1ºs ANOS
OS ALUNOS DOS 1ºS ANOS INICIAIS APRENDEM MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
SEQUENCIADA DE MÚSICAS
PENSANDO NA IMPORTÂNCIA DAS MÚSICAS INFANTIS
PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, TRABALHAMOS COM ESTA SEQUENCIADA TENDO COMO
OBJETIVOS:
- MOTIVAR E DESPERTAR A CRIATIVIDADE ATRAVÉS
DA MÚSICA;
- CANTAR E MOVIMENTAR-SE DE ACORDO COM O
RITMO DA MÚSICA;
- DESENVOLVER O HÁBITO DE LER E OUVIR, A
PARTIR DE LEITURA DAS LETRAS DAS MÚSICAS TRABALHADAS;
- INCENTIVAR A PRODUÇÃO ESCRITA, A PARTIR DAS MÚSICAS TRABALHADAS
- OPORTUNIZAR AS CRIANÇAS A EXPRESSÃO DE
SENTIMENTOS E SENSAÇÕES;
- ESTIMULAR O RACIOCÍNIO E A ATENÇÃO EM
RELAÇÃO AO TEXTO;
-VIVENCIAR MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO, ALEGRIA
E APRENDIZADO;
- AMPLIAR O VOCABULÁRIO E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.
MÚSICAS ILUSTRADAS NO PROGRAMA ARTPAD
1º ANO A INICIAL
1º ANO B INICIAL
1º ANO C INICIAL
1º ANO D INICIAL
APRESENTAÇÃO DAS MÚSICAS TRABALHADAS AOS PAIS
PROJETO ASTRONOMIA
Objetivos Gerais
· Possibilitar a todos a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia, como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica pelas quais a humanidade caminha.
· Propiciar estudos que envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana de forma lúdica, ampliando os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.
Objetivos Específicos:
· Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
· Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas através dos meios de comunicação disponíveis (exposições,
campanhas de esclarecimentos, documentários).
· Desenvolver materiais educacionais formais e informais e distribuí-los pela comunidade.
· Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as explicações sobre o surgimento das civilizações e culturas.
· Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
· Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserida.
· Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na sociedade.
· Utilizar o laboratório de informática, a biblioteca escolar e os netbooks educacionais como recurso no desenvolvimento das etapas de pesquisas e do produto final.
Conteúdos:
Conteúdos:
Confecção de painéis e planetas para apresentar na
Mostra Cultural
Mostra Cultural
1º ANO B
1º ANO C
1º ANO D
Socialização das pesquisas aos pais
SEQUENCIADA DE ARTE
Objetivos da prática realizada:
*Conhecer a vida e as obras do artista Giuseppe Arcimboldo;
*Conhecer a técnica utilizada na série "As quatro estações";
*Criar um rosto humano utilizando a técnica do Arcimboldo
na série "As quatro estações", utilizando o programa Tux Paint.
Descrição da prática (como se desenvolveu)
*No laboratório de informática a professora leu a bibliografia do artista e mostrou aos alunos
fotos do artista. *Na sala de aula os
alunos acessaram a Internet e pesquisaram obras do artista.
*No laboratório de informática os alunos utilizando o programa Tux Paint os alunos criaram figura
humana com a técnica que o artista criou a série "As quatro
estações".
PRODUÇÃO DOS ALUNOS
Publish at Calameo or read more publications.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANTANDO
E
PINTANDO GATOS
Apresentar as músicas - A história de uma gata – Saltimbancos e Gato de Vinícius de Moraes, utilizando máscaras das obras estudadas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CANTANDO
E
PINTANDO GATOS
PROJETO: Arte
INTRODUÇÃO:
A proposta do projeto é trabalhar as obras sobre gatos
dos diferentes artistas com o objetivo de compará-las e de realizar um trabalho
concomitante com as músicas dos Saltimbancos, Vinicius de Moraes e de Adriana
Calcanhoto.
OBJETIVO GERAL:
Propiciar aos
alunos o contato com obras de arte, estimular o trabalho criativo inspirado
nessas obras e realizar exposições de trabalhos de releituras e uma
apresentação musical utilizando máscaras dos gatos trabalhados nas obras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer os
artistas através da leitura da biografia.
Apreciar obras
de arte do Gustavo Rosa, Aldemir e Romero Brito.
Desenvolver
a imaginação, criatividade, concentração, atenção, expressão artística,
percepção visual e noção espacial.
Trabalhar a
releitura da obra artística utilizando os recursos tecnológicos existentes na
escola.
CONTEÚDOS:
- Obras de gatos Gustavo Rosa, Aldemir Martins
e Romero Brito.
- Leitura formal, interpretativa e releitura
de obra de arte.
- Linhas, formas, cores, composição,
sobreposição, textura, movimento, volume,
harmonia, etc.
ETAPAS:
- Fazer o levantamento dos conhecimentos
prévios dos alunos referente as obras de
Gustavo Rosa, Aldemir Martins e Romero Brito (cada um em um determinado
momento).
- Apreciar obras dos artistas estudados;
- Fazer a leitura da biografia sobre os pintores, suas fases, o
tipo de obras e cores que ele utiliza na elaboração de suas obras.
- Escolher uma obra de Gustavo Rosa, Aldemir Martins e Romero
Brito e fazer, juntamente com os alunos,
a leitura formal e interpretativa dela.
- Fazer releituras com diferentes materiais, técnicas e
tecnologias.
- Fazer roda
de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o desenvolvimento da
atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos
e quais os relembrados.
-
Conhecer e cantar as músicas: A história
de uma gata – Saltimbancos e Gato de Vinícius de Moraes e e Ron,Ron do gatinho
de Adriana calcanhoto.
CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO: 3º trimestre de 2013.
PRODUTO FINAL:
Exposição das releituras dos alunos no espaço Xadrez e
apresentação das musicas: A história de uma gata – Saltimbancos e Gato de
Vinícius de Moraes.
Produção dos alunos
1º ANO INICIAL A
Publish at Calameo or read more publications.
TRABALHOS APRESENTADOS NA MOSTRA CULTURAL ELABORADOS PELOS ALUNOS DOS 1ºS ANOS A, B, C, D
1º ANO C INICIAL
BASEADO NO TEXTO DE ELIAS JOSÉ "A CASA E SEU DONO" OS ALUNOS TRABALHARAM COM RIMAS E NO FINAL CADA ALUNO PRODUZIU UM TEXTO E UMA ILUSTRAÇÃO QUE DERAM ORIGEM AO LIVRO "A CASA E SEUS DONOS".
TRABALHOS APRESENTADOS NA MOSTRA CULTURAL ELABORADOS PELOS ALUNOS DOS 1ºS ANOS A, B, C, D
1º ANO C INICIAL
BASEADO NO TEXTO DE ELIAS JOSÉ "A CASA E SEU DONO" OS ALUNOS TRABALHARAM COM RIMAS E NO FINAL CADA ALUNO PRODUZIU UM TEXTO E UMA ILUSTRAÇÃO QUE DERAM ORIGEM AO LIVRO "A CASA E SEUS DONOS".
Publish at Calameo or read more publications.
1º ANO D INICIAL
BASEADO NO LIVRO "BEIJO DE BICHO" DE ROSÂNGELA LIMA, OS ALUNOS ESCREVERAM OS TEXTOS E DESENHARAM AS ILUSTRAÇÕES DO LIVRO "BEIJOS E BEIJOS".
1º ANO D INICIAL
BASEADO NO LIVRO "BEIJO DE BICHO" DE ROSÂNGELA LIMA, OS ALUNOS ESCREVERAM OS TEXTOS E DESENHARAM AS ILUSTRAÇÕES DO LIVRO "BEIJOS E BEIJOS".
Publish at Calameo or read more publications.
INSPIRADO NA OBRA DE EVA FURNARI "VOCÊ TROCA?", OS ALUNOS DO 1º ANO A PRODUZIRAM OS TEXTOS E ILUSTRARAM O LIVRO CRIADO POR ELES COM O TÍTULO: "EU TROCO. VOCÊ TROCA?"
INSPIRADO NA OBRA DE EVA FURNARI "VOCÊ TROCA?", OS ALUNOS DO 1º ANO A PRODUZIRAM OS TEXTOS E ILUSTRARAM O LIVRO CRIADO POR ELES COM O TÍTULO: "EU TROCO. VOCÊ TROCA?"
Publish at Calameo or read more publications.
OS ALUNOS DO 1º ANO B TRABALHARAM AO LONGO DO ANO COM POESIAS E RIMAS, LERAM LIVROS DE DIVERSOS AUTORES E FIZERAM VÁRIAS PRODUÇÕES UTILIZANDO RIMAS. PARA ENCERRAR ESSE TRABALHO PRODUZIRAM UM LIVRO UTILIZANDO AS RIMAS E OS SEUS NOMES.
OS ALUNOS DO 1º ANO B TRABALHARAM AO LONGO DO ANO COM POESIAS E RIMAS, LERAM LIVROS DE DIVERSOS AUTORES E FIZERAM VÁRIAS PRODUÇÕES UTILIZANDO RIMAS. PARA ENCERRAR ESSE TRABALHO PRODUZIRAM UM LIVRO UTILIZANDO AS RIMAS E OS SEUS NOMES.
2ºs ANOS
SEQUENCIADA DE ARTES - ANITA MALFATTI - DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DOS 2ºS ANOS INICIAIS A,B,C
LEITURA DA BIOGRAFIA DE ANITA MALFATTI
OBSERVAÇÃO DE OBRAS DE ANITA MALFATTI
PRODUÇÃO DO AUTORRETRATO NO TUX PAINT
AUTORRETRATO PRODUZIDO PELOS ALUNOS NO PROGRAMA TUX PAINT
RELEITURA DO OBRA ROCHEDOS DE ANITA MALFATTI
PRODUÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA TUX PAINT
RELEITURA DO OBRA O BARCO DE ANITA MALFATTI
PRODUÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA TUX PAINT
PROJETO ASTRONOMIA
Objetivos Específicos:
2º ano C
Pretendemos com esta sequenciada que os alunos conheçam a vida e obra de Anita Malfatti e suas contribuições na arte brasileira. Iremos propiciar aos alunos condições para que aprendam a apreciar e respeitar obras de arte, suas próprias produções e as produções dos colegas.
Inspirados nas obras de Anita Malfati os alunos irão desenhar seu autorretrato e fazer a releitura de uma obra da artista escolhida pelos alunos da classe.
LEITURA DA BIOGRAFIA DE ANITA MALFATTI
OBSERVAÇÃO DE OBRAS DE ANITA MALFATTI
PRODUÇÃO DO AUTORRETRATO NO TUX PAINT
AUTORRETRATO PRODUZIDO PELOS ALUNOS NO PROGRAMA TUX PAINT
RELEITURA DO OBRA ROCHEDOS DE ANITA MALFATTI
PRODUÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA TUX PAINT
RELEITURA DO OBRA O BARCO DE ANITA MALFATTI
PRODUÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA TUX PAINT
PROJETO ASTRONOMIA
Objetivos Gerais
· Possibilitar a todos a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia, como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica pelas quais a humanidade caminha.
· Propiciar estudos que envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana de forma lúdica, ampliando os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.
Objetivos Específicos:
· Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
· Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas através dos meios de comunicação disponíveis (exposições,
campanhas de esclarecimentos, documentários).
· Desenvolver materiais educacionais formais e informais e distribuí-los pela comunidade.
· Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as explicações sobre o surgimento das civilizações e culturas.
· Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
· Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserida.
· Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na sociedade.
· Utilizar o laboratório de informática, a biblioteca escolar e os netbooks educacionais como recurso no desenvolvimento das etapas de pesquisas e do produto final.
Conteúdos:
Conteúdos:
· - Constelações e reconhecimento do céu.
· - Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas,
estrelas, galáxias.
e
E Etapas:
Pesquisas
Registros
Produção dos alunos
2º ano A
2º ano B
2º ano A
2º ano B
2º ano C
2ºS ANOS B e C
PROJETO
– 2º SEMESTRE/2013
PROJETO
EM PARCERIA: SALA DE AULA, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E BIBLIOTECA ESCOLAR
INTERATIVA
BRINQUEDOS
E BRINCADEIRAS - CORPO EM MOVIMENTO
INTRODUÇÃO
A
Educação Física Escolar com o passar do tempo perdeu aquela característica de
formação básica para um futuro atleta, tomando para si sua mais nobre face que
é a de educar. O caminho a trilhar é o da educação propriamente dita, para um
futuro melhor com qualidade de vida e cidadãos aptos a viver em uma sociedade
justa, onde impere o bem estar.
OBJETIVOS GERAIS
Os
objetivos da Educação Física Escolar contemplam o desenvolvimento motor, afetivo-social
e cognitivo, que podem assumir diferentes relações nos conteúdos, conforme a
faixa etária dos alunos. Portanto, espera-se que os alunos por meio da Educação
Física Escolar, possam ter acesso a alguns
componentes essenciais:
ü
Adquirir
conhecimento de como melhorar a qualidade do movimento, conhecendo as
informações essenciais das habilidades motoras básicas e suas combinações, para
aplicá-las na organização espacial e temporal dos diferentes jogos.
ü
Ampliar
seu repertório motor, demonstrando capacidade de executar as habilidades
básicas de locomoção, manipulação, estabilização e suas combinações.
ü
Adquirir
conhecimentos acerca das dimensões biológicas, comportamentais e socioculturais
do movimento, suas implicações e os aspectos conceituais inerentes a ela.
ü
Ter
acesso à cultura do movimento, conhecendo a história, as regras e as
curiosidades sobre jogos, esportes, atividades rítmicas e expressivas,
ginástica e lutas através das fontes informacionais e tecnológicas existentes
na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü
Reconhecer
nas brincadeiras e nos brinquedos, manifestações de características de nossa
sociedade.
ü
Resgatar
culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidos.
ü
Aumentar
o repertório de brincadeiras infantis.
ü
Participar
de situações de socialização.
ü
Participar
de jogos em que sejam trabalhadas regras em grupo.
ü
Registrar
de diferentes formas o brincar.
ü
Construir
brinquedos com material reciclável.
ü
Desenvolver
procedimentos de pesquisa utilizando as fontes informacionais e tecnológicas
existentes na escola.
ü
Utilizar
os recursos tecnológicos na elaboração de atividades.
CONTEÚDOS
Movimento
ü
Utilização
expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas
brincadeiras.
ü
Percepção
de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de
brincadeiras.
Natureza e Sociedade
ü
Participação
em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de
sua comunidade e de outros grupos.
Música
ü
Participação
em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes
ü
Exploração
dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos
artísticos.
ü
Exploração
e utilização de recursos tecnológicos no desenvolvimento das atividades.
Linguagem Oral e Escrita
ü
Uso
da linguagem oral para conversar e brincar.
ü
Observação
e manuseio de materiais impressos como livros e revistas.
ü
Valorização
da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
ü
Participação
em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
ETAPAS
ü
Pesquisar
sobre brincadeiras e brinquedos de ontem e hoje utilizando os netbooks
educacionais;
ü
Realizar
rodas de Conversa sobre brinquedos e brincadeiras preferidos;
ü
Visualizar
brincadeiras no quadro de Pieter Bruegel no laboratório de informática
e registrar as brincadiras presente no quadro;
ü
Conhecer as obras da série brincadeiras de
Ivan Cruz utilizando os netbooks;
ü
Fazer releituras de obras de Ivan Cruz;
ü
Pesquisar
nas famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância;
ü
Oportunizar
a confecção de alguns brinquedos;
ü
Escrever
regras de algumas brincadeiras, utilizando o editor de texto do netbook;
ü
Pesquisar
em livros na Biblioteca Escolar Interativa brinquedos e brincadeiras.
ü
Desenhar
no programa Tux Paint o cenário de uma brincadeira escolhida pelos alunos;
ü
Fotografar
os alunos de acordo com a brincadeira escolhida por eles;
ü
Editar
no programa Fotomix as fotos e inserir
no cenário criado.
PRODUTO FINAL
ü
Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças;
ü
Exposição de fotos;
ü
Apresentação de Cantigas de Roda, Brincadeiras resgatadas e suas
regras na Mostra Cultural da escola;
ü
Postagem no blog da escola do livro com as edições de imagem;
PESQUISAS E REGISTROS
ESTODO DE MEIO NO CIRCUITO DAS BRINCADEIRAS - SESC SANTO ANDRÉ
DESENHO DO FUNDO NO TUX PAINT
EDIÇÃO DE IMAGEM NO FOTOMIX
TRABALHO PRONTO
2º ANO INICIAL A - CICLO I
ESTODO DE MEIO NO CIRCUITO DAS BRINCADEIRAS - SESC SANTO ANDRÉ
DESENHO DO FUNDO NO TUX PAINT
EDIÇÃO DE IMAGEM NO FOTOMIX
TRABALHO PRONTO
2º ANO INICIAL A - CICLO I
Publish at Calameo or read more publications.
ANIMAÇÃO FEITA NO PROGRAMA ETOYS PELOS ALUNOS DO 2º ANO INICIAL A
ANIMAÇÃO FEITA NO PROGRAMA ETOYS PELOS ALUNOS DO 2º ANO INICIAL A
3ºs ANOS
PROJETO ASTRONOMIA
Objetivos Específicos:
Conteúdos:
Objetivos Gerais
· Possibilitar a todos
a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia,
como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica
pelas quais a humanidade caminha.
· Propiciar estudos que
envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana de forma
lúdica, ampliando os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.
Objetivos Específicos:
· Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas
pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
· Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas
através dos meios de comunicação disponíveis (exposições,
campanhas de
esclarecimentos, documentários).
· Desenvolver materiais educacionais formais e informais e
distribuí-los pela comunidade.
· Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as explicações sobre o surgimento das
civilizações e culturas.
· Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
· Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência
de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserida.
· Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na
sociedade.
· Promover aprendizagens significativas com foco na curiosidade e na
descoberta, estratégia essencial para a compreensão e construção
de conhecimentos.
· Utilizar o laboratório de informática, a biblioteca escolar e os
netbooks educacionais como recurso no desenvolvimento das etapas de pesquisas e
do produto final.
Conteúdos:
·
Lua: fases da Lua, mês e eclipses.
·
Sol: translação da Terra, ano, estações do ano.
· O
homem na Lua.
Etapas:
*Pesquisas
Apresentação na Mostra Cultural da escola
*Produto final das turmas
3º Ano A
Jornal Lunático
Versão Ah Lelek lek lek
3º Ano B
Animação dos movimentos de rotação e
translação da terra e as estações do ano
3º Ano C
Ø A Lua e suas fases;
Ø O Sol e o seu movimento;
Ø O homem na Lua.
Para garantir tais objetivos, buscamos
proporcionar estratégias e conteúdos significantes, a fim de enriquecer o
processo de ensino-aprendizagem. O nosso trabalho procurou fazer com que o
aluno fosse participativo e criativo. Como estratégias fizeram oficinas de
releitura, canto e dança, alternando trabalhos individuais e coletivos. Como
fechamento deste projeto, escolhemos representar o conteúdo estudado através da
apresentação das músicas:
- A Lua (MPB4) - Fala sobre as fases da Lua
- Coveiro Raimundo (autor desconhecido) - Fala sobre as lendas e mitos que ocorrem quase sempre à luz do luar
Animação das fases da Lua
Ilustração da música Coveiro Raimundo utilizando o programa Tux Paint e editando no Movie Maker.
3º Ano D
Lenda do Dia e da Noite
(narração e efeitos sonoros produzidos pelos alunos, fundo musical - Índios tupi-guarani cantando)
PROJETO:
“CONHECENDO OS RIOS E AFLUENTES PAULISTAS”
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 3º ano - Ciclo I
Professoras:
Cynthia Cristina Cintra
Iris Frazzatto Rigo
Márcia Helena D. Oliveira
Miriam Carla dos S. Pereira
INTRODUÇÃO:
Sabendo da importância da água para a vida de todos os seres do
planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como:
assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando
sensibilizar e conscientizar os alunos, por ser este, um transmissor de
conhecimentos para toda a comunidade, focando para o uso e preservação do
meio-ambiente.
Somente
a partir dessa conscientização é que poderemos fazer escolhas, optarmos por
hábitos de combate a poluição, colocarmos em prática valores de respeito ao
meio ambiente e participarmos de modo efetivo da construção de um mundo bem
melhor. Para isso é essencial que nos questionemos: “Estamos decidindo a favor
da promoção da qualidade de vida e preservação ambiental?”. Só assim agiremos
em conjunto, com solidariedade, persistência, ética e espírito de justiça.
OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer os rios paulistas e reconhecer a ação do homem na
transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição
dos rios e ao desperdício de água.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Reconhecer a importância da água para
a vida e suas diversas utilidades
-Compreender o percurso dos rios: dos
Meninos, Tamanduateí, Pinheiros e Tietê;
-Conhecer as causas da poluição dos
rios citados;
- Difundir conceitos e práticas que
contribuam para o combate a poluição das águas dos rios;
- Possibilitar a organização de
ações educativas, sociais e ecologicamente responsáveis, capazes de gerar
mudanças em prol da qualidade de vida de todos;
- Relacionar conteúdos das
disciplinas à realidade dos alunos;
- Promover a participação dos alunos
na organização de suas experiências de aprendizagem, criando oportunidades de
tomada de decisões, valorizando suas iniciativas, vivências e habilidades;
-Identificar
o percurso da água do rio até as casas;
-Utilizar as
fontes informacionais e tecnológicas existentes na escola na realização das
pesquisas e elaboração de atividades.
OBJETIVOS COMPARTILHADOS COM OS ALUNOS:
- Despertar o interesse e a
curiosidade sobre possibilidades de resolução de problemas relacionados aos
rios;
- Participar como agente de mudanças
no espaço em que vive, afim de propor meios para uma recuperação ambiental;
- Perceber a relação existente entre
natureza e ser humano;
- Discutir sobre os prejuízos
provocados pelo descaso dos recursos naturais;
- Conhecer o antes e o depois dos
rios;
-
Utilizar os recursos do netbook, do laboratório de informática e biblioteca nas
pesquisas, registros e socialização dos conhecimentos.
CONTEÚDOS GERAIS
- A história do Rios: Pinheiros,
Tietê, dos Meninos e Tamanduateí;
- A relação natureza e ser humano;
- Rio citados x Saneamento básico;
-
Os recursos naturais e o uso que fazemos deles;
- Os impactos ambientais provocados
pelo poluição;
- Cuidados com o meio ambiente.
- Sociedade antiga x sociedade atual
no entorno dos rios ;
- Lendas sobre ou que envolvam os
rios;
-
Percurso do rio: da Nascente a Foz
-
Cartografia
-
Tabelas, gráficos e legendas
- Procedimentos de pesquisa
ESTRATÉGIAS:
-Socialização dos conhecimentos
prévios dos alunos;
-Ouvir histórias, poesias
e textos informativos relacionados ao tema
- Cartazes informativos;
-Trabalho com música:
- Utilização da Biblioteca
Interativa Escolar;
-Realização dos procedimentos de Pesquisas;
- Utilização do Laboratório de
Informática;
- Utilização do Ateliê de Artes;
- Utilização dos netbooks nas etapas
do projeto
- Produções de textos individuais e
coletivas;
- Revisões de textos individuais e
coletivas;
- Ilustrações;
- Roda de conversa;
-Se possível observar um
rio poluído, e que faça parte do bairro e/ou capital;
-Observar as consequências
dessa poluição no meio em que vive;
-Ouvir músicas, assistir a
vídeos que tratem do tema;
-Educação Tecnológica;
-Confecção de maquetes
-Produção de vídeos
-Produção de animações
CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
* Setembro - Realização
das pesquisas
* Outubro -
Conclusão das atividades
* Novembro -
Mostra
PRODUTO FINAL:
Mostra
Cultural – Maquete para representar o rio estudado da nascente a foz
- Animação
com programa Etoys
-Maquete
-Livro eletrônico
-Apresentação musical
ETAPAS
PESQUISAS E REGISTROS
MONTAGENS COM O MATERIAL ESTRUTURADO "LEGO DACTA" NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
PINTURA SOBRE O TEMA ESTUDADO
LIVRO ELETRÔNICO PRODUZIDO ATRAVÉS DAS PESQUISAS REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 3º ANO INICIAL D
Publish at Calameo or read more publications.
ANIMAÇÃO PRODUZIDA PELOS ALUNOS DO 3º ANO INICIAL B, UTILIZANDO O PROGRAMA ETOYS
ANIMAÇÃO PRODUZIDA PELOS ALUNOS DO 3º ANO INICIAL B, UTILIZANDO O PROGRAMA ETOYS
DANÇA, MAQUETE E PAINÉS APRESENTADOS NA MOSTRA CULTURAL PELOS ALUNOS DOS 3ºS ANOS A, B, C, D
4ºs ANOS
SEQUENCIADA ALFREDO VOLPI
Nossos objetivos com essa sequenciada foram:
·
Despertar o interesse das crianças pela arte;
·
Desenvolver a percepção,
imaginação, observação e sensibilidade;
·
Conhecer a vida e obra de Alfredo Volpi e sua contribuição para a arte
brasileira;
·
Compreender que a releitura não é uma cópia e consiste na criação de
uma nova obra com uma nova maneira de ver e sentir de acordo com a vivência e
cultura de cada indivíduo, exprimindo muito da sensibilidade e características
particulares de quem a produz.
· Perceber a
composição, cor e formas geométricas presente nas obras de Alfredo Volpi.
Sequenciada elaborada no Visual Class pala
pape: Kelly Cristina Diniz Camargo
ETAPAS
2- LEITURA DA BIOGRAFIA DE VOLPI.
3- OBSERVAÇÃO E LEITURA DA DESCRIÇÃO DAS OBRAS SELECIONADAS.
4- ANÁLISE DE UMA OBRA SEGUINDO UM ROTEIRO.
5- OBSERVAÇÃO DO AUTORRETRATO DE VOLPI E PINTURA DO PRÓPRIO AUTORETRATO.
6- JOGOS COM OBRAS DE VOLPI.
8- RELEITURA DE UMA OBRA DE VOLPI.
AUTORRETRATO PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
PROJETO ASTRONOMIA
Objetivos Gerais
· Possibilitar a todos a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia, como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica pelas quais a humanidade caminha.
· Propiciar estudos que envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana de forma lúdica, ampliando os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.
Objetivos Específicos:
· Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
· Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas através dos meios de comunicação disponíveis (exposições,
campanhas de esclarecimentos, documentários).
· Desenvolver materiais educacionais formais e informais e distribuí-los pela comunidade.
· Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as explicações sobre o surgimento das civilizações e culturas.
· Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
· Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserida.
· Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na sociedade.
· Utilizar o laboratório de informática, a biblioteca escolar e os netbooks educacionais como recurso no desenvolvimento das etapas de pesquisas e do produto final.
Conteúdos
- è O que é astronomia?
- è Aviões: origem, história e pra que servem.
- è Foguetes: origem, história.
- è Satélites: origem, história.
- è Atmosfera: sua importância pra o nosso planeta.
Etapas
Pesquisas
Registros
Elaboração do produto final
PRODUTO DO 4º ANO A
Os alunos confeccionaram a maquete, o foguete, organizaram os personagens e fizeram a animação utilizando a técnica Stop Motion.
Os alunos se envolveram tanto no projeto que se transformaram em Astronautas do 4º ano A, através da edição de imagens.
PRODUTO DO 4º ANO B
Os alunos pesquisaram e selecionaram o conteúdo que iria fazer parte do programa, gravaram as falas e escolheram a música tema do programa.
PRODUTO DO 4º ANO C
Após realizar várias pesquisas os alunos selecionaram os textos que iria fazer parte do Jornal da Astronomia.
Publish at Calameo or read more publications.
PROJETO: O BRASIL COLONIAL
Exposição na Mostra Cultural
Vídeo da Peça: Corra que a Família Real está chegando!
PROJETO: O BRASIL COLONIAL
OBJETIVOS GERAIS: trabalhar o
encontro de diferentes culturas, bem como a exploração do território
brasileiro, a instalação da corte portuguesa no Brasil, hábitos e costumes da
época.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
estudar, comparar hábitos e costumes brasileiros, a partir da chegada da corte
aos dias de hoje.
CONTEÚDOS:
·
Trechos
da carta de Pero Vaz de Caminha;
·
Vídeos:
episódio 2 – 500 anos o Brasil – Um novo mundo na TV – Caminhos da Riqueza (TV
Escola) http://www.youtube.com/watch?v=xLrX9WnkTWQ
·
Livro
1808 (adaptado – infanto-juvenil).
ETAPAS:
·
Leitura,
cópia e discussão de trechos da carta de Pero Vaz de Caminha: comentar sobre as
diferenças ambientais e culturais;
·
Vídeos:
episódio 2 – 500 anos o Brasil - Um novo mundo na TV – Caminhos da Riqueza (TV
Escola): comentário, discussão e resenha sobre http://www.youtube.com/watch?v=xLrX9WnkTWQ
·
Leitura
do livro 1808 (adaptado – infanto-juvenil), semanalmente: comentário, discussão
e resenha sobre.
·
Webquest: O Descobrimento do Brasil.
PRODUTO FINAL:
Exposição na Mostra Cultural
- Jogo de percurso
- Peça teatral com o tema
- Exposição de trabalhos com o tema
Exposição na Mostra Cultural
Vídeo da Peça: Corra que a Família Real está chegando!
4ºs SÉRIES
PROJETO ASTRONOMIA
Objetivos Gerais
· Possibilitar a todos a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia, como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica pelas quais a humanidade caminha.
· Propiciar estudos que envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana de forma lúdica, ampliando os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.
Objetivos Específicos:
· Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
· Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas através dos meios de comunicação disponíveis (exposições,
campanhas de esclarecimentos, documentários).
· Desenvolver materiais educacionais formais e informais e distribuí-los pela comunidade.
· Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as explicações sobre o surgimento das civilizações e culturas.
· Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
· Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserida.
· Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na sociedade.
· Utilizar o laboratório de informática, a biblioteca escolar e os netbooks educacionais como recurso no desenvolvimento das etapas de pesquisas e do produto final.
Conteúdos
Terra: forma, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, dia
e noite.
Conteúdos
Terra: forma, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, dia
e noite.
Origem do Universo.
O corpo humano no espaço.
Conquista do Espaço
Etapas
1- Desenvolvimento da Webquest
Produção do grupo Dragões
Publish at Calameo or read more publications.
Clique no link abaixo para ouvir a poesia narrada pelo grupo
Clique no link abaixo para ouvir a poesia narrada pelo grupo
Produção do grupo Agui Drow
Produção do grupo XP
Produção do grupo Guerreiros
MARTE E VÊNUS
I
MARTE É UM PLANETA
DO SISTEMA SOLAR
EM RELAÇÃO AO SOL
SE ENCONTRA EM QUARTO LUGAR!
II
DEPOIS DO SOL E DA LUA, VÊNUS
É O MAIS LUMINOSO NO CÉU A BRILHAR
SÃO NUVENS DE ÁCIDO SULFURICO
RESPONSÁVEIS POR ESTE CINTILAR.
III
MARTE DESDE A ANTIGUIDADE
É CONHECIDO E SEU NOME
INSPIRADO NO DEUS DA MITOLOGIA
DEUS DA FÚRIA E DA GUERRA E
SUA POSIÇÃO É AO LADO TERRA.
IV
VÊNUS É O MAIS PARECIDO
COM PLANETA TERRA
DIZEM QUE LÁ EXISTIU VULCÕES E OCEANOS
MAS HOJE SÓ FICARAM AS MARCAS
E NENHUM VENUSIANO.
V
MARTE É FORMADO DE
ARGÔNIO E OXIGÊNIO
E TAMBÉM DE GÁS CARBÔNICO, NITROGÊNIO,
E CONHECIDO COMO PLANETA VERMELHO
VI
VISITANDO VÊNUS ENCONTRAMOS
PAISAGEM SECA E POEIRENTA,
PEDRAS EM FORMA DE PLACAS
E ATMOSFERA MUITO DENSA
VII
A NASA SONDA ENVIOU
PARA EXPLORAR MARTE
MAS NÃO ENCONTROU VIDA
EM NENHUMA PARTE.
VIII
HOJE CONHECEMOS UM PEDACINHO
DO SISTEMA SOLAR
QUE É A NOSSA CASA E
O NOSSO LAR.
CRÉDITOS
GABRIEL RODRIGUES DO VALE
GUILHERME HENRIQUE DE LIMA
JOÃO PEDRO SANTOS PENHA
PEDRO HENRIQUE FERREIRA ROSSETTO
WHITNEY ANSELMO
Produção do grupo Tempo
Produção do grupo Paz e Amizade
PARÓDIA - O SOL E A LUA
Aquela estrela tão linda
Que ilumina o dia e todas as semanasFico a procurar
A onde é que acorda e onde é que vai dormir
Quero descobrir, tudo sobre essa estrela
Mas sei que seu nome é sol
E que ele fica no centro do Sistema Planetário.
Refrão: (duas vezes)
Refrão: (duas vezes)
E as estrelas acompanham sua missão
Brilhar na multidão.
Refrão: (duas vezes)
PARA OUVIR A PARÓDIA CLIQUE NO LINK ABAIXO
Produção do grupo Robot White
Produção do grupo Rob Moniflech
ROBÓTICA
Robótica Educacional
PROJETO ASTRONOMIA
As atividades de robótica foram integradas ao de projeto astronomia que foi desenvolvido no 1º semestre. Os alunos realizaram pesquisas, registros montagens, programações e apresentações para a comunidade escolar e para a comunidade local no dia da Mostra Cultural.
COMUNIDADE
Durante o ano de 2013 foi desenvolvido na EMEB Prof. Otílio de Oliveira o curso de Noções Básicas de Informática para a comunidade. No curso trabalhamos a
inclusão digital com o objetivo de capacitar as pessoas para que possam aplicar as
tecnologias a processos que contribuam para o fortalecimento da sua autoestima,
favoreça a sua comunicação com outros grupos, entidades e serviços locais,
ampliando assim sua qualidade de vida.
VÍDEO DE ENCERRAMENTO DO ANO
EMEB
Professor Otílio de Oliveira
Formação
em HTPC
Responsáveis:
Michele Peres da Cruz
(Coordenadora Pedagógica) Elida Penhalver (PAPE)
Público Alvo: Todas as professoras da Unidade Escolar
Tema:
Astronomia
FOCO: Procedimentos de Pesquisa, Ferramentas Tecnologicas, Uso dos Netbooks e Segurança na Internet.
Objetivo:
Retomar a discussão com procedimentos de pesquisa e contribuir com reflexão
sobre conteúdos a serem ensinados, estratégias didáticas a serem utilizadas e
ferramentas tecnológicas a serviço dos objetivos da aprendizagem em sala de
aula.
Duração:
1h40’
dos HTPCs com o foco em:
13/05
(Pesquisa sobre o conteúdo com base no roteiro estabelecido)
20/05
(Conhecimento das Ferramentas Tecnológicas e Segurança na Internet)
27/05
(Elaboração do Produto Final)
03/06
(Conclusão e Publicação do Produto Final)
Atividades Por Encontro:
- 13/05 (Pesquisa sobre o conteúdo com base no roteiro estabelecido): Encaminhar o registro individual sobre o conteúdo que você aprendeu de Astronomia e os Conteúdos Específicos de cada ano/ciclo a partir das sugestões de pesquisa dadas no Roteiro de Pesquisa para o email da CP: cp.otilio.michele@gmail.com e para o email da PAPE: lab.otilio@gmail.com.
- 20/05 (Conhecimento da Ferramenta Tecnológica e Segurança na Internet): Encaminhar o registro individual sobre o conteúdo que você aprendeu sobre as ferramentas tecnológicas de cada ano/ciclo e Sobre Segurança na Internet para o email da CP: cp.otilio.michele@gmail.com e para o email da PAPE: lab.otilio@gmail.com.
- 27/05 (Elaboração do Produto Final) Encaminhar o registro individual sobre o conteúdo que você aprendeu sobre a ferramenta tecnológica de cada ano/ciclo para o email da CP: cp.otilio.michele@gmail.com e para o email da PAPE: lab.otilio@gmail.com.
- 03/06 (Conclusão e Publicação do Produto Final) Encaminhar o link da publicação, o registro individual sobre o conteúdo que você aprendeu e sobre a ferramenta tecnológica de cada ano/ciclo para o email da CP: cp.otilio.michele@gmail.com e para o email da PAPE: lab.otilio@gmail.com.
- 10/06 (Socialização das produções)
1° ano Inicial:
Professoras: Jaqueline,
Sandra, Lindéia e Paula
Tema: Curiosidades do
Sistema Solar.
Produto a ser produzido:
Áudio Book com curiosidades sobre os planetas.
Ferramentas a serem
utilizadas: netbook, Internet, editor de texto do netbook, gravador de som do
netbook, site Calaméo, blog da escola.
Roteiro de Pesquisa:
Ø
De
que material ( materiais) são compostos os planetas?
Ø Qual o planeta mais frio? E qual o
planeta mais quente? Qual é o fator mais importante para determinar a
temperatura de um planeta?
Ø Com relação aos movimentos executados
pelos planetas ( rotação e translação ) qual é o mais veloz? Qual é o mais
lento?
Ø
Que
histórias curiosas ( mitos ) envolvem o assunto planetas?
Sitegrafia:
Veja 20 curiosidades
incríveis sobre o espaço e o Sistema Solar ( Revista Recreio)
Sistema Solar. ( Estação
Criança – Planetário do Rio)
Sistema Solar –
Curiosidades
Videografia:
Os climas do sistema
solar.
O sistema Solar
2° ano inicial:
Professoras: Maria
Cecilia, Carmen e Marcia Celia
Tema: Estrelas,
Constelações e Corpos Celestes
Produto a ser produzido:
Livro Digital sobre o tema com publicação no Calaméo
Ferramentas a serem
utilizadas: netbook, Internet, editor de texto do netbook, gravador de som do
netbook, site Calaméo, blog da escola
Roteiro de Pesquisa:
Ø
Como
se formam as estrelas?
Ø Onde ficam as estrelas durante o dia?
Ø O que são constelações? Quais são as
principais entre elas?
Ø O que são corpos celestes? Quais são
eles?
Ø
Que
histórias curiosas ou fatos históricos envolvem o “aparecimento de corpos
celestes”? Conte-nos algumas.
Sitegrafia:
Conhecendo as
Constelações. ( Observatório – UFMG)
Constelações. ( UFRGS)
Corpos celestes.
Corpos Celestes.
Videografia:
O sistema Solar
Os climas do sistema
solar.
Vida e Morte das estrelas:
3° ano inicial:
Professoras: Iris,
Mirian, Marcia Helena e Cynthia
Tema: Sol e Lua
Produto a ser produzido:
Animação em Dupla
Iris e Mirian:
Técnica
a ser utilizada: Pixilation
Ferramentas
a serem utilizadas: netbook, Internet, editor de texto do netbook, webcam do
net ou máquina fotográfica, gravador de som do netbook, movie maker, youtube, blog
da escola.
Técnica a ser utilizada:
desenho quadro a quadro
Ferramentas a serem
utilizadas: netbook, Internet, tux paint,
Impress, movie maker, youtube,
blog da escola
Roteiro de Pesquisa:
Ø
De
que material é composto o Sol?
Ø Como se originam o dia e a noite?
Ø De que forma o Sol influencia na
temperatura dos planetas? Dê exemplos de acordo com a temperatura real dos
planetas.
Ø De que material é composta a Lua?
Ø
Que
mitos e lendas envolvem o sol e a lua?
Videografia:
O sistema Solar
Os climas do sistema
solar.
O Sistema Solar : O Sol
O Sistema Solar: A lua
Mitos e Lendas
Lendas do Sol e da Lua
Sitegrafia:
O Sistema Solar : Lua (
USP)
O Sistema Solar : Sol (
USP)
O Sol (UFRGS)
Mitos e Lendas
Ciência Hoje Para
Crianças
1° ano Ciclo II
Professoras: Karina,
Jackeline e Silvana
Tema: Origem da
Astronomia. Naves Espaciais e Viagens Espaciais. Atmosfera
Produto a ser produzido:
Jornal Escrito e Programa de Rádio.
Ferramentas a serem
utilizadas: netbook, Internet, editor de texto do netbook, gravador de som do netbook,
audacity, site Calaméo, site souncloud, blog da escola.
Roteiro de Pesquisa:
Ø
De onde começou o interesse por
astronomia? Como se deu essa evolução? Faça uma linha do tempo.
Ø Qual
foi a primeira viagem espacial? Quem foi? Qual foi seu objetivo? Que veículo
era este?
Ø Quais
foram as principais viagens espaciais? Que tipo de erros acontecem durante uma
viagem espacial? Estes erros podem ser revertidos ou são fatais?
Ø Como
é uma estação espacial?
Ø
O que estuda um astronauta? Como é sua
rotina de trabalho?
Videografia:
Os
avanços da astronomia em 400 anos.
ABC
da Astronomia:
Marcos Pontes no Espaço
(Sugestão que assistam
todas as séries da reportagem)
Sitegrafia:
Viagens Espaciais estão
cada vez mais próximas.
Cronologia da Exploração
Espacial
Curiosidades Sobre o
Espaço ( Este conteúdo tem informações do contexto adulto, não indicar para
crianças)
Cronologia dos Acidentes
Espaciais
Estação Espacial. (Mundo
Estranho)
2° ano Ciclo II
Professoras: Roseli e
Solange
Tema: O Sistema Solar
Produto a ser produzido:
vídeo
Ferramentas a serem
utilizadas: netbook, Internet, editor de texto do net, gravador se som do net,
movie maker
Youtube, blog da escola.
Roteiro de Pesquisa:
Ø
Como
se formou nosso Sistema Solar?
Ø O que compõe nosso Sistema Solar?
Ø Quais são as características (
tamanho, temperatura, posição em relação ao Sol e a Terra, composição e
curiosidades) de cada planeta?
Ø
Quais
os principais corpos celestes?
Videografia:
Formação do Planeta
Terra.
Sugerimos que se assista
a todos os vídeos da série.
Como o sistema solar foi
formado.
Sitegrafia:
A formação do Sistema
Solar:
A formação do Sistema
Solar:
Sistema Solar: Planetas
e características.
Professoras
Substitutas e AEE
Professoras: Aparecida,
Cristiane e Dilma
Tema: A formação do
sistema solar e a sua composição.
Produto a ser produzido:
Folder Explicativo e de Divulgação da Mostra
Ferramentas a serem
utilizadas: netbook, editor de texto do net, site Calaméo, blog da escola
Roteiro de Pesquisa:
Como
é constituído o sistema solar?
Como se formou o sistema solar?
Como se formou o sistema solar?
Qual o papel do sol
no sistema solar?
Que curiosidades
envolvem o nosso sistema solar e os “corpos” que o compõe?
Qual
o conteúdo estudado por cada ano/ciclo? Quais produtos teremos expostos na
Mostra?Que linguagens serão utilizadas? E em que espaço irão expor?
Sitegrafia e
Videografia: Cada professora do grupo irá consultar o conteúdo das referencias
de um ano/ciclo diferente:
Aparecida: 3° ano
inicial
Dilma: 1° ano inicial
Cristiane: 2° ano
inicial
As três deverão acessar
o conteúdo do 4° ano e da 4ª série do Ciclo II.
PRODUÇÕES DAS PROFESSORAS
Jaqueline, Sandra, Lindéia e Paula
Cecília
Aparecida, Cristiane e Dilma