2016


5ºS ANOS



AEDES AEGYPTI: UM MOSQUITO, TRÊS DOENÇAS.

 Justificativa:
Tendo em vista a epidemia de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya e a necessidade de esclarecimento da população como um todo, torna-se de alta relevância a execução deste projeto.

 Objetivo Geral:

Trabalhar junto à comunidade escolar, visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a Dengue, Zika vírus e Chikungunya, pois são doenças graves e que vem causando muitas mortes.

 Objetivos específicos:

*Identificar o mosquito Aedes Aegyti, seu clico de vida e as doenças transmitidas por ele;

* Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento;

*Identificar as causas de ocorrência de epidemias;

 *Reconhecer a importância dos hábitos de higiene com forma de manter a saúde e prevenir doenças;

* Entender que essas doenças interferem no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;

* Conhecer a origem do mosquito Aedes Aegipty;

 *Identificar as regiões brasileiras mais afetadas pela dengue;

* Entender como o aquecimento global pode interferir na proliferação da doença;

* Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue;

 * Desenvolver a cidadania;

  * Criar jogos e animações no programa Scratch aplicando os conhecimentos adquiridos sobra a dengue.

Público Alvo: Comunidade escolar

  
Estratégias:

*Levantamento de dados estatísticos, pelos alunos, das causas e consequências da dengue em suas formas clássica e hemorrágica, do Zika Virus e Chikungunya;

*Sensibilizar professores e alunos com mostra de vídeo e debate sobre o tema;

*Exibição de apresentação de slides sobre o tema, em aula coletiva, a fim de esclarecer sobre a doença e motivar o trabalho a ser desenvolvido;

*Saída em campo para observação do entorno identificando possíveis focos.

*Produção cartazes e socialização com a comunidade escolar.

*Produção de material digital e impresso para entrega a equipe de gestão.

*Criação de jogos e animações no laboratório de informática.

Avaliação:

*Observação da participação e envolvimento nas atividades propostas;

*Acompanhamento e análise do desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura atitudinal.

*Produção de texto

Recursos e materiais

*Pesquisas, reportagens de jornais e revistas, exibição de vídeos, utilização da biblioteca, projetor multimídia Internet, computador, programa Scratch, cartolina, cola, lápis de cor, canetinhas, fita adesiva, tesoura;

DESENVOLVIMENTO

 PALESTRA E VÍDEO INFORMATIVO SOBRA A DENGUE, ZICA VÍRUS E CHIKUNGUNYA



PROCURANDO FOCO DE DENGUE NA ESCOLA



CRIANDO  CARTAZES E SOCIALIZANDO COM OS DEMAIS ALUNOS








DEBATES



 SOCIALIZANDO COM OS DEMAIS ALUNOS DA ESCOLA






JOGOS CRIADOS NO PROGRAMA SCRATCH SOBRE O TEMA ESTUDADO.

















PROJETO A EVOLUÇÃO DA VIDA


Público alvo: alunos do 2º ano/ciclo II
Período: Anual

Introdução
Por tratar-se de objeto da curiosidade humana, é um assunto envolvente e instigante, por tratar da nossa própria origem e trajetória evolutiva.
Ele nos induz a refletir acerca de nossa pequenez ante as grandiosas e perfeitas leis que regem o micro e o macrocosmo.

Justificativa
O Objeto de estudo promoverá a aprendizagem e momentos de pesquisa e reflexão, que levem os alunos, a perceber o sentido da vida, com o intuito de desenvolver competências que alimentem o universo pessoal de cada um deles. A iniciativa em foco mostra-se, portanto, de grande relevância para estabelecer uma cultura de desenvolvimento humano contínuo, a fim de que tenham conhecimento do passado e projetem  futuras criações.
Objetivos
*Conhecer a origem e evolução do Universo;
* Conhecer a origem do Sistema Solar e a formação da Terra;
*Conhecer a origem da vida na Terra (plantas, animais);
* Identificar e destacar aspectos relevantes de cada período;
*Conhecer a origem e evolução do ser humano;
* Reconstruir historicamente (fatos) da evolução humana (o homem domina o fogo, invenção do alfabeto, desenvolvimento da ciência e da tecnologia);
* Elaborar uma linha de tempo, de todas as etapas; desde a origem até a era tecnológica.
*Construir jogos de percurso, programa de rádio (origem e evolução do Universo), criação de vídeos ( mostrando a evolução humana e da tecnologia ao longo dos períodos históricos),  jogos online utilizando o programa Scratch e desenhos rupestres.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Situação Comunicativa
* Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. (abril)
*Conversa com os alunos sobre os conhecimentos que possuem e até onde devemos chegar a respeito do surgimento e do universo bem como o planeta Terra, da evolução humana, da escrita até chegarmos a evolução tecnológica;
*Narração e descrição de acontecimentos históricos;
*Uso dos nets para pesquisa em sala;
*Leitura e compreensão de textos; (abril)
*A partir da leitura de textos informativos científicos (didáticos, enciclopédicos, dicionários, atlas), possibilitar as crianças ampliar e integrar ao seu repertório, conhecimentos sobre a história, origem, evolução dos povos primitivos;
*Produção de textos orais e escritos; (maio)
*Realização de atividades que levem a reflexão e ao aprendizado significativo, para que possam compartilhar o conhecimento adquirido nas duas situações comunicativas;
*Uso do Laboratório de Informática para sistematizar os conteúdos trabalhados e produção dos produtos para a primeira Situação Comunicativa; (maio/junho);
*Criar jogos e programar no Scratch de acordo com cada período da história da evolução do planeta;

Segunda Situação Comunicativa

*Utilizar livros didáticos e paradidáticos;
*Uso dos nets para pesquisa em sala;
* Rodas de apreciação;
*Rodas de conversa;
*Criar, organizar e revisar registros;
*Elaborar linha do tempo contemplando todo material de estudo;
*Construir objetos e maquetes significativas que retratem o Sistema Solar; a evolução humana; as eras geológicas;
*Organizar materiais que retratem todos os períodos de evolução tecnológica com montagem de vídeo no laboratório;
*contar com a ajuda do professor de artes na elaboração (com os alunos) de pinturas rupestres para a exposição, etc. ;
*Criar um jogo com estações envolvendo o tema abordado, nas aulas de Educação Física;

Avaliação

Dar-se-á durante todo o processo de estudo e confecção dos materiais para as duas situações comunicativas.


DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS


 









2º ANO A - CICLO II







JOGOS CRIADOS NO SCRATCH


2ºS ANOS C e D - CICLO II





4ºS ANOS


Projeto: ÁGUA FONTE DE VIDA
JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido pela influência que a água tem na vida dos seres vivos de forma geral. Ao longo da história a água influenciou a geografia das cidades e suas estruturas, pois nenhuma cidade prosperaria sem ou longe de um bom reservatório de água, e nós como aglomerado de pessoas somos influenciados diretamente pela água, por sua falta, por sua qualidade etc. Um tema que encontramos no cotidiano da comunidade local principalmente pela sua má qualidade e escassez.
     Ao construir este projeto, pensamos nas competências que os alunos irão desenvolver: o ler para estudar, o ler para produzir, o ler para divulgar, o ler para debater, o ler para refletir, etc. numa perspectiva de produção de textos que os ajudem a planejar e criar jogos online e seminário contemplando toda sua complexidade.
     Todo esse processo que as crianças passarão faz sentido, pois as leituras e as produções caminharão para um produto final, além de debater e conscientizar acerca dos problemas ambientais que são noticiados diariamente como o aquecimento global e as ações para que sintam responsáveis em garantir a sustentabilidade do planeta.

         OBJETIVOS
*Sensibilizar-se quanto com as questões ambientais que colocam em risco a existência da vida no Planeta, em especial quanto ao uso e preservação das águas;
*Compreender a importância da água para os seres vivos do nosso planeta;
*Conscientizar a si e os outros sobre a importância do uso sustentável da água e dos recursos naturais;
*Discutir a respeito das questões abordadas na apresentação do tema;
*Relacionar as questões discutidas como fator água, para que possamos estabelecer abordagens temáticas do projeto;
*Conhecer o projeto, os temas abordados e os objetivos almejados, reconhecendo-se como parte dele;
*Utilizar procedimentos de divulgação cientifica;
*Ler e compreender os textos lidos, comentando e discutindo acerca de seus conteúdos;
*Pesquisar em diferentes fontes, para fundamentar suas escrita e suas explanações;
*Identificar informações “principais” que ajude a elaborar uma síntese do texto estudado;
*Organizar e socializar falas sobre o tema estudado argumentando de forma consistente sobre o tema em questão;
*Criar jogos online de acordo com o tema no laboratório de informática.

ÁREAS DO CONHECIMENTO E CONTEÚDOS

O trabalho interdisciplinar aqui retratado vem com o objetivo de favorecer essa interação e deve nascer da necessidade e não a obrigatoriedade.

Þ MATEMÁTICA – Os textos expositivos são cheios de gráficos, dados que podem ser mais bem compreendidos se forem explorado com mais ênfase. O tema água também favorece o uso de medidas de forma geral – comprimento de um rio, quantidade de água que leva em uma receita ou de um consumo em determinado tempo etc. 

Þ CIÊNCIAS NATURAIS – O tema água já faz parte do currículo da referida área e as possibilidades podem ser imensas as experiências seriam muito interessantes para ajudar as crianças compreenderem melhor o funcionamento da natureza e de tecnologias para purificar a água por exemplo.

Þ HISTÓRIA E GEOGRAFIA – Todo conteúdo só pode ser verdadeiramente compreendido se for estudado desde a sua origem, tudo tem a sua história a água não é diferente, estudar a história dela ou da dependência dos seres vivos por ela seria muito interessante para os alunos, a história das cidades é um exemplo. O homem quando se tornou sedentário começou a buscar locais pertos de rios farto e com isso grande quantidade de alimentos e possibilidades de cultivar a terra tudo isso influenciou a geografia e o desenho do nosso Planeta.

ETAPAS:
1ª Etapa: Roda de conversa com os alunos para abordar alguns conhecimentos prévios a respeito da água como: Qual a importância da água para os seres vivos? Vocês acham que pode faltar água futuramente para os seres em geral? O que devemos fazer para que a água não venha a acabar? O que fazer para preservar a água? Quais os principais fatores de poluição da água? Por que apesar de tantas informações as pessoas continuam desperdiçando água?

2ª Etapa: Montagem do painel na escola para o Dia Mundial da Água.

3ª Etapa: Trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes .

4ª Etapa: Após escutarem a música os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma em seguida expor no mural da escola, utilizando lápis de cor e papel branco;

5ª Etapa: Mostrar a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;

6º Etapa: Vídeo sobre o ciclo da água no laboratório de Informática e construção de jogos no programa Scratch e no programa EDUCAPLAY;

7ª Etapa: Pedir aos alunos que levem para sala de aula materiais sobre o tema (pode ser alguma  reportagem sobre o desperdício da água, sobre a poluição dos rios...)

8ª Etapa: Roda de conversa sobre os materiais levados pelos alunos pesquisados em casa.

9ª Etapa: Mostrar a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;

10ª Etapa: Vídeo da Turma da Mônica –yuotube- “Economizar água”;

 11ª Etapa: Produção de texto sobre o vídeo assistido na etapa anterior;

12ª Etapa: Trabalhar o assunto reaproveitamento da água. Levantar uma discussão de como poderíamos aproveitar a água da chuva para ser utilizadas em dias de seca. Mostrar aos alunos que é possível armazenar a água da chuva através de construção de cisternas (escolas, residências...)

13ª Etapa: Construir com os alunos maquetes representando os diversos assuntos tratados sobre a água (Ciclo da água, estados da água, nascente, poluição, etc) para a exposição da Mostra Científico Cultural.

Avaliação:
A Avaliação deverá ser feita de forma contínua:
·         Com rodas de conversas em cada etapa,
·        Das discussões dos grupos,
·        Das atitudes diante do projeto, etc.

·        Avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno de forma individual.

Fontes de Consulta:
   Referências bibliográficas




              ETAPAS DESENVOLVIDAS



PESQUISAS ,  REGISTROS E CRIAÇÃO DE 

JOGOS NOS PROGRAMAS SCRATCH E 


EDUCAPLAY











                   SOCIALIZANDO A 1ª  ETAPA DESENVOLVIDAS






                     JOGOS CRIADOS PELOS ALUNOS




 NO PROGRAMA EDUCAPLAY







PROCURO QUANDO ESTOU COM SEDE ÁGUA É VIDA HIDRELÉTRICAS RIOS BRASILEIROS ÁGUA FONTE DE VIDA





                                       JOGOS CRIADOS NO SCRATCH








3ºS ANOS


Trabalhando com o gênero Fábulas:


Justificativa:

As fábulas têm como características ser um texto curto,  com personagens que geralmente são animais e ou seres inanimados,  com atitudes negativas de seres humanos,  diante de uma sociedade. Dessa forma, procura transmitir valores positivos por concluir com uma “lição de moral”. Os mais famosos autores de fábulas são Esopo (Grécia, 600 a.C) e La Fontaine (França, século 18). No Brasil, temos Monteiro Lobato (século 20), o qual reescreveu muitas delas e também nos dias atuais o mesmo foi realizado por Millor Fernandes.


Esta proposta de trabalho didático surge como um mecanismo para auxiliar alunos no avanço da leitura e da escrita, avançar  na apropriação da língua culta e das características próprias deste gênero textual, ampliar vocabulário, bem como a reflexão de valores éticos.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO 
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
















































PROJETO: INVESTIGANDO E                                           EXPERIMENTANDO



TÍTULO:  A CIÊNCIA POR TRÁS DOS BRINQUEDOS 



              Justificativa

                                              “Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança,
                                                                            tenha ela oito ou oitenta anos!"
                                                                                                 Mario Quintana
Desde muito pequenas as crianças interagem com o mundo através de brinquedos, brincadeiras e jogos. Piaget e Vygotsky através de seus estudos deram grandes contribuições para compreendermos  a importância destas atividades lúdicas no desenvolvimento intelectual e social das crianças, pois nestas atividades se evidenciam um processo de criação, de socialização e interação com o meio. Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro adquirindo novas habilidades e desenvolvendo a imaginação e a autonomia. 
Kishimoto (1993) ressalta que o brinquedo assume a função lúdica e educativa. Como função lúdica o brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer. E como função educativa, ensina tudo àquilo que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo.
Assim quando trazemos para as salas de aula atividades lúdicas como: brinquedos, brincadeiras, jogos, músicas, teatro, passeios, pinturas estamos promovendo o desenvolvimento cognitivo e socio-cultural das crianças embasando nossas práticas pedagógicas em teorias da aprendizagem que afirmam que as crianças aprendem enquanto brincam.
Brinquedos e brincadeiras são formas privilegiadas de desenvolvimento e apropriação do conhecimento pela criança, portanto são instrumentos indispensáveis da prática pedagógica e componente relevante de propostas curriculares. (KISHIMOTO, 1999, p.11)
Considerando os saberes citados anteriormente e a riqueza que promove o brinquedo na construção do conhecimento optamos por eleger o brinquedo como disparador de curiosidades e motivador de explicações científicas quanto ao seu funcionamento em nosso projeto de ciências.
Nosso maior objetivo nesta trajetória é fazer com que o aluno observe, levantem hipóteses, pesquisem em diversas fontes, questionem, investiguem, experimentem e registrem para organizar definições. E enquanto professores um de nossas papéis é ajudar o aluno a encontrar respostas para muitas questões em um exercício de raciocínio permanente. 
Como descrito no PCN (Livro Ciências Naturais, p.28), a construção do processo de ensino não pode ser espontâneo, cabe ao professor orientar o caminhar do aluno, criar situações interessantes e significativas, fornecer informações que permitam a reelaboração e a ampliação dos conhecimentos prévios, buscando sempre articular os conhecimentos construídos com os já sistematizados.
Nossa intenção pedagógica com o desenvolvimento deste projeto é oportunizar situações didáticas que valorizem o processo investigativo para definir conceitos científicos. Colocando o aluno como sujeito ativo e articulador da sua aprendizagem, valorizando o compartilhamento de saberes entre eles e também estimular o aluno a participar de um movimento de ressignificar o mundo, isto é, de construir explicações a partir da observação, indagação, investigação sempre norteadas pelo conhecimento científico. (PCN, Livro Ciências Naturais, p.27).
Em síntese nosso objetivo esta em levar o aluno a ter consciência que existem diferentes fontes de informações para explicar as coisas da natureza e do mundo e saber desta variedade de versões é tão importante quanto aprender os conceitos científicos que estamos propondo com o desenvolvimento deste projeto. Para tanto acreditamos que a atitude a refletir, discutir, explicar, relatar favorece a produção de definições que farão parte de um conjunto de conhecimentos construídos neste processo de interação entre o pensar, sentir e fazer. Nessa perspectiva, podemos fazer uso do que relata Azevedo, 2004 "a aprendizagem de procedimentos e atitudes se torna, dentro do processo de aprendizagem, tão importante quanto à aprendizagem de conceitos e/ou conteúdos”.

Objetivo Geral

Utilizar alguns brinquedos tradicionais como disparadores de curiosidades e motivadores de explicações científicas quanto ao uso do seu funcionamento;
Promover oportunidades para que os alunos observem, levantem hipóteses, pesquisem em diversas fontes, questionem, investiguem, experimentem e registrem conceitos definidos.

Objetivos Específicos

• compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana;

• formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais, a partir de observações do funcionamento de brinquedos;


• organizar e registrar informações adquiridas a partir de investigações;

• valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;


• reconhecer e utilizar diferentes linguagens - verbal, escrita, corporal, artística - para descrever, representar, expressar e interpretar fenômenos físicos observados;

• valorizar as explicações baseadas nos fenômenos da física para o funcionamento de alguns brinquedos;

• entrar encontato com fenômenos físicos, mesmo que de maneira não formal;

comunicar por meio de experiências, cartazes, desenhos, construções, relatos, videos, fotos os conhecimentos adquiridos;

• incentivar a curiosidade e o gosto pela pesquisa;

• pesquisar em diferentes fontes.


Áreas do conhecimento e conteúdos

Multidisciplinar:
• Ciências: fenômenos físicos no funcionamento dos brinquedos
• Língua Portuguesa: leitura, escrita de textos.
• Matemática: medidas: comprimento, massa, formas geométricas, operações fundamentais.
• Artes: confecção de brinquedos
• Educação Física: exploração dos brinquedos estudados e produzidos
• Laboratório de Informática: pesquisa, vídeos, LEGO
• Biblioteca: Pesquisa no acervo


Etapas

1-        Explorar o brinquedo ioiô com o grupo em todas as suas possibilidades.
2-        Produzir uma lista de brinquedos tradicionais conhecidos pelos alunos.
3-        Explorar o ioiô novamente observando e buscando respostas para as indagações da professora: Por que o ioiô sobe? O que faz subir e descer pela mesma corda?
4-        Com as respostas intuitivas dos alunos surgirá a oportunidade de levantarem curiosidades que apresentam agora sobre o funcionamento do ioiô.
5-        Leitura e explicações científicas sobre o funcionamento do ioiô.
6-        Experiências que expliquem a energia potencial, energia cinética, movimentos de rotação e translação.
7-        Buscar na lista produzida pelos alunos outros brinquedos que giram e pesquisar se compartilham do mesmo conceito físico.
Nossas etapas para este momento seguirão estas estratégias de explorar, observar, investigar, questionar, classificar, verificar, generalizar para definir e futuramente aplicar os conceitos elaborados buscando informações científicas para validar as suas teorias. Além de confeccionar brinquedos tradicionais.

No segundo momento a partir dos conhecimentos adquiridos, os alunos vão através da criatividade do grupo elaborar um esboço de um brinquedo inusitado ou outra invenção para aplicar os conhecimentos construídos, testar e explicar o seu funcionamento. 

Cronograma Mensal de Atividades

Março: Elaboração e escrita do projeto pelas professoras. Compartilhar o projeto com os alunos, Sensibilizar os alunos quanto à curiosidade e participação no projeto (leituras de literaturas infantis e vídeos).
Abril: Disparador da aprendizagem: brincar com os brinquedos selecionados para investigação, lançar questões problematizadoras quanto ao seu funcionamento, buscar respostas através de levantamento dos conhecimentos prévios, pesquisas, experiências para constatar hipóteses, registros dos conhecimentos construídos.
Maio: lançar questões problematizadoras quanto ao seu funcionamento, buscar respostas através de levantamento dos conhecimentos prévios, pesquisas, experiências para constatar hipóteses, registros dos conhecimentos construídos.
De 09 a 20/05 - Período de Socializações dos Conhecimentos já adquiridos no projeto (nas duas quartas feiras após o hino)
Junho: Situação Comunicativa – Mostra Científico Cultural – Com atuação protagonista dos alunos: Expor o processo de pesquisa através de cartazes, experiências, relato pelos alunos, fotos, vídeos, exposição dos brinquedos observados e explicação do seu funcionamento.
Agosto: Levantamento de brinquedos que podemos construir levando em consideração os fenômenos físicos conhecidos na primeira etapa do projeto, organizar grupos de trabalho, validar as escolhas dos brinquedos, fazer esboço, selecionar matérias, ampliar repertório através de vídeos e exploração de materiais.
Setembro: Confecção dos brinquedos pelos grupos de trabalho.
Outubro: Confecção dos brinquedos pelos grupos de trabalho.
De 17 a 28/10 - Período de Socializações dos Conhecimentos já adquiridos no projeto (nas duas quartas feiras após o hino)
Novembro: Encerramento - Apresentação para a comunidade escolar dos brinquedos confeccionados, com explicações científicas quanto ao seu funcionamento.

Avaliação
O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes que eles terão ao final do processo de aprendizagem. Sendo assim, pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação continuada, tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades extraclasses, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos, a participação nas apresentações e a confecção do produto final.
Materiais Necessários
Materiais para a confecção dos brinquedos como: jornal, papel de seda, celofane, papel sulfite, elástico, barbante, bexiga, cones de papelão, durex colorido, cola.
Vídeos:








Livros: Coleção – Vamos explorar ciências: Força e Movimento, O ar e você, David Evans e Claudette Williams, Ed. Ática; Ciência divertida – Movimento, Brenda Walpole, Ed. Melhoramentos


Fontes de Consulta

KISHIMOTO, T.M.. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,1993
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. ( org) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais.

revistaescola.abril.com.br › ... › Jogos e brincadeiras.
TAILLE, Yves de L., OLIVEIRA, M. K., DANTAS, H., Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. Pág. 23-36, São Paulo, ed. Summus, 1992.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1994.











































SOCIALIZAÇÃO PARA A COMUNIDADE DOS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS, DURANTE AS ÚLTIMAS ETAPAS DO PROJETO, NA MOSTRA CULTURAL DA ESCOLA.














2ºS ANOS



PROJETO – 2º ANO CICLO INICIAL
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

      JUSTIFICATIVA

A alimentação, antes de tudo, é uma das partes mais importantes da rotina de uma pessoa. É a alimentação que vai garantir uma vida plena de saúde, ou não. É na alimentação que encontramos a fonte de energia, bem-estar e desenvolvimento físico, intelectual, incluindo a fala e interação social.

OBJETIVOS  

Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Informática e Arte.

Conteúdos:
v    Ciências: Seres Vivos (Vegetais e outros produtos) – base da Pirâmide da Alimentação
 Saudável
v    Geografia: Produção e uso (transporte) de alimentos- Campo e Cidade
v    História: Relatos de família e receitas
v    Arte: Artistas que utilizaram alimentos para compor sua produção artística Giuseppe  Arcimboldo
v    Educação Física: Exercícios complementares à aquisição de hábitos saudáveis
v   Informática: Produção de História em Quadrinhos, releitura de uma obra de Giuseppe Arcimboldo, registro e ilustração de poesias criadas sobre o tema estudado, audiobook das poesias criadas pelos alunos. E atividades a serem desenvolvidas nos sites abaixo:
  - SITE PARA CALCULAR MASSA CORPORAL
    - 10 MITOS SOBRE OS ALIMENTOS...
   - NÃO DESPERDICE COMIDA
     - JOGO DA PIRÂMIDE ALIMENTAR
 v  Netbook: Pesquisa sobre o artista italiano Giuseppe Arcimboldo
 v    Língua Portuguesa: Produção de textos e revisão
 v    Matemática: Medidas (quilo, litro, dúzia, dezena)

ETAPAS:
Conhecimentos prévios sobre alimentação saudável
v    Estudo da Pirâmide Alimentar
v    Pesquisa

v    Visita a um sacolão, horta, Mercado Municipal de Rudge Ramos, Jardim Botânico (SP)            Visita a uma feira, com a família.


v    Produção de material para exposição


2º ANO A
Conteúdos:
v  Ervas aromáticas empregadas em chás e condimentos. Plantio, distribuição e emprego em
  vários tipos de alimento e degustação na Mostra Científico-Cultural.
2º ANO B, C e D
Conteúdos:
Frutas e legumes

Cronograma Mensal de Atividades
Março: Escrita do Projeto – Conhecimentos prévios (registro de texto e ilustrações)
Abril:  Pesquisa, registro e produção de material, plantio de vegetais

Maio: 09 a 20/05

Pesquisa, registro e produção de material, plantio de vegetais
ü  Período de Socialização dos Conhecimentos Prévios e Pesquisa realizada (nas duas   quartas feiras, após o hino)

Junho: 18/06/16

Situação Comunicativa – Mostra Científico-Cultural – Com atuação protagonista dos alunos;
Agosto: Aprofundamento da pesquisa, registro e produção de material, receitas, confecção de sucos, chás, etc.
Setembro: Aprofundamento da pesquisa, registro e produção de material, receitas, confecção de sucos, chás, bolos, tortas, saladas, etc.

Outubro: de 17 a 28/10

Período de Socializações dos Conhecimentos já adquiridos no projeto (nas duas quartas feiras após o Hino)
Novembro: 
ü  Encerramento
·         2º A - Confecção e degustação de chás
·         2º B – Apresentação musical
·         2º C – Apresentação musical
·         2º D – Confecção e degustação de sucos
·         Avaliação.


Materiais Necessários:
·         
    20 caixas de tinta guache pequena  
         40 folhas de Papel Cartão várias cores (vibrantes)
         40 folhas de Papel Dobradura cores (vibrantes)
·     20 caixas de 12 cores de massinha (grande) – ou 12 cores em potes
·         Fitas dupla face, cola quente, cola bastão, barbante, sulfite.
·         Sementes: cenoura, alface, rúcula, rabanete, salsinha, cebolinha, couve, manjericão, orégano, alecrim, cidreira, hortelã, boldo, camomila.
·         Regador com chuveirinho
·         Equipamentos para plantio: pazinha, rastelo....
·         Pneus, tinta e pincéis para pintura
·         Preparo da terra pelo sr. Paulo (com húmus)
·         1 Balança

Fontes de Consulta:
·         Internet
·         Livros na BEI
·         Acervo do Jardim Botânico
·         Entrevistas
·         http://www.calculoimc.com.br/
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/doki-e-os-alimentos/


ETAPAS DESENVOLVIDAS


ESTUDO  DO MEIO NO PARQUE ESCOLA






ESTUDO DOS ALIMENTOS IMPORTANTES PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO NOSSO ORGANISMO





COLOCANDO EM PRÁTICA OS CONHECIMENTO ADQUIRIDOS SOBRE AS PLANTAS




REGISTRANDO E FAZENDO ARTE




SOCIALIZANDO A PRIMEIRA ETAPA DESENVOLVIDA




LIVRO DE POESIAS CRIADAS PELOS ALUNOS DO
 2º ANO D



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RELEITURAS REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 2º ANO INICIAL A 


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RELEITURAS REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 2º ANO INICIAL B 



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RELEITURAS REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 2º ANO INICIAL C 





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RELEITURAS REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 2º ANO INICIAL D



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SOCIALIZAÇÃO DA 2ª ETAPA D PROJETO







2º ANO D
TEXTO E ANIMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA






2º ANO INICIAL A

ILUSTRAÇÃO INTERPRETATIVA DA MÚSICA A ÁRVORE DE PATATI E PATATA





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2º ANO C INICIAL

ILUSTRAÇÃO INTERPRETATIVA DA MÚSICA BOLACHA DE ÁGUA E SAL - PALAVRA CANTADA



1ºS ANOS 

Projeto: Vivendo as Olimpíadas.

Justificativa:
... O jogo ganha um espaço como a ferramenta ideal da aprendizagem na medida em que propõe estímulos ao interesse do aluno, desenvolve níveis diferentes de experiência pessoal e social, ajuda a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade, simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem, ele pode ser utilizado como promotor de aprendizagem e das práticas escolares.    ( CAMPOS, 2003)   
             As Olimpíadas e as Paraolimpíadas são grandes eventos que acontecem a cada quatro anos e celebram a união de todos os povos, através do esporte, portanto as olimpíadas e paraolimpíadas,  são com certeza, o maior encontro de culturas e conhecimentos do planeta.
          Pensando nisso, no projeto de 2016, pensamos em unir o espírito olímpico e paraolímpico à área de conhecimento de Ciências e Educação Física, em que através de jogos (no primeiro semestre) os alunos poderão vivenciar o espírito olímpico e expor  seus conhecimentos sobre os cinco sentidos.
É importante ressaltar que as demais áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Arte estarão presentes neste projeto, o que o torna assim, interdisciplinar.
          Sendo assim, no decorrer do 1º semestre, os alunos estudarão os mascotes da olimpíada e paraolimpíada e especificamente o Pentatlo, integrado aos  jogos sensoriais,  estudando assim os cinco sentidos.
          No  2º semestre, dando continuidade ao espírito Olímpico,  os ritmos musicais (um de cada continentes ou do país sede das Olimpíadas- Brasil) serão o foco do trabalho. Trabalharemos assim as letras das músicas, as rimas, a cultura do local, a localização em mapas, construção de gráficos e tabelas, entre outros e como produto final uma apresentação de dança.

Objetivos

·         Reconhecer  a importância dos jogos olímpicos e paraolímpicos.
·          Identificar os mascotes da Olimpíada 2016 no Brasil.
·          Conhecer o que é um pentatlo.
·          Conhecer os 5 sentidos através de jogos sensoriais
·          Conhecer os ritmos musicais  de um país de cada continente dos Jogos olímpicos ou do país sede das olimpíadas (Brasil).

·        Áreas do Conhecimento e Conteúdos


Ciências: Cinco sentidos

História: Retrospectiva da história das Olimpíadas.
              Mascotes: Vinícius e Tom

Geografia: Os 5 continentes
                   Cultura de cada continente: um ritmo musical de cada continente.

Ed. Física- Pentatlo
                  Jogos sensoriais.
                  Dança sobre os ritmos musicais

Matemática: Construção de gráficos e tabelas

Língua Portuguesa: Poesias de Vinícius de Moraes
                                 Músicas de Tom Jobin
                                 Rimas
                                 Verbetes de curiosidades.

Arte: Dança sobre os ritmos musicais.
         Confecção de cartazes.

BEI: Contação de histórias

Laboratório de informática: Stop motion, Tux Paint ou Art Pad sobre: cinco sentidos, mascotes e Jogos Olímpicos.
 
                  

Etapas:

1-   LEITURA DO LIVRO CLARA E AS  OLIMPÍADAS.
Será realizada a leitura do livro Clara  e as Olimpíadas e Beto nas Olimpiadas. Na sequência, faremos a discussão sobre o assunto em uma roda de conversa, localizando no mapa onde acontecerá a Olimpíada 2016.

2-   EXPLORAR O TEMA DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARAOLÍMPICOS EM UMA RODA DE CONVERSA .  ( DVD do Pateta)
Depois de assistir o Vídeo “Pateta nas Olimpíadas”, faremos uma discussão sobre os esportes olímpicos.

3-   CONHECER OS  MASCOTES: VINÍCIUS E TOM. DESENHÁ-LOS UTILIZANDO O PROGRAMA TUX PAINT (Laboratório de Informática).
Em uma roda de conversa falaremos sobre os mascotes e explicaremos porque receberam estes nomes. E no laboratório de informática irão desenhá-los.

4-   CONHECER O DVD COM ALGUMAS MÙSICAS DE VINÍCIUS DE MORAES.
Apreciar o DVD com algumas músicas de Vinicius de Moraes.

5-   CONHECER ALGUMAS MÚSICAS DE TOM JOBIM.
Ouvir as músicas “Garota de Ipanema”, “Águas de Março” e “Eu sei que vou te amar”.

6-   REALIZAR ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CADERNO COM AS POESIAS DE VINICIUS DE MORAES.
Nesta etapa, os alunos realizam atividades para localizar as rimas, escrever palavras dos poemas, fazer interpretações orais, escritas e pictóricas.

7-   EM CIÊNCIAS: DISCUTIR E REALIZAR EXPERIMENTOS SOBRE OS CINCO SENTIDOS.
Realizar experimentos sobre os 5 sentidos. Ouvir  o som e descobrir  do que se trata; cheirar e descobrir o que é; experimentar e descobrir o que é; pegar os objetos com os olhos fechados e descobrir o que é; ver figuras no teatro de sombras e descobrir o que é.

8-   EM ED.FÍSICA: EXPLORAR O PENTATLO (CINCO JOGOS).

9-   18/06- SÁBADO LETIVO: AS CRIANÇAS APRESENTARÃO UM  PENTATLO DOS SENTIDOS ATRAVÉS DE CINCO ESTAÇÕES ONDE SERÃO FEITOS  EXPERIMENTOS E ONDE OS VISITANTES  TAMBÉM CONHECERÃO UM POUCO SOBRE OS MASCOTES E SOBRE AS OLIMPÍADAS E PARAOLIMPIADAS. APRESENTAÇÃO DA MUSICA CINCO SENTIDO (HI FIVE).


1  0- 2º SEMESTRE- EXPLORAR OS RITMOS MUSICAIS DO BRASIL E ALGUNS DE OUTROS PAÍSES.
Localizar no mapa - mundi os países dos ritmos a serem estudados.

1  1- ENSAIOS PARA APRESENTAÇÃO DO DIA 05/11/2016.
1  2-  DIA 5/11/2016 -  SÁBADO LETIVO APRESENTAÇÃO DOS RITMOS MUSICAIS.

Cronograma Mensal de Atividades
Março:
Abril:
Maio: de 09 a 20/05 - Período de Socialização dos Conhecimentos já adquiridos no projeto (nas duas quartas feiras após o hino)
Junho: Situação Comunicativa – Mostra Científico Cultural – Com atuação protagonista dos alunos;
Agosto:
Setembro:
Outubro: de 17 a 28/10 - Período de Socialização dos Conhecimentos já adquiridos no projeto (nas duas quartas feiras após o hino)
Novembro: Encerramento
Avaliação.
Materiais Necessários:

Fontes de Consulta: (Referencias)


CAMPOS, M, L. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. 2003. http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS


                         DESENHO DO MASCOTE TOM FEITO NO TUX PAINT








VIVENCIANDO AS MODALIDADES ESPORTIVAS



 












Ler mais publicações no Calaméo


ANIMAÇÕES CRIADAS NO PROGRAMA ETOYS






SOCIALIZANDO MAIS UMA ETAPA COM A COMUNIDADE






SARAU DE POESIAS

 1 ºS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 

JUSTIFICATIVA: 
O livro é foco de interesse e encanta crianças, jovens e adultos, a proposta é utilizar esse recurso a favor da alfabetização, juntamente com as poesias, que brincam com sons, usam e abusam dos trocadilhos e aproximam-se da linguagem e do jeito de ser das crianças, justificando-se por si só em um gênero textual que pode ser usado mesmo antes de saberem ler convencionalmente.. Em geral, as crianças se sentem bastante atraídas por este tipo de texto, a poesia, e muitas vezes já o conhecem por intermédio de músicas infantis, de parlendas, de outros textos da tradição oral que têm predomínio da linguagem poética. Assim o Sarau de poesias é um momento que tem o objetivo fundamental de que os alunos vivenciem o papel de leitores e escritores de um livro. No Sarau os alunos também apresentam a leitura de grandes poetas brasileiros. 
OBJETIVOS:  
Oferecer variedades de poesias e autores; 
Ler e ouvir poesias; 
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros (mídia impresa); 
Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela educadora; 
Pesquisar e escolher poesias na internet para ler e apreciar; 
Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação);  Organizar o espaço da sala de forma que as crianças sintam-se convidadas a ocupar o papel de leitoras; 
Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor; 
Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura.
Oferecer um variado repertório de poemas às crianças; 
Incentivar a criança a produzir seu poema ou história que irá compor o livro da turma.  ESTRATÉGIAS: 
Participação em situações em que o educador é o leitor; 
Participação em atividades em que o educador é o escriba; 
Participação em situações em que os alunos são os leitores, ainda que não convencionalmente;  Características, recursos e interação com textos poéticos; 
Valorização da leitura como fonte de prazer; Observação e manuseio de materiais impressos, como livros e textos, e de vídeos de sarais de poesias retirados da internet. 
Pesquisas de poesias na internet. 
Construção do livro no laboratório de informática 
Apresentação do sarau de poesias e noite de autógrafos do livro da turma.
DESENVOLVIMENTO: 
Apresentação do projeto e da situação comunicativa que finalizará o projeto: a confecção de um livro da turma e apresentação de um sarau de poesias. 
Roda de conversa: oferecer vários livros de poesia e fazer a leitura de algumas delas. 
 Organizar com as crianças a biblioteca da sala com estes livros para ficarem permanentemente expostos. 
 Leitura de poesias feita pelo professor. 
Escrita coletiva (professor escriba) de uma a poesia conhecida, que gostem, para a confecção do livro e a escolha de uma para a apresentação do sarau. 
Leitura de uma poesia contida em um dos livros da biblioteca da própria sala. 
Socialização das poesias trazidas pelas crianças e escolha de uma delas para leitura compartilhada.  Realizar atividades de leitura e escrita da poesia escolhida garantindo a compreensão sobre rimas.
Ilustração individual sobre a poesia.
 Ler uma poesia com rima e conversar com as crianças sobre a possibilidade de troca de algumas palavras por outras. Deixar o texto exposto na sala, em um lugar onde possam ler diariamente. Produção de uma poesia : cada criança produz um verso para a confecção do livro. Os alunos que necessitarem o professor será o escriba.
 Organizar com as crianças os versos produzidos e levar ao laboratório de informática para digitação e ilustração.
 Ensaio para a apresentação do Sarau de poesia;
LEITURA DE POESIAS E APRESENTAÇÃO MUSICAL.
Apresentação do sarau de poesias e do livro da turma.
AVALIAÇÃO:
Será diária e continua.
PRODUTO FINAL:
Livro da turma e apresentação do Sarau.
SUGESTÃO DE SITE PARA PESQUISAS:
Google, Portal do Professor e revista Nova Escola.
SUGESTÕES DE LIVROS DE POESIAS
Lua no brejo- Elias José Berimbau e outros poemas, Manuel Bandeira, Nova Fronteira. Não confunda- Eva Furnari Assim assado- Eva Furnari Você troca? – Eva Furnari Lê com crê, José Paulo Paes, Ática. Poemas para brincar – José Paulo Paes Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles, Nova Fronteira. Arca de Noè- Vinicius de Moraes.



SOCIALIZAÇÃO DO RESULTADO FINAL NO TEATRO LAURO GOMES AO PAIS E COMUNIDADE