2ºs ANOS


Aprendizagem significativa da matemática através da  Plataforma Matific

             
Progredindo de objetivos básicos da matemática para atividades cada vez mais desafiadoras, o sistema de aprendizagem Matific incentiva as crianças a autodescoberta e aprofunda a compreensão cognitiva, além de proporcionar um sentimento de conquista. Por meio de mini jogos interativos, a plataforma já é reconhecida como uma poderosa ferramenta de ensino.





JOGO: TANGRAM

O tangram ajuda a desenvolver várias habilidades, como reconhecimento de figuras geométricas, raciocínio lógico,  área, semelhança de triângulos, e retas paralelas, entre outras.





APRENDENDO A FUNÇÃO DO EIXO E DA ENGRENAGEM, PRESENTES EM MECANISMOS QUE USAMOS NO DIA A DIA. 
COMO PARTE DA ATIVIDADE OS ALUNOS CRIARAM O BRINQUEDO PIÃO E O ACIONADOR .






CADA GRUPO TINHA O DESAFIO DE PENSAR E CRIAR UM BRINQUEDO UTILIZANDO ENTRE OUTRAS PEÇAS, O EIXO E A ENGRENAGEM.  
O TRABALHO EM GRUPO, A COOPERAÇÃO, O RESPEITO, OUVINDO E ACEITANDO A DECISÃO DO GRUPO, FAZIAM PARTE ENTRE OUTROS DOS OBJETIVOS DA AULA.



         VOTANDO NA IDEIA QUE SERÁ DESENVOLVIDA PELA GRUPO

TRABALHO EM GRUPO NA MONTAGEM DO BRINQUEDO ELEITO PELO GRUPO







SOCIALIZAÇÃO DO BRINQUEDO MONTADO E REFLEXÃO DO TRABALHO EM GRUPO



BRINCANDO COM SUAS CRIAÇÕES




PROJETO: INTERCLASSE




TEMA: LEITURA, ESCRITA , EXPERIÊNCIAS, CRIAÇÕES E COMUNICAÇÃO ORAL.
TURMAS: 1º E 2º ANOS DO PERÍODO DA TARDE
                    1º ANOS e 2°ANOS  DA MANHÃ

JUSTIFICATIVA:  

O presente projeto pretende mostrar aos alunos a importância do hábito da leitura, escrita e oralidade e fazer com que percebam o enriquecimento que as experiências vividas com outros pares (idades diferentes) nas oficinas trazem ao aprendizado.
 Desta maneira, a nossa escola , o ambiente que eu tenho, sendo um espaço de produção de conhecimento, temos a proposta de  cuidar para que este mesmo ambiente continue com esta característica de espaço produtor de cultura porém trazendo a possibilidade de melhorar este ambiente  com o do projeto INTERCLASSE em que as turmas do 1º e 2º ano da tarde, assim como os alunos dos 1º anos e 2º anos  da manhã,  tenham a livre escolha de percorrer por salas com leituras  e experiências  temáticas, a serem escolhidas por votação pelos próprios alunos de acordo com sua afinidade.

O projeto acontecerá uma vez na semana e terá como produto final apresentações para toda comunidade escolar que serão discutidas com os alunos no decorrer do projeto.

OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos escolherem o querem aprender.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realizar leituras de assuntos da escolha do aluno.
Apresentar as descobertas realizadas por meio da leitura, oficinas e experiências.

 ETAPAS:
1º- Apresentação do projeto e escolha de 4 temas(tarde) e 3 temas (manhã) por meio de votação;
2º- Escolha de um tema para frequentar a sala de oficinas.
3º Início do projeto: leitura da professora sobre o tema da sala.
4º Oficinas - O professor realiza oficinas para que os alunos apreendam de maneira lúdica.
1-    Leituras da professora e roda de conversa;
2-    Oficinas diversificadas e criativas;
3-  Parceria com a PAPP na elaboração de atividades no laboratório de informática  sobre os temas a serem trabalhados;


AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento no projeto.

PRODUTO FINAL:  1º Semestre- 25 de maio – Vivendo o projeto Interclasse com os pais.
                             2º semestre – 28 de setembro  - Apresentações a serem combinadas com os alunos.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças: Educação Infantil em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SILVA, Jacqueline Silva da (2011). O Planejamento no Enfoque Emergente: Uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de PósGraduação em Educação, Porto Alegre.




OFICINA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA UTILIZANDO ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO, PAPÉIS, POTINHOS E PALITOS DE SORVETE E OUTROS MATERIAIS PARA CRIAR OS PERSONAGENS ESTUDADOS NO PROJETO.