5ºs ANOS

 OAB - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA


O objetivo da OBA é levar o conhecimento astronômico correto e atual aos alunos e professores. Em prol do ensino investigativo, autônomo e qualitativo, envolvendo a divulgação destas descobertas.
O projeto anual dos quintos anos, teve como tema O Universo e a parceria com o projeto OBA veio somar e ampliar ainda mais, proporcionando trocas de conhecimento com conteúdos mais atuais sobre astronomia e astronáutica.
Utilizamos para além das ferramentas disponíveis em nossa escola como; livro didático, pesquisas na biblioteca da escola e em casa, vídeos para ampliação das informações e o laboratório de informática que além das pesquisas foi de grande contribuição para que realizassem simulados na plataforma OBA, explorassem o  Stellarium, além das leituras e atividades sugeridas por eles, bem como outras trazidas por mim professora desta turma.
Em robótica realizamos pesquisas em grupo para criação e montagem de foguetes também sugeridos pelo OBA, como forma de ampliação dos horizontes dos alunos para além da teoria.
Em nossa mostra cultural, puderam colocar em prática todo conhecimento adquirido usados nas maquetes e cartazes e muito mais na oratória de cada um envolvido. Nossa sala foi um sucesso!!!
Finalizamos nossa participação com a avaliação enviada pela plataforma. Não ganhamos medalhas, mas tivemos excelentes notas, mas afinal a nota foi o que menos importou, o que fica é a experiencia vivida que tenho certeza jamais esquecerão.

As discussões, descobertas e redescobertas foram muito produtivas e significativas, envolvendo todos, proporcionando o protagonismo dos alunos envolvidos  que culminou em aprendizado para todos, inclusive para a professora.