1ºs ANOS

 INICIANDO O CONCEITO DE  PROGRAMAÇÃO  ATRAVÉS DA PLATAFORMA CODE.ORG



Programar ajuda em habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso, programar é muito divertido! 





CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A contação de histórias é um momento importante na aprendizagem, ela propicia muitas possibilidades para a criança se desenvolver, promove a interação, instiga a imaginação e ajuda no processo de alfabetização.

Segundo FANNY ABRAMOVICH,  "é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo". 











APRENDIZAGEM CRIATIVA

A ideia desse projeto surgiu a partir da formação que tivemos que nos mostrou sobre a importância de trabalhar com a “Aprendizagem Criativa”.
  Pensei no lego, pois esse material é rico, dá as crianças a oportunidade de criar brincando, e para as séries iniciais eu acho muito importante propor atividades onde podemos incorporar a aprendizagem com a ludicidade.
  Conversei com a Élida e ela topou o trabalho.
  Inicialmente pensamos no trabalho a ser realizado quinzenalmente no mesmo horário da aula do laboratório.
  As propostas feitas para essas aulas são frutos do trabalho realizado em sala de aula, não é nada a mais do que já é trabalhado na sala, aproveitamos os temas que já estamos trabalhando e incorporamos as aulas de “Aprendizagem Criativa”, é uma sequencia da aula que é dada na sala de aula.


































Cada grupo tinha que pensar e construir uma máquina para solucionar um problema inspirado nas músicas que eles apresentaram no Projeto "Cantando e Aprendendo"  

 
 









































Plantação da Rosa de pedra, faz parte do nosso conteúdo de ciências trabalhar as partes das plantas e como as plantas podem nascer, portanto fizemos a plantação pela muda, com o objetivo deles verem o nascer da pétala de uma linda florzinha.





ANIMANDO O NOME NO SCRATCH

O objetivo com esta atividade é proporcionar aos alunos conhecer, interagir e explorar um software de programação e desenvolver lógica de programação, através da inserção de elementos de movimentação.











PROJETO PERMANENTE "CANTANDO E 

APRENDENDO


1º ANOS DO CICLO I

TEMPO ESTIMADO: ANO LETIVO DE 2019.
 JUSTIFICATIVA: Considerando a infância a fase mais importante para uma educação alicerçada em uma aprendizagem lúdica, escolhemos a musicalização no primeiro ano do Ensino Fundamental como proposta anual – a fim de nortear as nossas ações na Alfabetização e interdisciplinaridade. Vale ressaltar que a lei nº 11.769/2008; alterou a LDB, tornando a Música, componente curricular da educação. Sendo assim, a musicalidade fará parte do cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos pedagógicos e prazerosos, desenvolvendo sensibilidades.
OBJETIVO GERAL: Este Projeto, não é o ensino da teoria musical, nem a formação de um instrumentista. E sim, sensibilizar as crianças pelo gosto musical. Criar condições para que a criança possa refletir e entender a música como fonte de prazer e conhecimento. Estimular a criatividade, o movimento, a percepção, a coordenação e o convívio social da criança de forma prazerosa que a música oferece.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resgatar cantigas e parlendas do folclore brasileiro;
Resgatar músicas infantis brasileiras;
Apreciar as músicas infantis do grupo Palavra Cantada, Vinicius de Moraes; Sítio do Picapau Amarelo, entre outros.
Cantar e dramatizar as cantigas e musicais infantis.
Identificar as rimas presentes nas musicas e cantigas.
Ordenar os versos de uma cantiga ou musica.
Enumerar a sequência numérica através da música com números.
Recitar e cantar o alfabeto através da música que apresente as letras.
Explorar o movimento corporal que o ritmo oferece.
Integrar e motivar as crianças.
Brincar, imitar, inventar e reproduzir sons.
Fazer estudo da letra das cantigas e musicas infantis, realizando rodas de conversa e registros.
ETAPAS:
  Encontro na biblioteca, três vezes na semana, para apreciar, ouvir, cantar e representar as cantigas ou músicas infantis a serem trabalhadas na semana.
  Realizar atividades no caderno localizando as rimas, as letras, os números ou palavras que compõem a musica ou cantiga.
 Realizar atividades de ordenação de palavras ou versos sobre as cantigas ou musicas.
 Realizar atividades de estudo de texto.
 Ensaios de dramatizações das cantigas ou musicas.
 Apresentação para a família.

AVALIAÇÃO: A avaliação é feita pela participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.