5ºS ANOS
AEDES AEGYPTI: UM MOSQUITO, TRÊS DOENÇAS.
AEDES AEGYPTI: UM MOSQUITO, TRÊS DOENÇAS.
Trabalhar junto à comunidade
escolar, visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a Dengue, Zika
vírus e Chikungunya, pois são doenças graves e que vem causando muitas mortes.
*Identificar o mosquito Aedes
Aegyti, seu clico de vida e as doenças transmitidas por ele;
* Conhecer as diversas formas de
contágio, prevenção e tratamento;
*Identificar as causas de
ocorrência de epidemias;
*Reconhecer a importância dos hábitos de
higiene com forma de manter a saúde e prevenir doenças;
* Entender que essas doenças
interferem no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;
* Conhecer a origem do mosquito
Aedes Aegipty;
*Identificar as regiões brasileiras mais
afetadas pela dengue;
* Entender como o aquecimento
global pode interferir na proliferação da doença;
* Adquirir hábitos e atitudes que
colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue;
* Desenvolver a cidadania;
* Criar
jogos e animações no programa Scratch aplicando os conhecimentos adquiridos
sobra a dengue.
Público Alvo: Comunidade escolar
Estratégias:
*Levantamento de dados
estatísticos, pelos alunos, das causas e consequências da dengue em suas formas
clássica e hemorrágica, do Zika Virus e Chikungunya;
*Sensibilizar professores e
alunos com mostra de vídeo e debate sobre o tema;
*Exibição de apresentação de
slides sobre o tema, em aula coletiva, a fim de esclarecer sobre a doença e
motivar o trabalho a ser desenvolvido;
*Saída em campo para observação
do entorno identificando possíveis focos.
*Produção cartazes e socialização
com a comunidade escolar.
*Produção de material digital e
impresso para entrega a equipe de gestão.
*Criação de jogos e animações no
laboratório de informática.
Avaliação:
*Observação da participação e
envolvimento nas atividades propostas;
*Acompanhamento e análise do
desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura atitudinal.
*Produção de texto
Recursos e materiais
*Pesquisas, reportagens de
jornais e revistas, exibição de vídeos, utilização da biblioteca, projetor multimídia Internet, computador, programa Scratch, cartolina, cola, lápis de cor, canetinhas, fita adesiva, tesoura;
PROJETO A EVOLUÇÃO DA VIDA
Público alvo: alunos do 2º ano/ciclo II
Período: Anual
Introdução
Por tratar-se de objeto da curiosidade humana, é um assunto
envolvente e instigante, por tratar da nossa própria origem e trajetória
evolutiva.
Ele nos induz a refletir acerca de nossa pequenez ante as
grandiosas e perfeitas leis que regem o micro e o macrocosmo.
Justificativa
O Objeto de estudo promoverá a aprendizagem
e momentos de pesquisa e reflexão, que levem os alunos, a perceber o sentido da
vida, com o intuito de desenvolver competências que alimentem o universo
pessoal de cada um deles. A iniciativa em foco mostra-se, portanto, de grande
relevância para estabelecer uma cultura de desenvolvimento humano contínuo, a fim
de que tenham conhecimento do passado e projetem futuras criações.
Objetivos
*Conhecer a origem
e evolução do Universo;
* Conhecer a
origem do Sistema Solar e a formação da Terra;
*Conhecer a origem
da vida na Terra (plantas, animais);
* Identificar
e destacar aspectos relevantes de cada período;
*Conhecer a
origem e evolução do ser humano;
* Reconstruir
historicamente (fatos) da evolução humana (o homem domina o fogo, invenção do
alfabeto, desenvolvimento da ciência e da tecnologia);
* Elaborar
uma linha de tempo, de todas as etapas; desde a origem até a era tecnológica.
*Construir
jogos de percurso, programa de rádio (origem e evolução do Universo), criação
de vídeos ( mostrando a evolução humana e da tecnologia ao longo dos períodos
históricos), jogos online utilizando o programa Scratch e desenhos
rupestres.
Estratégias e recursos da aula
Primeira Situação Comunicativa
*
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. (abril)
*Conversa
com os alunos sobre os conhecimentos que possuem e até onde devemos chegar a
respeito do surgimento e do universo bem como o planeta Terra, da evolução humana,
da escrita até chegarmos a evolução tecnológica;
*Narração e
descrição de acontecimentos históricos;
*Uso dos
nets para pesquisa em sala;
*Leitura e
compreensão de textos; (abril)
*A partir da
leitura de textos informativos científicos (didáticos, enciclopédicos,
dicionários, atlas), possibilitar as crianças ampliar e integrar ao seu
repertório, conhecimentos sobre a história, origem, evolução dos povos
primitivos;
*Produção de
textos orais e escritos; (maio)
*Realização
de atividades que levem a reflexão e ao aprendizado significativo, para que
possam compartilhar o conhecimento adquirido nas duas situações comunicativas;
*Uso do
Laboratório de Informática para sistematizar os conteúdos trabalhados e
produção dos produtos para a primeira Situação Comunicativa; (maio/junho);
*Criar jogos
e programar no Scratch de acordo com cada período da história da evolução do
planeta;
Segunda Situação Comunicativa
*Utilizar livros didáticos e paradidáticos;
*Uso dos
nets para pesquisa em sala;
* Rodas de
apreciação;
*Rodas de
conversa;
*Criar,
organizar e revisar registros;
*Elaborar linha
do tempo contemplando todo material de estudo;
*Construir
objetos e maquetes significativas que retratem o Sistema Solar; a evolução
humana; as eras geológicas;
*Organizar
materiais que retratem todos os períodos de evolução tecnológica com montagem
de vídeo no laboratório;
*contar com
a ajuda do professor de artes na elaboração (com os alunos) de pinturas
rupestres para a exposição, etc. ;
*Criar um
jogo com estações envolvendo o tema abordado, nas aulas de Educação Física;
Avaliação
Dar-se-á
durante todo o processo de estudo e confecção dos materiais para as duas
situações comunicativas.
2º ANO A - CICLO II
JOGOS CRIADOS NO SCRATCH
2ºS ANOS C e D - CICLO II
4ºS ANOS
Projeto: ÁGUA FONTE DE VIDA
JUSTIFICATIVA
O tema foi
escolhido pela influência que a água tem na vida dos seres vivos de forma
geral. Ao longo da história a água influenciou a geografia das cidades e suas
estruturas, pois nenhuma cidade prosperaria sem ou longe de um bom reservatório
de água, e nós como aglomerado de pessoas somos influenciados diretamente pela
água, por sua falta, por sua qualidade etc. Um tema que encontramos no
cotidiano da comunidade local principalmente pela sua má qualidade e escassez.
Ao construir este projeto, pensamos nas competências que os alunos irão desenvolver: o ler para estudar, o ler para produzir, o ler para divulgar, o ler para debater, o ler para refletir, etc. numa perspectiva de produção de textos que os ajudem a planejar e criar jogos online e seminário contemplando toda sua complexidade.
Todo esse processo que as crianças passarão faz sentido, pois as leituras e as produções caminharão para um produto final, além de debater e conscientizar acerca dos problemas ambientais que são noticiados diariamente como o aquecimento global e as ações para que sintam responsáveis em garantir a sustentabilidade do planeta.
Ao construir este projeto, pensamos nas competências que os alunos irão desenvolver: o ler para estudar, o ler para produzir, o ler para divulgar, o ler para debater, o ler para refletir, etc. numa perspectiva de produção de textos que os ajudem a planejar e criar jogos online e seminário contemplando toda sua complexidade.
Todo esse processo que as crianças passarão faz sentido, pois as leituras e as produções caminharão para um produto final, além de debater e conscientizar acerca dos problemas ambientais que são noticiados diariamente como o aquecimento global e as ações para que sintam responsáveis em garantir a sustentabilidade do planeta.
OBJETIVOS
*Sensibilizar-se
quanto com as questões ambientais que colocam em risco a existência da vida no
Planeta, em especial quanto ao uso e preservação das águas;
*Compreender a
importância da água para os seres vivos do nosso planeta;
*Conscientizar
a si e os outros sobre a importância do uso sustentável da água e dos recursos
naturais;
*Discutir a
respeito das questões abordadas na apresentação do tema;
*Relacionar as
questões discutidas como fator água, para que possamos estabelecer abordagens
temáticas do projeto;
*Conhecer o
projeto, os temas abordados e os objetivos almejados, reconhecendo-se como
parte dele;
*Utilizar
procedimentos de divulgação cientifica;
*Ler e
compreender os textos lidos, comentando e discutindo acerca de seus conteúdos;
*Pesquisar em
diferentes fontes, para fundamentar suas escrita e suas explanações;
*Identificar
informações “principais” que ajude a elaborar uma síntese do texto estudado;
*Organizar e
socializar falas sobre o tema estudado argumentando de forma consistente sobre
o tema em questão;
*Criar jogos
online de acordo com o tema no laboratório de informática.
ÁREAS
DO CONHECIMENTO E CONTEÚDOS
O trabalho
interdisciplinar aqui retratado vem com o objetivo de favorecer essa interação
e deve nascer da necessidade e não a obrigatoriedade.
Þ MATEMÁTICA – Os textos expositivos são cheios de gráficos, dados que podem ser mais bem compreendidos se forem explorado com mais ênfase. O tema água também favorece o uso de medidas de forma geral – comprimento de um rio, quantidade de água que leva em uma receita ou de um consumo em determinado tempo etc.
Þ CIÊNCIAS NATURAIS – O tema água já faz parte do currículo da referida área e as possibilidades podem ser imensas as experiências seriam muito interessantes para ajudar as crianças compreenderem melhor o funcionamento da natureza e de tecnologias para purificar a água por exemplo.
Þ HISTÓRIA E GEOGRAFIA – Todo conteúdo só pode ser verdadeiramente compreendido se for estudado desde a sua origem, tudo tem a sua história a água não é diferente, estudar a história dela ou da dependência dos seres vivos por ela seria muito interessante para os alunos, a história das cidades é um exemplo. O homem quando se tornou sedentário começou a buscar locais pertos de rios farto e com isso grande quantidade de alimentos e possibilidades de cultivar a terra tudo isso influenciou a geografia e o desenho do nosso Planeta.
ETAPAS:
Þ MATEMÁTICA – Os textos expositivos são cheios de gráficos, dados que podem ser mais bem compreendidos se forem explorado com mais ênfase. O tema água também favorece o uso de medidas de forma geral – comprimento de um rio, quantidade de água que leva em uma receita ou de um consumo em determinado tempo etc.
Þ CIÊNCIAS NATURAIS – O tema água já faz parte do currículo da referida área e as possibilidades podem ser imensas as experiências seriam muito interessantes para ajudar as crianças compreenderem melhor o funcionamento da natureza e de tecnologias para purificar a água por exemplo.
Þ HISTÓRIA E GEOGRAFIA – Todo conteúdo só pode ser verdadeiramente compreendido se for estudado desde a sua origem, tudo tem a sua história a água não é diferente, estudar a história dela ou da dependência dos seres vivos por ela seria muito interessante para os alunos, a história das cidades é um exemplo. O homem quando se tornou sedentário começou a buscar locais pertos de rios farto e com isso grande quantidade de alimentos e possibilidades de cultivar a terra tudo isso influenciou a geografia e o desenho do nosso Planeta.
ETAPAS:
1ª
Etapa: Roda de conversa com os alunos para abordar alguns conhecimentos
prévios a respeito da água como: Qual a importância da água para os seres
vivos? Vocês acham que pode faltar água futuramente para os seres em geral? O
que devemos fazer para que a água não venha a acabar? O que fazer para
preservar a água? Quais os principais fatores de poluição da água? Por que
apesar de tantas informações as pessoas continuam desperdiçando água?
2ª
Etapa: Montagem do painel na escola para o Dia Mundial da Água.
3ª
Etapa: Trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes .
4ª Etapa: Após escutarem a música os alunos irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma em seguida expor no mural da escola, utilizando lápis de cor e papel branco;
5ª
Etapa: Mostrar a importância da água para nossa vida, para as plantações,
bem como os estados físicos da mesma;
6º
Etapa: Vídeo sobre o ciclo da água no laboratório de Informática e construção
de jogos no programa Scratch e no programa EDUCAPLAY;
7ª Etapa: Pedir aos alunos que levem para sala de aula
materiais sobre o tema (pode ser alguma reportagem sobre o
desperdício da água, sobre a poluição dos rios...)
8ª Etapa: Roda de conversa sobre os materiais levados pelos alunos pesquisados em casa.
9ª Etapa: Mostrar a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;
8ª Etapa: Roda de conversa sobre os materiais levados pelos alunos pesquisados em casa.
9ª Etapa: Mostrar a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma;
10ª
Etapa: Vídeo da Turma da Mônica –yuotube- “Economizar água”;
11ª
Etapa: Produção de texto sobre o vídeo assistido na etapa anterior;
12ª
Etapa: Trabalhar o assunto reaproveitamento da água. Levantar uma discussão de
como poderíamos aproveitar a água da chuva para ser utilizadas em dias de seca.
Mostrar aos alunos que é possível armazenar a água da chuva através de
construção de cisternas (escolas, residências...)
13ª
Etapa: Construir com os alunos maquetes representando os diversos assuntos
tratados sobre a água (Ciclo da água, estados da água, nascente, poluição, etc)
para a exposição da Mostra Científico Cultural.
Avaliação:
A
Avaliação deverá ser feita de forma contínua:
·
Com rodas de conversas em cada etapa,
·
Das discussões dos grupos,
·
Das atitudes diante do projeto, etc.
·
Avaliar também a participação e o
envolvimento de cada aluno de forma individual.
Fontes
de Consulta:
Referências bibliográficas
ETAPAS DESENVOLVIDAS
PESQUISAS , REGISTROS E CRIAÇÃO DE
JOGOS NOS PROGRAMAS SCRATCH E
EDUCAPLAY
JOGOS NOS PROGRAMAS SCRATCH E
EDUCAPLAY
JOGOS CRIADOS PELOS ALUNOS
NO PROGRAMA EDUCAPLAY
JOGOS CRIADOS NO SCRATCH
3ºS ANOS
Trabalhando com o gênero Fábulas:
Justificativa:
As fábulas têm como características ser um texto curto, com personagens que geralmente são animais e
ou seres inanimados, com atitudes negativas
de seres humanos, diante de uma
sociedade. Dessa forma, procura transmitir valores positivos por concluir com
uma “lição de moral”. Os mais famosos autores de fábulas são Esopo (Grécia, 600
a.C) e La Fontaine (França, século 18). No Brasil, temos Monteiro Lobato
(século 20), o qual reescreveu muitas delas e também nos dias atuais o mesmo
foi realizado por Millor Fernandes.
Esta proposta de trabalho didático surge como um mecanismo para auxiliar alunos no avanço da leitura e da escrita, avançar na apropriação da língua culta e das características próprias deste gênero textual, ampliar vocabulário, bem como a reflexão de valores éticos.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
PROJETO:
INVESTIGANDO E EXPERIMENTANDO
TÍTULO: A
CIÊNCIA POR TRÁS DOS BRINQUEDOS
Justificativa
“Nunca
se deve tirar o brinquedo de uma criança,
tenha ela oito ou oitenta anos!"
Mario Quintana
Desde muito pequenas as
crianças interagem com o mundo através de brinquedos, brincadeiras e jogos. Piaget
e Vygotsky através de seus estudos deram grandes contribuições para
compreendermos a importância destas
atividades lúdicas no desenvolvimento intelectual e social das crianças, pois nestas
atividades se evidenciam um processo de criação, de socialização e interação
com o meio. Brincar é a linguagem que as crianças usam para se
manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro adquirindo novas habilidades
e desenvolvendo a imaginação e a autonomia.
Kishimoto (1993) ressalta
que o brinquedo assume a função lúdica e educativa. Como função lúdica o
brinquedo propicia diversão, prazer e até desprazer. E como função educativa,
ensina tudo àquilo que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e
sua apreensão do mundo.
Assim quando trazemos para as
salas de aula atividades lúdicas como: brinquedos, brincadeiras, jogos,
músicas, teatro, passeios, pinturas estamos promovendo o desenvolvimento
cognitivo e socio-cultural das crianças embasando nossas práticas pedagógicas
em teorias da aprendizagem que afirmam que as crianças aprendem enquanto
brincam.
Brinquedos e brincadeiras são formas
privilegiadas de desenvolvimento e apropriação do conhecimento pela criança,
portanto são instrumentos indispensáveis da prática pedagógica e componente
relevante de propostas curriculares. (KISHIMOTO, 1999, p.11)
Considerando os saberes citados
anteriormente e a riqueza que promove o brinquedo na construção do conhecimento
optamos por eleger o brinquedo como disparador de curiosidades e motivador de explicações
científicas quanto ao seu funcionamento em nosso projeto de ciências.
Nosso maior objetivo nesta trajetória
é fazer com
que o aluno observe, levantem hipóteses, pesquisem em diversas fontes,
questionem, investiguem, experimentem e registrem para organizar definições. E enquanto
professores um de nossas papéis é ajudar
o aluno a encontrar respostas para muitas questões em um exercício de
raciocínio permanente.
Como descrito no PCN (Livro Ciências Naturais, p.28), a
construção do processo de ensino não pode ser espontâneo, cabe ao professor orientar
o caminhar do aluno, criar situações interessantes e significativas, fornecer
informações que permitam a reelaboração e a ampliação dos conhecimentos
prévios, buscando sempre articular os conhecimentos construídos com os já
sistematizados.
Nossa intenção pedagógica com o desenvolvimento deste projeto
é oportunizar situações didáticas que valorizem o processo investigativo para
definir conceitos científicos. Colocando o aluno como sujeito ativo e
articulador da sua aprendizagem, valorizando o compartilhamento de saberes
entre eles e também estimular o aluno a participar de um movimento de
ressignificar o mundo, isto é, de construir explicações a partir da observação,
indagação, investigação sempre norteadas pelo conhecimento científico. (PCN,
Livro Ciências Naturais, p.27).
Em síntese nosso objetivo esta em levar o aluno a
ter consciência que existem diferentes fontes de informações para explicar as
coisas da natureza e do mundo e saber desta variedade de versões é tão importante
quanto aprender os conceitos científicos que estamos propondo com o
desenvolvimento deste projeto. Para tanto acreditamos que a atitude a refletir,
discutir, explicar, relatar favorece a produção de definições que farão parte
de um conjunto de conhecimentos construídos neste processo de interação entre o
pensar, sentir e fazer. Nessa perspectiva, podemos fazer uso do que relata
Azevedo, 2004 "a aprendizagem de procedimentos e atitudes se torna, dentro
do processo de aprendizagem, tão importante quanto à aprendizagem de conceitos
e/ou conteúdos”.
Objetivo Geral
Utilizar alguns brinquedos
tradicionais como disparadores de curiosidades e motivadores de explicações
científicas quanto ao uso do seu funcionamento;
Promover oportunidades para
que os alunos observem, levantem hipóteses, pesquisem em diversas fontes,
questionem, investiguem, experimentem e registrem conceitos definidos.
Objetivos Específicos
• compreender a Ciência como um processo de
produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana;
• formular questões, diagnosticar e propor soluções
para problemas reais, a partir de observações do funcionamento de brinquedos;
• organizar
e registrar informações adquiridas a partir de investigações;
• valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de
ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;
• reconhecer
e utilizar diferentes linguagens - verbal, escrita, corporal, artística - para
descrever, representar, expressar e interpretar fenômenos físicos observados;
• valorizar
as explicações baseadas nos fenômenos da física para o funcionamento de alguns
brinquedos;
• entrar
encontato com fenômenos físicos, mesmo que de maneira não formal;
• comunicar
por meio de experiências, cartazes, desenhos, construções, relatos, videos,
fotos os conhecimentos adquiridos;
• incentivar
a curiosidade e o gosto pela pesquisa;
• pesquisar
em diferentes fontes.
Áreas do conhecimento e
conteúdos
Multidisciplinar:
• Ciências: fenômenos físicos no funcionamento dos brinquedos
• Língua Portuguesa: leitura, escrita de textos.
• Matemática: medidas: comprimento, massa, formas
geométricas, operações fundamentais.
• Artes: confecção de brinquedos
• Educação Física: exploração dos brinquedos estudados e
produzidos
• Laboratório de Informática: pesquisa, vídeos, LEGO
• Biblioteca: Pesquisa no acervo
Etapas
1-
Explorar o brinquedo ioiô com o grupo em todas as
suas possibilidades.
2-
Produzir uma lista de brinquedos tradicionais
conhecidos pelos alunos.
3-
Explorar o ioiô novamente observando e buscando
respostas para as indagações da professora: Por que o ioiô sobe? O que faz
subir e descer pela mesma corda?
4-
Com as respostas intuitivas dos alunos surgirá a oportunidade de levantarem
curiosidades que apresentam agora sobre o funcionamento do ioiô.
5-
Leitura e explicações científicas sobre o funcionamento do ioiô.
6-
Experiências que expliquem a energia potencial, energia cinética,
movimentos de rotação e translação.
7-
Buscar na lista produzida pelos alunos outros brinquedos que giram
e pesquisar se compartilham do mesmo conceito físico.
Nossas etapas
para este momento seguirão estas estratégias de explorar, observar, investigar,
questionar, classificar, verificar, generalizar para definir e futuramente
aplicar os conceitos elaborados buscando informações científicas para validar
as suas teorias. Além de confeccionar brinquedos tradicionais.
No segundo
momento a partir dos conhecimentos adquiridos, os alunos vão através da
criatividade do grupo elaborar um esboço de um brinquedo inusitado ou outra
invenção para aplicar os conhecimentos construídos, testar e explicar o seu
funcionamento.
Cronograma
Mensal de Atividades
Março:
Elaboração
e escrita do projeto pelas professoras. Compartilhar o projeto com os alunos,
Sensibilizar os alunos quanto à curiosidade e participação no projeto (leituras
de literaturas infantis e vídeos).
Abril: Disparador da aprendizagem:
brincar com os brinquedos selecionados para investigação, lançar questões
problematizadoras quanto ao seu funcionamento, buscar respostas através de
levantamento dos conhecimentos prévios, pesquisas, experiências para constatar
hipóteses, registros dos conhecimentos construídos.
Maio:
lançar
questões problematizadoras quanto ao seu funcionamento, buscar respostas
através de levantamento dos conhecimentos prévios, pesquisas, experiências para
constatar hipóteses, registros dos conhecimentos construídos.
De 09 a 20/05 - Período de
Socializações dos Conhecimentos já adquiridos no projeto (nas duas quartas
feiras após o hino)
Junho:
Situação Comunicativa – Mostra Científico Cultural – Com atuação protagonista
dos alunos: Expor o processo de pesquisa através de cartazes,
experiências, relato pelos alunos, fotos, vídeos, exposição dos brinquedos
observados e explicação do seu funcionamento.
Agosto:
Levantamento
de brinquedos que podemos construir levando em consideração os fenômenos
físicos conhecidos na primeira etapa do projeto, organizar grupos de trabalho,
validar as escolhas dos brinquedos, fazer esboço, selecionar matérias, ampliar
repertório através de vídeos e exploração de materiais.
Setembro:
Confecção
dos brinquedos pelos grupos de trabalho.
Outubro:
Confecção
dos brinquedos pelos grupos de trabalho.
De 17 a 28/10 - Período de
Socializações dos Conhecimentos já adquiridos no projeto (nas duas quartas
feiras após o hino)
Novembro:
Encerramento - Apresentação para a comunidade escolar dos brinquedos
confeccionados, com explicações científicas quanto ao seu funcionamento.
Avaliação
O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o
decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula
e com mudanças de atitudes que eles terão ao final do processo de aprendizagem.
Sendo assim, pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação
continuada, tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades
realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades
extraclasses, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos
colaborativos, a participação nas apresentações e a confecção do produto final.
Materiais Necessários
Materiais para a confecção dos brinquedos como:
jornal, papel de seda, celofane, papel sulfite, elástico, barbante, bexiga,
cones de papelão, durex colorido, cola.
Vídeos:
Livros: Coleção – Vamos explorar ciências: Força
e Movimento, O ar e você, David Evans e Claudette Williams, Ed. Ática; Ciência
divertida – Movimento, Brenda Walpole, Ed. Melhoramentos
Fontes de Consulta
KISHIMOTO, T.M.. Jogos infantis: o jogo,
a criança e a educação.Petrópolis,RJ: Vozes,1993
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. ( org) Jogo, brinquedo,
brincadeira e a educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
PCN
- Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais.
revistaescola.abril.com.br › ... › Jogos
e brincadeiras.
TAILLE, Yves de L., OLIVEIRA, M. K.,
DANTAS, H., Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. Pág.
23-36, São Paulo, ed. Summus, 1992.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem.
São Paulo: Martins Fontes, 1994.
2ºS ANOS
PROJETO – 2º ANO CICLO INICIAL
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
JUSTIFICATIVA
A alimentação, antes de
tudo, é uma das partes mais importantes da rotina de uma pessoa. É a
alimentação que vai garantir uma vida plena de saúde, ou não. É na alimentação
que encontramos a fonte de energia, bem-estar e desenvolvimento físico,
intelectual, incluindo a fala e interação social.
OBJETIVOS
Áreas
do Conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências,
História, Geografia, Educação Física, Informática e Arte.
Conteúdos:
v Ciências:
Seres Vivos (Vegetais e outros produtos) – base da Pirâmide da Alimentação
Saudável
v Geografia:
Produção e uso (transporte) de alimentos- Campo e Cidade
v História: Relatos
de família e receitas
v Arte:
Artistas que utilizaram alimentos para compor sua produção artística Giuseppe Arcimboldo
v Educação
Física: Exercícios complementares à aquisição de hábitos
saudáveis
v Informática: Produção
de História em Quadrinhos, releitura de uma obra de Giuseppe Arcimboldo,
registro e ilustração de poesias criadas sobre o tema estudado, audiobook das
poesias criadas pelos alunos. E atividades a serem desenvolvidas nos sites
abaixo:
- SITE PARA CALCULAR MASSA
CORPORAL
- 10
MITOS SOBRE OS ALIMENTOS...
- NÃO DESPERDICE COMIDA
- JOGO
DA PIRÂMIDE ALIMENTAR
v Netbook: Pesquisa
sobre o artista italiano Giuseppe Arcimboldo
v Língua
Portuguesa: Produção de textos e revisão
v Matemática:
Medidas (quilo, litro, dúzia, dezena)
ETAPAS:
Conhecimentos
prévios sobre alimentação saudável
v
Estudo da Pirâmide Alimentar
v
Pesquisa
v
Visita a um sacolão, horta, Mercado Municipal de Rudge Ramos,
Jardim Botânico (SP) Visita
a uma feira, com a família.
v
Produção de material para exposição
2º ANO A
Conteúdos:
v Ervas aromáticas empregadas em chás e condimentos. Plantio,
distribuição e emprego em
vários tipos de alimento e degustação na Mostra
Científico-Cultural.
2º ANO
B, C e D
Conteúdos:
Frutas e legumes
Cronograma Mensal de Atividades
Março: Escrita do Projeto – Conhecimentos prévios (registro de
texto e ilustrações)
Abril: Pesquisa, registro e
produção de material, plantio de vegetais
Maio: 09 a 20/05
Pesquisa, registro e
produção de material, plantio de vegetais
ü
Período de Socialização dos Conhecimentos Prévios
e Pesquisa realizada (nas duas quartas
feiras, após o hino)
Junho: 18/06/16
Situação Comunicativa – Mostra Científico-Cultural – Com
atuação protagonista dos alunos;
Agosto: Aprofundamento da pesquisa, registro e produção de material,
receitas, confecção de sucos, chás, etc.
Setembro: Aprofundamento da pesquisa, registro e produção de material,
receitas, confecção de sucos, chás, bolos, tortas, saladas, etc.
Outubro: de 17 a 28/10
Período de Socializações dos Conhecimentos já adquiridos no
projeto (nas duas quartas feiras após o Hino)
Novembro:
ü
Encerramento
·
2º A - Confecção e
degustação de chás
·
2º B – Apresentação musical
·
2º C – Apresentação musical
·
2º D – Confecção e degustação
de sucos
·
Avaliação.
Materiais Necessários:
·
20 caixas de
tinta guache pequena
40 folhas de
Papel Cartão várias cores (vibrantes)
40 folhas de
Papel Dobradura cores (vibrantes)
· 20 caixas de 12
cores de massinha (grande) – ou 12 cores em potes
·
Fitas dupla
face, cola quente, cola bastão, barbante, sulfite.
·
Sementes:
cenoura, alface, rúcula, rabanete, salsinha, cebolinha, couve, manjericão,
orégano, alecrim, cidreira, hortelã, boldo, camomila.
·
Regador com
chuveirinho
·
Equipamentos
para plantio: pazinha, rastelo....
·
Pneus, tinta e
pincéis para pintura
·
Preparo da
terra pelo sr. Paulo (com húmus)
·
1 Balança
Fontes de Consulta:
·
Internet
·
Livros na BEI
·
Acervo do
Jardim Botânico
·
Entrevistas
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/doki-e-os-alimentos/
SOCIALIZANDO A PRIMEIRA ETAPA DESENVOLVIDA
ETAPAS DESENVOLVIDAS
ESTUDO DO MEIO NO PARQUE ESCOLA
ESTUDO DOS ALIMENTOS IMPORTANTES PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO NOSSO ORGANISMO
COLOCANDO EM PRÁTICA OS CONHECIMENTO ADQUIRIDOS SOBRE AS PLANTAS
REGISTRANDO E FAZENDO ARTE
SOCIALIZANDO A PRIMEIRA ETAPA DESENVOLVIDA
LIVRO DE POESIAS CRIADAS PELOS ALUNOS DO
2º ANO D
Ler mais publicações no Calaméo
SOCIALIZAÇÃO DA 2ª ETAPA D PROJETO
2º ANO D
TEXTO E ANIMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA
SOCIALIZAÇÃO DA 2ª ETAPA D PROJETO
2º ANO D
TEXTO E ANIMAÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA ESCOLA
2º ANO INICIAL A
ILUSTRAÇÃO INTERPRETATIVA DA MÚSICA A ÁRVORE DE PATATI E PATATA
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2º ANO C INICIAL
ILUSTRAÇÃO INTERPRETATIVA DA MÚSICA BOLACHA DE ÁGUA E SAL - PALAVRA CANTADA
2º ANO C INICIAL
ILUSTRAÇÃO INTERPRETATIVA DA MÚSICA BOLACHA DE ÁGUA E SAL - PALAVRA CANTADA
1ºS ANOS
Projeto: Vivendo as Olimpíadas.
Justificativa:
... O jogo ganha um espaço como a ferramenta ideal da
aprendizagem na medida em que propõe estímulos ao interesse do aluno,
desenvolve níveis diferentes de experiência pessoal e social, ajuda a construir
suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade, simboliza um
instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador
e avaliador da aprendizagem, ele pode ser utilizado como promotor de
aprendizagem e das práticas escolares. ( CAMPOS, 2003)
As Olimpíadas e as Paraolimpíadas são grandes eventos que
acontecem a cada quatro anos e celebram a união de todos os povos, através do
esporte, portanto as olimpíadas e paraolimpíadas, são com certeza, o maior encontro de culturas
e conhecimentos do planeta.
Pensando nisso, no projeto de 2016, pensamos em unir o espírito olímpico
e paraolímpico à área de conhecimento de Ciências e Educação Física, em que
através de jogos (no primeiro semestre) os alunos poderão vivenciar o espírito
olímpico e expor seus conhecimentos
sobre os cinco sentidos.
É importante ressaltar que as demais
áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e
Arte estarão presentes neste projeto, o que o torna assim, interdisciplinar.
Sendo assim, no decorrer do 1º semestre, os alunos estudarão os mascotes
da olimpíada e paraolimpíada e especificamente o Pentatlo, integrado aos jogos sensoriais, estudando assim os cinco sentidos.
No 2º semestre, dando
continuidade ao espírito Olímpico, os ritmos
musicais (um de cada continentes ou do país sede das Olimpíadas- Brasil) serão
o foco do trabalho. Trabalharemos assim as letras das músicas, as rimas, a
cultura do local, a localização em mapas, construção de gráficos e tabelas,
entre outros e como produto final uma apresentação de dança.
Objetivos
·
Reconhecer
a importância dos jogos olímpicos e paraolímpicos.
·
Identificar
os mascotes da Olimpíada 2016 no Brasil.
·
Conhecer
o que é um pentatlo.
·
Conhecer
os 5 sentidos através de jogos sensoriais
·
Conhecer
os ritmos musicais de um país de cada
continente dos Jogos olímpicos ou do país sede das olimpíadas (Brasil).
·
Áreas do
Conhecimento e Conteúdos
Ciências:
Cinco sentidos
História:
Retrospectiva da história das Olimpíadas.
Mascotes: Vinícius e Tom
Geografia:
Os 5 continentes
Cultura de cada continente:
um ritmo musical de cada continente.
Ed.
Física- Pentatlo
Jogos sensoriais.
Dança sobre os ritmos musicais
Matemática:
Construção de gráficos e tabelas
Língua
Portuguesa: Poesias de Vinícius de Moraes
Músicas de Tom
Jobin
Rimas
Verbetes de
curiosidades.
Arte:
Dança sobre os ritmos musicais.
Confecção de cartazes.
BEI: Contação de
histórias
Laboratório de
informática: Stop motion, Tux Paint ou Art Pad sobre: cinco sentidos, mascotes e
Jogos Olímpicos.
Etapas:
1- LEITURA
DO LIVRO CLARA E AS OLIMPÍADAS.
Será realizada a leitura do livro
Clara e as Olimpíadas e Beto nas Olimpiadas.
Na sequência, faremos a discussão sobre o assunto em uma roda de conversa,
localizando no mapa onde acontecerá a Olimpíada 2016.
2- EXPLORAR
O TEMA DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARAOLÍMPICOS EM UMA RODA DE CONVERSA . ( DVD do Pateta)
Depois de assistir o Vídeo “Pateta nas
Olimpíadas”, faremos uma discussão sobre os esportes olímpicos.
3- CONHECER
OS MASCOTES: VINÍCIUS E TOM. DESENHÁ-LOS
UTILIZANDO O PROGRAMA TUX PAINT (Laboratório de Informática).
Em uma roda de conversa falaremos sobre os
mascotes e explicaremos porque receberam estes nomes. E no laboratório de
informática irão desenhá-los.
4- CONHECER
O DVD COM ALGUMAS MÙSICAS DE VINÍCIUS DE MORAES.
Apreciar o DVD com algumas músicas de
Vinicius de Moraes.
5- CONHECER
ALGUMAS MÚSICAS DE TOM JOBIM.
Ouvir as músicas “Garota de Ipanema”, “Águas
de Março” e “Eu sei que vou te amar”.
6- REALIZAR
ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO NO CADERNO COM AS POESIAS DE VINICIUS DE MORAES.
Nesta
etapa, os alunos realizam atividades para localizar as rimas, escrever palavras
dos poemas, fazer interpretações orais, escritas e pictóricas.
7- EM
CIÊNCIAS: DISCUTIR E REALIZAR EXPERIMENTOS SOBRE OS CINCO SENTIDOS.
Realizar experimentos sobre os 5
sentidos. Ouvir o som e descobrir do que se trata; cheirar e descobrir o que é;
experimentar e descobrir o que é; pegar os objetos com os olhos fechados e
descobrir o que é; ver figuras no teatro de sombras e descobrir o que é.
8- EM
ED.FÍSICA: EXPLORAR O PENTATLO (CINCO JOGOS).
9- 18/06-
SÁBADO LETIVO: AS CRIANÇAS APRESENTARÃO UM PENTATLO DOS SENTIDOS ATRAVÉS DE CINCO
ESTAÇÕES ONDE SERÃO FEITOS EXPERIMENTOS
E ONDE OS VISITANTES TAMBÉM CONHECERÃO
UM POUCO SOBRE OS MASCOTES E SOBRE AS OLIMPÍADAS E PARAOLIMPIADAS. APRESENTAÇÃO DA MUSICA CINCO SENTIDO (HI FIVE).
1 0- 2º SEMESTRE-
EXPLORAR OS RITMOS MUSICAIS DO BRASIL E ALGUNS DE OUTROS PAÍSES.
Localizar no mapa - mundi os países dos
ritmos a serem estudados.
1 1- ENSAIOS
PARA APRESENTAÇÃO DO DIA 05/11/2016.
1 2- DIA 5/11/2016 - SÁBADO LETIVO APRESENTAÇÃO DOS RITMOS
MUSICAIS.
Cronograma Mensal de Atividades
Março:
Abril:
Maio: de 09 a 20/05 - Período de
Socialização dos Conhecimentos já adquiridos no projeto (nas duas quartas
feiras após o hino)
Junho: Situação
Comunicativa – Mostra Científico Cultural – Com atuação protagonista dos
alunos;
Agosto:
Setembro:
Outubro: de 17 a 28/10 - Período de Socialização dos Conhecimentos já adquiridos
no projeto (nas duas quartas feiras após o hino)
Novembro: Encerramento
Avaliação.
Avaliação.
Materiais
Necessários:
Fontes
de Consulta: (Referencias)
CAMPOS, M, L. A produção de jogos didáticos para o ensino de
ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. 2003.
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
SOCIALIZANDO MAIS UMA ETAPA COM A COMUNIDADE
SARAU DE POESIAS
1 ºS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
JUSTIFICATIVA:
O livro é foco de interesse e encanta crianças, jovens e adultos, a proposta é utilizar esse recurso a favor da alfabetização, juntamente com as poesias, que brincam com sons, usam e abusam dos trocadilhos e aproximam-se da linguagem e do jeito de ser das crianças, justificando-se por si só em um gênero textual que pode ser usado mesmo antes de saberem ler convencionalmente.. Em geral, as crianças se sentem bastante atraídas por este tipo de texto, a poesia, e muitas vezes já o conhecem por intermédio de músicas infantis, de parlendas, de outros textos da tradição oral que têm predomínio da linguagem poética. Assim o Sarau de poesias é um momento que tem o objetivo fundamental de que os alunos vivenciem o papel de leitores e escritores de um livro. No Sarau os alunos também apresentam a leitura de grandes poetas brasileiros.
OBJETIVOS:
Oferecer variedades de poesias e autores;
Ler e ouvir poesias;
Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros (mídia impresa);
Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pela educadora;
Pesquisar e escolher poesias na internet para ler e apreciar;
Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, diagramação); Organizar o espaço da sala de forma que as crianças sintam-se convidadas a ocupar o papel de leitoras;
Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor;
Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura.
Oferecer um variado repertório de poemas às crianças;
Incentivar a criança a produzir seu poema ou história que irá compor o livro da turma. ESTRATÉGIAS:
Participação em situações em que o educador é o leitor;
Participação em atividades em que o educador é o escriba;
Participação em situações em que os alunos são os leitores, ainda que não convencionalmente; Características, recursos e interação com textos poéticos;
Valorização da leitura como fonte de prazer; Observação e manuseio de materiais impressos, como livros e textos, e de vídeos de sarais de poesias retirados da internet.
Pesquisas de poesias na internet.
Construção do livro no laboratório de informática
Apresentação do sarau de poesias e noite de autógrafos do livro da turma.
DESENVOLVIMENTO:
Apresentação do projeto e da situação comunicativa que finalizará o projeto: a confecção de um livro da turma e apresentação de um sarau de poesias.
Roda de conversa: oferecer vários livros de poesia e fazer a leitura de algumas delas.
Organizar com as crianças a biblioteca da sala com estes livros para ficarem permanentemente expostos.
Leitura de poesias feita pelo professor.
Escrita coletiva (professor escriba) de uma a poesia conhecida, que gostem, para a confecção do livro e a escolha de uma para a apresentação do sarau.
Leitura de uma poesia contida em um dos livros da biblioteca da própria sala.
Socialização das poesias trazidas pelas crianças e escolha de uma delas para leitura compartilhada. Realizar atividades de leitura e escrita da poesia escolhida garantindo a compreensão sobre rimas.
Ilustração individual sobre a poesia.Ler uma poesia com rima e conversar com as crianças sobre a possibilidade de troca de algumas palavras por outras. Deixar o texto exposto na sala, em um lugar onde possam ler diariamente. Produção de uma poesia : cada criança produz um verso para a confecção do livro. Os alunos que necessitarem o professor será o escriba.
Organizar com as crianças os versos produzidos e levar ao laboratório de informática para digitação e ilustração.
Ensaio para a apresentação do Sarau de poesia;
LEITURA DE POESIAS E APRESENTAÇÃO MUSICAL.
Apresentação do sarau de poesias e do livro da turma.
AVALIAÇÃO:
Será diária e continua.
PRODUTO FINAL:
Livro da turma e apresentação do Sarau.
SUGESTÃO DE SITE PARA PESQUISAS:
Google, Portal do Professor e revista Nova Escola.
SUGESTÕES DE LIVROS DE POESIAS
Lua no brejo- Elias José Berimbau e outros poemas, Manuel Bandeira, Nova Fronteira. Não confunda- Eva Furnari Assim assado- Eva Furnari Você troca? – Eva Furnari Lê com crê, José Paulo Paes, Ática. Poemas para brincar – José Paulo Paes Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles, Nova Fronteira. Arca de Noè- Vinicius de Moraes.
SOCIALIZAÇÃO DO RESULTADO FINAL NO TEATRO LAURO GOMES AO PAIS E COMUNIDADE