com nossos alunos utilizamos plataforma CODE.ORG
KHAN ACADEMY
A Khan Academy é o maior
site para aprender matemática do mundo. O site oferece ensino
personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ainda ele
precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de
seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um.
Alunos do mundo todo, cada um com sua história única,
aprendem no seu próprio ritmo na Khan Academy todos os dias. Pensando
numa forma mais dinâmica e divertida de aprender matemática aceitamos o desafio
de trabalhar com a Khan Academy neste anos de 2017.
Projeto: Cidadania e Valores
Título: A Ciência por trás dos brinquedos e os brinquedos por trás das
relações humanas
Justificativa
“... em estágios relativamente precoces do desenvolvimento da atividade
lúdica, uma criança descobre no objeto não apenas as relações do homem com este
objeto, mas também as relações das pessoas entre si....As relações sociais já
surgem nesses jogos de forma explícita - sob a forma de relações dos jogadores
entre si"(Leontiev, 1988, p.135).
Desde muito pequenas as crianças interagem com o mundo
através de brinquedos, brincadeiras e jogos. Piaget e Vygotsky através de seus
estudos deram grandes contribuições para compreendermos a importância destas
atividades lúdicas no desenvolvimento intelectual e social das crianças, pois
nestas atividades se evidenciam um processo de criação, de socialização e
interação com o meio. Brincar é a linguagem que as crianças
usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro adquirindo
novas habilidades e desenvolvendo a imaginação e a autonomia.
“As brincadeiras transformam e demandam o
aparecimento de novas necessidades e de novas oportunidades de consciência
sobre o mundo. Por isso, o brincar é considerado uma atividade teórica baseada
em atividades reais. Neste processo está contida a sociedade com a qual a
criança se relaciona emocional e cognitivamente, pois "... a situação
objetiva imaginária desenvolvida é sempre, também, uma situação de relações
humanas" (Leontiev, 1988, p.136).
Kishimoto (1993) ressalta que o brinquedo assume a função
lúdica e educativa. Como função lúdica o brinquedo propicia diversão, prazer e
até desprazer. E como função educativa, ensina tudo àquilo que complete o
indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo.
Assim quando trazemos para as salas de aula atividades
lúdicas como: brinquedos, brincadeiras, jogos, músicas, teatro, passeios,
pinturas estamos promovendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das
crianças embasando nossas práticas pedagógicas em teorias da aprendizagem que
afirmam que as crianças aprendem enquanto brincam.
Brinquedos
e brincadeiras são formas privilegiadas de desenvolvimento e apropriação do
conhecimento pela criança, portanto são instrumentos indispensáveis da prática
pedagógica e componente relevante de propostas curriculares. (KISHIMOTO, 1999,
p.11)
Nossa intenção pedagógica está justamente em
tornar estes momentos lúdicos e singulares para as crianças em situações
privilegiadas de uma aprendizagem significativa. É ao brincar que estaremos
direcionando nossa prática educativa para aquilo que queremos que nossos alunos
não só aprendam, mas guardem para a vida. Pretendemos criar oportunidades de
acrescentarmos situações de julgamentos, avaliações que
a criança faz dos outros e de si própria, bem como tomadas de decisões
importantes, pautadas na moral, nos valores mediados pelo grupo social, ou
seja, criarmos a oportunidade de introduzir um elemento moral em atividades
extremamente prazerosas e repleta de significados. E este elemento moral surge
da própria atividade da criança, da sua prática e não sob forma de uma máxima
da moral abstrata que ela tenha ouvido.
Considerando os saberes citados anteriormente e
a riqueza que promove o brinquedo na construção do conhecimento optamos por
eleger o brinquedo como disparador de curiosidades e motivador de explicações
científicas quanto ao seu funcionamento na vertente científica deste projeto e
o estudo da moral e valores que esta ação reflete nas relações infantis que
concretiza as relações sociais na prática da cidadania e do respeito, em uma
vertente humanística do projeto.
Assim
sendo, temos como premissa no desenvolvimento deste projeto oportunizar
situações didáticas que valorizem o processo investigativo para definir
conceitos científicos e a valorização de um sujeito mobilizador de ações
positivas para a harmonia nas relações que estabelece com as pessoas do seu
meio. Colocando o aluno como sujeito ativo e articulador da sua aprendizagem,
valorizando o compartilhamento de saberes entre eles e também estimular o aluno
a participar de um movimento de ressignificar o mundo, isto é, de construir
explicações a partir da observação, indagação, investigação sempre norteadas
pelo conhecimento científico e valores éticos.
Objetivo Geral
Utilizar alguns brinquedos tradicionais como disparadores
de curiosidades e motivadores de explicações científicas quanto ao uso do seu
funcionamento;
Promover oportunidades para que os alunos observem,
levantem hipóteses, pesquisem em diversas fontes, questionem, investiguem,
experimentem e registrem conceitos definidos.
Posicionar-se de
maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais
presentes nas brincadeiras, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos
e de tomar decisões coletivas.
Objetivos Específicos na vertente científica
● compreender a Ciência como um processo de
produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana;
● formular questões, diagnosticar e propor
soluções para problemas reais, a partir de observações do funcionamento de
brinquedos;
●
organizar e registrar informações adquiridas a partir de
investigações;
● valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de
ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
●
reconhecer e utilizar diferentes linguagens - verbal,
escrita, corporal, artística - para descrever, representar, expressar e
interpretar fenômenos físicos observados;
●
valorizar as explicações baseadas nos fenômenos da física
para o funcionamento de alguns brinquedos;
●
entrar em contato com fenômenos físicos, mesmo que de
maneira não formal;
● comunicar por meio de experiências, cartazes,
desenhos, construções, relatos, vídeos, fotos os conhecimentos adquiridos;
●
incentivar a curiosidade e o gosto pela pesquisa;
●
pesquisar em diferentes fontes.
Objetivos Específicos na vertente humanística
● incentivar o respeito mútuo dentro da comunidade
escolar como um todo;
● capacitar o aluno para desenvolver a consciência
da importância de sua participação social para o exercício pleno da cidadania;
● reconhecer o diálogo como fonte transformadora
da sociedade;
● promover a solidariedade nas relações
interpessoais;
● desenvolver ações que contemplem a educação
ambiental e o desenvolvimento da consciência ecológica;
● reconhecer a sabedoria do idoso, promovendo
momentos de interação e valorização de sua experiência de vida;
● respeitar as diferentes etnias presentes na
nossa sociedade.
Áreas do conhecimento e conteúdos
Multidisciplinar:
• Ciências:
fenômenos físicos no funcionamento dos brinquedos
• Língua
Portuguesa: leitura, escrita de textos.
•
Matemática: medidas: comprimento, massa, formas geométricas, operações
fundamentais.
• Artes: confecção
de brinquedos apreciação de obras que retratam brinquedos e brincadeiras.
• Educação
Física: exploração dos brinquedos estudados e produzidos e participar de jogos
e brincadeiras.
•
Laboratório de Informática: pesquisa, vídeos, Educação Tecnológica (LEGO), produção de um Curta sobre
as experiências humanísticas
•
Biblioteca: Pesquisa no acervo
Etapas para a vertente
científica
1-
Produzir uma lista de brinquedos tradicionais conhecidos
pelos alunos;
2-
Explorar o brinquedo ioiô com o grupo em todas as suas
possibilidades.
3-
Explorar o ioiô novamente observando e buscando respostas
para as indagações da professora: Por que o ioiô sobe? O que faz subir e descer
pela mesma corda?
4-
Com as
respostas intuitivas dos alunos surgirá a oportunidade de levantarem
curiosidades que apresentam agora sobre o funcionamento do ioiô.
5-
Leitura e
explicações científicas sobre o funcionamento do ioiô.
6-
Experiências
que expliquem a energia potencial, energia cinética, movimentos de rotação e
translação.
7-
Buscar na lista
produzida pelos alunos outros brinquedos que giram e pesquisar se compartilham
do mesmo conceito físico.
Nossas etapas para este momento seguirão estas
estratégias de explorar, observar, investigar, questionar, classificar,
verificar, generalizar para definir e futuramente aplicar os conceitos
elaborados buscando informações científicas para validar as suas teorias. Além
de confeccionar brinquedos tradicionais. Os brinquedos selecionados para
investigação são: ioiô, peteca, estilingue e avião de papel.
No segundo momento a partir dos conhecimentos
adquiridos, os alunos vão através da criatividade do grupo elaborar um esboço
de um brinquedo inusitado ou outra invenção para aplicar os conhecimentos
construídos, testar e explicar o seu funcionamento.
Etapas para a vertente
humanística
1- Apreciar a Obra: Jogos e Brinquedos Infantis,
1560, de Pieter Brueghel, levando os alunos a constatar que os jogos e as
brincadeiras estão presentes em diferentes épocas como prática social,
histórica e cultural.
2- Com base ainda na obra: Jogos e Brinquedos
Infantis, 1560, de Pieter Brueghel pedir para que os alunos se atentem para as
relações pessoais ali presentes e a sensação que estas pessoas nos transmitem.
3- Vídeos diversos geradores de discussões sobre os
comportamentos apresentados como, por exemplo: conflitos em sala de aula, boas
maneiras, solidariedade, respeito pela natureza e pessoas, etc.
4- Provocar situações de debates em atividades de
jogos, brincadeiras e exploração dos brinquedos selecionados na vertente
científica.
5- Participar de brincadeiras e jogos respeitando
as regras, os colegas da equipe e de outras equipes evitando conflitos, e se
houver buscando formas adequadas para resolvê-los.
Cronograma Mensal de Atividades
Março: Elaboração
e escrita do projeto pelas professoras. Compartilhar o projeto com os alunos,
Sensibilizar os alunos quanto à curiosidade e participação no projeto (leituras
de literaturas infantis e vídeos, levantamento de brinquedos conhecidos).
Abril: Disparador
da aprendizagem: brincar com os brinquedos selecionados para investigação, lançar
questões problematizadoras quanto ao seu funcionamento, buscar respostas
através de levantamento dos conhecimentos prévios, pesquisas, experiências para
constatar hipóteses, registros dos conhecimentos construídos. Apreciar obras
artísticas com foco nas relações pessoais. Assistir vídeos que promovam a
reflexão sobre o comportamento.
Maio: lançar
questões problematizadoras quanto ao seu funcionamento, buscar respostas
através de levantamento dos conhecimentos prévios, pesquisas, experiências para
constatar hipóteses, registros dos conhecimentos construídos. Problematizar
situações reais levantadas nos momentos do brincar e promover assembleias.
Junho:
Situação Comunicativa – Mostra Científico Cultural – Com atuação protagonista
dos alunos: Expor o processo de pesquisa através de cartazes, experiências, relato
pelos alunos, fotos, vídeos, exposição dos brinquedos observados e explicação
do seu funcionamento.
Apresentação
da música: pelos alunos da tarde e da música Cativar (Luzeiros) baseada no
livro O pequeno príncipe.
Agosto: Levantamento
de brinquedos que podemos construir levando em consideração os fenômenos
físicos conhecidos na primeira etapa do projeto, organizar grupos de trabalho,
validar as escolhas dos brinquedos, fazer esboço, selecionar matérias, ampliar
repertório através de vídeos e exploração de materiais. Assistir vídeos que
promovam a reflexão sobre o comportamento. Assistir vídeos que promovam a
reflexão sobre o comportamento.
Setembro: Confecção
dos brinquedos pelos grupos de trabalho. Produção de uma curta metragem com
relatos dos alunos sobre a importância das relações sociais para o bem
coletivo.
Outubro: Encerramento - Apresentação para a comunidade escolar dos
brinquedos confeccionados, com explicações científicas quanto ao seu funcionamento.
Apresentação da curta metragem no telão para os convidados.
Avaliação
O progresso
dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a
observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes
que eles terão ao final do processo de aprendizagem. Sendo assim, pode-se dizer
que será adotada uma postura de avaliação continuada, tendo como ferramentas
avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o
comprometimento para com as atividades extraclasses, a qualidade das produções,
o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos, a participação nas
apresentações e a confecção do produto final.
Materiais Necessários
Materiais
para a confecção dos brinquedos como: jornal, papel de seda, celofane, papel
sulfite, elástico, barbante, bexiga, cones de papelão, durex colorido, cola.
Material
para confecção do curta: máquina fotográfica com capacidade para filmar.
Vídeos para vertente cientifica:
Livros:
Coleção – Vamos explorar ciências: Força e Movimento, O ar e você, David Evans
e Claudette Williams, Ed. Ática; Ciência divertida – Movimento, Brenda Walpole,
Ed. Melhoramentos
Vídeos para vertente humanística:
https://www.youtube.com/watch?v=KpZ4PXbfBgM (Comportamentos
e conflitos na sala de aula- Charlie Brow)
Fontes de Consulta
KISHIMOTO, T.M.. Jogos infantis: o jogo,
a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,1993
KISHIMOTO,
Tizuko Morchida. ( org) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5 ed. São
Paulo: Cortez, 2001.
revistaescola.abril.com.br › ... › Jogos
e brincadeiras.
TAILLE, Yves de L., OLIVEIRA, M. K.,
DANTAS, H., Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. Pág.
23-36, São Paulo, ed. Summus, 1992.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem.
São Paulo: Martins Fontes, 1994.
ETAPAS DESENVOLVIDAS
Apreciação da Obra: Jogos e Brinquedos Infantis, 1560, de Pieter Brueghel
2ºS ANOS
O BAIRRO ONDE MORAMOS
Para iniciar o trabalho sobre o bairro a professora fez as seguintes perguntas aos alunos:
HISTÓRIA: O BAIRRO DE MARCELO
PROGRAMAR É BOM DEMAIS!!!
PROJETO COLETIVO: CIDADANIA E VALORES
SUBTEMA: CULTIVANDO A GENTILEZA E A HONESTIDADE
Para iniciar o trabalho sobre o bairro a professora fez as seguintes perguntas aos alunos:
Vocês sabem o nome do bairro onde
moram?
Sabem o nome da rua onde moram?
Ela fica perto ou longe da escola?
Seus pais trabalham no mesmo bairro
em que moram?
Após terem discutidos essas questões na sala de aula foram ao laboratório de informática onde ouviram a história "O Bairro do Marcelo" e em seguida localizaram no Google Maps o endereço onde moram, o endereço de alguns colegas, parentes, localizaram certos comércios locais e a escola onde estudam.
HISTÓRIA: O BAIRRO DE MARCELO
LOCALIZANDO ENDEREÇOS NO GOOGLE MAPS
PROGRAMAR É BOM DEMAIS!!!
No Code.org é melhor ainda!
PROJETO COLETIVO: CIDADANIA E VALORES
SUBTEMA: CULTIVANDO A GENTILEZA E A HONESTIDADE
JUSTIFICATIVA: Levar os alunos e a comunidade em geral a
entender que a Gentileza e a honestidade, são alguns dos valores necessários a
convivência social harmoniosa.Além dos valores Gentileza e honestidade o projeto também visa
trabalhar os demais valores: Amor; Autonomia; Amizade; Cooperação,
Persistência, Respeito, Solidariedade e responsabilidade.
OBJETIVO GERAL: Oportunizar situações de aprendizagem para
o desenvolvimento integral dos sujeitos, por meio do uso de vídeos, desenhos, leitura de fábulas e dramatização, estimulando
os alunos a praticarem a Gentileza, a honestidade e outros valores como valor
necessário a convivência social harmoniosa.
HABILIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS:
Participar e vivenciar
situações de aprendizagem, adotando atitudes cooperativas, colaborativas, solidárias,
humanas e respeitosas ao relacionar-se com o outro, com o grupo e com o meio
ambiente, transformando e socializando os conhecimentos desenvolvidos.
ETAPAS
· Iniciar a discussão
sobre gentileza, dando inicio ao projeto do jogo ELOS.
·Narrativas do
cotidiano de pequenos gestos de gentileza. Após comentários, criar
ilustrações com atos de gentileza.
·Trabalhar com fábulas
que tem como princípio central a gentileza, ( anexo).
· Criar em grupo uma fábula sobre gestos de gentileza
e de honestidade.
·Dramatizar por meio de
teatro de fantoches as fábulas sobre gentileza e honestidade. (situação
comunicativa para 24/06)
·Dramatizar por meio de
teatro a história “ O pote vazio” e o Leão e o ratinho.
·Criar em grupos uma fábula sobre gestos de
gentileza, honestidade, justiça, respeito, etc
·Dramatizar por meio de teatro de fantoches as fábulas sobre gentileza e
honestidade criada pelos alunos (situação comunicativa para 21/10)
·Desenhar o retrato de um
colega da turma utilizando o programa Tux Paint no laboratório de informática.
·Criar a animação da
história o pote vazio no laboratório de informática usando o Aplicativo Scratch.
APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
1º Situação Comunicativa
Apresentação do teatro “ O Pote Vazio”
“ O Leão
e o ratinho”
2º Situação Comunicativa
Apresentação de teatro
de fantoches de fábulas escritas pelos alunos
AVALIAÇÃO
A
avaliação será realizada no decorrer das atividades. Inicialmente observando a
aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e através das intervenções,
do diálogo, perceber se houve apropriação dos conteúdos propostos, mudança de
postura frente aos problemas levantados, no que se refere a pratica da
gentileza, e como cada um pode com atitudes simples, colaborar para que isso
ocorra. Posteriormente, o professor acompanhará as produções dos estudantes
para a apresentação dos resultados, fazendo as intervenções necessárias.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
EU E O OUTRO: RESPEITO AS DIFERENÇAS ENTRE OS PARES
ANIMAÇÃO DA MÚSICA "GENTILEZA"
LENDA "BOITATÁ" CRIADA A ANIMAÇÃO PELOS ALUNOS DO 2º ANO B INICIAL NOS PROGRAMAS ETOYS E TUX PAINT
HISTÓRIA "CACHINHOS DOURADOS" CRIADA A ANIMAÇÃO PELOS ALUNOS DO 2º ANO A INICIAL, NO PROGRAMAS ETOYS.
LENDA "UIRAPURU" ANIMADA PELOS ALUNOS NO PROGRAMA ETOYS
1ºS ANOS