Aprendizagem significativa da matemática através da Plataforma
Matific
Progredindo de objetivos
básicos da matemática para atividades cada vez mais desafiadoras, o sistema de
aprendizagem Matific incentiva as crianças a autodescoberta e aprofunda a compreensão
cognitiva, além de proporcionar um sentimento de conquista. Por meio de mini jogos
interativos, a plataforma já é reconhecida como uma poderosa ferramenta de
ensino.
JOGO: TANGRAM
O tangram ajuda a desenvolver várias habilidades, como
reconhecimento de figuras geométricas, raciocínio lógico, área,
semelhança de triângulos, e retas paralelas, entre outras.
APRENDENDO A FUNÇÃO DO EIXO E DA ENGRENAGEM, PRESENTES EM MECANISMOS QUE USAMOS NO DIA A DIA.
COMO PARTE DA ATIVIDADE OS ALUNOS CRIARAM O BRINQUEDO PIÃO E O ACIONADOR .
CADA GRUPO TINHA O DESAFIO DE PENSAR E CRIAR UM BRINQUEDO
UTILIZANDO ENTRE OUTRAS PEÇAS, O EIXO E A ENGRENAGEM.
O
TRABALHO EM GRUPO, A COOPERAÇÃO, O RESPEITO, OUVINDO E ACEITANDO A DECISÃO DO GRUPO, FAZIAM PARTE ENTRE OUTROS DOS OBJETIVOS DA AULA.
VOTANDO NA IDEIA QUE SERÁ DESENVOLVIDA PELA GRUPO
SOCIALIZAÇÃO DO BRINQUEDO MONTADO E REFLEXÃO DO TRABALHO EM GRUPO
BRINCANDO COM SUAS CRIAÇÕES
PROJETO: INTERCLASSE
TEMA: LEITURA,
ESCRITA , EXPERIÊNCIAS, CRIAÇÕES E COMUNICAÇÃO ORAL.
TURMAS: 1º E 2º
ANOS DO PERÍODO DA TARDE
1º
ANOS e 2°ANOS DA MANHÃ
JUSTIFICATIVA:
O
presente
projeto pretende mostrar aos alunos a importância do hábito da leitura, escrita
e oralidade e fazer com que percebam o enriquecimento que as experiências vividas
com outros pares (idades diferentes) nas oficinas trazem ao aprendizado.
Desta maneira, a nossa escola , o ambiente que eu tenho,
sendo um espaço de produção de conhecimento, temos a proposta de cuidar para que este mesmo ambiente continue
com esta característica de espaço produtor de cultura porém trazendo a
possibilidade de melhorar este ambiente
com o do projeto INTERCLASSE em que as turmas do 1º e 2º ano da tarde,
assim como os alunos dos 1º anos e 2º anos da manhã, tenham a livre escolha de percorrer por salas
com leituras e experiências temáticas, a serem escolhidas por votação
pelos próprios alunos de acordo com sua afinidade.
O projeto acontecerá uma vez na
semana e terá como produto final apresentações para toda comunidade escolar que
serão discutidas com os alunos no decorrer do projeto.
OBJETIVO GERAL: Proporcionar
aos alunos escolherem o querem aprender.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Realizar leituras de assuntos da escolha
do aluno.
Apresentar as descobertas
realizadas por meio da leitura, oficinas e experiências.
1º- Apresentação do projeto e
escolha de 4 temas(tarde) e 3 temas (manhã) por meio de votação;
2º- Escolha de um tema para
frequentar a sala de oficinas.
3º Início do projeto:
leitura da professora sobre o tema da sala.
4º Oficinas - O professor
realiza oficinas para que os alunos apreendam de maneira lúdica.
1- Leituras
da professora e roda de conversa;
2- Oficinas
diversificadas e criativas;
3- Parceria com a PAPP na elaboração de atividades no laboratório de informática sobre os temas a serem trabalhados;
AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados pela participação e
envolvimento no projeto.
PRODUTO FINAL: 1º Semestre- 25 de maio – Vivendo o projeto Interclasse
com os pais.
2º semestre – 28 de
setembro - Apresentações a serem
combinadas com os alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
KINNEY, Linda; WHARTON, Pat.
Tornando visível a aprendizagem das
crianças: Educação Infantil em Reggio Emília. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SILVA, Jacqueline Silva da
(2011). O Planejamento no Enfoque
Emergente: Uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Tese
(doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação,
Programa de PósGraduação em Educação, Porto Alegre.
OFICINA DE APRENDIZAGEM CRIATIVA UTILIZANDO ROLINHO DE PAPEL HIGIÊNICO, PAPÉIS, POTINHOS E PALITOS DE SORVETE E OUTROS MATERIAIS PARA CRIAR OS PERSONAGENS ESTUDADOS NO PROJETO.