História

HISTÓRICO DA EMEB PROFESSOR OTÍLIO DE OLIVEIRA


Tudo começou assim...

No dia 17 de novembro de 1938 o Doutor Adhemar de Barros, interventor federal do Estado de São Paulo criou um decreto para o funcionamento do Grupo Escolar do Bairro dos Meninos em São Bernardo do Campo com salas de 1ª a 4ª séries mistas, sendo nomeada ao cargo de adjunta (diretor) do referido estabelecimento Francisca Sangiovani. A escola se localizava na Vila Império, funcionando num casarão antigo da época onde a água era de poço, não existiam banheiros,mas fossas (localização próxima onde hoje funciona a faculdade UNIBAN). 

Treze anos depois o Grupo Escolar Bairro dos Meninos, na data de 19 de janeiro de 1951, recebeu o nome GRUPO ESCOLAR PROFESSOR OTÍLIO DE OLIVEIRA, de acordo com o decreto nº 20233 do Governador do Estado de São Paulo Adhemar de Barros. Na década de 50, próximo às eleições o Sr. Lauro Gomes (candidato a prefeitura) e sua esposa Dona Nenê, em visita a escola ainda localizada na Vila Império, escandalizada com as condições precárias prometeram construí-la novamente. 

Em 1954, o prefeito Lauro Gomes carinhosamente chamado de “Prefeito das Crianças” inaugurou o novo prédio na Rua Londrina, nº 350 no centro de Rudge Ramos. Dona Nenê esposa do prefeito Lauro Gomes tinha um compromisso e um trabalho social muito sério com a comunidade escolar de Rudge Ramos, e em sua homenagem o jardim da escola recebeu seu nome - Praça Dona Nenê. O prédio era formado por classes mistas de 1ª a 4ª séries (com 55 alunos em cada) nos períodos da manhã e tarde, pré-escola, Curso de Alfabetização de Adultos, refeitório (merenda era primordial para os alunos), Banda Infantil – criada na unidade e mais tarde passando a ser responsabilidade da prefeitura, Coral, Gabinete Dentário, Gabinete Médico, sala integrada, Escola de Escotismo – criada pelo Sr. Oswaldo Coneglian (diretor da escola na época). A comunidade escolar, o corpo docente e funcionários, tinham um comprometimento muito grande com a realidade da escola. Organizavam vários tipos de eventos para levantar fundos, como almoços, bailes, campanhas, shows e peças de teatro, que eram realizadas em um palco improvisado. A peça teatral “O pássaro da amizade”, apresentada pelos alunos e professores, foi prestigiada pelo prefeito que comovido disse: -“... Hoje vocês estão num palco improvisado, no ano que vem vocês estarão num anfiteatro!”. No final do ano de 1959 foi inaugurado o TEATRO LAURO GOMES do Grupo Escolar Otílio de Oliveira. 

Em 1963 haviam 1423 alunos matriculados de 1ª a 5ª ano oriundos do mesmo bairro.

Os dados acima foram fornecidos através de levantamento histórico, realizado junto à ex- auxiliar de Direção (1954) Dona Noêmia Pellegrino e da educadora e pedagoga Dona Miltes Ap. Soares de Carvalho Bonna (lecionou de 1957 a 1972).



BIOGRAFIA DO PATRONO: PROFESSOR OTÍLIO DE OLIVEIRA



Descendente de família humilde. Filho de Jesuino Carlos de Oliveira e Catharina Victorina de Oliveira. Nasceu no dia 16 de abril de 1889 em Lorena, Estado de São Paulo. Aos 11 anos de idade passou a residir em São Paulo a Rua do Carmo. Fez o curso primário no GESC do Triunfo. Diplomou-se pela Escola Normal da Praça, hoje Instituto de Educação “Caetano de Campos”. Durante 13 anos foi educador primário (1911 a 1924). Exerceu também a função de Secretário da 1° Delegacia de Ensino Elementar.

Foi casado com dona Maria Monteiro, também professora primária. Tiveram 4 filhos: Ophelia do Carmo de Oliveira Soter (professora) casada com Nelson Soter e Otílio de Oliveira Filho, professor de Cultura Técnica do Ginásio Industrial “Julio de Mesquita”, em Santo André, casado com dona Luiza Bondeano de Oliveira. Dois dos filhos são falecidos.

Faleceu após 39 anos de serviços prestados ao Estado, no dia 20/05/1950.

Por decreto de 19/01/1951 sob n° 20333, ao Grupo Escolar do Bairro dos Meninos, em Rudge Ramos, foi dado o nome de Grupo Escolar “Professor Otílio de Oliveira”.