1ºS ANOS
INICIANDO O CONCEITO DE PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DA PLATAFORMA CODE.ORG
Programar
ajuda em habilidades, como resolver problemas, desenvolve o
raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática.
Além disso, programar é muito divertido!
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A contação de histórias é um momento importante na
aprendizagem, ela propicia muitas possibilidades para a criança se desenvolver,
promove a interação, instiga a imaginação e ajuda no processo de alfabetização.
Segundo FANNY ABRAMOVICH, "é importante para a formação de
qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da
aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas
e de compreensão do mundo".
A ideia desse projeto surgiu a partir da formação que tivemos que nos mostrou sobre a importância de trabalhar com a “Aprendizagem Criativa”.
Pensei no lego, pois esse material é rico, dá as crianças a oportunidade de criar brincando, e para as séries iniciais eu acho muito importante propor atividades onde podemos incorporar a aprendizagem com a ludicidade.
Conversei com a Élida e ela topou o trabalho.
Inicialmente pensamos no trabalho a ser realizado quinzenalmente no mesmo horário da aula do laboratório.
As propostas feitas para essas aulas são frutos do trabalho realizado em sala de aula, não é nada a mais do que já é trabalhado na sala, aproveitamos os temas que já estamos trabalhando e incorporamos as aulas de “Aprendizagem Criativa”, é uma sequencia da aula que é dada na sala de aula.
Cada grupo tinha que pensar e construir uma máquina para solucionar um problema inspirado nas músicas que eles apresentaram no Projeto "Cantando e Aprendendo"
APRENDIZAGEM
CRIATIVA
A ideia desse projeto surgiu a partir da formação que tivemos que nos mostrou sobre a importância de trabalhar com a “Aprendizagem Criativa”.
Pensei no lego, pois esse material é rico, dá as crianças a oportunidade de criar brincando, e para as séries iniciais eu acho muito importante propor atividades onde podemos incorporar a aprendizagem com a ludicidade.
Conversei com a Élida e ela topou o trabalho.
Inicialmente pensamos no trabalho a ser realizado quinzenalmente no mesmo horário da aula do laboratório.
As propostas feitas para essas aulas são frutos do trabalho realizado em sala de aula, não é nada a mais do que já é trabalhado na sala, aproveitamos os temas que já estamos trabalhando e incorporamos as aulas de “Aprendizagem Criativa”, é uma sequencia da aula que é dada na sala de aula.
Cada grupo tinha que pensar e construir uma máquina para solucionar um problema inspirado nas músicas que eles apresentaram no Projeto "Cantando e Aprendendo"
Plantação da Rosa de pedra, faz parte do nosso conteúdo de ciências trabalhar as partes das plantas e como as plantas podem nascer, portanto fizemos a plantação pela muda, com o objetivo deles verem o nascer da pétala de uma linda florzinha.
ANIMANDO O NOME NO SCRATCH
O objetivo com esta atividade é proporcionar aos alunos conhecer, interagir e explorar um software de programação e desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos de movimentação.
PROJETO
PERMANENTE "CANTANDO E
APRENDENDO
1º ANOS DO
CICLO I
TEMPO
ESTIMADO: ANO LETIVO DE 2019.
JUSTIFICATIVA: Considerando a infância a fase mais importante
para uma educação alicerçada em uma aprendizagem lúdica, escolhemos a
musicalização no primeiro ano do Ensino Fundamental como proposta anual – a fim
de nortear as nossas ações na Alfabetização e interdisciplinaridade. Vale
ressaltar que a lei nº 11.769/2008; alterou a LDB, tornando a Música,
componente curricular da educação. Sendo assim, a musicalidade fará parte do
cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos
pedagógicos e prazerosos, desenvolvendo sensibilidades.
OBJETIVO
GERAL: Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a
formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto
musical. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música
como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, o movimento, a
percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que
a música oferece.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Resgatar cantigas e parlendas do
folclore brasileiro;
Resgatar músicas infantis
brasileiras;
Apreciar as músicas infantis do
grupo Palavra Cantada, Vinicius de Moraes; Sítio do Picapau Amarelo, entre
outros.
Cantar e dramatizar as cantigas e
musicais infantis.
Identificar as rimas presentes
nas musicas e cantigas.
Ordenar os versos de uma cantiga
ou musica.
Enumerar a sequência numérica
através da música com números.
Recitar e cantar o alfabeto
através da música que apresente as letras.
Explorar o movimento corporal que
o ritmo oferece.
Integrar e motivar as crianças.
Brincar, imitar, inventar e
reproduzir sons.
Fazer estudo da letra das
cantigas e musicas infantis, realizando rodas de conversa e registros.
ETAPAS:
Encontro na biblioteca, três vezes na semana,
para apreciar, ouvir, cantar e representar as cantigas ou músicas infantis a
serem trabalhadas na semana.
Realizar atividades
no caderno localizando as rimas, as letras, os números ou palavras que compõem
a musica ou cantiga.
Realizar atividades de ordenação de palavras ou versos sobre
as cantigas ou musicas.
Realizar atividades de estudo de texto.
Ensaios de dramatizações das cantigas ou musicas.
Apresentação para a
família.
AVALIAÇÃO:
A avaliação é feita pela participação e envolvimento dos alunos nas atividades
propostas.
2ºS ANOS
Aprendizagem significativa da matemática através da Plataforma
Matific
Progredindo de objetivos
básicos da matemática para atividades cada vez mais desafiadoras, o sistema de
aprendizagem Matific incentiva as crianças a autodescoberta e aprofunda a compreensão
cognitiva, além de proporcionar um sentimento de conquista. Por meio de mini jogos
interativos, a plataforma já é reconhecida como uma poderosa ferramenta de
ensino.
JOGO: TANGRAM
O tangram ajuda a desenvolver várias habilidades, como
reconhecimento de figuras geométricas, raciocínio lógico, área,
semelhança de triângulos, e retas paralelas, entre outras.
APRENDENDO A FUNÇÃO DO EIXO E DA ENGRENAGEM, PRESENTES EM MECANISMOS QUE USAMOS NO DIA A DIA.
COMO PARTE DA ATIVIDADE OS ALUNOS CRIARAM O BRINQUEDO PIÃO E O ACIONADOR .
CADA GRUPO TINHA O DESAFIO DE PENSAR E CRIAR UM BRINQUEDO
UTILIZANDO ENTRE OUTRAS PEÇAS, O EIXO E A ENGRENAGEM.
O
TRABALHO EM GRUPO, A COOPERAÇÃO, O RESPEITO, OUVINDO E ACEITANDO A DECISÃO DO GRUPO, FAZIAM PARTE ENTRE OUTROS DOS OBJETIVOS DA AULA.
VOTANDO NA IDEIA QUE SERÁ DESENVOLVIDA PELA GRUPO
SOCIALIZAÇÃO DO BRINQUEDO MONTADO E REFLEXÃO DO TRABALHO EM GRUPO
BRINCANDO COM SUAS CRIAÇÕES
PROJETO: INTERCLASSE
TEMA: LEITURA,
ESCRITA , EXPERIÊNCIAS, CRIAÇÕES E COMUNICAÇÃO ORAL.
TURMAS: 1º E 2º
ANOS DO PERÍODO DA TARDE
1º
ANOS e 2°ANOS DA MANHÃ
JUSTIFICATIVA:
O
presente
projeto pretende mostrar aos alunos a importância do hábito da leitura, escrita
e oralidade e fazer com que percebam o enriquecimento que as experiências vividas
com outros pares (idades diferentes) nas oficinas trazem ao aprendizado.
Desta maneira, a nossa escola , o ambiente que eu tenho,
sendo um espaço de produção de conhecimento, temos a proposta de cuidar para que este mesmo ambiente continue
com esta característica de espaço produtor de cultura porém trazendo a
possibilidade de melhorar este ambiente
com o do projeto INTERCLASSE em que as turmas do 1º e 2º ano da tarde,
assim como os alunos dos 1º anos e 2º anos da manhã, tenham a livre escolha de percorrer por salas
com leituras e experiências temáticas, a serem escolhidas por votação
pelos próprios alunos de acordo com sua afinidade.
O projeto acontecerá uma vez na
semana e terá como produto final apresentações para toda comunidade escolar que
serão discutidas com os alunos no decorrer do projeto.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar
aos alunos escolherem o querem aprender.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realizar leituras de assuntos da escolha
do aluno.
Apresentar as descobertas
realizadas por meio da leitura, oficinas e experiências.
1º- Apresentação do projeto e
escolha de 4 temas(tarde) e 3 temas (manhã) por meio de votação;
2º- Escolha de um tema para
frequentar a sala de oficinas.
3º Início do projeto:
leitura da professora sobre o tema da sala.
4º Oficinas - O professor
realiza oficinas para que os alunos apreendam de maneira lúdica.
1- Leituras
da professora e roda de conversa;
2- Oficinas
diversificadas e criativas;
3- Parceria com a PAPP na elaboração de atividades no laboratório de informática sobre os temas a serem trabalhados;
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação e
envolvimento no projeto.
PRODUTO FINAL: 1º Semestre- 25 de maio – Vivendo o projeto Interclasse
com os pais.
2º semestre – 28 de
setembro - Apresentações a serem
combinadas com os alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
KINNEY, Linda; WHARTON, Pat.
Tornando visível a aprendizagem das
crianças: Educação Infantil em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SILVA, Jacqueline Silva da
(2011). O Planejamento no Enfoque
Emergente: Uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Tese
(doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação,
Programa de PósGraduação em Educação, Porto Alegre.
OFICINA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA UTILIZANDO ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO, PAPÉIS, POTINHOS E PALITOS DE SORVETE E OUTROS MATERIAIS PARA CRIAR OS PERSONAGENS ESTUDADOS NO PROJETO.
Scratch
O
Scratch favorece o desenvolvimento da criatividade, raciocínio lógico, e a
aprendizagem a partir de tentativas e erros;
O
Scratch, através de um ambiente de programação visual, multimídia e interativo,
possibilita ao aluno a construção do seu próprio aprendizado. Esse aprendizado
se dá, através do: imaginar, criar, praticar, refletir e o
compartilhamento de informações.
Objetivos
com o uso do Scratch
Iniciar
a autoria na criação de jogos e animações;
Desenvolver
lógica de programação;
Conhecer,
interagir e explorar um software de programação gratuito;
Familiarizar-se
com espaços virtuais não convencionais;
Publicar
suas criações em ambientes virtuais;
Refletir
sobre sua própria criação.
Resolver
problemas reais utilizando como ferramenta a programação.
4ºS ANOS
KHAN ACADEMY
A Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. O site oferece ensino personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ainda ele precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um.
Alunos do mundo todo, cada um com sua história única, aprendem no seu próprio ritmo na Khan Academy todos os dias. Pensando numa forma mais dinâmica e divertida de aprender matemática aceitamos o desafio de dar continuidade ao trabalho com a Khan Academy iniciado o ano passado. Neste ano de 2019 os alunos irão ampliar seus conhecimentos sobre os conteúdos de matemática fazendo uso da Khan Academy.
5ºS ANOS
OAB - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA
O objetivo da OBA é levar o conhecimento astronômico correto e atual aos alunos e professores. Em prol do ensino investigativo, autônomo e qualitativo, envolvendo a divulgação destas descobertas.
O projeto anual dos quintos anos, teve como tema O Universo e a parceria com o projeto OBA veio somar e ampliar ainda mais, proporcionando trocas de conhecimento com conteúdos mais atuais sobre astronomia e astronáutica.
O projeto anual dos quintos anos, teve como tema O Universo e a parceria com o projeto OBA veio somar e ampliar ainda mais, proporcionando trocas de conhecimento com conteúdos mais atuais sobre astronomia e astronáutica.
Utilizamos para além das ferramentas
disponíveis em nossa escola como; livro didático, pesquisas na biblioteca da
escola e em casa, vídeos para ampliação das informações e o laboratório de
informática que além das pesquisas foi de grande contribuição para que
realizassem simulados na plataforma OBA, explorassem o Stellarium, além das leituras e atividades
sugeridas por eles, bem como outras trazidas por mim professora desta turma.
Em robótica realizamos
pesquisas em grupo para criação e montagem de foguetes também sugeridos pelo
OBA, como forma de ampliação dos horizontes dos alunos para além da teoria.
Em nossa mostra cultural,
puderam colocar em prática todo conhecimento adquirido usados nas maquetes e
cartazes e muito mais na oratória de cada um envolvido. Nossa sala foi um
sucesso!!!
Finalizamos nossa participação
com a avaliação enviada pela plataforma. Não ganhamos medalhas, mas tivemos
excelentes notas, mas afinal a nota foi o que menos importou, o que fica é a
experiencia vivida que tenho certeza jamais esquecerão.
As discussões, descobertas e
redescobertas foram muito produtivas e significativas, envolvendo todos,
proporcionando o protagonismo dos alunos envolvidos que culminou em
aprendizado para todos, inclusive para a professora.