INICIANDO O CONCEITO DE PROGRAMAÇÃO ATRAVÉS DA PLATAFORMA CODE.ORG
Programar
ajuda em habilidades, como resolver problemas, desenvolve o
raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática.
Além disso, programar é muito divertido!
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
A contação de histórias é um momento importante na
aprendizagem, ela propicia muitas possibilidades para a criança se desenvolver,
promove a interação, instiga a imaginação e ajuda no processo de alfabetização.
Segundo FANNY ABRAMOVICH, "é importante para a formação de
qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da
aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas
e de compreensão do mundo".
A ideia desse projeto surgiu a partir da formação que tivemos que nos mostrou sobre a importância de trabalhar com a “Aprendizagem Criativa”.
Pensei no lego, pois esse material é rico, dá as crianças a oportunidade de criar brincando, e para as séries iniciais eu acho muito importante propor atividades onde podemos incorporar a aprendizagem com a ludicidade.
Conversei com a Élida e ela topou o trabalho.
Inicialmente pensamos no trabalho a ser realizado quinzenalmente no mesmo horário da aula do laboratório.
As propostas feitas para essas aulas são frutos do trabalho realizado em sala de aula, não é nada a mais do que já é trabalhado na sala, aproveitamos os temas que já estamos trabalhando e incorporamos as aulas de “Aprendizagem Criativa”, é uma sequencia da aula que é dada na sala de aula.
Cada grupo tinha que pensar e construir uma máquina para solucionar um problema inspirado nas músicas que eles apresentaram no Projeto "Cantando e Aprendendo"
APRENDIZAGEM
CRIATIVA
A ideia desse projeto surgiu a partir da formação que tivemos que nos mostrou sobre a importância de trabalhar com a “Aprendizagem Criativa”.
Pensei no lego, pois esse material é rico, dá as crianças a oportunidade de criar brincando, e para as séries iniciais eu acho muito importante propor atividades onde podemos incorporar a aprendizagem com a ludicidade.
Conversei com a Élida e ela topou o trabalho.
Inicialmente pensamos no trabalho a ser realizado quinzenalmente no mesmo horário da aula do laboratório.
As propostas feitas para essas aulas são frutos do trabalho realizado em sala de aula, não é nada a mais do que já é trabalhado na sala, aproveitamos os temas que já estamos trabalhando e incorporamos as aulas de “Aprendizagem Criativa”, é uma sequencia da aula que é dada na sala de aula.
Cada grupo tinha que pensar e construir uma máquina para solucionar um problema inspirado nas músicas que eles apresentaram no Projeto "Cantando e Aprendendo"
Plantação da Rosa de pedra, faz parte do nosso conteúdo de ciências trabalhar as partes das plantas e como as plantas podem nascer, portanto fizemos a plantação pela muda, com o objetivo deles verem o nascer da pétala de uma linda florzinha.
ANIMANDO O NOME NO SCRATCH
O objetivo com esta atividade é proporcionar aos alunos conhecer, interagir e explorar um software de programação e desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos de movimentação.
PROJETO
PERMANENTE "CANTANDO E
APRENDENDO
1º ANOS DO
CICLO I
TEMPO
ESTIMADO: ANO LETIVO DE 2019.
JUSTIFICATIVA: Considerando a infância a fase mais importante
para uma educação alicerçada em uma aprendizagem lúdica, escolhemos a
musicalização no primeiro ano do Ensino Fundamental como proposta anual – a fim
de nortear as nossas ações na Alfabetização e interdisciplinaridade. Vale
ressaltar que a lei nº 11.769/2008; alterou a LDB, tornando a Música,
componente curricular da educação. Sendo assim, a musicalidade fará parte do
cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos
pedagógicos e prazerosos, desenvolvendo sensibilidades.
OBJETIVO
GERAL: Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a
formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto
musical. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música
como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, o movimento, a
percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que
a música oferece.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Resgatar cantigas e parlendas do
folclore brasileiro;
Resgatar músicas infantis
brasileiras;
Apreciar as músicas infantis do
grupo Palavra Cantada, Vinicius de Moraes; Sítio do Picapau Amarelo, entre
outros.
Cantar e dramatizar as cantigas e
musicais infantis.
Identificar as rimas presentes
nas musicas e cantigas.
Ordenar os versos de uma cantiga
ou musica.
Enumerar a sequência numérica
através da música com números.
Recitar e cantar o alfabeto
através da música que apresente as letras.
Explorar o movimento corporal que
o ritmo oferece.
Integrar e motivar as crianças.
Brincar, imitar, inventar e
reproduzir sons.
Fazer estudo da letra das
cantigas e musicas infantis, realizando rodas de conversa e registros.
ETAPAS:
Encontro na biblioteca, três vezes na semana,
para apreciar, ouvir, cantar e representar as cantigas ou músicas infantis a
serem trabalhadas na semana.
Realizar atividades
no caderno localizando as rimas, as letras, os números ou palavras que compõem
a musica ou cantiga.
Realizar atividades de ordenação de palavras ou versos sobre
as cantigas ou musicas.
Realizar atividades de estudo de texto.
Ensaios de dramatizações das cantigas ou musicas.
Apresentação para a
família.
AVALIAÇÃO:
A avaliação é feita pela participação e envolvimento dos alunos nas atividades
propostas.