2013

1ºs ANOS


OS ALUNOS DOS 1ºS ANOS INICIAIS APRENDEM MATEMÁTICA DE FORMA LÚDICA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.









SEQUENCIADA DE MÚSICAS



PENSANDO NA IMPORTÂNCIA DAS MÚSICAS INFANTIS PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, TRABALHAMOS COM ESTA SEQUENCIADA TENDO COMO OBJETIVOS:

- MOTIVAR E DESPERTAR A CRIATIVIDADE ATRAVÉS DA MÚSICA;

- CANTAR E MOVIMENTAR-SE DE ACORDO COM O RITMO DA MÚSICA;

- DESENVOLVER O HÁBITO DE LER E OUVIR, A PARTIR DE LEITURA DAS LETRAS DAS MÚSICAS TRABALHADAS;

- INCENTIVAR A PRODUÇÃO  ESCRITA, A PARTIR DAS MÚSICAS TRABALHADAS

- OPORTUNIZAR AS CRIANÇAS A EXPRESSÃO DE SENTIMENTOS E SENSAÇÕES;

- ESTIMULAR O RACIOCÍNIO E A ATENÇÃO EM RELAÇÃO AO TEXTO;

-VIVENCIAR MOMENTOS DE DESCONTRAÇÃO, ALEGRIA E APRENDIZADO;
- AMPLIAR O VOCABULÁRIO E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.










MÚSICAS ILUSTRADAS NO PROGRAMA ARTPAD


1º ANO A  INICIAL







1º ANO B INICIAL







1º ANO C INICIAL





1º ANO D INICIAL




APRESENTAÇÃO DAS MÚSICAS TRABALHADAS AOS PAIS










PROJETO ASTRONOMIA


Objetivos Gerais

·  Possibilitar a todos a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia, como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica pelas quais a humanidade caminha.
·    Propiciar estudos que envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana de forma lúdica, ampliando os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.

Objetivos Específicos:
· Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
·     Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas através dos meios de comunicação disponíveis (exposições,
    campanhas de esclarecimentos, documentários).
·    Desenvolver materiais educacionais formais e informais e distribuí-los pela comunidade.
· Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as  explicações sobre o surgimento das civilizações e culturas.
·      Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
· Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserida.
·    Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na sociedade.
·    Utilizar o laboratório de informática, a biblioteca escolar e os netbooks educacionais como recurso no desenvolvimento das etapas de pesquisas e do produto final.

Conteúdos:

· Curiosidades dos Planetas - 1°s anos iniciais 



    Etapas



Pesquisas






Confecção de painéis e planetas para apresentar na 

Mostra Cultural







Registros








Produções dos alunos


1º ANO A







1º ANO B





1º ANO C






1º ANO D





Socialização das pesquisas aos pais



SEQUENCIADA DE ARTE

Objetivos da prática realizada:

*Conhecer a vida e as obras do artista Giuseppe Arcimboldo;
*Conhecer a técnica utilizada na série "As quatro estações";
*Criar um rosto humano utilizando a técnica do Arcimboldo
na série "As quatro estações", utilizando o programa Tux Paint.

Descrição da prática (como se desenvolveu)


*No laboratório de informática a professora leu a bibliografia do artista e mostrou aos alunos fotos do artista.  *Na sala de aula os alunos acessaram a Internet e pesquisaram obras do artista.  
*No laboratório de informática os alunos utilizando o programa Tux Paint os alunos criaram figura humana com a técnica que o artista criou a série "As quatro estações".








PRODUÇÃO DOS ALUNOS



Publish at Calameo or read more publications.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 CANTANDO
E
 PINTANDO GATOS




PROJETO:  Arte




INTRODUÇÃO:

A proposta do projeto é trabalhar as obras sobre gatos dos diferentes artistas com o objetivo de compará-las e de realizar um trabalho concomitante com as músicas dos Saltimbancos, Vinicius de Moraes e de Adriana Calcanhoto.

OBJETIVO GERAL:
Propiciar aos alunos o contato com obras de arte, estimular o trabalho criativo inspirado nessas obras e realizar exposições de trabalhos de releituras e uma apresentação musical utilizando máscaras dos gatos trabalhados nas obras.




OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 Conhecer os artistas através da leitura da biografia.  


Apreciar obras de arte do Gustavo Rosa, Aldemir e Romero Brito.

Desenvolver a imaginação, criatividade, concentração, atenção, expressão artística, percepção visual e noção espacial.

Trabalhar a releitura da obra artística utilizando os recursos tecnológicos existentes na escola.
Apresentar as músicas - A história de uma gata – Saltimbancos e Gato de Vinícius de Moraes, utilizando máscaras das obras estudadas.


CONTEÚDOS:



 - Obras de gatos Gustavo Rosa, Aldemir Martins e Romero Brito.


-   Leitura formal, interpretativa e releitura de obra de arte.


-  Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume,

harmonia, etc.


ETAPAS:
- Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos referente  as obras de Gustavo Rosa, Aldemir Martins e Romero Brito (cada um em um determinado momento).
- Apreciar obras dos artistas estudados;
- Fazer a leitura da biografia sobre os pintores, suas fases, o tipo de obras e cores que ele utiliza na elaboração de suas obras.
- Escolher uma obra de Gustavo Rosa, Aldemir Martins e Romero Brito  e fazer, juntamente com os alunos, a leitura formal e interpretativa dela.
- Fazer releituras com diferentes materiais, técnicas e tecnologias.
- Fazer roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
- Conhecer e cantar as músicas:  A história de uma gata – Saltimbancos e Gato de Vinícius de Moraes e e Ron,Ron do gatinho de Adriana calcanhoto.
CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO: 3º trimestre de 2013.
PRODUTO FINAL: Exposição das releituras dos alunos no espaço Xadrez e apresentação das musicas: A história de uma gata – Saltimbancos e Gato de Vinícius de Moraes.





Produção dos alunos 





1º ANO INICIAL A



Publish at Calameo or read more publications.


TRABALHOS APRESENTADOS NA MOSTRA CULTURAL ELABORADOS PELOS ALUNOS DOS 1ºS ANOS A, B, C, D












1º ANO C INICIAL

BASEADO NO TEXTO DE ELIAS JOSÉ "A CASA E SEU DONO" OS ALUNOS TRABALHARAM COM RIMAS E NO FINAL CADA ALUNO PRODUZIU UM TEXTO E UMA ILUSTRAÇÃO QUE DERAM ORIGEM AO LIVRO "A CASA E SEUS DONOS".


Publish at Calameo or read more publications.



1º ANO D INICIAL

BASEADO NO LIVRO "BEIJO DE BICHO" DE ROSÂNGELA LIMA, OS ALUNOS ESCREVERAM OS TEXTOS E DESENHARAM AS ILUSTRAÇÕES  DO LIVRO "BEIJOS E BEIJOS".

Publish at Calameo or read more publications.



INSPIRADO NA OBRA DE EVA FURNARI "VOCÊ TROCA?", OS ALUNOS DO 1º ANO A PRODUZIRAM OS TEXTOS  E ILUSTRARAM O LIVRO CRIADO POR ELES COM O TÍTULO: "EU TROCO.  VOCÊ TROCA?"


Publish at Calameo or read more publications.


OS ALUNOS DO 1º ANO B  TRABALHARAM AO LONGO DO ANO COM POESIAS E RIMAS, LERAM LIVROS DE DIVERSOS AUTORES E FIZERAM VÁRIAS PRODUÇÕES UTILIZANDO RIMAS.  PARA ENCERRAR ESSE TRABALHO PRODUZIRAM UM LIVRO UTILIZANDO AS RIMAS E OS SEUS NOMES.



2ºs ANOS



SEQUENCIADA DE ARTES - ANITA MALFATTI - DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DOS 2ºS ANOS INICIAIS  A,B,C

Pretendemos com esta sequenciada que os alunos conheçam a vida e obra de Anita Malfatti e suas contribuições na arte brasileira. Iremos propiciar aos alunos condições para que aprendam a apreciar e respeitar obras de arte, suas próprias produções e as produções dos colegas.
Inspirados nas obras de Anita Malfati os alunos irão desenhar seu autorretrato e fazer a releitura de uma obra da artista escolhida pelos alunos da classe.



 LEITURA DA BIOGRAFIA DE ANITA MALFATTI







OBSERVAÇÃO DE OBRAS DE ANITA MALFATTI






 PRODUÇÃO DO AUTORRETRATO NO TUX PAINT












































AUTORRETRATO PRODUZIDO PELOS ALUNOS NO PROGRAMA TUX PAINT









RELEITURA DO OBRA ROCHEDOS DE ANITA MALFATTI





PRODUÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA TUX PAINT





RELEITURA DO OBRA O BARCO DE ANITA MALFATTI









PRODUÇÃO DOS ALUNOS NO PROGRAMA TUX PAINT









PROJETO ASTRONOMIA


Objetivos Gerais

·  Possibilitar a todos a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia, como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica pelas quais a humanidade caminha.
·    Propiciar estudos que envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana de forma lúdica, ampliando os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.

Objetivos Específicos:
· Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
·     Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas através dos meios de comunicação disponíveis (exposições,
    campanhas de esclarecimentos, documentários).
·    Desenvolver materiais educacionais formais e informais e distribuí-los pela comunidade.
· Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as  explicações sobre o surgimento das civilizações e culturas.
·      Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
· Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserida.
·    Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na sociedade.
·    Utilizar o laboratório de informática, a biblioteca escolar e os netbooks educacionais como recurso no desenvolvimento das etapas de pesquisas e do produto final.

Conteúdos:

·         - Constelações e reconhecimento do céu.

·        -  Corpos celestes: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias.
e



E              Etapas:

    Pesquisas
                                       
                                 


                 Registros

                                               



                     Produção dos alunos

                                       2º ano A







                                          2º ano B 
                   
                                                     





                                      2º ano C







2ºS ANOS B e C







PROJETO – 2º SEMESTRE/2013

PROJETO EM PARCERIA: SALA DE AULA, LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA E BIBLIOTECA ESCOLAR INTERATIVA


BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - CORPO EM MOVIMENTO


INTRODUÇÃO

A Educação Física Escolar com o passar do tempo perdeu aquela característica de formação básica para um futuro atleta, tomando para si sua mais nobre face que é a de educar. O caminho a trilhar é o da educação propriamente dita, para um futuro melhor com qualidade de vida e cidadãos aptos a viver em uma sociedade justa, onde impere o bem estar.
OBJETIVOS GERAIS
Os objetivos da Educação Física Escolar contemplam o desenvolvimento motor, afetivo-social e cognitivo, que podem assumir diferentes relações nos conteúdos, conforme a faixa etária dos alunos. Portanto, espera-se que os alunos por meio da Educação Física Escolar, possam ter acesso a  alguns componentes essenciais:
ü  Adquirir conhecimento de como melhorar a qualidade do movimento, conhecendo as informações essenciais das habilidades motoras básicas e suas combinações, para aplicá-las na organização espacial e temporal dos diferentes jogos.
ü  Ampliar seu repertório motor, demonstrando capacidade de executar as habilidades básicas de locomoção, manipulação, estabilização e suas combinações.
ü  Adquirir conhecimentos acerca das dimensões biológicas, comportamentais e socioculturais do movimento, suas implicações e os aspectos conceituais inerentes a ela.
ü  Ter acesso à cultura do movimento, conhecendo a história, as regras e as curiosidades sobre jogos, esportes, atividades rítmicas e expressivas, ginástica e lutas através das fontes informacionais e tecnológicas existentes na escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü  Reconhecer nas brincadeiras e nos brinquedos, manifestações de características de nossa sociedade.
ü  Resgatar culturalmente alguns brinquedos e brincadeiras esquecidos.
ü  Aumentar o repertório de brincadeiras infantis.
ü  Participar de situações de socialização.
ü  Participar de jogos em que sejam trabalhadas regras em grupo.
ü  Registrar de diferentes formas o brincar.
ü  Construir brinquedos com material reciclável.
ü  Desenvolver procedimentos de pesquisa utilizando as fontes informacionais e tecnológicas existentes na escola.

ü  Utilizar os recursos tecnológicos na elaboração de atividades.

CONTEÚDOS
Movimento
ü  Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.
ü  Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio de brincadeiras.

Natureza e Sociedade
ü  Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.
Música
ü  Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Artes
ü  Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.
ü  Exploração e utilização de recursos tecnológicos no desenvolvimento das atividades.
Linguagem Oral e Escrita
ü  Uso da linguagem oral para conversar e brincar.
ü  Observação e manuseio de materiais impressos como livros e revistas.
ü  Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.
ü  Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
ETAPAS
ü  Pesquisar sobre brincadeiras e brinquedos de ontem e hoje utilizando os netbooks educacionais;
ü  Realizar rodas de Conversa sobre brinquedos e brincadeiras preferidos;
ü  Visualizar brincadeiras no quadro de Pieter Bruegel no laboratório de informática e registrar as brincadiras presente no quadro;
ü  Conhecer as obras da série brincadeiras de Ivan Cruz utilizando os netbooks;
ü  Fazer releituras de obras de Ivan Cruz;
ü  Pesquisar nas famílias sobre as brincadeiras e brinquedos do seu tempo de infância;
ü  Oportunizar a confecção de alguns brinquedos;
ü  Escrever regras de algumas brincadeiras, utilizando o editor de texto do netbook;
ü  Pesquisar em livros na Biblioteca Escolar Interativa brinquedos e brincadeiras.
ü  Desenhar no programa Tux Paint o cenário de uma brincadeira escolhida pelos alunos;
ü  Fotografar os alunos de acordo com a brincadeira escolhida por eles;
ü  Editar no programa Fotomix  as fotos e inserir no cenário criado.

PRODUTO FINAL

ü  Exposição dos trabalhos produzidos pelas crianças;
ü  Exposição de fotos;
ü  Apresentação de Cantigas de Roda, Brincadeiras resgatadas e suas regras na Mostra Cultural da escola;
ü  Postagem no blog da escola do livro com as edições de imagem;



                               PESQUISAS E REGISTROS









ESTODO DE MEIO NO CIRCUITO DAS BRINCADEIRAS - SESC SANTO ANDRÉ






            DESENHO DO FUNDO NO TUX PAINT






                EDIÇÃO DE IMAGEM NO FOTOMIX






                           TRABALHO PRONTO


2º ANO INICIAL A - CICLO I



Publish at Calameo or read more publications.



ANIMAÇÃO FEITA NO PROGRAMA ETOYS PELOS ALUNOS DO 2º ANO INICIAL A





3ºs ANOS


PROJETO ASTRONOMIA


Objetivos Gerais

·  Possibilitar a todos a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia, como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica pelas quais a humanidade caminha.
·    Propiciar estudos que envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana de forma lúdica, ampliando os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.

Objetivos Específicos:
· Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
·     Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas através dos meios de comunicação disponíveis (exposições,
    campanhas de esclarecimentos, documentários).
·    Desenvolver materiais educacionais formais e informais e distribuí-los pela comunidade.
· Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as  explicações sobre o surgimento das civilizações e culturas.
·      Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
· Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserida.
·    Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na sociedade.





·  Promover aprendizagens significativas com foco na curiosidade e na

    descoberta, estratégia essencial para a compreensão e construção

    de conhecimentos.

·   Utilizar o laboratório de informática, a biblioteca escolar e os netbooks educacionais como recurso no desenvolvimento das etapas de pesquisas e do produto final.

Conteúdos:


·        Lua: fases da Lua, mês e eclipses. 



·        Sol: translação da Terra, ano, estações do ano. 


·   O homem na Lua. 




Etapas:


*Pesquisas






*Pesquisa no Catavento





*Registros







*Gravação do jornal




*Criação de painéis e cartazes







Apresentação na Mostra Cultural da escola















*Produto final das turmas

3º Ano A


Jornal Lunático






Versão Ah Lelek lek lek 





 
3º Ano B

 Animação dos movimentos de rotação e
translação da terra e as estações do ano





3º Ano C


O nosso tema consiste em pesquisar, observar, conhecer, entender, inferir informações acerca de:
Ø  A Lua e suas fases;
Ø  O Sol e o seu movimento;
Ø  O homem na Lua.
Para garantir tais objetivos, buscamos proporcionar estratégias e conteúdos significantes, a fim de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. O nosso trabalho procurou fazer com que o aluno fosse participativo e criativo. Como estratégias fizeram oficinas de releitura, canto e dança, alternando trabalhos individuais e coletivos. Como fechamento deste projeto, escolhemos representar o conteúdo estudado através da apresentação das músicas:  
  • A Lua (MPB4) - Fala sobre as fases da Lua
  •  Coveiro Raimundo (autor desconhecido) - Fala sobre as lendas e mitos que ocorrem quase sempre à luz do luar




        Animação das fases da Lua







Ilustração da música Coveiro Raimundo utilizando o programa Tux Paint e editando no Movie Maker.




 3º Ano D


Lenda do Dia e da Noite
    (narração e efeitos sonoros produzidos pelos alunos, fundo musical - Índios tupi-guarani cantando)  







PROJETO: 

“CONHECENDO OS RIOS E AFLUENTES PAULISTAS


PÚBLICO ALVO:
Alunos do 3º ano - Ciclo I
Professoras:

Cynthia Cristina Cintra
Iris Frazzatto Rigo
Márcia Helena D. Oliveira
Miriam Carla dos S. Pereira


INTRODUÇÃO:
Sabendo da importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a iminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar os alunos, por ser este, um transmissor de conhecimentos para toda a comunidade, focando para o uso e preservação do meio-ambiente.
Somente a partir dessa conscientização é que poderemos fazer escolhas, optarmos por hábitos de combate a poluição, colocarmos em prática valores de respeito ao meio ambiente e participarmos de modo efetivo da construção de um mundo bem melhor. Para isso é essencial que nos questionemos: “Estamos decidindo a favor da promoção da qualidade de vida e preservação ambiental?”. Só assim agiremos em conjunto, com solidariedade, persistência, ética e espírito de justiça.

OBJETIVOS GERAIS:
Conhecer os rios paulistas e reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição dos rios e ao desperdício de água.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades
-Compreender o percurso dos rios: dos Meninos, Tamanduateí, Pinheiros e Tietê;
-Conhecer as causas da poluição dos rios citados;
- Difundir conceitos e práticas que contribuam para o combate a poluição das águas dos rios;
- Possibilitar a organização de ações educativas, sociais e ecologicamente responsáveis, capazes de gerar mudanças em prol da qualidade de vida de todos;
- Relacionar conteúdos das disciplinas à realidade dos alunos;
- Promover a participação dos alunos na organização de suas experiências de aprendizagem, criando oportunidades de tomada de decisões, valorizando suas iniciativas, vivências e habilidades;
-Identificar o percurso da água do rio até as casas;
-Utilizar as fontes informacionais e tecnológicas existentes na escola na realização das pesquisas e elaboração de atividades.
  
 OBJETIVOS COMPARTILHADOS COM OS ALUNOS:

- Despertar o interesse e a curiosidade sobre possibilidades de resolução de problemas relacionados aos rios;
- Participar como agente de mudanças no espaço em que vive, afim de propor meios para  uma recuperação ambiental;
- Perceber a relação existente entre natureza e ser humano;
- Discutir sobre os prejuízos provocados pelo descaso dos recursos naturais;
- Conhecer o antes e o depois dos rios;
- Utilizar os recursos do netbook, do laboratório de informática e biblioteca nas pesquisas, registros e socialização dos conhecimentos.

CONTEÚDOS GERAIS
- A história do Rios: Pinheiros, Tietê, dos Meninos e Tamanduateí;
 - A relação natureza e ser humano;
 - Rio citados x Saneamento básico;
- Os recursos naturais e o uso que fazemos deles;
- Os impactos ambientais provocados pelo poluição;
- Cuidados com o meio ambiente.
- Sociedade antiga x sociedade atual no entorno dos rios ;
- Lendas sobre ou que envolvam os rios;
- Percurso do rio: da Nascente a Foz
- Cartografia
- Tabelas, gráficos e legendas
- Procedimentos de pesquisa

ESTRATÉGIAS:

-Socialização dos conhecimentos prévios dos alunos;
-Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema
- Cartazes informativos;
-Trabalho com música:
- Utilização da Biblioteca Interativa Escolar;
-Realização dos procedimentos de Pesquisas;
- Utilização do Laboratório de Informática;
- Utilização do Ateliê de Artes;
- Utilização dos netbooks nas etapas do projeto
- Produções de textos individuais e coletivas;
- Revisões de textos individuais e coletivas;
- Ilustrações;
- Roda de conversa;
-Se possível observar um rio poluído, e que faça parte do bairro e/ou capital;
-Observar as consequências dessa poluição no meio em que vive;
-Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema;
-Educação Tecnológica;
-Confecção de maquetes
-Produção de vídeos
-Produção de animações


CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO:
* Setembro   -  Realização das pesquisas
* Outubro  -  Conclusão das atividades
* Novembro - Mostra

PRODUTO FINAL:
Mostra Cultural – Maquete para representar o rio estudado da nascente a foz
- Animação com programa Etoys
-Maquete 
-Livro eletrônico
-Apresentação musical


ETAPAS

PESQUISAS E REGISTROS





MONTAGENS COM O MATERIAL ESTRUTURADO "LEGO DACTA" NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA






PINTURA SOBRE O TEMA ESTUDADO







LIVRO ELETRÔNICO PRODUZIDO ATRAVÉS DAS PESQUISAS REALIZADAS PELOS ALUNOS DO 3º ANO INICIAL D



Publish at Calameo or read more publications.



ANIMAÇÃO PRODUZIDA PELOS ALUNOS DO 3º ANO INICIAL B, UTILIZANDO O PROGRAMA ETOYS





DANÇA, MAQUETE E PAINÉS APRESENTADOS NA MOSTRA CULTURAL PELOS ALUNOS DOS 3ºS ANOS A, B, C, D












4ºs ANOS


SEQUENCIADA ALFREDO VOLPI


Nossos objetivos com essa sequenciada foram:

·       Despertar o interesse das crianças pela arte;

·        Desenvolver a percepção, imaginação, observação e sensibilidade;

·       Conhecer a vida e obra de Alfredo Volpi e sua contribuição para a arte brasileira;

·       Compreender que a releitura não é uma cópia e consiste na criação de uma nova obra com uma nova maneira de ver e sentir de acordo com a vivência e cultura de cada indivíduo, exprimindo muito da sensibilidade e características particulares de quem a produz.

·       Perceber a composição, cor e formas geométricas presente nas obras de Alfredo Volpi.

Sequenciada elaborada no Visual Class pala pape: Kelly Cristina Diniz Camargo

ETAPAS

1- SOCIALIZAÇÃO DA SEQUENCIADA AOS ALUNOS.





2- LEITURA DA BIOGRAFIA DE VOLPI.




3- OBSERVAÇÃO E LEITURA DA DESCRIÇÃO DAS OBRAS SELECIONADAS.





4- ANÁLISE DE UMA OBRA SEGUINDO UM ROTEIRO.









5- OBSERVAÇÃO DO AUTORRETRATO DE VOLPI E PINTURA DO PRÓPRIO AUTORETRATO.






6- JOGOS COM OBRAS DE VOLPI.




8- RELEITURA DE UMA OBRA DE VOLPI.



AUTORRETRATO PRODUZIDOS PELOS ALUNOS











PROJETO ASTRONOMIA

PROJETO ASTRONOMIA


Objetivos Gerais

·  Possibilitar a todos a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia, como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica pelas quais a humanidade caminha.
·    Propiciar estudos que envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana de forma lúdica, ampliando os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.

Objetivos Específicos:
· Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
·     Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas através dos meios de comunicação disponíveis (exposições,
    campanhas de esclarecimentos, documentários).
·    Desenvolver materiais educacionais formais e informais e distribuí-los pela comunidade.
· Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as  explicações sobre o surgimento das civilizações e culturas.
·      Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
· Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserida.
·    Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na sociedade.
·    Utilizar o laboratório de informática, a biblioteca escolar e os netbooks educacionais como recurso no desenvolvimento das etapas de pesquisas e do produto final.

Conteúdos
  • è O que é astronomia?
  • è Aviões: origem, história e pra que servem.
  • è Foguetes: origem, história.
  • è Satélites: origem, história.
  • è Atmosfera: sua importância pra o nosso planeta.
<!--[if !supportLists]-->


Etapas

Pesquisas



Registros


Elaboração do produto final




PRODUTO DO 4º ANO A

Os alunos confeccionaram a maquete, o foguete, organizaram os personagens e fizeram a animação utilizando a técnica Stop Motion.






Os alunos se envolveram tanto no projeto que se transformaram em Astronautas do 4º ano A, através da edição de imagens.






PRODUTO DO 4º ANO B

Os alunos pesquisaram e selecionaram o conteúdo que iria fazer parte do programa, gravaram as falas e escolheram a música tema do programa. 





PRODUTO DO 4º ANO C

Após realizar várias pesquisas os alunos selecionaram os textos que iria fazer parte do Jornal da Astronomia.



Publish at Calameo or read more publications.





PROJETO: O BRASIL COLONIAL

OBJETIVOS GERAIS: trabalhar o encontro de diferentes culturas, bem como a exploração do território brasileiro, a instalação da corte portuguesa no Brasil, hábitos e costumes da época.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS: estudar, comparar hábitos e costumes brasileiros, a partir da chegada da corte aos dias de hoje.


CONTEÚDOS:
·         Trechos da carta de Pero Vaz de Caminha;
·         Vídeos: episódio 2 – 500 anos o Brasil – Um novo mundo na TV – Caminhos da Riqueza (TV Escola) http://www.youtube.com/watch?v=xLrX9WnkTWQ
·         Livro 1808 (adaptado – infanto-juvenil).


ETAPAS:
·         Leitura, cópia e discussão de trechos da carta de Pero Vaz de Caminha: comentar sobre as diferenças ambientais e culturais;
·         Vídeos: episódio 2 – 500 anos o Brasil - Um novo mundo na TV – Caminhos da Riqueza (TV Escola): comentário, discussão e resenha sobre http://www.youtube.com/watch?v=xLrX9WnkTWQ
·         Leitura do livro 1808 (adaptado – infanto-juvenil), semanalmente: comentário, discussão e resenha sobre.

·         Webquest: O Descobrimento do Brasil.

PRODUTO FINAL:
Exposição na Mostra Cultural
  • Jogo de percurso
  • Peça teatral com o tema
  • Exposição de trabalhos com o tema


Exposição na Mostra Cultural

Vídeo da Peça: Corra que a Família Real está chegando!
















4ºs SÉRIES


PROJETO ASTRONOMIA


Objetivos Gerais

·  Possibilitar a todos a oportunidade de compartilhar dos saberes já adquiridos na área da astronomia, como também o acesso às informações sobre a evolução científica e tecnológica pelas quais a humanidade caminha.
·    Propiciar estudos que envolvam o uso de metodologias científicas e a sua prática cotidiana de forma lúdica, ampliando os conhecimentos nessa área de maneira interdisciplinar.

Objetivos Específicos:
· Pesquisar o aparecimento do Universo, discutindo as teorias reconhecidas pelos grandes estudiosos e as influências causadas na humanidade.
·     Tornar as descobertas astronômicas mais presentes na vida diária das pessoas através dos meios de comunicação disponíveis (exposições,
    campanhas de esclarecimentos, documentários).
·    Desenvolver materiais educacionais formais e informais e distribuí-los pela comunidade.
· Valorizar a existência do Universo, sua origem e natureza e as  explicações sobre o surgimento das civilizações e culturas.
·      Facilitar oportunidades individuais de observações astronômicas.
· Refletir de maneira positiva, levando os educandos a tomarem consciência de seu papel no Universo (macro) e na sociedade em que esta inserida.
·    Levar o aluno a reflexões sobre a sua natureza humana e o seu papel na sociedade.
·    Utilizar o laboratório de informática, a biblioteca escolar e os netbooks educacionais como recurso no desenvolvimento das etapas de pesquisas e do produto final.



Conteúdos 

Terra: forma, atmosfera, rotação,  polos, equador, pontos cardeais, dia
e noite.
Origem do Universo.
O corpo humano no espaço.
Conquista do Espaço





Etapas

1- Desenvolvimento da Webquest



2- Registros das pesquisas


 
  3- Elaboração das tarefas da Webquest









                                      4ª série A

 Produção do grupo Dragões



Publish at Calameo or read more publications.

 Clique no link abaixo para ouvir a poesia narrada pelo grupo



Produção do grupo Agui Drow







Produção do grupo XP




Produção do grupo Guerreiros



MARTE E VÊNUS

I
MARTE É UM PLANETA
DO SISTEMA SOLAR
EM RELAÇÃO AO SOL
SE ENCONTRA EM QUARTO LUGAR!

II
DEPOIS DO SOL E DA LUA, VÊNUS
É O MAIS LUMINOSO NO CÉU A BRILHAR
SÃO NUVENS DE ÁCIDO SULFURICO
RESPONSÁVEIS POR ESTE CINTILAR.

III
MARTE DESDE A ANTIGUIDADE
É CONHECIDO E SEU NOME
INSPIRADO NO DEUS DA MITOLOGIA
DEUS DA FÚRIA E DA GUERRA E
SUA POSIÇÃO É AO LADO TERRA.

IV
VÊNUS É O MAIS PARECIDO
COM PLANETA TERRA
DIZEM QUE LÁ EXISTIU VULCÕES E OCEANOS
MAS HOJE SÓ FICARAM AS MARCAS
E NENHUM VENUSIANO.

V
MARTE É FORMADO DE
ARGÔNIO E OXIGÊNIO
E TAMBÉM DE GÁS CARBÔNICO, NITROGÊNIO,
E CONHECIDO COMO PLANETA VERMELHO

VI
VISITANDO VÊNUS ENCONTRAMOS
PAISAGEM SECA E POEIRENTA,
PEDRAS EM FORMA DE PLACAS
E ATMOSFERA MUITO DENSA

VII
A NASA SONDA ENVIOU
PARA EXPLORAR MARTE
MAS NÃO ENCONTROU VIDA
EM NENHUMA PARTE.

VIII
HOJE CONHECEMOS UM PEDACINHO
DO SISTEMA SOLAR
QUE É A NOSSA CASA E
O NOSSO LAR.

CRÉDITOS
GABRIEL RODRIGUES DO VALE
GUILHERME HENRIQUE DE LIMA
JOÃO PEDRO SANTOS PENHA
PEDRO HENRIQUE FERREIRA ROSSETTO
WHITNEY ANSELMO



  4ª série B

Produção do grupo Tempo







Produção do grupo Paz e Amizade


PARÓDIA - O SOL E A LUA  

Aquela estrela tão linda
Que ilumina o dia e todas as semanas
Fico a procurar
A onde é que acorda e onde é que vai dormir
Quero descobrir, tudo sobre essa estrela
Mas sei que seu nome é sol
E que ele fica no centro do Sistema Planetário.
Refrão: (duas vezes)

 Mais quero saber muito mais
Gosto do sol ele é demais.
Refrão: (duas vezes)

 Eu amo o Sol como amo a Lua
Que aparece a noite para brilhar
E as estrelas acompanham sua missão
Brilhar na multidão.
Refrão: (duas vezes)


PARA OUVIR A PARÓDIA CLIQUE NO LINK ABAIXO
Produção do grupo Robot White







Produção do grupo Rob Moniflech


ROBÓTICA

Robótica Educacional



PROJETO ASTRONOMIA

As atividades de robótica foram integradas ao de projeto astronomia que foi desenvolvido no 1º semestre. Os alunos realizaram pesquisas, registros montagens, programações e apresentações para a comunidade escolar e para a comunidade local no dia da Mostra Cultural.









SOCIALIZANDO COM A COMUNIDADE




COMUNIDADE


Durante o ano de 2013 foi desenvolvido na EMEB Prof. Otílio de Oliveira o curso de Noções Básicas de Informática para a comunidade.  No curso trabalhamos a inclusão digital com o objetivo de capacitar as pessoas para que possam aplicar as tecnologias a processos que contribuam para o fortalecimento da sua autoestima, favoreça a sua comunicação com outros grupos, entidades e serviços locais, ampliando assim sua qualidade de vida.







VÍDEO DE ENCERRAMENTO DO ANO



EMEB Professor Otílio de Oliveira

Formação em HTPC

Responsáveis: Michele Peres da Cruz                                
                              (Coordenadora Pedagógica)
                                             
                           Elida Penhalver (PAPE)






Público Alvo: Todas as professoras da Unidade Escolar




Tema: Astronomia
FOCO: Procedimentos de Pesquisa, Ferramentas Tecnologicas, Uso dos Netbooks e Segurança na Internet.

Objetivo: Retomar a discussão com procedimentos de pesquisa e contribuir com reflexão sobre conteúdos a serem ensinados, estratégias didáticas a serem utilizadas e ferramentas tecnológicas a serviço dos objetivos da aprendizagem em sala de aula.




Duração:


1h40’ dos HTPCs com o foco em:


13/05 (Pesquisa sobre o conteúdo com base no roteiro estabelecido)


20/05 (Conhecimento das Ferramentas Tecnológicas e Segurança na Internet)


27/05 (Elaboração do Produto Final)


03/06 (Conclusão e Publicação do Produto Final)


Atividades Por Encontro:









  •  13/05 (Pesquisa sobre o conteúdo com base no roteiro estabelecido): Encaminhar o registro individual sobre o conteúdo que você aprendeu de Astronomia e os Conteúdos Específicos de cada ano/ciclo a partir das sugestões de pesquisa dadas no Roteiro de Pesquisa para o email da CP: cp.otilio.michele@gmail.com e para o email da PAPE: lab.otilio@gmail.com.
  •  20/05 (Conhecimento da Ferramenta Tecnológica e Segurança na Internet): Encaminhar o registro individual sobre o conteúdo que você aprendeu sobre as ferramentas tecnológicas de cada ano/ciclo e Sobre Segurança na Internet para o email da CP: cp.otilio.michele@gmail.com e para o email da PAPE: lab.otilio@gmail.com.
  •  27/05 (Elaboração do Produto Final) Encaminhar o registro individual sobre o conteúdo que você aprendeu sobre a ferramenta tecnológica de cada ano/ciclo para o email da CP: cp.otilio.michele@gmail.com e para o email da PAPE: lab.otilio@gmail.com.
  •  03/06 (Conclusão e Publicação do Produto Final) Encaminhar o link da publicação, o registro individual sobre o conteúdo que você aprendeu e sobre a ferramenta tecnológica de cada ano/ciclo para o email da CP: cp.otilio.michele@gmail.com e para o email da PAPE: lab.otilio@gmail.com.
  • 10/06  (Socialização das produções)




1° ano Inicial:



Professoras: Jaqueline, Sandra, Lindéia e Paula
Tema: Curiosidades do Sistema Solar.
Produto a ser produzido: Áudio Book com curiosidades sobre os planetas.
Ferramentas a serem utilizadas: netbook, Internet, editor de texto do netbook, gravador de som do netbook, site Calaméo, blog da escola.
Roteiro de Pesquisa:
Ø  De que material ( materiais) são compostos os planetas?
Ø  Qual o planeta mais frio? E qual o planeta mais quente? Qual é o fator mais importante para determinar a temperatura de um planeta?
Ø  Com relação aos movimentos executados pelos planetas ( rotação e translação ) qual é o mais veloz? Qual é o mais lento?
Ø  Que histórias curiosas ( mitos ) envolvem o assunto planetas?
Sitegrafia:
Veja 20 curiosidades incríveis sobre o espaço e o Sistema Solar ( Revista Recreio)
Sistema Solar. ( Estação Criança – Planetário do Rio)
Sistema Solar – Curiosidades
Videografia:
Os climas do sistema solar.
O sistema Solar
2° ano inicial:
Professoras: Maria Cecilia, Carmen e Marcia Celia
Tema: Estrelas, Constelações e Corpos Celestes
Produto a ser produzido: Livro Digital sobre o tema com publicação no Calaméo
Ferramentas a serem utilizadas: netbook, Internet, editor de texto do netbook, gravador de som do netbook, site Calaméo, blog da escola
Roteiro de Pesquisa:
Ø  Como se formam as estrelas?
Ø  Onde ficam as estrelas durante o dia?
Ø  O que são constelações? Quais são as principais entre elas?
Ø  O que são corpos celestes? Quais são eles?
Ø  Que histórias curiosas ou fatos históricos envolvem o “aparecimento de corpos celestes”?  Conte-nos algumas.
Sitegrafia:
Conhecendo as Constelações. ( Observatório – UFMG)
Constelações. ( UFRGS)
Corpos celestes.
Corpos Celestes.
Videografia:
O sistema Solar
Os climas do sistema solar.
Vida e Morte das estrelas:
3° ano inicial:
Professoras: Iris, Mirian, Marcia Helena e Cynthia
Tema: Sol e Lua
Produto a ser produzido: Animação em Dupla
Iris e Mirian:
Técnica a ser utilizada: Pixilation
Ferramentas a serem utilizadas: netbook, Internet, editor de texto do netbook, webcam do net ou máquina fotográfica, gravador de som do netbook, movie maker, youtube, blog da escola.
 Marcia Helena e Cynthia:
Técnica a ser utilizada: desenho quadro a quadro
Ferramentas a serem utilizadas: netbook, Internet, tux paint,  Impress,  movie maker, youtube, blog da escola
Roteiro de Pesquisa:
Ø  De que material é composto o Sol?
Ø  Como se originam o dia e a noite?
Ø  De que forma o Sol influencia na temperatura dos planetas? Dê exemplos de acordo com a temperatura real dos planetas.
Ø  De que material é composta a Lua?
Ø  Que mitos e lendas envolvem o sol e a lua?
Videografia:
O sistema Solar
Os climas do sistema solar.
O Sistema Solar : O Sol
O Sistema Solar: A lua
Mitos e Lendas
Lendas do Sol e da Lua
Sitegrafia:
O Sistema Solar : Lua ( USP)
O Sistema Solar : Sol ( USP)
O Sol (UFRGS)
Mitos e Lendas
Ciência Hoje Para Crianças
Professoras: Karina, Jackeline e Silvana
Tema: Origem da Astronomia. Naves Espaciais e Viagens Espaciais. Atmosfera
Produto a ser produzido: Jornal Escrito e Programa de Rádio.
Ferramentas a serem utilizadas: netbook, Internet, editor de texto do netbook, gravador de som do netbook, audacity, site Calaméo, site souncloud, blog da escola.
Roteiro de Pesquisa:
Ø  De onde começou o interesse por astronomia? Como se deu essa evolução? Faça uma linha do tempo.
Ø  Qual foi a primeira viagem espacial? Quem foi? Qual foi seu objetivo? Que veículo era este?
Ø  Quais foram as principais viagens espaciais? Que tipo de erros acontecem durante uma viagem espacial? Estes erros podem ser revertidos ou são fatais?
Ø  Como é uma estação espacial?
Ø  O que estuda um astronauta? Como é sua rotina de trabalho?
Videografia:
Os avanços da astronomia em 400 anos.
ABC da Astronomia:
Marcos Pontes no Espaço
(Sugestão que assistam todas as séries da reportagem)
Sitegrafia:
Viagens Espaciais estão cada vez mais próximas.
Cronologia da Exploração Espacial
Curiosidades Sobre o Espaço ( Este conteúdo tem informações do contexto adulto, não indicar para crianças)
Cronologia dos Acidentes Espaciais
Estação Espacial. (Mundo Estranho)

2° ano Ciclo II
Professoras: Roseli e Solange
Tema: O Sistema Solar
Produto a ser produzido: vídeo
Ferramentas a serem utilizadas: netbook, Internet, editor de texto do net, gravador se som do net, movie maker
Youtube, blog da escola.
Roteiro de Pesquisa:
Ø  Como se formou nosso Sistema Solar?
Ø  O que compõe nosso Sistema Solar?
Ø  Quais são as características ( tamanho, temperatura, posição em relação ao Sol e a Terra, composição e curiosidades) de cada planeta?
Ø  Quais os principais corpos celestes?
Videografia:
Formação do Planeta Terra.
Sugerimos que se assista a todos os vídeos da série.
Como o sistema solar foi formado.
Sitegrafia:
A formação do Sistema Solar:
A formação do Sistema Solar:
Sistema Solar: Planetas e características.
 
Professoras Substitutas e AEE
Professoras: Aparecida, Cristiane e Dilma
Tema: A formação do sistema solar e a sua composição.
Produto a ser produzido: Folder Explicativo e de Divulgação da Mostra
Ferramentas a serem utilizadas: netbook, editor de texto do net, site Calaméo, blog da escola
Roteiro de Pesquisa:
    Como é constituído o sistema solar?
Como se formou o sistema solar?
     Qual o papel do sol no sistema solar?
  Que curiosidades envolvem o nosso sistema solar e os “corpos” que o compõe?
  Qual o conteúdo estudado por cada ano/ciclo? Quais produtos teremos expostos na Mostra?Que linguagens serão utilizadas? E em que espaço irão expor?
Sitegrafia e Videografia: Cada professora do grupo irá consultar o conteúdo das referencias de um ano/ciclo diferente:
 
Aparecida: 3° ano inicial
Dilma: 1° ano inicial
Cristiane: 2° ano inicial
As três deverão acessar o conteúdo do 4° ano e da 4ª série do Ciclo II.


















PRODUÇÕES DAS PROFESSORAS


Jaqueline, Sandra, Lindéia e Paula
















 Cecília












Aparecida, Cristiane e Dilma