2019


1ºS ANOS

 INICIANDO O CONCEITO DE  PROGRAMAÇÃO  ATRAVÉS DA PLATAFORMA CODE.ORG



Programar ajuda em habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso, programar é muito divertido! 





CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A contação de histórias é um momento importante na aprendizagem, ela propicia muitas possibilidades para a criança se desenvolver, promove a interação, instiga a imaginação e ajuda no processo de alfabetização.

Segundo FANNY ABRAMOVICH,  "é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo". 











APRENDIZAGEM CRIATIVA

A ideia desse projeto surgiu a partir da formação que tivemos que nos mostrou sobre a importância de trabalhar com a “Aprendizagem Criativa”.
  Pensei no lego, pois esse material é rico, dá as crianças a oportunidade de criar brincando, e para as séries iniciais eu acho muito importante propor atividades onde podemos incorporar a aprendizagem com a ludicidade.
  Conversei com a Élida e ela topou o trabalho.
  Inicialmente pensamos no trabalho a ser realizado quinzenalmente no mesmo horário da aula do laboratório.
  As propostas feitas para essas aulas são frutos do trabalho realizado em sala de aula, não é nada a mais do que já é trabalhado na sala, aproveitamos os temas que já estamos trabalhando e incorporamos as aulas de “Aprendizagem Criativa”, é uma sequencia da aula que é dada na sala de aula.


































Cada grupo tinha que pensar e construir uma máquina para solucionar um problema inspirado nas músicas que eles apresentaram no Projeto "Cantando e Aprendendo"  

 
 









































Plantação da Rosa de pedra, faz parte do nosso conteúdo de ciências trabalhar as partes das plantas e como as plantas podem nascer, portanto fizemos a plantação pela muda, com o objetivo deles verem o nascer da pétala de uma linda florzinha.





ANIMANDO O NOME NO SCRATCH

O objetivo com esta atividade é proporcionar aos alunos conhecer, interagir e explorar um software de programação e desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos de movimentação.











PROJETO PERMANENTE "CANTANDO E 

APRENDENDO


1º ANOS DO CICLO I

TEMPO ESTIMADO: ANO LETIVO DE 2019.
 JUSTIFICATIVA: Considerando a infância a fase mais importante para uma educação alicerçada em uma aprendizagem lúdica, escolhemos a musicalização no primeiro ano do Ensino Fundamental como proposta anual – a fim de nortear as nossas ações na Alfabetização e interdisciplinaridade. Vale ressaltar que a lei nº 11.769/2008; alterou a LDB, tornando a Música, componente curricular da educação. Sendo assim, a musicalidade fará parte do cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos pedagógicos e prazerosos, desenvolvendo sensibilidades.
OBJETIVO GERAL: Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto musical. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resgatar cantigas e parlendas do folclore brasileiro;
Resgatar músicas infantis brasileiras;
Apreciar as músicas infantis do grupo Palavra Cantada, Vinicius de Moraes; Sítio do Picapau Amarelo, entre outros.
Cantar e dramatizar as cantigas e musicais infantis.
Identificar as rimas presentes nas musicas e cantigas.
Ordenar os versos de uma cantiga ou musica.
Enumerar a sequência numérica através da música com números.
Recitar e cantar o alfabeto através da música que apresente as letras.
Explorar o movimento corporal que o ritmo oferece.
Integrar e motivar as crianças.
Brincar, imitar, inventar e reproduzir sons.
Fazer estudo da letra das cantigas e musicas infantis, realizando rodas de conversa e registros.
ETAPAS:
  Encontro na biblioteca, três vezes na semana, para apreciar, ouvir, cantar e representar as cantigas ou músicas infantis a serem trabalhadas na semana.
  Realizar atividades no caderno localizando as rimas, as letras, os números ou palavras que compõem a musica ou cantiga.
 Realizar atividades de ordenação de palavras ou versos sobre as cantigas ou musicas.
 Realizar atividades de estudo de texto.
 Ensaios de dramatizações das cantigas ou musicas.
 Apresentação para a família.

AVALIAÇÃO: A avaliação é feita pela participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.









2ºS ANOS



Aprendizagem significativa da matemática através da  Plataforma Matific

             
Progredindo de objetivos básicos da matemática para atividades cada vez mais desafiadoras, o sistema de aprendizagem Matific incentiva as crianças a autodescoberta e aprofunda a compreensão cognitiva, além de proporcionar um sentimento de conquista. Por meio de mini jogos interativos, a plataforma já é reconhecida como uma poderosa ferramenta de ensino.





JOGO: TANGRAM

O tangram ajuda a desenvolver várias habilidades, como reconhecimento de figuras geométricas, raciocínio lógico,  área, semelhança de triângulos, e retas paralelas, entre outras.





APRENDENDO A FUNÇÃO DO EIXO E DA ENGRENAGEM, PRESENTES EM MECANISMOS QUE USAMOS NO DIA A DIA. 
COMO PARTE DA ATIVIDADE OS ALUNOS CRIARAM O BRINQUEDO PIÃO E O ACIONADOR .






CADA GRUPO TINHA O DESAFIO DE PENSAR E CRIAR UM BRINQUEDO UTILIZANDO ENTRE OUTRAS PEÇAS, O EIXO E A ENGRENAGEM.  
O TRABALHO EM GRUPO, A COOPERAÇÃO, O RESPEITO, OUVINDO E ACEITANDO A DECISÃO DO GRUPO, FAZIAM PARTE ENTRE OUTROS DOS OBJETIVOS DA AULA.



         VOTANDO NA IDEIA QUE SERÁ DESENVOLVIDA PELA GRUPO

TRABALHO EM GRUPO NA MONTAGEM DO BRINQUEDO ELEITO PELO GRUPO







SOCIALIZAÇÃO DO BRINQUEDO MONTADO E REFLEXÃO DO TRABALHO EM GRUPO



BRINCANDO COM SUAS CRIAÇÕES




PROJETO: INTERCLASSE




TEMA: LEITURA, ESCRITA , EXPERIÊNCIAS, CRIAÇÕES E COMUNICAÇÃO ORAL.
TURMAS: 1º E 2º ANOS DO PERÍODO DA TARDE
                    1º ANOS e 2°ANOS  DA MANHÃ

JUSTIFICATIVA:  

O presente projeto pretende mostrar aos alunos a importância do hábito da leitura, escrita e oralidade e fazer com que percebam o enriquecimento que as experiências vividas com outros pares (idades diferentes) nas oficinas trazem ao aprendizado.
 Desta maneira, a nossa escola , o ambiente que eu tenho, sendo um espaço de produção de conhecimento, temos a proposta de  cuidar para que este mesmo ambiente continue com esta característica de espaço produtor de cultura porém trazendo a possibilidade de melhorar este ambiente  com o do projeto INTERCLASSE em que as turmas do 1º e 2º ano da tarde, assim como os alunos dos 1º anos e 2º anos  da manhã,  tenham a livre escolha de percorrer por salas com leituras  e experiências  temáticas, a serem escolhidas por votação pelos próprios alunos de acordo com sua afinidade.

O projeto acontecerá uma vez na semana e terá como produto final apresentações para toda comunidade escolar que serão discutidas com os alunos no decorrer do projeto.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos escolherem o querem aprender.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realizar leituras de assuntos da escolha do aluno.
Apresentar as descobertas realizadas por meio da leitura, oficinas e experiências.

 ETAPAS:
1º- Apresentação do projeto e escolha de 4 temas(tarde) e 3 temas (manhã) por meio de votação;
2º- Escolha de um tema para frequentar a sala de oficinas.
3º Início do projeto: leitura da professora sobre o tema da sala.
4º Oficinas - O professor realiza oficinas para que os alunos apreendam de maneira lúdica.
1-    Leituras da professora e roda de conversa;
2-    Oficinas diversificadas e criativas;
3-  Parceria com a PAPP na elaboração de atividades no laboratório de informática  sobre os temas a serem trabalhados;


AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento no projeto.

PRODUTO FINAL:  1º Semestre- 25 de maio – Vivendo o projeto Interclasse com os pais.
                             2º semestre – 28 de setembro  - Apresentações a serem combinadas com os alunos.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SILVA, Jacqueline Silva da (2011). O Planejamento no Enfoque Emergente: Uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de PósGraduação em Educação, Porto Alegre.




OFICINA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA UTILIZANDO ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO, PAPÉIS, POTINHOS E PALITOS DE SORVETE E OUTROS MATERIAIS PARA CRIAR OS PERSONAGENS ESTUDADOS NO PROJETO.











3ºS ANOS













Scratch

O Scratch favorece o desenvolvimento da criatividade, raciocínio lógico, e a aprendizagem a partir de tentativas e erros;
O Scratch, através de um ambiente de programação visual, multimídia e interativo, possibilita ao aluno a construção do seu próprio aprendizado. Esse aprendizado se dá, através do: imaginar, criar, praticar, refletir e o compartilhamento de informações.
   
Objetivos com o uso do Scratch

Iniciar a autoria na criação de jogos e animações;
Desenvolver lógica de programação;
Conhecer, interagir e explorar um software de programação gratuito;
Familiarizar-se com espaços virtuais não convencionais;
Publicar suas criações em ambientes virtuais;
Refletir sobre sua própria criação. 
Resolver problemas reais utilizando como ferramenta a programação.


JOGOS E ANIMAÇÕES CRIADAS PELOS ALUNO

























4ºS ANOS


KHAN ACADEMY

A Khan Academy é o maior site para aprender matemática do mundo. O site oferece ensino personalizado: reconhece quais habilidades o aluno domina e quais ainda ele precisa praticar. Além disso, o professor tem acesso imediato ao desempenho de seus alunos, podendo identificar as dificuldades de cada um.
Alunos do mundo todo, cada um com sua história única, aprendem no seu próprio ritmo na Khan Academy todos os dias. Pensando numa forma mais dinâmica e divertida de aprender matemática aceitamos o desafio de dar continuidade ao trabalho com a Khan Academy iniciado o ano passado.  Neste ano de 2019 os alunos irão ampliar seus conhecimentos sobre os conteúdos de matemática fazendo uso da Khan Academy.

5ºS ANOS


 OAB - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA


O objetivo da OBA é levar o conhecimento astronômico correto e atual aos alunos e professores. Em prol do ensino investigativo, autônomo e qualitativo, envolvendo a divulgação destas descobertas.
O projeto anual dos quintos anos, teve como tema O Universo e a parceria com o projeto OBA veio somar e ampliar ainda mais, proporcionando trocas de conhecimento com conteúdos mais atuais sobre astronomia e astronáutica.
Utilizamos para além das ferramentas disponíveis em nossa escola como; livro didático, pesquisas na biblioteca da escola e em casa, vídeos para ampliação das informações e o laboratório de informática que além das pesquisas foi de grande contribuição para que realizassem simulados na plataforma OBA, explorassem o  Stellarium, além das leituras e atividades sugeridas por eles, bem como outras trazidas por mim professora desta turma.
Em robótica realizamos pesquisas em grupo para criação e montagem de foguetes também sugeridos pelo OBA, como forma de ampliação dos horizontes dos alunos para além da teoria.
Em nossa mostra cultural, puderam colocar em prática todo conhecimento adquirido usados nas maquetes e cartazes e muito mais na oratória de cada um envolvido. Nossa sala foi um sucesso!!!
Finalizamos nossa participação com a avaliação enviada pela plataforma. Não ganhamos medalhas, mas tivemos excelentes notas, mas afinal a nota foi o que menos importou, o que fica é a experiencia vivida que tenho certeza jamais esquecerão.

As discussões, descobertas e redescobertas foram muito produtivas e significativas, envolvendo todos, proporcionando o protagonismo dos alunos envolvidos  que culminou em aprendizado para todos, inclusive para a professora.